23 de maio de 2014
Paulo Moreira “Rallye Hiper Azarento”
Teve palco em S. Miguel nos Açores a edição de 2014 do Sata Rallye Açores, prova pontuável para o ERC, Campeonato Nacional de Ralis e ainda Campeonato de Ralis dos Açores.
A prova em pisos de terra acabou por correr demasiado mal para a dupla Paulo Moreira e Marco Macedo, que devido a vários azares consecutivos acabaram por não terminar a prova e não somar qualquer ponto para o campeonato.
Como nos salienta o piloto “O Sata Rallye Açores foi a prova mais azarenta que tive até hoje e segundo o Marco (Macedo), em mais de 100 ralis efetuados, este também foi o mais azarento para ele. Parece que alguém não queria que corrêssemos.
O Rallye é espetacular, com troços magníficos e paisagens fabulosas, dando razão a quem diz que é o melhor rallye de terra de Portugal.
No entanto tudo correu mal. Na quarta-feira, na City stage, um salto colocado pela organização (muito mal projectado) para promover o espetáculo acho que promoveu mais o descontentamento dos pilotos. Ao abordarmos o mesmo, fizemo-lo de uma forma rápida de mais o que nos valeu uma fissura no radiador tendo sido necessário a substituição do mesmo. Na quinta-feira, iniciamos o rally com precaução mas logo na primeira PEC algo não estava bem com o carro, notando se alguma falha de potencia o que se agravou na PEC2. Na PEC3, logo no arranque era notória a falta de potência do motor e veio a agravar quando a sensivelmente 800 metros do final da PEC o motor simplesmente deixou de responder, tendo sido necessário o Marco empurrar o carro para conseguirmos sair do controlo horário no final. A ligação até ao parque fechado foi um calvário tendo o carro ficado imobilizado por diversas vezes, isto tudo devido à extremidade do intercooler se ter soltado!
Substituímos o intercooler e tudo resolvido para a sexta-feira. Iniciámos a PEC com o objetivo de recuperarmos algumas posições, mas ao terceiro quilómetro da PEC Feiteiras, numa direita e sem qualquer toque, a manga de eixo parte, o que nos fez sair de estrada e acabar o rally por ali, originando a desistência e impossibilitando de obter qualquer pontuação para o nacional de Ralis RC3.
Substituímos a manga de eixo de modo a podermos correr em Rallye 2 no dia seguinte. No sábado, a escolha de pneus de mistura dura não foi a melhor assim como o Setup escolhido, o que originava um Opel Corsa muito saltitão e com pouca tração. Corrigimos o Setup para a tronqueira, e quando pensávamos que podíamos andar bem, voltámos a ter problemas logo no início do troço o que nos fez perder vários minutos.
Na PEC13 eis que se dá o episódio mais caricato. Após termos efetuado a primeira volta na pista e estávamos a iniciar a 2ª volta, sem nada prever, na saída de uma direita tenho a indicação do Comissário de pista, assinalando com o braço e agitando uma bandeira amarela, para sair de pista quando ainda o percurso ia a meio.
Erradamente a organização deu ordem de saída a ambas as equipas em pista quando ambas seguiam em pleno ritmo de competição, infelizmente nós não conseguimos imobilizar a viatura de modo a evitar o embate. Um erro grosseiro da organização que poderia ter custado uma vida humana mas que felizmente e segundo informação da mesma, apenas custou umas ligeiras escoriações”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário