1 de fevereiro de 2013

Rampa da Serra da Estrela regressa

Segundo o semanário Notícias da Covilhã, a temporada de 2013 marcará o regresso das competições automóveis à Serra da Estrela. De acordo com aquela publicação, a Câmara Municipal da Covilhã irá assegurar a realização da rampa da Serra da Estrela, prevista para os dias 1 e 2 de Junho próximo e pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha.
O anuncio do regresso da prova foi feito em reunião camarária pelo vice-presidente do município Pedro Farromba, que adiantou que a prova decorrerá no habitual traçado onde durante vários anos competiu a caravana do Nacional e do Europeu de Montanha.
Sobre a parte desportiva da organização nada foi adiantado remetendo mais informações para os próximos dias. De referir que no calendário federativo do Campeonato de Portugal de Montanha, a prova agendada para a data agora revelada se encontra atribuída ao Clube Aventura do Minho, desconhecendo-se para já se existe alguma ligação desta entidade ao evento.
Fonte:MSCFOTORALI

Marcus Gronholm anuncia final de carreira

Em entrevista à MTV3, Marcus Gronholm declarou que não voltará a correr em competições automóveis. Quando interrogado sobre os seus planos para a época de 2013, o ex-Campeão do Mundo de Ralis foi peremptório ao afirmar que não não voltará a competir no Global Rallycross Championship ou em qualquer outra competição automóvel.

Afastado das corridas desde o ano passado devido a um acidente sofrido nos E.U.A., Gronholm, que está agora totalmente restabelecido, refere que após o acidente reflectiu bastante no rumo da sua carreira pelo que prometeu à família que esta não voltaria a ter que o visitar numa cama de hospital.
Desta forma, aos 45 anos de idade o finlandês põe termo a uma bem sucedida carreira enquanto piloto profissional, com 150 ralis do Mundial disputados dos quais se destacam 30 vitórias em ralis, 60 presenças em pódios e 2 títulos de Campeão do Mundo de Ralis nos anos 2000 e 2002.
Fonte:MSCFOTORALI

Craig Breen lidera na Letónia

Com apenas 3 classificativas disputadas, o Rally Liepāja - Ventspils teve hoje início nas rápidas especiais nórdicas. Craig Breen, em estreia enquanto piloto oficial da Peugeot, venceu as 3 especiais do dia impondo o seu Peugeot 207 S2000 com 6,4 segundos de vantagem sobre Jari Ketomaa, o segundo classificado provisório. 
Ketomaa, que havia sido o mais rápido no shakedown, levou o seu Ford Fiesta RRC num ritmo mais cauteloso, dada a rapidez dos troços do dia e da escassa luz natural, uma vez que a etapa foi disputada ao anoitecer.
François Delecour é o 3º classificado mas o veterano piloto francês queixou-se das relações de caixa do seu Peugeot, demasiado curtas para a rapidez das classificativas.
Nas 2 rodas motrizes, também a Peugeot lidera com Stéphane Lefebvre a vencer todos os troços ao volante do Peugeot 208 R2.
O Rally Liepāja - Ventspils prosegue amanha com a disputa de 6 classificativas podendo os tempos online ser acompanhados aqui.
Fonte:MSCFOTORALI

Inscritos no Campeonato de Portugal de Ralis 2013


INSCRITOS ATÉ 31 DE JANEIRO DE 2013



Fonte:RallyMania

31 de janeiro de 2013

Troféu Rallycar 2013 avança



Já são conhecidos mais pormenores do Troféu Rallycar 2013, uma competição promovida pela empresa espanhola Rallycar em parceria com a Monteiros Competições.

O Troféu será disputado em 2 categorias distintas. No Rallycar Basic são admitidos os carros até 1.6 litros, Grupo A e N, da classe I e da categoria I, enquanto no Rallycar Maxi se incluirão todos os restantes veículos.
Para efeitos de pontuação serão apurados os 5 melhores resultados em 6 possíveis de acordo com o calendário de provas previsto.
Para alinhar em qualquer uma das categorias do Troféu é obrigatória a pré inscrição sem que isso implique custos para os concorrentes, havendo no entanto a obrigatoriedade do uso de pneus da marca Hankook bem como publicidade dos patrocinadores da competição (Hankook, OMP e Rallycar) em locais do carro a definir.
Para além dos prémios monetários e em material, estão previstas outras ajudas aos concorrentes, nomeadamente na aquisição de pneus, acessórios, equipamentos de competição, entre outros.
O Calendário da competição inclui 6 provas do Campeonato Open de Ralis repartidas por pisos de asfalto e de terra:
Rali do Cami - 20 e 21 de Abril (Asfalto)
Rali Targa - 17 e 18 de Maio (Asfalto)
Rali Vidreiro - 8 e 9 de Junho (Asfalto)
Rali Oliveira do Hospital - 28 e 29 de Junho (Terra)
Rali de Gondomar - 14 de Setembro (Terra)
Rali de Baião - 11 e 12 de Outubro (Terra)
Todas as informações como regulamento, boletim de inscrição e noticias do troféu serão publicadas em www.rallycar.es, na secção de competição. Além disso, todas as consultas e pedidos de mais informações poderão ser feitas para os e-mails info@rallycar.es e monteirocompeticoes@gmail.com .
Fonte:MSCFOTORALI

Matthew Wilson já rolou o Fiesta R5

O piloto brtânico Matthew Wilson já efectuou os primeiros quilómetros ao novo Ford Fiesta R5.  Segundo a M-Sport as primeiras indicações dadas pelo carro são muito boas deixando no ar a ideia de que rapidamente este será um carro ganhador. Nas palavras de Matthew Wilson "a equipa fez grandes progressos neste Fiesta. Um carro a 'sair da caixa' e já andar assim é fantástico! A base está cá e o novo Fiesta vai ser um carro muito competitivo". 
Este primeiro teste, que decorreu em Inglaterra serviu sobretudo para testar a fiabilidade do modelo, embora também tenham sido experimentadas diversas soluções de afinação. 
(fonte: Super Motores)

Petter Solberg muda-se para o Rallycross

O piloto norueguês anunciou no seu site oficial que a sua carreira irá continuar em 2013 nas pistas de Rallicross. Segundo refere o mesmo, nas instalações da sua equipa está já a ser construído um Citroen DS3 Supercar com o objectivo de alinhar esta época numa das grandes competições de Rallicross a nível mundial, faltando decidir se será no Global Rallicross Championship ou no renovado Campeonato Europeu de Rallicross.

Para já, Petter Solber irá participar no Rali da Suécia inserido nos históricos, ao volante de um Ford Escort MKII acompanhado pela sua esposa Pernilla Walfridson.
Fonte:MSCFOTORALI

30 de janeiro de 2013

Freddy Loix, regressa a "casa" com um Ford Focus WRC.

Com o Campeonato belga de Ralis (BFO BRC 2013) a ter o seu início marcado para o próximo dia 22 de Fevereiro com a disputa do Rally Van Haspengouw, "Fast Freddy" já anunciou que deixará o Campeonato Francês de Ralis (onde na ultima época foi o 6.º classificado a bordo de um Peugeot 307 WRC), e regressar ao seu país, onde irá utilizar o Ford Focus WRC08 ex-Jean-Marie Cuoq.
Aos 43 anos de idade, Loix afirmou que: " Visto que queremos ganhar ralis, fomos obrigados a adquirir um WRC 2.0T. As especiais belgas são simplesmente muito rápidas para os WRC 1.6T. Em França, os percursos eram soberbos, mas o retorno obtido em algumas provas foi simplesmente dramático. Nos Ralis de Rouergue ou em Limoges, praticamente ninguém sabia que ali se disputada uma prova e para a BFO-Elitis (seu patrocinador), é muito importante ter o devido retorno. É muito mais fácil o fazer na Bélgica, especialmente devido às distâncias, mas também porque as provas do BFO BRC são muito populares. Como tal o retorno será logicamente bem melhor para a minha equipa, que poderá melhor explorar os seus investimentos nos ralis…".

Fonte:Carlos da Silva

Bernardo Sousa pode regressar ao CPR

Segundo avançou à pouco Paulo Almada na RTP-Madeira, o jovem piloto Madeirense prepara o seu regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis.

Piloto que já foi Campeão Nacional está em negociações para viabilizar o projecto que o fará regressar a Portugal  competindo num Peugeot 207 S2000, a acontecer o regresso, Sousa fará dupla com Roberto Conrado. Sendo assim, o CPR de 2013 poderá ser "animado" por duas viaturas S2000, o Skoda de Pedro Meireles e o Peugeot de Bernardo Sousa, antevendo-se uma luta "titânica" pelo ceptro de Campeão.
Fonte:MaisRalis.com

Apresentação do Rali da França

PEDRO CORREIA - PARTICIPAÇÃO NO COUÇO CHALLENGE 2013

Ainda sem certezas na aprovação do projeto para 2013, a LG MOTORSPORT anunciou que vão estar presentes no 11º COUÇO CHALLENGE 2013. “É uma prova bastante engraçada, estamos a falar de uma resistência de uma hora e meia o que será bastante benéfico na preparação do Pedro para o Campeonato que se avizinha” declara o Diretor Desportivo Luis Homem Gonçalves.
Já o Piloto Pedro Correia diz que “Vai ser a nossa primeira prova este ano, vamos contar com a minha YAMAHA WR 450 para esta competição sendo então para já a moto com que realizarei os meus treinos. Encontro-me bastante motivado assim como cheio de vontade de competir, acredito que estamos a curtos passos de aprovar o nosso projeto para o Troféu Classic TT Moto 2013 e esta prova será uma enorme ajuda na minha preparação”.

Para Luis Homem Gonçalves “o apoio que temos recebido motiva-nos a acreditar e trabalhar cada vez mais. Contamos com a presença de todos aqueles que possam nos vir apoiar. Queria ainda deixar um muito obrigado a SouJovem, MRD Design, + Rally – futebol, Mscfotorali, Rally Girls, a todos os nossos familiares, amigos e fans que nos têm acompanhado. Podem sempre seguir-nos no nosso site (http://lgmotorsport.wix.com/lg-motorsport) ou na nossa pagina no Facebook (https://www.facebook.com/LgMortorsport?ref=hl)”.
Fonte:MSCFOTORALI

Pedro Silva e Valter Cardoso em bom plano no Rali Montelongo

A habitual prova de arranque do Campeonato Open de Ralis voltou a ter palco em Fafe, em mais uma edição do Rallye Montelongo, embora desta feita sendo disputado como ralisprint e pontuando apenas para o Campeonato Inter Municípios.

Pedro Silva aproveitou a prova da Demoporto e fez assim o primeiro teste com o Citroën Saxo para a época de 2013, contando com o experiente navegador Valter Cardoso.

Num rali que foi marcado por difíceis condições atmosféricas com muita chuva, vento e nevoeiro a dificultar e muito a tarefa de todas as equipas. Ainda assim a equipa conseguiu estar em bom plano, fazendo uma prova de evolução, adaptando-se bem ao traçado escorregadio da prova.

Como nos salienta o Vimaranense “a prova começou mal, pois tivemos alguns problemas na primeira PEC, mas felizmente ficou tudo resolvido na assistência. Na segunda e na terceira PEC fui ganhando confiança na condução à chuva, pois são condições em que não me sinto mesmo nada à vontade, mas com a preciosa ajuda do Valter fui conseguindo superar isso e na quarta e ultima PEC já andamos muito mais à vontade, apesar de ainda ter ficado muita margem para melhorar.”

Terminadas as 4 provas especiais de classificação o piloto fez um balanço muito positivo da prova, salientando ainda que “a participação foi muito útil, pois permitiu-me voltar a ganhar confiança à chuva e "tirar ferrugem" aos braços para chegar à primeira prova nas melhores condições”.

De igual forma, também o piloto/navegador de Amarante, Valter Cardoso, fez um balanço muito positivo da participação da equipa. “Quando fui convidado pelo meu amigo Pedro Silva para o acompanhar neste novo desafio, nem pensei 2 vezes e aceitei-o prontamente pois sabia que dado á amizade que temos, ia ser uma tarefa fácil ditar-lhe notas. Durante a prova vivemos bons momentos de descontração mas também de muito profissionalismo. O Pedro tinha inicialmente um suposto trauma com a "chuva" mas o que é certo é que chegou ao final do rali a efectuar bons tempos revelando uma magnífica evolução ao longo dos mesmos. Divertimo-nos e ainda trouxemos um pódio para casa, por isso considero que o resultado foi muito bom e os objectivos a que nos propusemos inicialmente foram cumpridos na íntegra. Empenhei-me ao máximo na navegação e estarei sempre pronto para ajudar, pois sei que o Pedro tem e pode dar muito a esta modalidade. Um muito obrigado ao Pedro Silva pelo convite, patrocinadores e amigos. Venham mais ralis...", conluiu Valter Cardoso.

Pedro Silva e Valter Cardoso terminaram a prova na 12ª da geral e 3º da classe 2 no final dos 4 troços que compunham o Rallye Montelongo.

A próxima prova do piloto será o Rallye Serras de Fafe. “Vou ainda alinhar no Rali Serras de Fafe como preparação e depois deverei participar no novo Trofeu Rallycar Basic, que arranca no Rali do Cami, em Abril. Não esta ainda posta de parte a participação em mais provas do Campeonato Inter Municípios, pois gostei bastante da experiência e do excelente ambiente de camaradagem entre todos os habituais participantes”, concluiu Pedro Silva.

Proton falha Rali da Suécia e avança com o R5

Contrariamente ao anunciado, a Proton retrocedeu na sua intenção de disputar o Rali da Suécia, próxima prova do Campeonato do Mundo de Ralis e do Campeonato WRC 2.  A falta de tempo para preparar o Satria S2000 com o qual Per-Gunnar Andersson iria disputar a prova foi um dos motivos para o cancelamento da inscrição, mas segundo refere a edição de hoje do site www.autosport.pt, o construtor malaio decidiu avançar de imediato para o desenvolvimento de um novo carro da categoria R5. 
A confirmar-se, esta será a 4ª marca a desenvolver um carro da nova categoria, juntando-se à Peugeot, Ford e Citroen.
Fonte:MSCFOTORALI

29 de janeiro de 2013

Kumho Tires de novo no Modelstand

No ano de 2009 a Kumho foi a primeira marca de pneus que se associou ao nascimento do Desafio Modelstand. Em 2013 a conhecida marca de pneus oriental, regressa ao Desafio Modelstand reforçando a sua presença nos ralis.

No arranque do quinto ano do Desafio Modelstand, um dos troféus de maior sucesso no deporto automóvel em Portugal, a Exporacing e a KHM Racing assinaram uma nova parceria, ao nível dos pneus, para esta competição.

Tal como sucedeu em 2009, também em 2013 a Kumho volta a equipar todos os Peugeot 206 GTi que irão correr integrados no Desafio Modelstand.

Os pilotos que vão disputar o Desafio Modelstand terão assim que utilizar os pneus Kumho, que face aos usados em 2009, apresentam agora uma performance muito melhorada, fruto das diversas evoluções que os pneumáticos desta marca têm registado nos últimos anos.

"Depois de estudar as propostas que tínhamos para este ano, decidimos optar novamente pelos pneus Kumho. Tratou-se de uma opção natural e lógica, a pensar acima de tudo nos pilotos que irão disputar esta competição", referiu José Costa, da Exporacing, entidade organizadora do Desafio Modelstand.

Como nota adicional, refira-se que o Desafio Modelstand está muito próximo dos 15 inscritos, um número que era o objectivo da organização para 2013, num ano em que esta competição constituirá um dos pilares fundamentais do Campeonato Open de Ralis, tal como o tem sido em anos anteriores.

CALENDÁRIO DESAFIO MODELSTAND 2013
Fevereiro 23/24 - Rali Montelongo (Terra)
Março 08/09 - Rali Castelo Branco (Asfalto)
Abril 20/21 - Rali Cami (Asfalto)
Junho 08/09 - Rali Vidreiro (Asfalto)
Junho 28/29 - Rali Oliveira do Hospital (Terra)
Setembro 13/14 - Rali Gondomar (Terra)
Outubro 11/12 - Rali Baião (Terra)
Novembro 09/10 - Rali Loulé (Asfalto)
Fonte:Ralisonline

Rali da Letónia na Tv

O renovado Campeonato Europeu de Ralis prossegue com a segunda ronda da temporada a ser disputada na Letónia. O Rally Liepāja-Ventspils que se disputa este fim de semana nos troços de neve da Europa de Leste contará com 41 concorrentes à partida de entres os quais se destaca a presença de 7 carros da categoria S2000 com Jari Ketomaa, Craig Breen (em estreia oficial pela Peugeot Sport) e François Delecour a liderarem o lote dos favoritos.
A Eurosport irá mais uma vez fazer a cobertura televisiva da prova com resumos diarios de 30 minutos. Aqui ficam os horários:

Sábado, 2 de Fevereiro
22h30 - Dia 1 - Eurosport
Domingo, 3 de Fevereiro
7h00 - Dia 1 - Eurosport 2
22h30 - Resumo final - Eurosport
Segunda-feira, 4 de Fevereiro
6h30 - Resumo final - Eurosport 2
Terça, 5 de Fevereiro
22h15 - Inside ERC Magazine - Eurosport
 Poderá consultar a lista de inscritos neste link.
Fonte:MSCFOTORALI

Pedro Leone vai apostar no CPR

Pedro Leone vai apostar no CPR, segundo adiantou o site RalisOnline "A temporada de 2012, na qual a equipa Racing Team by Expofor apostou na Taça de Portugal, acabou por não correr como pretendido, apesar de um terceiro lugar na derradeira prova do ano (5º absoluto no Rali Casinos do Alagrve).

Agora em 2013, Pedro Leone e Bruno Ramos vão estar de regresso, desta feita integrando o Campeonato de Portugal de Ralis, incluídos na categoria VSH, ainda e sempre ao volante do bonito Ford Escort Cosworth.

O carro tem sido alvo de uma profunda revisão técnica, de modo a estar pronto para um primeiro teste de preparação em terra, pensando já no Rali Serras de Fafe.

Para além da presença no CPR, a equipa Racing Team by Expofor foi também convidada a estar presente no Rali de Portugal Open, onde marcará presença novamente."

Rali Montelongo 2013 primeiras fotos