28 de julho de 2012
27 de julho de 2012
Bruno Magalhães vence Shakedown
By: Madeira-Ralis.com
Decorreu durante esta manha o Shakedown do Rali Vinho Madeira onde os pilotos fizeram as últimas afinações para o inicio da prova hoje com a Super-Especial.
Ao volante de um Peugeot 207 S2000, Bruno Magalhães foi o mais rápido mostrando que apesar de estar paradao há muito tempo consegue ser ainda muito rápido. O segundo mais rápido foi Juho Hanninen que foi mais lento apenas 2 décimas que Magalhães enquanto que Ricardo Moura fez o 3º melhor tempo, sendo 1.1 segundos mais lento que o mais rápido. Seguiu-se Luca Betti e João Magalhães que desta feita foi o melhor Madeirense na frente de Vitor Sá que rodou pouco nesta prova teste.
Segundo o Diário de Noticias, Miguel Nunes partiu a transmissão mas já foi substituida e o carro está pronto para fazer a Super-Especial.
Decorreu durante esta manha o Shakedown do Rali Vinho Madeira onde os pilotos fizeram as últimas afinações para o inicio da prova hoje com a Super-Especial.
Ao volante de um Peugeot 207 S2000, Bruno Magalhães foi o mais rápido mostrando que apesar de estar paradao há muito tempo consegue ser ainda muito rápido. O segundo mais rápido foi Juho Hanninen que foi mais lento apenas 2 décimas que Magalhães enquanto que Ricardo Moura fez o 3º melhor tempo, sendo 1.1 segundos mais lento que o mais rápido. Seguiu-se Luca Betti e João Magalhães que desta feita foi o melhor Madeirense na frente de Vitor Sá que rodou pouco nesta prova teste.
Segundo o Diário de Noticias, Miguel Nunes partiu a transmissão mas já foi substituida e o carro está pronto para fazer a Super-Especial.
26 de julho de 2012
Lotus Exige é o primeiro R-GT na história dos ralis
By: RalisOnline*
Foi hoje oficialmente anunciado pela Lotus a homologação do Exige R-GT, confirmando-se por isso que a estreia oficial em competição será no Rali Vinho Madeira pela mãos de Bernardo Sousa.
O Lotus Exige R-GT é o primeiro carro a ser homologado pela FIA nesta categoria (FIA R-GT), depois de cinco meses de intensos testes que culminaram com a recente presença em Ypres, como carro de segurança, não tendo sido divulgados (desportivos) quaisquer dados sobre essa participação.
Segundo a Lotus, a prioridade para o Rali Vinho Madeira é aproveitar (em ambiente de competição) para afinar o carro e tentar evoluir o mesmo ao longo do evento.
Para Claudio Berro, da Lotus, este "é um momento muito importante para nós. É um carro de uma nova categoria que consegue trazer de novo para este desporto o verdadeiro apelo dos ralis. Temo que ser realista nesta estreia, onde queremos testar a fiabilidade e o desempenho do Exige frente à concorrência".
Refira-se que o Lotus Exige R-GT utiliza um motor V6 sobrealimentado, com restritor de 34 mm (limitado à potência de 306 cv), utiliza caixa de 6 velocidades e possui tração traseira.
Foi hoje oficialmente anunciado pela Lotus a homologação do Exige R-GT, confirmando-se por isso que a estreia oficial em competição será no Rali Vinho Madeira pela mãos de Bernardo Sousa.
O Lotus Exige R-GT é o primeiro carro a ser homologado pela FIA nesta categoria (FIA R-GT), depois de cinco meses de intensos testes que culminaram com a recente presença em Ypres, como carro de segurança, não tendo sido divulgados (desportivos) quaisquer dados sobre essa participação.
Segundo a Lotus, a prioridade para o Rali Vinho Madeira é aproveitar (em ambiente de competição) para afinar o carro e tentar evoluir o mesmo ao longo do evento.
Para Claudio Berro, da Lotus, este "é um momento muito importante para nós. É um carro de uma nova categoria que consegue trazer de novo para este desporto o verdadeiro apelo dos ralis. Temo que ser realista nesta estreia, onde queremos testar a fiabilidade e o desempenho do Exige frente à concorrência".
Refira-se que o Lotus Exige R-GT utiliza um motor V6 sobrealimentado, com restritor de 34 mm (limitado à potência de 306 cv), utiliza caixa de 6 velocidades e possui tração traseira.
Andar depressa e terminar
Atraves de Madeira-Ralis.com
Está à porta aquela
que, apesar da crise, continua a ser considerada a prova rainha do
campeonato regional de ralis, o Rali Vinho Madeira. Com uma lista de
inscritos engrossada na sua maior fatia por pilotos madeirenses e
viaturas sem homologação e clássicas, o Rali Vinho Madeira não tem, em
2012, nem o brilho nem a competitividade que uma prova do seu calibre
merece.
Com 58 equipas inscritas, 38 consagrados
e 20 no Open, o Team Tomiauto Total/Cepsa estará à partida da prova
organizada pelo Club Sports Madeira com os números de porta 7, no
Evolution X de Miguel Nunes e Victor Calado, e 10, no Evolution X de
António Nunes e Roberto Castro, em busca de lugares de destaque no final
dos 3 dias de competição. Com estados emocionais distintos, Miguel
Nunes é líder do agrupamento de produção e fez um brilhante “Vinho
Madeira” em 2011 onde, recorde-se, recuperou da 31ª posição até ao 4º
posto final, enquanto António Nunes hipotecou 2 resultados esta época na
sequência de uma desistência e um furo, ambos irão enfrentar os 250,06
km com o objectivo de andar depressa e terminar.
António Nunes, que faz equipa com
Roberto Castro, não teve o início de época que ambicionava e, com dois
resultados “deitados fora” tem no Rali Vinho Madeira a esperança de
conseguir uma boa prestação, sempre olhando para os melhores lugares
entre o agrupamento de produção: “…naturalmente que as contas do
nosso campeonato estão um bocado complicadas, mas vamos sempre com o
intuito de dar o nosso melhor e nesta fase ajudarmos o meu irmão a ser
campeão da produção. Neste momento já pouco nos adianta pensar em
campeonato portanto vamos ao Vinho Madeira para andar o melhor que
sabemos e se possível chegar ao fim sem problemas…”. No que diz
respeito à lista de inscritos, o piloto do Mitsubishi Lancer Evolution X
que terá na porta o número 10, sublinha que “…acho que a lista é
a possível neste momento. Conseguimos ter cá os melhores pilotos do
campeonato europeu, bem como os do campeonato nacional, à excepção do
Pedro Peres que infelizmente não pode estar presente, e depois temos
também quase todas as equipas madeirenses dos consagrados e do open que
vêm dar brilho à prova…”.
Miguel
Nunes que será acompanhado, como habitualmente, por Victor Calado,
parte com memórias do grande resultado obtido na edição anterior do Rali
Vinho Madeira e “…gostava muito de voltar a estar a esse mesmo
nível mas sei que é difícil, vamos fazer de tudo para conseguir uma boa
prestação…”, refutando a ideia de muitos seguidores do automobilismo que criticam a pobreza da lista de inscritos, Miguel relembra que “…não
considero a lista pobre, pelo contrario, no atual panorama esperava bem
pior, já tivemos anos de ouro com listas mais ricas mas também já
tivemos muitos anos a este nível e pior também…”. Quando questionado sobre se poderá ser possível os grupo N se intrometerem por entre os S2000, o líder do regional afirma que “…surpresas
podem sempre acontecer neste desporto. Julgo que os Grupo N mais
rápidos poderão sempre surpreender algum S2000 mais distraído mas nunca
ombrear com uma viatura dessas em que o piloto a saiba utilizar
devidamente…”. Moralizados por toda a exposição mediática que o
Rali Vinho Madeira, os condutores e navegadores do Team Tomiauto
Total/Cepsa, bem como toda a equipa técnica que sem a qual não se
conseguiria obter toda a fiabilidade e performance dos Mitsubishi Lancer
Evolution X, encontram-se preparados e aguardam com elevada motivação o
início do rali. O Team Tomiauto Total/Cepsa tem o patrocínio de Total,
Cepsa, Socicorreia, Mata & Vasconcelos, Edifício Astrolab, Bom
Mestre, RH Arquitectos PrestiPneu e Trio Publicidade.
Fonte: Press-Release Team Tomiauto Total/Cepsa
25 de julho de 2012
24 de julho de 2012
Informações Rally Vinho Madeira 2012
Horários:
Clique para aumentar.Inscritos:
No | 1o Condutor | 2o Condutor | Veículo |
1 | JUHO HÄNNINEN | MIKKO MARKKULA | SKODA FABIA S2000 |
2 | RICARDO MOURA | ANTÓNIO COSTA | MITSUBISHI LANCER EVO IX |
3 | BRUNO MAGALHÃES | NUNO R. DA SILVA | PEUGEOT 207 S2000 |
4 | VITOR SÁ | PEDRO CALADO | PEUGEOT 207 S2000 |
5 | LUCA BETTI | MAURIZIO BARONE | PEUGEOT 207 S2000 |
6 | BERNARDO SOUSA | CORRADO MANCINI | LOTUS EXIGE S |
7 | MIGUEL NUNES | VICTOR CALADO | MITSUBISHI LANCER EVO X |
8 | PEDRO MEIRELES | MÁRIO CASTRO | MITSUBISHI LANCER EVO X |
9 | ROK TURK | ENEJ LOŽNAR | PEUGEOT 207 S2000 |
10 | ANTÓNIO NUNES | ROBERTO CASTRO | MITSUBISHI LANCER EVO X |
11 | JOÃO MAGALHÃES | JORGE PEREIRA | MITSUBISHI LANCER EVO X |
12 | DUARTE RAMOS | LUIS RAMOS | MITSUBISHI LANCER EVO IX |
14 | FILIPE FREITAS | DANIEL FIGUEIROA | MITSUBISHI LANCER EVO X |
15 | FILIPE PIRES | VASCO MENDONÇA | CITROEN C2 |
16 | JOSÉ CAMACHO | FERNANDO SPINOLA | PEUGEOT 206 S1600 |
17 | JOÃO FERREIRA | JOÃO P. FERNANDES | RENAULT CLIO |
18 | ÉLVIO CAIRES | SUSANA SOUSA | CITROEN SAXO KIT-CAR |
19 | ISABEL RAMOS | RUBINA GONÇALVES | RENAULT CLIO R3 |
20 | ANDRÉ SILVA | JORGE GONÇALVES | CITROEN C2 |
21 | WILSON AGUIAR | JOSÉ CAMACHO | CITROEN C2 |
22 | ANA SOFIA CORREIA | RUI RODRIGUES | CITROEN C2 |
23 | DÉCIO AGUIAR | DEODATO FREITAS | CITROEN C2 |
24 | NUNO FREITAS | BRUNO GOUVEIA | CITROEN C2 |
25 | FRAN. CAMACHO | ANTÓNIO SOUSA | CITROEN C2 |
26 | PAULO VIEIRA | ANSELMO TEIXEIRA | CITROEN SAXO |
27 | ROBERTO MARTINS | MARCO MAROTE | CITROEN SAXO |
28 | RUI J. FERNANDES | DUARTE GONÇALVES | SKODA FABIA |
29 | NARCISO ANDRADE | RICARDO ABREU | PEUGEOT 206 GTI |
30 | ROBERTO CANHA | DIOGO PAULINO | PEUGEOT 206 GTI |
31 | BRUNO FERNANDES | MAURO SOUSA | TOYOTA YARIS |
32 | RIC. GONÇALVES | ARTUR FRANÇA | TOYOTA YARIS |
33 | MARCO NÓBREGA | HELDER NÓBREGA | TOYOTA YARIS |
34 | GONÇALO FREITAS | ÉNIO ANDRADE | TOYOTA YARIS |
35 | RICARDO FREITAS | VALDEMIRO GARCÊS | TOYOTA YARIS |
36 | DANIEL CAPELO | PAULO TEIXEIRA | TOYOTA YARIS |
37 | VICTOR NEVES | VALTER SERRÃO | TOYOTA YARIS |
38 | LUÍS FREITAS | GABRIEL LEÇA | TOYOTA YARIS |
39 | ILÍDIO SARDINHA | RICARDO FERREIRA | TOYOTA YARIS |
OPEN | |||
No | 1o Condutor | 2o Condutor | Veículo |
100 | FRANCISCO TAVARES | LUIS NEVES | TOYOTA COROLLA |
101 | GAB. FERNANDES | HUGO FREITAS | CITROEN AX SPORT |
102 | MARIO OLIVEIRA | NUNO TEIXEIRA | FORD ESCORT MKII |
103 | PEDRO COELHO | GUILHERME COELHO | FORD ESCORT MK1 |
104 | GIL BATISTA | NUNO PONTES | FORD ESCORT MKII |
105 | MIGUEL ANDRADE | BRUNO GOUVEIA | RENAULT 5 GT TURBO |
106 | RUBEN SARDINHA | CLAUDIO GOUVEIA | TOYOTA COROLLA |
107 | FILIPE FERNANDES | JOÃO GOMES | GOLF III GTI 16V |
108 | JOSÉ SERRADO | PAULO FERREIRA | FIAT STILO |
109 | JOÃO FREITAS | PETRA FREITAS | ALFA ROMEO GTAM 2000 |
110 | NUNO NÓBREGA | JOÃO MARTINS | TOYOTA STARLET |
111 | PEDRO MACEDO | GONÇALO ROCHA | TOYOTA STARLET |
112 | EMANUEL MARTINS | JOÃO CAMACHO | OPEL CORSA B |
113 | JOSÉ ROMERO | VITOR CORREIA | OPEL CORSA A |
114 | ANDRÉ BREDERODE | TOMÉ BREDERODE | OPEL CORSA A |
115 | AG. BETTENCOURT | NÉLIO MARTINS | OPEL CORSA B |
116 | LUIS ABREU | MAR. VASCONCELOS | RENAULT CLIO RS |
117 | RUBEN FERNANDES | PAULO SPINOLA | RENAULT CLIO RS |
118 | RUI TEIXEIRA | CILDO NUNES | TOYOTA STARLET |
119 | ANDRÉ CAMACHO | SILVIO MALHO | FIAT CINQUECENTO |
120 | GONÇALO FELIX | DAVID SANTOS | FIAT CINQUECENTO |
23 de julho de 2012
22 de julho de 2012
Pedro Salvador bate records
Pedro Salvador mantém a invencibilidade no Campeonato de Portugal de Montanha, tendo vencido a terceira prova, disputada este fim-de-semana em Paços de Ferreira.
Desta vez o domínio do piloto do Juno foi quase absoluto e o quase só aconteceu porque na primeira subida de treinos optou por montar um conjunto de pneus “à experiência e o carro não agarrava de todo”. Mesmo assim fez o segundo tempo, a três segundos da melhor marca.
Na segunda subida, já com um novo conjunto de pneus montado no Juno, o piloto apoiado pelos cafés Meltino e pela Seur instalou-se na frente da classificação e colocou o record da rampa em 1m57,368s.
“O traçado estava mais rápido do que ontem à tarde, o piso estava mais fresco e consegui subir com condições quase ideais para os pneus. Para a próxima subida vou fazer uma alteração de set-up do carro, para o adaptar às condições que certamente vou encontrar. A temperatura está a subir muito e certamente que a próxima subida vai ser mais lenta.” Rematou Pedro Salvador .
Mas contrariando as previsões, os tempos voltaram a baixar na primeira subida de prova e Pedro Salvador conseguiu baixar ainda mais. Retirou duas décimas e colocou o record em 1m57,185s, deixando o os principais adversários, numa animada luta pela segunda posição, a uns quatro segundos do líder.
No intervalo antes da segunda subida de prova, os mecânicos da Martinsspeed tiveram algum trabalho no Juno: “antes da segunda subida optei por alterar o set-up do carro. Fizemos algumas alterações na traseira, enrijecemos a barra e com isso fiquei com a frente mais incisiva, conseguindo assim contrariar alguma tendência sub-viradora que senti.”
E a opção mostrou-se acertada. O tempo baixou mais uns substanciais nove décimos e Pedro Salvador, pela terceira vez no mesmo dia, bateu o record: 1m56,271s é a nova marca do traçado da Serra da Agrela.
Na última subida a tendência manteve-se. Salvador voltava a atacar e novamente o record baixava. O Juno era três décimas mais rápido e o record da rampa fica definitivamente fixado em 1m55,811s
“Antes mais quero agradecer à minha equipa, à Martinsspeed, que me colocou o carro a cem porcento, o que me permitiu vencer pela terceira vez consecutiva”, confidenciava Pedro Salvador no final e acrescentava ainda: “O balanço é naturalmente muito positivo, pois não só consegui atingir o objectivo a que me tinha proposto, vencer, como ainda consegui bater por três vezes o record do traçado”. “Gosto particularmente desta rampa, do traçado e do público que comparece sempre em grande número e dá um ambiente fantástico.” Rematou o líder do Campeonato de Portugal de Montanha”.
A melhor de sempre
Muito público, competição q.b. e records a serem sucessivamente quebrados marcaram a terceira edição da Rampa Capital do Móvel, prova organizada pelo CAMI – Clube Aventura do Minho.
O homem do dia foi Pedro Salvador. Logo na primeira subida de treinos bateu o record da rampa, mas não se contentou com isso. Um tempo que já parecia definitivamente marcado, ainda baixou mais dois décimos na primeira subida de prova, com o Piloto do Juno a rodar nuns impressionantes 1m57,185s.
Na subida seguinte, Salvador não esteve com meias medidas e voltou a baixar o tempo em nove décimas de segundo (!), colocando o record em 1m56,271s. Mas a marca ainda não era definitiva e na derradeira ascensão de prova, para surpresa de todos, o comandante do Campeonato de Portugal de Montanha, retirava ainda mais tempo e colocava o record, agora sim definitivamente, em 1m55,811s. A classificação final é ditada pelo somatório de tempos das duas melhores subidas, pelo que a marca final ficou em 3m52,982 segundos.
A luta pelas posições seguintes foi muito animada com os concorrentes a terminarem separados por diferenças mínimas. Tiago Reis, em Norma M20F somava o tempo total de 4m00,858 segundos, ficando a 8,7 segundos de Pedro Salvador. João Fonseca, em Silver Car S2, foi um sério adversário, mas ao piorar a segunda subida em 1,3 segundos, teve que se contentar com o mais baixo do pódium.
Na Categoria 1 António Nogueira ditou lei com o Porsche 911 GT2. Aliás os tempos obtidos nas duas primeiras subidas bastaram para vencer na Categoria 1. Entre os clássicos, respectivamente nas categorias 3 e 4, as vitórias foram para José Pires em Ford Escort e Artur Teixeira, em Austin Cooper.
Nuno Pereira pensa no regresso
Depois de uma ausência de cinco anos, Nuno Pereira pode estar de regresso aos ralis em 2013, integrando a caravana da Taça de Portugal de Ralis.
No passado as suas exibições, nomeadamente ao volante de Citroen ZX, no Regional Norte foram marcantes, com o piloto a obter grandes resultados e excelentes exibições.
O regresso será agora ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO VII na Taça de Portugal de Ralis de 2013, integrando a equipa CRN Competition, estando prevista a participação em mais duas provas de preparação, provavelmente no Open.
"Objetivos para o primeiro ano são tentar atingir um bom nível de andamento o mais rápido possível, se isso quer dizer um bom ou mau lugar na classificação, teremos que esperar para ver", disse Nuno Pereira, adiantando que "o projeto não se encontra totalmente finalizado mas está bem encaminhado, penso que até Outubro/Novembro poderei confirmar ou não o meu projeto".
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