2 de agosto de 2012

PÉS BEM ASSENTES NA TERRA ANTES DOS “VOOS” NA FINLÂNDIA

A terceira etapa da FIA WRC ACADEMY está prestes a arrancar no Rali da Finlândia, onde João Silva e Hugo Magalhães vão enfrentar mais um enorme desafio na sua incursão pelo mundial de ralis.
Realizando aqui o que será apenas o seu sexto rali em terra, o piloto madeirense já partilhou as suas expectativas e fez a sua avaliação inicial a este rali, conhecido pela sua rapidez, pelos saltos espectaculares e pela dificuldade que os “rookies” sentem nesta prova, caracterizada também por inúmeras sequências de curvas e lombas cegas onde os nórdicos são habitualmente reis e senhores. 
Para João Silva, “esta nossa presença na academia de ralis da FIA é uma oportunidade fantástica de aprendizagem e evolução, e nada do que que já fiz até este momento em rali, me preparou para o que aqui encontramos, pois as características são tão diversas que quase temos de repensar tudo o que aprendemos até aqui, e reformatar os nosso métodos de trabalho desde a base.”
“As diferenças começam nos reconhecimentos, onde temos tempo muito limitado para realizar duas passagens em cada uma das classificativas, e isso implica recolher notas a velocidades médias de cerca de 60 quilómetros por hora, sem margem para qualquer erro ou dúvidas.” 
“Depois, o tipo de piso em terra batida, que mesmo tendo alguma areia em cima, quase parece uma pista de asfalto tal o grau de compactação e de atrito do piso, o que dá uma tracção fantástica ao Fiesta que me parece estar a corresponder bem em termos de afinação, pois no teste que realizámos, senti-me muito à vontade com o carro, embora tenha a perfeita noção que não será por aí que se marca a diferença neste rali.”
“A velocidade média das classificativas vai ser muito elevada, e se a isso juntarmos os muitos saltos e lombas cegas, com curvas encadeadas, e onde o acertar na trajectória de inserção fará toda a diferença onde qualquer erro se vai transformar em muito tempo perdido, ou pior, numa saída de estrada. Tenho os pés bem assentes na terra quando afirmo que o resultado final será o que menos nos preocupa neste momento, quando o que pretendemos é tirar o maior partido desta participação no sentido de aprender cada vez mais, evoluir de forma estruturada e profissional a vários níveis, e com o objectivo de fazer o máximo de quilómetros e chegar ao final do rali. Nessa altura poderemos avaliar a nossa participação em função da evolução que isso nos traz para o futuro.” 
O rali da Finlândia arranca esta quinta-feira e terminará Sábado para os concorrentes da FIA WRC ACADEMY.

30 de julho de 2012

ERC Rali Vinho Madeira 2012 - DAY 2

OPEN Rali Vinho Madeira 2012 [HD]

Bruno Magalhães: Vitória espetacular

Bruno Magalhães/Nuno Rodrigues da Silva no Peugeot 207 S2000 da Delta Rallye venceram de forma notável o Rali Vinho da Madeira, prova pontuável para os Campeonatos Europeu, Nacional e Regional da Madeira de Ralis. Depois de terem assumido o comando da prova na segunda especial de ontem, não mais largaram a liderança, para conseguir uma vitória que Magalhães considerou de "espectacular"

Numa época em que Bruno Magalhães apenas disputou dois ralis, o Sata Rallye Açores e agora o Rali Vinho da Madeira, intercalados por vários meses, conseguir este feito foi inédito: "Foram muitos meses afastado da competição e confesso que não imaginava conseguir esta vitória. E por isso teve um sabor ainda mais especial. Há medida que as classificativas iam acontecendo, percebi que tinha carro e que já estava dentro do ritmo. Rodei nos limites, dei o máximo para terminar o dia de ontem na frente. Hoje, voltámos ao ataque mas sem correr demasiados riscos. Fomos controlando e a nossa estratégia deu os seus frutos", disse emocionado o jovem piloto de Oeiras que já em 2011 tinha ganho este rali.

Numa prova esporádica e com Carlos Barros na liderança da equipa técnica este resultado foi ouro sobre azul: "Tudo isto só foi possível graças aos patrocinadores que acreditaram em mim e apoiaram esta minha participação, mas também, à equipa técnica que me proporcionou um carro sempre muito competitivo. Não tenho palavras para descrever o que sinto porque realmente estou muito feliz. O meu muito obrigado a todos", rematou.

Apesar deste resultado que volta a reforçar as excelentes qualidades de Bruno Magalhães, o piloto não tem para já agendada qualquer outra participação em ralis.

29 de julho de 2012

Rali Vinho Madeira 2012 (2º Vídeo)

Novas cores da Ford para o Rali da Finlandia 2012




Pontuação maxima para Ricardo Moura

O Campeão de Portugal de Ralis sai da ilha da Madeira com o máximo de pontos para a edição deste ano do Campeonato de Portugal de Ralis. Ricardo Moura e António Costa levaram o Mitsubishi Lancer Evo IX ao quarto lugar da classificação geral, numa prova de asfalto exigente e selectiva, também pontuável para o Campeonato da Europa da especialidade.
O objectivo de Ricardo Moura e da ARC Sport foi totalmente atingindo. Ao longo de 19 especiais de classificação a equipa teve a possibilidade de testar novas afinações de suspensão no Mitsubishi, o que penalizou bastante as prestações do piloto. Apesar de tudo, Ricardo Moura alcança pontuação máxima para o CPR em termos absolutos e de agrupamento, o melhor Grupo N do Europeu e ainda, o quarto lugar absoluto. Uma excelente colheita de 2012 neste Vinho da Madeira organizado pelo Club Sports Madeira.

Foi muito mais positivo o resultado que a performance. Durante o primeiro dia as coisas não correram como queríamos, pois os dois amortecedores da frente ficaram inoperativos. Os nossos adversários mais directos descolaram com facilidade, e a partir daí o nosso objectivo principal foi terminar o rali e conquistar o máximo de pontos para o CPR. Hoje, ao montar os amortecedores antigos, tudo voltou ao normal e conseguimos andamentos perto do desejável, podendo contribuir para o espectáculo do rali”, declarou Ricardo Moura.



 Para a ARC Sport este resultado foi muito importante e serviu igualmente para testar novas suspensões e ensaiar respectivas afinações. Para Augusto Ramiro este foi um rali com um desfecho muito positivo, embora com alguns problemas pelo meio.

Foi uma prova atribulada que nos deu imensas dores de cabeça. O acerto de suspensões foi um problema constante, pois os amortecedores da frente manifestaram um inesperado defeito. Quando procedemos à sua substituição,
  
tudo regressou ao normal. O resultado final foi excelente, apesar do carro não ter tido o melhor comportamento dinâmico. O Ricardo Moura teve sempre uma postura muito competitiva, demonstrando que é um grande piloto. Quero também deixar os meus parabéns ao António Costa pelo seu desempenho ao longo de toda a prova. Conseguimos na Madeira a pontuação máxima para o CPR, alcançando por isso o nosso objectivos”, afirmou o responsável peça ARC Sport.

Após o Rali Vinho da Madeira, Ricardo Moura reforça a liderança do CPR 2012, numa altura em que o piloto açoriano tem ainda pela frente mais duas provas, o Rali do Centro de Portugal a 21 e 22 de Setembro e o Rali de Mortágua em 19 e 20 de Outubro.

ERC Rali Vinho Madeira 2012 - DAY 1

Bruno Magalhães termina a 1º parte do dia na liderança

Bruno Magalhães termina a 1º parte do segundo dia na liderança no RVM, parte agora para a segunda secção do dia com 12,7 segundos para Vitor Sá e 48,3 para Juho Hanninen.

Bruno Magalhães lidera no final da primeira etapa


Bruno Magalhães terminou a primeira etapa do Rali Vinho da Madeira no comando, num dia em que o piloto luso do Peugeot 207 S2000 foi consistentemente ganhando alguma vantagem sobre os seus principais perseguidores.