23 de junho de 2012

Rescaldo do Rali de Monção 2012


Vitória de João Barros e António Costa, em Citroen Saxo Kit Car, na
última prova de asfalto do Open, que reuniu o aplauso dos participantes.

A segunda classificativa do Rali de Monção, Luzio 1, teve ser
interrompida, devido a um toque Paulo Moreira e Marco Machado em Opel
Corsa. O sucedido não teve quaisquer consequências físicas para a
equipa, mas o Corsa OPC ficou imobilizado, provocando a paragem dos
concorrentes que o seguiam.

A prova foi neutralizada no início de Merufe 1, provocando essa
neutralização que os horários fossem revistos com um acréscimo de 27
minutos.

Na chegada da primeira passagem pelos troços, João Barross e António
Costa, em Citroen Saxo Kit Car, terminavam na frente e resumiam desta
forma prestação
Os troços são complicados, com zonas muito enroladas e à tarde vamos
adoptar um andamento mais cauteloso. O tipo de classificativas que aqui
encontramos é vantajoso para o nosso carro, que é mais ágil dos que os
de tracção integral, que são mais pesados.


A lutas pela segunda posição prometia e Daniel Nunes e Daniel Amaral
levavam a melhor, por apenas três segundos sobre Carlos e Aníbal
Martins. Esta foi também uma guerra pela liderança dos 4X4, com o
Mitsubishi EVO VI a levar a melhor sobre o EVO VIII.

Gil Antunes e Carlos Ramiro, comandam o troféu Modelstand. Diogo Gago e
Jorge Carvalho começaram na frente, mas um problema mecânico na ligação
entre a segunda e terceira classificativa ditou o abandono.
Todos gostamos muito de andar na frente, mas não gostamos de o fazer
graças ao azar dos outros. Estava uma “guerra” bonita, com a liderança a
ser discutida ao segundo, mas o problema do Diogo Gago, deixou tudo mais
fácil.
Para a tarde vamos adoptar um andamento mais tranquilo, mas que nos
permita manter concentrados. A pressão é sempre boa, para que não
percamos a concentração.



Pedro Fins e Sérgio Rocha furaram na última classificativa da manhã e
ficaram fora do grupo da frente. Realçam o belo traçado das
classificativas escolhidas pelo CAMI – Clube Aventura do Minho.
As classificativas são muito bonitas e diria mesmo que são das
melhores que até agora encontramos em asfalto.



 O troféu Fastbravo era comandado por Herculano Antas e Luis Silva.

À tarde João Barros e António Costa optavam por uma toada mais calma,
que lhes permitia levar o Citroen Saxo Kit Car à vitória e assim cumprir
os objectivos traçados para a prova.
Correu muito bem, é um bom rali com troços muito bonitos e quando se
ganha, termina-se bem. A partir da segunda classificativa a nossa
principal preocupação foi gerir, mas sem perder o ritmo.


Durante a tarde ainda assinamos um melhor tempo, pois entramos a
atacar, para nos últimos troços gerirmos a vantagem e assim atingirmos
os objectivos a que nos propusemos: antes de mais terminar e depois
ganhar.


Na segunda secção se se pode dizer que houve protagonismo, este foi
para Dogo Salvi e Filipe Carvalho, que adoptaram um ritmo de “full
atack
” que os levou a apanharem um susto no final da terceira
classificativa, após um toque de trazeira que, no entanto não lhes
retirava o segundo posto, mas pela margem mínima de 8 décimas!

Daniel Nunes e Daniel Amaral foram assim os terceiros, segundos na luta
dos 4 rodas motrizes, que é como quem diz dos Mitsubishi EVO.

Gil Antunes e Carlos Ramiro confirmaram o resultado da manhã e venceram
entre os Peugeot 206 e a vitória entre os Marbellas do Troféu Fastbravo
foi para Herculano Antas e Luis Silva.

O Balanço final da prova organizada pelo CAMI – Clube Aventura do Minho
é francamente positivo, tal como espelham as palavras de José Emídio,
Presidente do Município de Monção:
Cumprimos os objectivos desportivos e entendemos que o rali foi um
sucesso. Os troço são do agrado geral e entendemos que valeu a pena.
Alem disso o tempo ajudou, o piso seco contribuiu para que não houvessem
praticamente problemas.


O facto de termos estas condições e de chamarmos para Monção um
público muito interessante, com a vinda de equipas de todo o pais e
espanholas, faz com que o rali seja um meio fantástico de promover o
concelho.


Além disso, este novo formato, em que recuperamos os pisos de
asfalto, nesta época do ano, em que o rali pontua para o Open, subindo
de categoria, faz com todo o evento seja ainda mais interessante e como
tal será de reflectir sobre o que se pretende para 2013, de forma a que
seja possível dotar o Rali de Monção de mais e melhores condições

encerrou o autarca.

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NO RALI DE MONÇÃO ANDRÉ MARQUES CUMPRE OBJECTIVOS

Já terminou o Rali de Monção, sexta etapa do Campeonato OPEN de Ralis e a dupla do Peugeot 206 S1600 terminou na quinta posição da geral absoluta, voltando a pontuar para o Campeonato e colocando-se numa posição muito favorável para nos próximos ralis procurar subir de novo na classificação geral desta época.

André Marques e Hugo Magalhães cumpriram assim com os seus objectivos iniciais e continuam com uma regularidade extrema a cumprir com o plano de trabalho desta época, que consiste principalmente na adaptação ao novo carro em que apostaram para 2012.

Para André Marques “foi um bom rali, não consegui da parte da manhã ter o ritmo que queria, mas para a parte da tarde alteramos a afinação da suspensão do carro que estava com um comportamento algo saltitante, e foi possível rodar bem mais rápido. Os tempos melhoraram bastante nas segundas passagens e isso valida o bom trabalho da equipa a todos os níveis.”

“Voltamos a pontuar e a reduzir as diferenças na luta pelos lugares da frente do campeonato, o que é sempre muito bom. Foi mais uma prova com o carro a estar a 100% o que também é muito importante para nos permitir ter bons resultados.”

Sérgio Vaz e Bino Santos Vaz, já não podem estar tão satisfeitos, pois um problema com uma fuga de combustível logo no início do dia, levou a que perdessem muito tempo e ficassem desde logo arredados de qualquer luta no Desafio Modelstand, restando levar o carro até ao final para ainda assim pontuarem.

Para o piloto “são situações imprevisíveis, nada podíamos fazer para resolver na estrada o problema e tivemos de andar muito devagar para trazer o carro até à assistência. Fizemos mais alguns quilómetros e ao termos pontuado, o resultado acaba por não ser desperdiçado na totalidade.”

”Espero que no próximo rali não nos surja nenhum percalço, espero poder bater-me de igual para igual com os restantes concorrentes do Desafio, o que não tem sido possível nas nossas últimas provas, por causas diferentes mas com o mesmo efeito, o de ficarmos fora das lutas, e ralis sem competição não são verdadeiros ralis. No próximo temos de estar prontos para lutar do início ao fim.“

Marco Reis e Nuno Carvalhosa atingiram igualmente os seus objectivos ao participarem no Rali de Monção, com a equipa a chegar ao final na 22ª posição absoluta e a cumprir com distinção desportiva, a acção de cariz social de recolha de fundos que levaram a cabo a favor da "AMA - Associação de Amigos do Autismo". No final, o sentimento de missão cumprida reinava junto da dupla de pilotos que aqui fez a sua estreia em conjunto.

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RUI GARCIA EM MONÇÃO PARA ACABAR COM OS AZARES

 As últimas participações de Rui Garcia e Luis Sá no Troféu Fastbravo têm ficado marcadas por problemas de ordem técnica que ditaram desistências da jovem dupla de pilotos, mas em Monção esperam apresentar-se de novo na sua máxima força.

Com um novo motor a equipar o pequeno Seat Marbella, Rui Garcia aponta mais uma vez para a vitória neste rali de asfalto, e não atira a toalha ao chão no que às contas do troféu diz respeito pois segundo o mesmo “ainda há muito campeonato pela frente.”

A toada de entrada vai ser deliberadamente ao ataque e o piloto espera “tirar partido de já conhecer parte do percurso que já cumpri há dois anos com a FORD Transit de troféu. Estas classificativas são muito bonitas e muito desafiantes, rápidas que chegue como eu gosto e tenho a certeza que já deixamos para trás a fase de problemas que nos surgiram.”


“Vamos para ganhar e sei que se isso acontecer, voltamos a relançar a luta pelos lugares da frente e os problemas podem vir a surgir aos outros. Não dou o campeonato por perdido neste momento e vou lutar por chegar ao melhor resultado. Só a vitória nos interessa.”

O SEAT Marbella do TEAM BETA recebeu um novo propulsor para além de outras intervenções que o colocam em condições de responder com a fiabilidade necessária para que a equipa atinja os seus objectivos de vencer em Monção.

O rali disputa-se amanhã, sábado, em pisos de asfalto, ao longo de 6 classificativas numa prova com 170 quilómetros de extensão, dos quais, 70 contra o relógio num evento com inscritos em bom número e tradicionalmente uma boa afluência de público.

RESPOL EM DOSE TRIPLA PARA O RALI DE MONÇÃO

 Arranca este Sábado a sexta etapa do Campeonato OPEN de Ralis com a realização do Rali de Monção, prova realizada em piso de asfalto e que promete ser um grande espectáculo para os adeptos dos ralis nacionais.

André Marques e Hugo Magalhães regressam com o Peugeot 206 S1600 e têm como missão continuar o ataque aos lugares da frente na classificação geral do OPEN de Ralis. Conquistando pontos com regularidade, a dupla está no 5º posto da geral, em igualdade pontual com o quarto classificado e vai manter a toada de ataque para atingir os seus objectivos.

Num rali desconhecido para muitos, a maioria das equipas parte em igualdade de circunstâncias para esta prova e segundo o piloto, “vai ser muito importante não cometer erros e manter a concentração elevada. Os reconhecimentos correram bem e agora temos de traduzir em bom andamento o trabalho realizado. Queremos pontuar e não vamos poupar no andamento.”

Sérgio Vaz e Bino Santos regressam ao pelotão dos concorrentes do Desafio Modelstand e esperam recuperar ritmo em Monção depois de uma paragem algo longa. Ainda assim, não enjeitam que vão andar rápido, pois alinham nesta prova sem qualquer pressão de vencer, procurando recuperar sim, o ritmo competitivo com o pequeno carro francês.

Para Sérgio Vaz, “o rali é muito exigente, mas depois de reconhecermos fiquei com a sensação de que poderemos andar num bom nível pois gostei bastante do traçado. Apontamos para os cinco primeiros do troféu e creio ser um objectivo perfeitamente ao nosso alcance.“

Em Monção surge um terceiro carro na equipa, mais um Peugeot 206 Gti. Trata-se aqui de mais uma acção de angariação de fundos para a "AMA - Associação de Amigos do Autismo", em que o presidente da instituição Marco Reis volta a participar num rali, agora em Monção, sendo agora navegado por Nuno Carvalhosa dos Sheila's, um dos habituais grupos de adeptos que marcam presença em muitas das provas nacionais e que passa para o “outro lado” depois de se ter estreado como navegador no ano passado.

Esta participação é viabilizada pela Respol Racing Team, parceira da associação nesta época e aos restantes patrocinadores desta campanha, Solinca, Voicecom, Eticadata, Aginformática e Amazing Publicidade.

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