2 de maio de 2013

WRC Argentina: Ogier reforça liderança

 
Sébastien Ogier terminou a segunda etapa do Rali da Argentina como tinha começado ou seja, a vencer. O francês da VW reforçou a liderança da prova, depois de ganhar três das quatro especiais disputadas hoje, mesmo se na última terminou com um furo e a queixar-se da má escolha de pneus para a última ronda. O que é certo, é que mesmo furado, Ogier venceu o último troço de 51,88 km, debaixo de chuva e nevoeiro, e partirá para o terceiro dia de prova com 16,3s de vantagem sobre Sébastien Loeb.

E se Ogier esteve inalcansável durante todo o dia (à exceção do terceiro troço que Mikko Hirvonen venceu), a luta pelo segundo lugar está ao rubro, com Loeb e o próprio Hirvonen separados apenas por 1,8s. Os dois pilotos da Citroën lamentaram-se da opção pelos pneus duros não ter sido a mais correta na última ronda (tal como também aconteceu com Ogier), embora o finlandês, aparentemente, tenha tido ainda mais dificuldades do que Loeb pois terminou a última classificativa com o pára-brisas do DS3 embaciado.

Com os dois Citroën separados por tão pouco e ainda na luta pela vitória, prevê-se uma noite de insónias para Yves Matton que ou dá antecipamente ordens para um dos seus pilotos ‘ir para a frente’ ou arrisca-se a que um dos dois saia de estrada mais cedo. Contudo, mandar acalmar o ‘ainda todo poderoso’ Loeb pode ser um erro dada a conhecida maior fibra do nove vezes Campeão do Mundo face ao comportamento mais tácito de Hirvonen, se bem que, como também é sabido, Hirvonen precisa muito mais de pontos do que Loeb. Amanhã, dissipar-se-ão as dúvidas...

Já com mais dificuldades para lutar pela vitória, caso nada de anormal se passe, está Jari-Matti Latvala cuja a nova afinação do diferencial dianteiro do Polo parece ter incutido mais confiança, mas não operou ainda milagre da classificação. O segundo piloto da VW não tem, ainda assim, sob ameaça o seu quarto lugar uma vez que Evgeny Novikov, o quinto classificado, está a 57s. O russo é o melhor representante da M-Sport depois dos problemas de direção que afastaram dessa posição o chefe de equipa, Mads Ostberg, e que fizeram o norueguês cair para a 11ª posição.

Em todo o caso, Novikov só ascendeu ao Top 5 na derradeira especial, desalojando desse lugar o terceiro piloto da VW que, notoriamente, está a evoluir ao volante do Polo, pois está já mais perto dos seus adversários do que se mostrou no Vodafone Rali de Portugal.

Entre os pilotos que experimentaram problemas, destaque para Martin Prokop que capotou no último troço, enquanto Michal Kosciuszko também não terminou essa última longa e traiçoeira especial. Muito antes disso, já Dani Sordo tinha capotado e perdido o ‘comboio’ dos primeiros lugares, mas depois da sua equipa ter feito um fantástico trabalho de recuperação do DS3, o espanhol voltou aos troços e está já a trepar na classificação, fechando o Top 10.

Classificação

1º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia VW Polo R WRC 1h57m14,1s

2º Sébastien Loeb/Daniel Elena Citroën DS3 WRC a 16,3s

3º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen Citroën DS3 WRC a 18,1s

4º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila VW Polo R WRC a 40,7s

5º Evgeny Novikov/Ilka Minor Ford Fiesta WRC a 1m37,7s

6º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula VW Polo R WRC a 1m55,1s

7º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul Ford Fiesta WRC a 2m12,5s

8º Martin Prokop/Michal Ernst Ford Fiesta WRC a 6m41,4s

9º Gabriel Pozzo/Daniel Stillo Ford Fiesta WRC a10m10,3s

10º Dani Sordo/Carlos del Barrio Citroën DS3 WRc a 10m32,6s
Fonte:Autosport.pt

1 de maio de 2013

Ogier já lidera na Argentina

Sébastien Ogier (Volkswagen Polo R WRC) venceu a super especial de abertura do Rali da Argentina, registando um crono 1.9s mais rápido que Dani Sordo (Citroen DS3 WRC), o segundo melhor. De regresso ao WRC, Sébastien Loeb (Citroen DS3 WRC) foi terceiro, a 2.2s do líder, na frente de Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo R WRC) o piloto que amanhã vai arrancar para a estrada com o piso mais limpo, já que foi o melhor na qualificação e escolheu ser o último a partir entre os pilotos prioritários. Andreas Mikkelsen (Volkswagen Polo R WRC) foi quinto, na frente de Mikko Hirvonen (Citroen DS3 WRC). Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC) esteve muito abaixo das suas possibilidades, já que cometeu um pequeno erro que o fez perder 5.3s para Ogier. Thierry Neuville (Ford Fiesta RS WRC) foi sexto, a seis segundos exatos. Daniel Oliveira e Carlos Magalhães (Ford Fiesta RS WRC) foram 13º.

Classificação Após PE1:
1º Ogier S. - Ingrassia J. Volkswagen Polo R WRC 4:42.1
2º Sordo D. - Del Barrio C. Citroen DS3 WRC +1.9
3º Loeb S. - Elena D. Citroen DS3 WRC +2.2
4º Latvala J. - Anttila M. Volkswagen Polo R WRC +3.8
5º Mikkelsen A. - Markkula M. Volkswagen Polo R WRC +3.9
6º Hirvonen M. - Lehtinen J. Citroen DS3 WRC +4.2
7º Ostberg M. - Andersson J. Ford Fiesta RS WRC +5.3
8º Neuville T. - Gilsoul N. Ford Fiesta RS WRC +6.0
9º Novikov E. - Minor-Petrasko I. Ford Fiesta RS WRC +7.5
10º Kosciuszko M. - Szczepaniak M. Mini Cooper WRC +13.4
11º 21 Ford Fiesta RS WRC Pozzo G. - Stillo D. +1.2
12º Pozzo G. - Stillo D. Ford Fiesta RS WRC +19.8
13º Oliveira D. - Magalhães C. Ford Fiesta RS WRC +19.9
14º Ligato M. - Garcia R. Subaru Impreza WRX STi +25.3
Fonte:Autosport

30 de abril de 2013

Pedro Laça: Vitória nas 2RM no Rally do Oeste


Pedro Lança e Ricardo Batista levaram o Citroen Saxo a um excelente segundo posto da geral e á vitória nas Duas Rodas Motrizes no Rally do Oeste, prova de abertura do Critério de Ralis do Centro e que marcou o regresso dos ralis ao mítico troço de Montejunto.

Pedro Lança começou por dizer que este “foi um rali espectacular! Passar por sítios que estava habituado a ver na televisão nos anos 90 no Rali de Portugal, foi sem dúvida uma grande emoção e ainda para mais com o troço repleto de público”.

O piloto de Sines que é apoiado por TransmissãoSado parceiro Movicontrol, ENI, Jonnesway Ferramentas, OTAR, Setrova e Jorge Amortecedores contou ainda que começou “bem o rali, apesar do primeiro troço estar um pouco escorregadio. O ponto alto foi sem dúvida as passagens pelo Montejunto, sempre muito rápido e espectacular, e que apesar de subir muito, deu muito prazer de condução com o público sempre a puxar por nós. O carro esteve sempre bem, não tivemos qualquer problema, conseguimos andar como queríamos e obtivemos mais um bom resultado”

A correr praticamente em casa, o navegador alenquerense Ricardo Batista referiu que “a possibilidade de passar em prova pelo troço de Montejunto foi o concretizar de um sonho de miúdo. Foi aqui que aos meus cinco anos nasceu a minha grande paixão pelos ralis e poder fazer este troço com tantos amigos na beira da estrada foi uma sensação fantástica. A prova correu-nos muitíssimo bem e o segundo lugar da geral e primeiro entre os duas rodas motrizes é um prémio para o andamento que demonstrámos desde o princípio”.

Para finalizar, o alenquerense quis deixar em nome da equipa, “um agradecimento ao Montejunto Rally Clube pela reedição do troço de Montejunto e os parabéns pela fantástica prova que colocaram na estrada, assim como ao público que ocorreu às especiais em grande número que que comprova que a zona Oeste é uma zona de muitos apaixonados dos ralis”.

O Rally do Oeste acabou por ser vencido por Carlos Valentim e Luis Ribeiro em Ford Escort Cosworth, com a dupla Pedro Lança/Ricardo Batista a completar a prova com um excelente segundo posto absoluto, tendo vencido todos os troços entre os duas rodas motrizes.

Amazing Team testa asfalto em Santo Tirso

 A equipa AMAzing Team que tripula um Fiat Punto HGT no Campeonato de Portugal de Ralis 2013, irá marcar presença no Rally Santo Thyrso Convida 2013 com o objetivo de testar o carro para a próxima prova pontuável para o CPR, o Rally Cidade de Guimarães.
Depois da fase de terra a passagem para asfalto exige novas afinações e evoluções para que tudo esteja em conformidade para obter os objetivos na próxima prova.

Para Rui Raimundo, o Rally Santo Thyrso será exigente “Temos o objetivo de rodar, testar as novas afinações mecânicas e evoluções, criar um maior entrosamento entre o piloto e navegador,visto que só fizemos um rali em conjunto, testar a nova mistura de pneus que vamos utilizar na fase de asfalto do CPR2 e preparar o próximo Rally Cidade de Guimarães, não sendo o resultado, neste rali, de todo relevante

Para Marco Reis os objetivos são mais tranquilos, “Não conheço este rali, mas pelas informações que recolhi, é uma prova que se assemelha muito ao que vamos encontrar em Guimarães. Trata-se de um rali rápido, de bom piso, e onde podemos exigir mais de nós e do carro. Acima de tudo, quero aprender, fazer quilómetros,consecutivamente ganhar mais experiência e divertir-me”.

A equipa éapoiada pela Optimus, Cepsa, Fiat Professional, Auto-Rabal, AMAZING-Publicidade e Comunicação, YZYCar, é assistida pela Monteiro’sCompetições, tem o objetivo de divulgar o projeto AMA –Associação Amigos do Autismo e principalmente angariar fundos paraa construção de um novo edifício que está orçamentado em 3,5milhões de euros e que vai apoiar dezenas de crianças e jovens comautismo.

28 de abril de 2013

O Campeão Nacional em Título participou em Mitsubishi

 
Inicialmente Pedro Salvador tinha programado iniciar a época na Falperra, mas um convite por parte da C.A.M. fez com que o Campeão Nacional em título começasse o Campeonato de Portugal de Montanha um pouco mais cedo.

Foi de Mitsubishi Lancer Evo VI e voltou com um sexto lugar à geral, segundo na Categoria 1. Posto desta forma, até parece fácil, mas não foi. Martine Pereira e Joaquim Teixeira exerceram pressão, tendo inclusive o piloto do Alfa-Romeo 156, batido Pedro Salvador na primeira subida de treinos.

No final Salvador levou a melhor, numa luta em que cada segundo era importante e afirmava que “correu melhor que o esperado e carro portou-se muito bem, apesar do setup não estar perfeito. Foi uma rampa disputada em ritmo de uma aprendizagem tranquila e segura, sempre com margem, mas com os tempos a baixarem sucessivamente”.

“O resultado final foi fantástico e superou as expectativas. Foi um excelente treino para ganhar ritmo competitivo para a Falperra”, onde Pedro Salvador vai estrear o Wolf, com que vai disputar a restante época.

Pedro Salvador é apoiado por Cafés Meltino e SEUR Transportes.

Mais informação em: http://www.cpl3.com/media-center/12-pedro-salvador--

Agradecemos desde já a atenção prestada, assim como a divulgação da informação enviada em anexo.
Para mais pormenores rogamos o contacto para media@cpl3.com
Ou mais informação em www.cpl3.com
www.facebook.com/completamente.lda

Bernardo Sá Nogueira com pódio no regresso

Bernardo Sá Nogueira protagonizou um regresso a tempo inteiro à competição notável, assegurando um lugar no pódio no Grupo P e na Classe 2 da Categoria 1 na Rampa da Penha, a primeira ronda do Campeonato de Portugal de Montanha.

O piloto de Santarém sabia que teria uma prova de estreia na competição difícil, dada a sua falta de contacto com o Renault Clio RS2000 que tripulará este ano, mas com uma abordagem analítica e consistente, foi evoluindo progressivamente.

Com uma adaptação gradual à sua montada, evoluindo metodicamente o comportamento do carro francês, Bernardo Sá Nogueira assegurou o sétimo posto entre os dezassete concorrentes da Categoria 1, o que lhe permitiu terminar no terceiro lugar do Grupo P e na mesma posição da Classe 2. “Apesar de ter pouco ritmo, a prova correu-me bem e fui conseguindo evoluir ao longo do dia, realizando tempos muito competitivos nas subidas de prova, o que me deixou bastante satisfeito. No campo técnico fui desenvolvendo o carro até encontrar as melhores afinações e penso que também nesta vertente o balanço é positivo. No entanto, julgo que temos ainda algum trabalho pela frente, dado que o rapport da caixa é demasiado longo e também noutros aspectos podemos melhorar”, sublinhou o piloto que já subiu ao pódio em palcos como Daytona.

Os resultados de hoje deixam Bernardo Sá Nogueira satisfeito e entusiasmado, uma vez que alcançou o pódio logo na primeira prova e está confiante de que poderá continuar a evoluir durante a restante temporada. “Julgo que o resultado de hoje é muito positivo, terminar no sétimo posto da categoria e entre os três melhores da grupo e da classe, é algo que eu não esperava. Foi uma boa forma de iniciar o campeonato e mostra que poderemos ter uma palavra a dizer no desfecho das provas daqui para a frente. Hoje era difícil poder fazer melhor, mas acredito que no futuro podemos progredir, dado que tanto eu como o carro temos ainda margem de progressão”, assegurou o vencedor da Porsche Privateers World Cup 2001 que acrescentou: “gostaria que agradecer à REMAX Portugal e à sua rede de lojas pelo seu imprescindível apoio, sem ele estes resultados não seriam possíveis”.

A próxima etapa do Campeonato de Portugal de Montanha é a mítica Rampa Falperra, a disputar nos próximos dias 11 e 12 de Maio, onde Bernardo Sá Nogueira espera poder sedimentar a sua posição na competição.

RICARDO MOURA SOBE AO PÓDIO NOS AÇORES


ESTREIA FANTÁSTICA DO SKODA FABIA S 2000

Um trabalho de equipa perfeito resultou no 3º lugar


Não se podia pedir mais na estreia ao volante de um novo carro. Ricardo Moura adaptou-se de forma rápida à condução do Skoda Fabia S 2000 e rolou sempre com o pódio como alvo. O Bicampeão de Portugal de Ralis mostrou sempre um andamento muito eficaz, e gradualmente foi ganhando a confiança necessária para tirar cada vez mais partido de um carro que se mostrou sempre muito competitivo. Em pouco tempo assistiu-se a um trabalho de equipa perfeito que teve como propósito a conquista de um resultado muito positivo no Sata Rallye Açores, por parte de Ricardo Moura e Sancho Eiró, ao chegarem ao 3º lugar final.

“Estou muito feliz, pois a nossa missão foi levada até ao fim. Quero deixar um agradecimento a toda a equipa, que desde o Rali de Portugal realizou um trabalho notável. Esta é na verdade, uma sensação excelente!

Esta adaptação à condução do Skoda Fabia foi feita em condições difíceis, e tivemos de a fazer de degrau em degrau. Quando conseguimos ter o carro na mão, tudo se tornou mais fácil e demonstrámos um andamento interessante. Nunca pensei ser impossível estar no pódio, mas este resultado final, ainda por cima no Sata Rallye Açores, é na verdade muito positivo”, concluiu, visivelmente satisfeito, Ricardo Moura.

Ao lado do Bicampeão de Portugal de Ralis, a ARC Sport volta a conquistar um excelente resultado, através de um trabalho de equipa perfeito.

“Estamos evidentemente muito felizes por termos conseguido este resultado. Uma vez mais o Ricardo demonstrou ser um grande piloto, ao conseguir uma fabulosa adaptação à condução do novo carro, que é uma mais valia para a sua futura carreira desportiva. Quero deixar os parabéns a piloto e navegador, bem como a toda a nossa equipa”, declarou Augusto Ramiro.

Ricardo Moura e Sancho Eiró levaram o novo Skoda Fabia S 2000 a um excelente 3º lugar do pódio no Sata Rallye Açores, um resultado que deixa orgulhosa a equipa de Aguiar da Beira.

Tiago Reis venceu rapidinho na Penha

Foto: Nuno Pimenta

Tiago Reis ditou a lei ao volante do Norma M20F, tendo levado a melhor sobre Paulo Ramalho que regressou à Penha com o Juno CN09. António Nogueira completou o pódio da geral, tendo levado o Porsche 911 GT2 à vitória na Categoria Um.

José Pedro Gomes venceu entre os clássicos da Categoria 3, pela margem de oito décimos de segundo, após aquela que foi a luta do dia. Já na Categoria 4, José Artur Teixeira teve uma vitória descansada.

A Rampa da Penha marcou o arranque do Campeonato de Portugal de Montanha 2013 e foi organizada pelo Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto.