27 de outubro de 2011

Júlio Bastos comenta acontecimentos da Taça

Noticia de Paulo Homem *RalisOnline


Pela primeira vez nestes longos anos que levo de corridas, venho-vos escrever com o objectivo de enaltecer a verdade desportiva.
No último sábado, no Rali de Mortágua, a contar para o Campeonato Portugal de Ralis, Taça de Portugal, assim como para o Regional Centro, ficamos estupefactos (a minha equipa) com a decisão do colégio de comissários, em beneficiar um concorrente (Renato Pita) atribuindo-lhe um tempo na PE2, corrigindo o tempo real, igual à PE4 e gostava de destacar o seguinte: Sempre na 2ª passagem os tempos são inferiores à 1ª passagem em alguns segundos.

Não entendo pois a fundamentação da decisão mas ou pagava e protestava ou remetia-me ao silêncio.
Acho incorrecta a decisão do CCD, já que o concorrente em causa, parou para dar o extintor ao concorrente Hugo Lopes/Jorge Henriques (atitude digna)mas seguia furado.

Mas será assim, ou posso pensar que como o dito beneficiado seguia furado, como se pode ver no vídeo do Youtube viu aí uma forma de se salvar. Comprovado pelos concorrentes seguintes que o viram a mudar a roda no fim do troço

Do que muito se tem dito e escrito julgo ter o direito de pensar assim, lamento a postura de Hugo Lopes/Jorge Henriques navegador com créditos na nossa praça terem colaborado com este acto. De boa ou má fé, só eles sabem.

Ao Renato Pita, digo-lhe que justificar investimentos terá de ser na estrada não na secretaria. Ao Jorge Carvalho, digo-lhe que deve honrar o nome do seu pai, uma das referências dos Ralis Nacionais.

À FPAK que observe pois este colégio pareceu que não esteve nesta prova. Tanta exigência e tanta displecência.

Continuaremos a fazer Ralis, com a mesma postura, a andar de lado e a dar espectáculo, sem guardar rancor a ninguém, mas é preciso não esquecer a postura do homem que está por detrás do piloto.

Júlio Bastos

BERNARDO SOUSA COM ENTRADA DE LEÃO NO RALLYE DU VALAIS



Arrancou esta tarde o Rallye du Valais, a última etapa do Campeonato da Europa de Ralis da FIA, e onde Bernardo Sousa e Paulo Babo estão a competir com um Peugeot 207 S2000.



A dupla de pilotos do Team Quinta do Lorde ocupa neste momento a quinta posição no rali, decorridas que estão 3 classificativas desta prova que vai terminar no próximo Sábado na Suíça, intrometendo-se desde logo na luta dos pilotos locais com os experientes pilotos italianos, Luca Rosseti e Luca Betti, todos eles com um maior conhecimento do terreno em relação ao piloto luso que participa pela primeira vez neste rali.



Na primeira e segunda especiais do dia, Bernardo Sousa foi quinto classificado, mas na terceira especial já fez o segundo melhor tempo, lançando um aviso sério à concorrência de que a adaptação ao Peugeot 207 está a decorrer de forma bastante rápida, permitindo a Bernardo Sousa procurar lutar de igual para igual com os seus adversários, sendo que neste momento estão a apenas 18,4 segundos do líder do rali, o piloto Suíço Ivan Ballinari, um dos candidatos ao título de campeão local que se decidirá neste rali.



Bernardo Sousa confirmou à chegada ao parque de assistência que “a experiência com o 207 até ao momento está a correr bastante bem. Entre a segunda e terceira classificativa alteramos algumas afinações no carro para o pôr mais ao meu gosto, e apesar de ter sido feita à noite, consegui andar bastante melhor, e se não tivesse deixado o motor ir abaixo num gancho, teria mesmo feito o melhor tempo pois perdemos alguns segundos nessa situação.”



Apesar do bom andamento demonstrado hoje Bernardo Sousa é cauteloso ao afirmar que “de forma alguma me considero como um potencial vencedor neste rali. Quero aproveitar ao máximo esta experiência com o Peugeot sem pensar em resultados pois este teste não tem como objectivo qualquer vitória, portanto, aceitarei como positivo qualquer lugar após ter chegado ao fim. O importante é recolher dados quanto ao carro, e continuar o trabalho da equipa em abordar um rali que para nós é totalmente novo mas onde ainda assim não estivemos nada mal nesta primeira fase.”



O rali continua no dia de amanhã e terminará no próximo Sábado.









Acompanhe BERNARDO SOUSA no Facebook:                             http://www.facebook.com/bernardosousarally



Acompanhe o Rallye International du Valais no site oficial em :                                          http://www.riv.ch/en/




Blackberry Messenger BBPIN  26EC63F0         Telemóvel: (+351) 96 576 17 07          e-mail: info@maxispot.org

25 de outubro de 2011

Peugeot Sport Portugal abandona os ralis

Ricardo Moura e Antonio Costa novos campeões nacionais de ralis

Vitor Lopes e Hugo Magalhães vencem Rali de Mortágua

Melhor resultado de sempre da Equipa RTP no Nacional de Ralis



João Fernando Ramos e Marco Macedo, chegaram ao final do Rali de Mortágua, a penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis de 2011, averbando o 8º lugar da classificação geral e o quarto posto no agrupamento de Produção.

Este foi o melhor resultado de sempre do piloto e jornalista da RTP João Fernando Ramos, que desde há alguns anos dá corpo à sua paixão pelos ralis tendo já conquistado diversos troféus.

O Mitsubishi Lancer EVO IX cumpriu o percurso da prova sem qualquer problema, revelando uma enorme fiabilidade, um dos pontos fortes da equipa, o que associado à regularidade do piloto viabilizou o resultado obtido.

Para o piloto “o rali foi excelente, levei algum tempo até me readaptar ao ritmo de corrida e ao carro, como é óbvio eu sou um piloto que vai aos ralis por diversão e os meus objectivos competitivos são sempre muito modestos, mas quando fazemos um bom trabalho e os resultados são bons, é óbvio que temos de ficar satisfeitos.”

“Nas segundas passagens fomos sempre melhorando os nossos tempos, mas tenho a plena consciência que poderia andar bem mais rápido. O carro esteve sempre fabuloso, e a equipa está assim de parabéns.”

Paralelamente à prova decorreu mais uma etapa do passatempo que vai permitir a um espectador integrar a equipa num próximo rali, com o vídeo-jogo WRC como suporte, e também uma equipa do programa da RTP “Cinco Sentidos” esteve presente para a realização de uma reportagem com a equipa.

A Equipa RTP espera regressar no Rali do Algarve à competição nacional.

BERNARDO SOUSA INTEGRA LISTA PARA “ATLETA MASCULINO 2011"



Bernardo Sousa integra a lista inicial divulgada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) na categoria de Atleta Masculino de 2011, uma lista com 25 nomes de atletas nacionais de diversas modalidades, onde pontuam nomes como o de Cristiano Ronaldo por exemplo, candidatos ao galardão de Desportista do Ano de 2011.



A distinção será atribuída durante a Gala do Desporto, no próximo dia 8 de Novembro, e engloba cinco categorias no total, a saber, Atleta Masculino, Atleta Feminino, Jovem Promessa, Treinador e Equipa.



A lista inicial de vinte e cinco nomes será agora analisada por um júri que decidirá os cinco nomes que vão avançar para a fase final do processo de atribuição do galardão, decisão essa que será conhecida já na próxima quinta-feira dia 27 de Outubro.



A partir desse dia vai decorrer a votação do público no site da CDP, até ao dia da gala a 8 de Novembro.





Bernardo Sousa foi o Campeão de Portugal de Ralis em 2010, o segundo mais jovem de sempre, e tem nas últimas épocas participado no Mundial de Ralis nas categorias de Produção e mais recentemente no SWRC, tendo inclusivamente já este ano conseguido um feito inédito a nível nacional, ao vencer no Mundial de Ralis SWRC, o Rali da Jordânia.



A sua aposta em singrar num meio tão competitivo como o desporto motorizado, já se transformou numa certeza, e compete actualmente ao mais alto nível no Mundial de Ralis da FIA WRC onde se procura afirmar através das suas características mais vincadas, um jovem piloto extremamente competitivo, impetuoso e com um espírito vencedor sempre bem vincado.



Esta nomeação é contudo já por si, um merecido prémio para o jovem piloto natural da ilha da Madeira e para toda a equipa que o acompanha.



Quinta-feira ficará a saber-se se Bernardo Sousa avança para a “short-list” deste galardão.





Acompanhe BERNARDO SOUSA no Facebook:                             http://www.facebook.com/bernardosousarally



Acompanhe o Rali de Espanha no site oficial do WRC em :                                                     http://www.wrc.com







Blackberry Messenger BBPIN  26EC63F0         Telemóvel: (+351) 96 576 17 07          e-mail: info@maxispot.org