Sébastien Ogier terminou a segunda etapa do Rali da Argentina como tinha começado ou seja, a vencer. O francês da VW reforçou a liderança da prova, depois de ganhar três das quatro especiais disputadas hoje, mesmo se na última terminou com um furo e a queixar-se da má escolha de pneus para a última ronda. O que é certo, é que mesmo furado, Ogier venceu o último troço de 51,88 km, debaixo de chuva e nevoeiro, e partirá para o terceiro dia de prova com 16,3s de vantagem sobre Sébastien Loeb.
E se Ogier esteve inalcansável durante todo o dia (à exceção do terceiro troço que Mikko Hirvonen venceu), a luta pelo segundo lugar está ao rubro, com Loeb e o próprio Hirvonen separados apenas por 1,8s. Os dois pilotos da Citroën lamentaram-se da opção pelos pneus duros não ter sido a mais correta na última ronda (tal como também aconteceu com Ogier), embora o finlandês, aparentemente, tenha tido ainda mais dificuldades do que Loeb pois terminou a última classificativa com o pára-brisas do DS3 embaciado.
Com os dois Citroën separados por tão pouco e ainda na luta pela vitória, prevê-se uma noite de insónias para Yves Matton que ou dá antecipamente ordens para um dos seus pilotos ‘ir para a frente’ ou arrisca-se a que um dos dois saia de estrada mais cedo. Contudo, mandar acalmar o ‘ainda todo poderoso’ Loeb pode ser um erro dada a conhecida maior fibra do nove vezes Campeão do Mundo face ao comportamento mais tácito de Hirvonen, se bem que, como também é sabido, Hirvonen precisa muito mais de pontos do que Loeb. Amanhã, dissipar-se-ão as dúvidas...
Já com mais dificuldades para lutar pela vitória, caso nada de anormal se passe, está Jari-Matti Latvala cuja a nova afinação do diferencial dianteiro do Polo parece ter incutido mais confiança, mas não operou ainda milagre da classificação. O segundo piloto da VW não tem, ainda assim, sob ameaça o seu quarto lugar uma vez que Evgeny Novikov, o quinto classificado, está a 57s. O russo é o melhor representante da M-Sport depois dos problemas de direção que afastaram dessa posição o chefe de equipa, Mads Ostberg, e que fizeram o norueguês cair para a 11ª posição.
Em todo o caso, Novikov só ascendeu ao Top 5 na derradeira especial, desalojando desse lugar o terceiro piloto da VW que, notoriamente, está a evoluir ao volante do Polo, pois está já mais perto dos seus adversários do que se mostrou no Vodafone Rali de Portugal.
Entre os pilotos que experimentaram problemas, destaque para Martin Prokop que capotou no último troço, enquanto Michal Kosciuszko também não terminou essa última longa e traiçoeira especial. Muito antes disso, já Dani Sordo tinha capotado e perdido o ‘comboio’ dos primeiros lugares, mas depois da sua equipa ter feito um fantástico trabalho de recuperação do DS3, o espanhol voltou aos troços e está já a trepar na classificação, fechando o Top 10.
Classificação
1º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia VW Polo R WRC 1h57m14,1s
2º Sébastien Loeb/Daniel Elena Citroën DS3 WRC a 16,3s
3º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen Citroën DS3 WRC a 18,1s
4º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila VW Polo R WRC a 40,7s
5º Evgeny Novikov/Ilka Minor Ford Fiesta WRC a 1m37,7s
6º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula VW Polo R WRC a 1m55,1s
7º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul Ford Fiesta WRC a 2m12,5s
8º Martin Prokop/Michal Ernst Ford Fiesta WRC a 6m41,4s
9º Gabriel Pozzo/Daniel Stillo Ford Fiesta WRC a10m10,3s
10º Dani Sordo/Carlos del Barrio Citroën DS3 WRc a 10m32,6s
Fonte:Autosport.pt