5 de janeiro de 2013
Kopecky faz dobradinha no Janner Rally 2013
Jan Kopecky inaugurou o novo Campeonato Europeu de Ralis com uma vitória
arrancada a ferros no Janner Rally. A prova austríaca, tradicionalmente
disputada sob condições particularmente difíceis, revelou-se
extremamente bem disputada ao longo dos 2 dias de competição tendo a
luta entre os dois primeiros classificados durado até à ultima
especial.
Kopecky, ao volante do habitual Skoda Fabia S2000, instalou-se desde
cedo na liderança e à entrada para a ultima etapa parecia ter o rali
controlado. No entanto, um furo quando faltavam 4 especiais para o final
fez o piloto checo perder bastante tempo caído para terceiro atrás de
Raimund Baumschlager e do novo líder, Bryan Boufier. Porem Kopecky não
baixou os braços e atacou as ultimas 3 classificativas recuperando no
ultimo troço a liderança e vencendo por apenas 0.5 segundos.
Bryan Boufier, incapaz de suster os ataques de Kopecky contentou-se com o
2º posto na frente do piloto local Raimund Baumschlager, 3º
classificado final.
O Checo Vaclav Pech, ao volante de um Mini JCW RRC ficou na 4ª posição e
Beppo Harrach, em Mitsubishi Lancer fechou o top 5 vencendo o Grupo N.
Entre os 2RM a vitória sorriu ao austríaco Hannes Danzinger, em Renault
Clio R3.
1º Jan Kopecky/Pavel Dresler – Skoda Fabia S2000 – 2h35m45,3s
2º Bryan Bouffier/Olivier Fournier – Peugeot 207 S2000 a 0,5s
3º Raimund Baumschlaer/Klaus Wicha – Skoda Fabia S2000 a 1m18,1s
4º Vaclav Pech/Petr Uhel – MINI JCW S2000 a 2m47s
5º Beppo Harrach/Leopold Welsersheimb – Mitsubishi Lancer Evo IX a 3m31,8s
6º Kajetan Kajetanowicz/Jaroslav Baran – Subaru Impreza Sti a 3m32,9s
7º François Delecour/Dominique Savignoni – Peugeot 207 S2000 a 5m21,2s
8º Jaroslav Orsak/David Smeidler – Mitsubishi Lancer Evo IX a 6mm33,7s
O Europeu de Ralis prossegue entre os dias 1 e 3 de Fevereiro com a
disputa do Rally Liepaja – Ventspils na Letónia, uma prova disputada em
pisos de neve.
(*fotos oficiais)Fonte: MSCFOTORALI - Miguel Castro
Kopecky lidera no final do 1º dia.
Kopecky é o lider do JannerRally no final da SS10, estando Bryan Bouffier a 20,2 segundos e na terceira posição Raimund Baumschlager com 38,9 do lider.
Raimund Baumschlager não teve um bom inicio de rali pois logo na SS1 fez a escolhe errada de 4 pneus de neve e ficou muito atrás na classificação, mas as seguintes classificativas deram para recuperar o tempo perdido e subir na classificação.
Francois Delecour não teve um dia nada facil devido há escolha de pneus e está assim na 5º posição da geral após a SS10 com 2:49,03 do lider.
Václav Pech no seu Mini JCW S2000 tambem não teve um dia nada facil, pois acabou por sair de estrada e perder algum tempo o que o deixou no 4ºlugar da geral a 2:24,7 de Kopecky.
Classificação após SS10:
Raimund Baumschlager não teve um bom inicio de rali pois logo na SS1 fez a escolhe errada de 4 pneus de neve e ficou muito atrás na classificação, mas as seguintes classificativas deram para recuperar o tempo perdido e subir na classificação.
Francois Delecour não teve um dia nada facil devido há escolha de pneus e está assim na 5º posição da geral após a SS10 com 2:49,03 do lider.
Václav Pech no seu Mini JCW S2000 tambem não teve um dia nada facil, pois acabou por sair de estrada e perder algum tempo o que o deixou no 4ºlugar da geral a 2:24,7 de Kopecky.
Classificação após SS10:
4 de janeiro de 2013
Valery Gorban e Oleksii Kikireshko no WRC2 com os MINI JCW S2000
A Prodrive lá vai conseguindo manter à tona o projecto MINI JCW. Se no que toca ao campeonato principal do WRC ainda não há certezas mas apenas muitos rumores sobre a participação com o MINI, a Prodrive assegurou a venda de 2 MINI JCW S2000 para a Ucrânia.
Os pilotos ucranianos Valery Gorban e Oleksii Kikireshko irão disputar o WRC2, começando a sua época na Suécia. O principal patrocinador é a Mentos, pelo que esta é uma equipa que promete muita frescura!
Além do novo campeonato que substitui o SWRC, Valery Gorban e Oleksii Kikireshko irão também disputar o campeonato nacional do seu país. Valery Gorban tem vindo a participar no PWRC, onde em 2012 ganhou na Acrópole e terminou o ano na terceira posição. Os MINI JCW S2000 terão todas as últimas evoluções disponibilizadas pela Prodrive e serão entregues no final deste mês de Janeiro.
Fonte: MotoresMagazine - José Bandeira
Os pilotos ucranianos Valery Gorban e Oleksii Kikireshko irão disputar o WRC2, começando a sua época na Suécia. O principal patrocinador é a Mentos, pelo que esta é uma equipa que promete muita frescura!
Além do novo campeonato que substitui o SWRC, Valery Gorban e Oleksii Kikireshko irão também disputar o campeonato nacional do seu país. Valery Gorban tem vindo a participar no PWRC, onde em 2012 ganhou na Acrópole e terminou o ano na terceira posição. Os MINI JCW S2000 terão todas as últimas evoluções disponibilizadas pela Prodrive e serão entregues no final deste mês de Janeiro.
Fonte: MotoresMagazine - José Bandeira
CAM Rali Festival – A 4ª edição é já no próximo dia 13.
Aproxima-se a passos largos, a segunda e última prova da recentemente criada 1ª Copa de Ralis de Inverno, o 4º CAM Rali Festival.
Recordando a 3ª edição, que ganhou vida em 16 de Dezembro, fica a memória de um número expressivo de participantes, 150 inscritos, a presença massiva de pilotos da vizinha Espanha, com muitos Galegos presentes, a terceira vitória em outras tantas presenças de Sérgio Vallejo e por fim a chuva que esteve presente quase transformando o circuito bracarense num ”mar” de corridas.
Na quarta edição espera-se a repetição de alguns dos pontos que foram destaque da anterior edição. No entanto, o factor climatérico poderá ser diferente, criando então a possibilidade de um maior número de espectadores poderem assistir a um espectáculo que já se tornou referência no panorama desportivo ibérico, tal a quantidade de destaques que a imprensa galega deu a esta prova. Este relevo deve-se à variedade de carros presentes em competição, desde WRC’s, GT’s e clássicos, muito difícil de ver todos a correr em uma só prova, a acessibilidade económica e por fim a facilidade logística já que toda a prova se desenvolve no mesmo complexo, isto é, sem os quilómetros de ligações e os custos que isso ocasiona num rali normal.
A aposta está lançada, e parece que bem encaminhada, num novo tipo de competição. Os ralis de custos controlados e espectáculo garantido. Falta é aparecer alguém determinado a bater Vallejo e o seu bem preparado Porsche. Dia 13 de Janeiro aceitam-se apostas.
Fonte: MotoresMagazine - José Bandeira
Recordando a 3ª edição, que ganhou vida em 16 de Dezembro, fica a memória de um número expressivo de participantes, 150 inscritos, a presença massiva de pilotos da vizinha Espanha, com muitos Galegos presentes, a terceira vitória em outras tantas presenças de Sérgio Vallejo e por fim a chuva que esteve presente quase transformando o circuito bracarense num ”mar” de corridas.
Na quarta edição espera-se a repetição de alguns dos pontos que foram destaque da anterior edição. No entanto, o factor climatérico poderá ser diferente, criando então a possibilidade de um maior número de espectadores poderem assistir a um espectáculo que já se tornou referência no panorama desportivo ibérico, tal a quantidade de destaques que a imprensa galega deu a esta prova. Este relevo deve-se à variedade de carros presentes em competição, desde WRC’s, GT’s e clássicos, muito difícil de ver todos a correr em uma só prova, a acessibilidade económica e por fim a facilidade logística já que toda a prova se desenvolve no mesmo complexo, isto é, sem os quilómetros de ligações e os custos que isso ocasiona num rali normal.
A aposta está lançada, e parece que bem encaminhada, num novo tipo de competição. Os ralis de custos controlados e espectáculo garantido. Falta é aparecer alguém determinado a bater Vallejo e o seu bem preparado Porsche. Dia 13 de Janeiro aceitam-se apostas.
Fonte: MotoresMagazine - José Bandeira
3 de janeiro de 2013
Kopecky o mais rapido no Shakedown.
Disputado em piso húmido e com apenas 1,99km de extensão, o Shakedown
do Janner Rally deu o tempo mais rápido a Jan Kopecky, seguido por
François Delecour e Beppo Harrach. Bryan Bouffier foi apenas o sétimo
mais rápido.
Tempos do Shakedown
1 Jan Kopecký (CZE)/Pavel Dresler (CZE) ŠKODA Fabia S2000 1m11.3s
2 François Delecour (FRA)/Dominique Savignoni (FRA) Peugeot 207 S2000 +1.2s
3 Beppo Harrach (AUT)/Leopold Welserscheimb (AUT) Mitsubishi Lancer Evolution IX R4 +1.7s
4 Pavel Valoušek (CZE)/Lukáš Kostka (CZE) Peugeot 207 S2000 +2.2s
5 Michal Sołowow (POL/Maciej Baran (POL) Peugeot 207 S2000 +2.8s
6 Václav Pech (CZE)/Petr Uhel (CZE) MINI John Cooper Works S2000 +3.1s
7 Bryan Bouffier (FRA)/Olivier Fournier (FRA) Peugeot 207 S2000 +3.4s
8 Raimund Baumschlager (AUT)/Klaus Wicha (GER) ŠKODA Fabia S2000 +3.9s
= Jan Černý (CZE)/Pavel Kohout (CZE) ŠKODA Fabia S2000 +3.9s
10 Martin Fischerlehner (AUT)/Tobias Unterweger (AUT) Mitsubishi Lancer Evolution IX +4.6s
Fonte: Motores Magazine by José Bandeira.
Tempos do Shakedown
1 Jan Kopecký (CZE)/Pavel Dresler (CZE) ŠKODA Fabia S2000 1m11.3s
2 François Delecour (FRA)/Dominique Savignoni (FRA) Peugeot 207 S2000 +1.2s
3 Beppo Harrach (AUT)/Leopold Welserscheimb (AUT) Mitsubishi Lancer Evolution IX R4 +1.7s
4 Pavel Valoušek (CZE)/Lukáš Kostka (CZE) Peugeot 207 S2000 +2.2s
5 Michal Sołowow (POL/Maciej Baran (POL) Peugeot 207 S2000 +2.8s
6 Václav Pech (CZE)/Petr Uhel (CZE) MINI John Cooper Works S2000 +3.1s
7 Bryan Bouffier (FRA)/Olivier Fournier (FRA) Peugeot 207 S2000 +3.4s
8 Raimund Baumschlager (AUT)/Klaus Wicha (GER) ŠKODA Fabia S2000 +3.9s
= Jan Černý (CZE)/Pavel Kohout (CZE) ŠKODA Fabia S2000 +3.9s
10 Martin Fischerlehner (AUT)/Tobias Unterweger (AUT) Mitsubishi Lancer Evolution IX +4.6s
Fonte: Motores Magazine by José Bandeira.
Montelongo com novo figurino.
Nos últimos anos o Rali de Montelongo em Fafe foi a prova de abertura do
Open de Ralis porém este ano essa situação não se vai repetir pois com
as novas regras, o Demoporto preferiu utilizar para esse efeito o Rali
Serras de Fafe, que será também a prova de abertura do CPR.
Calendário do Campeonato Inter-Municípios Norte 2013:
-4º CAM Rali Festival - 12/13 Janeiro
-Rali Montelongo - 27 Janeiro
-Rali Coração do Ouro*
-Rali GAS*
-Rali Sprint de Abadim/Cabeceiras de Basto*
-Rali Sprint de Famalicão*
-Rali Cidade de Fafe*
-Rali Sprint de Serafão*
*Brevemente datas
Fonte:Rallymania.
Quanto ao Rali de Montelongo, o Demoporto em conjunto com o Team Baia
vão organizar uma espécie de "ralisprint", com um total de 4 passagens
pelo troço de Montim. A prova tem data marcada para o dia 27 de Janeiro e
será a segunda prova do Campeonato Inter-Municípios Norte 2013.
Calendário do Campeonato Inter-Municípios Norte 2013:
-Rali Montelongo - 27 Janeiro
-Rali Coração do Ouro*
-Rali GAS*
-Rali Sprint de Abadim/Cabeceiras de Basto*
-Rali Sprint de Famalicão*
-Rali Cidade de Fafe*
-Rali Sprint de Serafão*
*Brevemente datas
Fonte:Rallymania.
2 de janeiro de 2013
Conhecer Pedro Fins.
Pedro Fins é natural de Braga e reside em Viana do Castelo onde teve início o seu percurso no automobilismo de competição. Rapidamente singrou na sua primeira época de karting, em 1999, participando em diferentes provas organizadas no Kartódromo de Viana do Castelo, vencendo a sua categoria e a Taça de Portugal, e obtendo ainda alguns bons resultados nas provas do Campeonato da Europa e do Mundo.
Perfil do Piloto:
Nome: Pedro Ângelo Barbosa Sampaio Fins
Data de Nascimento: 28-Mar-1977
Natural de: Braga
Residência actual: Viana do castelo
Estado Civil:Casádo
Altura: 1,71
Peso: 63Kg
Profissão: Farmacêutico
Piloto preferido: Marcus Gronhölm (Ralis) e Michael Schumacher (F1)
Circuito preferido: Jarama (Madrid)
Rali preferido: Rali do Futebol Clube do Porto
Clube de Futebol: Futebol Clube do Porto
Prato preferido: Rosbife
Bebida preferida: Coca-Cola
Um Livro: Equador
Uma Viagem: Australia
Carro de Sonho: Porshe 911 GT2
Melhor recordação: Primeira vitória nos automovéis (Estoril 2002/Hyundai 1.5 GT)
Palmarés:
2012- Campeonato Open de Ralis (Desafio Modelstand: 3º Clssificado Geral)
2010 - Nacional de Velocidade Clássicos - Lotus Elan 26 R
1º classif. Cat. 1 / H71 (5º geral)
1º taça de Portugal Cat. 1 / H71 (6º geral)
1º troféu 1600cc
2010 - Ford Transit Trophy (vice-campeão)
2009 - Nacional de Velocidade Clássicos - Lotus Elan 26 R
2º classif. Cat. 1 / H71 (4º geral)
2º taça de Portugal Cat. 1 / H71 (5º geral)
1º troféu 1600cc
2008 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (8º classif. - 2º F3 - 1 pódio)
2007 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (5º classif.)
2006 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (6º classif.)
2005 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (11º classif. - 1 pódio)
2004 - Honda BPI Cup (4º classif. - 1 vitória - 3 pódios)
2004 - Citroën C2 Challenge (3 provas)
2003 - Honda BPI Cup Promoção (8º classif.)
2003 - Open de Velocidade (Alfa Romeo 145) (10º classif.)
2003 - Taça Toyota T-Sport / CNV (1 prova)
2003 - Karting - Taça de Portugal / Troféu Norte (Rotax 125) (4º classif.)
2002 - Honda BPI Cup Promoção (13º classif.)
2002 - Troféu Enduransport / Hyundai Accent (4º classif.)
2001 - Troféu Enduransport / Hyundai Accent (6º classif.)
2001 - Karting (Rotax 125) (1º classif.)
2000 - Fórmula V (Inglaterra) (6º classif.)
2000 - Karting (Rotax 125) (2º classif.)
1999 - Karting (Rotax 125) (6º classif.)
Perfil do Piloto:
Nome: Pedro Ângelo Barbosa Sampaio Fins
Data de Nascimento: 28-Mar-1977
Natural de: Braga
Residência actual: Viana do castelo
Estado Civil:Casádo
Altura: 1,71
Peso: 63Kg
Profissão: Farmacêutico
Piloto preferido: Marcus Gronhölm (Ralis) e Michael Schumacher (F1)
Circuito preferido: Jarama (Madrid)
Rali preferido: Rali do Futebol Clube do Porto
Clube de Futebol: Futebol Clube do Porto
Prato preferido: Rosbife
Bebida preferida: Coca-Cola
Um Livro: Equador
Uma Viagem: Australia
Carro de Sonho: Porshe 911 GT2
Melhor recordação: Primeira vitória nos automovéis (Estoril 2002/Hyundai 1.5 GT)
Palmarés:
2012- Campeonato Open de Ralis (Desafio Modelstand: 3º Clssificado Geral)
2010 - Nacional de Velocidade Clássicos - Lotus Elan 26 R
1º classif. Cat. 1 / H71 (5º geral)
1º taça de Portugal Cat. 1 / H71 (6º geral)
1º troféu 1600cc
2010 - Ford Transit Trophy (vice-campeão)
2009 - Nacional de Velocidade Clássicos - Lotus Elan 26 R
2º classif. Cat. 1 / H71 (4º geral)
2º taça de Portugal Cat. 1 / H71 (5º geral)
1º troféu 1600cc
2008 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (8º classif. - 2º F3 - 1 pódio)
2007 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (5º classif.)
2006 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (6º classif.)
2005 - Nacional de Ralis - Citroën C2 Challenge (11º classif. - 1 pódio)
2004 - Honda BPI Cup (4º classif. - 1 vitória - 3 pódios)
2004 - Citroën C2 Challenge (3 provas)
2003 - Honda BPI Cup Promoção (8º classif.)
2003 - Open de Velocidade (Alfa Romeo 145) (10º classif.)
2003 - Taça Toyota T-Sport / CNV (1 prova)
2003 - Karting - Taça de Portugal / Troféu Norte (Rotax 125) (4º classif.)
2002 - Honda BPI Cup Promoção (13º classif.)
2002 - Troféu Enduransport / Hyundai Accent (4º classif.)
2001 - Troféu Enduransport / Hyundai Accent (6º classif.)
2001 - Karting (Rotax 125) (1º classif.)
2000 - Fórmula V (Inglaterra) (6º classif.)
2000 - Karting (Rotax 125) (2º classif.)
1999 - Karting (Rotax 125) (6º classif.)
World Rally Ranking 2012
Sebastien Loeb é sem dúvida o número 1 dos pilotos dos ralis internacionais, como confirma o 2012 World Rally Ranking WRR (World Rally Ranking), promovido pelo IRDA (International Rally Drivers Association), o primeiro lugar é sempre ocupado pelo piloto francês, em segundo coloca o finlandês Mikko Hirvonen, e o pódio é fechado por Norvegian Andreas Mikkelsen. Estes três pilotos são seguidos por 1.026 pilotos de ralis dos 5 continentes e 79 países do mundo, após a realização de todas as provas internacionais inscritas no calendário da FIA de 2012, que marcaram os resultados necessários para entrar no Ranking Mundial de Ralis. Esta é a posição final da classificação IRDA para as primeiras 15 posições:
Posição / Nome / Nacionalidade /Pontos
1 Sebastien Loeb França 6505
2 Mikko Hirvonen Finlândia 6225
3 Andreas Mikkelsen Noruega 5868
4 Mads Ostberg Noruega 5250
5 Petter Solberg Noruega 4815
6 Jari-Matti Latvala Finlândia 4725
7 Juho Hanninen Finlândia 4236
8 Jan Kopecky Rep. Checa 4070
9 Thierry Neuville Bélgica 3990
10 Evgeny Novikov Rússia 3840
11 Martin Prokop Rep. Checa 3600
12 Nasser Al Attiyah Qatar 3498
13 Sebastien Ogier França 3480
14 Chris Atkinson Austrália 3325
15 Sepp Wiegand Alemanha 2996
Daniel Elena é o número 1 dos navegadores dos ralis internacionais, o primeiro lugar é sempre ocupado pelo navegador francês, em segundo lugar, o finlandês Jarmo Lehtinen, o pódio é fechado por Floene Ola Norvegian. Estes três navegadores são seguidos por mais 1056 colegas de profissão dos 5 continentes e 82 países do mundo, após a realização de todas as provas internacionais inscritas no calendário da FIA de 2012, e que marcaram os resultados necessários para entrar no Ranking Mundial de Rally. Esta é a posição final da classificação IRDA para as primeiras 15 posições:
Posição/ Nome/ Nacionalidade / Pontos
1 Daniel Elena Mónaco 6505
2 Jarmo Lehtinen Finlândia 6225
3 Ola Floene Noruega 5868
4 Jonas Andersson Suécia 5250
5 Christopher Patterson Grã-Bretanha 4815
6 Miikka Anttila Finlândia 4725
7 Mikko Markkula Finlândia 4236
8 Pavel Dresler Rep. Checa 4070
9 Nicolas Gilsoul Bélgica 3990
10 Zdenek Hruza Rep. Checa 3654
11 Giovanni Bernacchini Itália 3498
12 Julien Ingrassia França 3480
13 Ilka Minor-Petrasko Áustria 3139
14 Timo Gottschalk Alemanha 2996
15 Kuldar Sikk Estónia 2985
Para ver todas as posições do ranking, pilotos, navegadores, fabricantes, modelos de carros e nações, por favor, visite o site www.worldrallyranking.com e insira o seu endereço de e-mail no formulário. Você receberá imediatamente a senha para ter acesso a todos os dados e ás posições do ranking.
Fonte:Conta Rotações
Posição / Nome / Nacionalidade /Pontos
1 Sebastien Loeb França 6505
2 Mikko Hirvonen Finlândia 6225
3 Andreas Mikkelsen Noruega 5868
4 Mads Ostberg Noruega 5250
5 Petter Solberg Noruega 4815
6 Jari-Matti Latvala Finlândia 4725
7 Juho Hanninen Finlândia 4236
8 Jan Kopecky Rep. Checa 4070
9 Thierry Neuville Bélgica 3990
10 Evgeny Novikov Rússia 3840
11 Martin Prokop Rep. Checa 3600
12 Nasser Al Attiyah Qatar 3498
13 Sebastien Ogier França 3480
14 Chris Atkinson Austrália 3325
15 Sepp Wiegand Alemanha 2996
Daniel Elena é o número 1 dos navegadores dos ralis internacionais, o primeiro lugar é sempre ocupado pelo navegador francês, em segundo lugar, o finlandês Jarmo Lehtinen, o pódio é fechado por Floene Ola Norvegian. Estes três navegadores são seguidos por mais 1056 colegas de profissão dos 5 continentes e 82 países do mundo, após a realização de todas as provas internacionais inscritas no calendário da FIA de 2012, e que marcaram os resultados necessários para entrar no Ranking Mundial de Rally. Esta é a posição final da classificação IRDA para as primeiras 15 posições:
Posição/ Nome/ Nacionalidade / Pontos
1 Daniel Elena Mónaco 6505
2 Jarmo Lehtinen Finlândia 6225
3 Ola Floene Noruega 5868
4 Jonas Andersson Suécia 5250
5 Christopher Patterson Grã-Bretanha 4815
6 Miikka Anttila Finlândia 4725
7 Mikko Markkula Finlândia 4236
8 Pavel Dresler Rep. Checa 4070
9 Nicolas Gilsoul Bélgica 3990
10 Zdenek Hruza Rep. Checa 3654
11 Giovanni Bernacchini Itália 3498
12 Julien Ingrassia França 3480
13 Ilka Minor-Petrasko Áustria 3139
14 Timo Gottschalk Alemanha 2996
15 Kuldar Sikk Estónia 2985
Para ver todas as posições do ranking, pilotos, navegadores, fabricantes, modelos de carros e nações, por favor, visite o site www.worldrallyranking.com e insira o seu endereço de e-mail no formulário. Você receberá imediatamente a senha para ter acesso a todos os dados e ás posições do ranking.
Fonte:Conta Rotações
Campeonato dos Açores com novidades.
Finalmente a FPAK divulgou o regulamento definido do Campeonato dos Açores de Ralis, que encerra em si algumas novidades face ao passado.
Para além do campeonato absoluto no CAR 2013, serão disputados os CAR 4RM e o CAR 2RM, como também foram criadas uma série de outras taças, onde sobressai a Taça 1300, Taça Veteranos e as Taças VSH 4RM e VHS 2RM.
Num campeonato de 7 provas, que terá início em Abril com o Sata Rali Açores, em cada prova do CAR serão apenas permitidos 8 pneus (excepto no Sata e nas provas de asfalto) e é obrigatório o uso de gasolina comercial (excepto o Sata).
Também no CAR haverá uma Power Stage em cada prova num troço determinado, com os três melhores tempos a receberem 3, 2 e 1 pontos.
A classificação do CAR incluirá apenas as seis melhores pontuações nas sete provas que integram o calendário.
Fonte:Ralisonline
Carlos Tavares de Alpine Renault no Rali de Monte Carlo Histórico.
Copenhaga, Glasgow, Barcelona, Reims e Monte-Carlo (Varsóvia foi cancelada) são as cidades donde vai partir a prova, como sucedia no prova do WRC do passado. Este ano, o evento recebe concorrentes de 29 nacionalidades sendo a Austrália, Japão, Canadá, Israel, EUA e Egito as mais distantes e menos habituais. Para além de Carlos Tavares e ao contrário de muitas provas do passado, não há mais portugueses na lista.
A Renault comemora ali o 40 º aniversário da vitória da Alpine, mas também a tripla no pódio do monte de 1973. Por isso são cinco os Renault Alpine presentes na clássica monegasca: Jean Ragnotti - Francis Mercier (Alpine A110 1800), Alain Serpaggi - Jean-Pierre Prevost (Alpine A110 – 1300), Carlos Tavares - Jean Pascal Dauce (Alpine A110 – 1300), Jean Vinatier - Jean-François Jacob (Alpine - A110 – 1300 e o os vencedores da edição de 1973, Jean-Claude Andruet - "Biche" (Aline A110 - 1600S). O monegasco Daniel Elena estará também presente, ao lado de Olivier Campana (Peugeot 104 ZS).
1 de janeiro de 2013
Madeira: Tentativa para legalizar viaturas.
De acordo com a imprensa madeirense da pretérita semana, a Associação
Madeirense de Automobilismo e Karting (AMAK) decidiu avançar com
conversações com a Assembleia Legislativa da Madeira, após não ter
conseguido reunir o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e
Karting (FPAK) que pretendia para este dossier.
Em Janeiro do próximo ano, de acordo com a RTP Madeira, será apresentado um diploma inspirado nos modelos espanhol e francês, para que seja possível regularizar os carros de competição com matricula portuguesa. As viaturas poderão ser inspeccionadas, ter seguro e circular legalmente na via pública, como pretende a AMAK.
Recorde-se que depois da vontade dos madeirense expressa à FPAK para que em 2013 o território insular pudesse ter um único campeonato de ralis aberto a VSH e veículos homologados, e do órgão federativo ter aceite, foi tempo de "meter mãos à obra" e colocar em cima da mesa a proposta de regulamento, proposta essa que foi aceite e o campeonato aberto a todos os carros será uma realidade já em 2013.
Em Janeiro do próximo ano, de acordo com a RTP Madeira, será apresentado um diploma inspirado nos modelos espanhol e francês, para que seja possível regularizar os carros de competição com matricula portuguesa. As viaturas poderão ser inspeccionadas, ter seguro e circular legalmente na via pública, como pretende a AMAK.
Recorde-se que depois da vontade dos madeirense expressa à FPAK para que em 2013 o território insular pudesse ter um único campeonato de ralis aberto a VSH e veículos homologados, e do órgão federativo ter aceite, foi tempo de "meter mãos à obra" e colocar em cima da mesa a proposta de regulamento, proposta essa que foi aceite e o campeonato aberto a todos os carros será uma realidade já em 2013.
Prodrive falha Rali Monte-Carlo
A Prodrive adiantou na semana passada que não irá colocar nenhum MINI
JCW WRC na primeira prova do Campeonato do Mundo de Ralis, ou seja, o
Rali de Monte Carlo.
Apesar da lista de inscritos oficial ainda não ter sido divulgada,
correm rumores que poderá ter apenas 18 carros, o que será com certeza
um desastre. Também ao que foi possível apurar, a Prodrive é uma das
ausências mais notadas, tudo indicando que a situação tenha a ver com as
dificuldades económicas da equipa. Outra das causas foi, que sem um
piloto pagante, a Prodrive decidiu optar por não colocar o seu MINI no
Rali de Monte Carlo, numa prova onde admitiam que podia lutar até pela
vitória. Recorde-se que o ano passado, Dani Sordo foi segundo
classificado atrás de Sébastien Loeb. Finalizando, a Prodrive já
anunciou estar a trabalhar para ter um carro à partida do Rali da
Suécia, onde espera agora iniciar o seu programa no WRC.
Hyundai testou na Alemanha.
Para mostrar que o projecto Hyundai i20 WRC está em boa fase de
desenvolvimento, técnicos da marca coreana convidaram um grupo de
jornalistas para assistirem a uma sessão de testes e ao mesmo tempo
sentirem com já reage o i20 WRC.
Ao piloto coreano Kwang Il-Song coube a tarefa de levar os jornalistas
convidados, um, a um, na baquet direita do Hyundai i20 WRC, mostrando
assim, as capacidades dinâmicas do novo World Rally Car asiático.
O teste decorreu ao longo de dois dias, no asfalto da pista do
Allgemeiner Deutscher Automobil-Clubnums (ADAC), na qual se encontravam
grandes poças de "papa" de neve. Esta pista do ADAC está localizada nas
proximidades de Frankfurt, Alemanha, país onde a nova estrutura que
chega ao WRC no inicio de 2014 ficará sediada.
A Hyundai pensa revelar detalhes mais concretos sobre este projecto
durante o Salão de Genebra 2013 que se realiza entre o dia 7 e o dia 17
de Março de 2013.
Mads Østberg o melhor privado.
Mads Ostberg foi o melhor piloto privado em 2012 no WRC (Word Rally
Championship), fruto de excelentes prestações com a equipa Adapta World
Rally Team, onde se incluiu a sua vitória no Vodafone Rali de Portugal
em Abril, tendo totalizado pontos em todas as provas que participou a
bordo do Ford Fiesta RS WRC.
Este jovem piloto norueguês "voou" para o quarto lugar final no Rali da
Sardenha juntamente com o seu co-piloto Jonas Andersson. Só por uma vez
esta temporada é que Ostberg não foi o melhor da marca Ford, dado que
Mikko Hirvonen (Citroën) foi o vencedor, seguido de Evgeny Novikov e de
Ott Tänak, ambos em Ford.
M-Sport aprovada no WRC em 2013.
Já correm rumores que a M-Sport foi aceite como construtor no Mundial de Marcas do WRC, apesar da FIA ainda não ter confirmado.
Por sua vez, a equipa aparece na excelente lista de inscritos do Rali de Monte Carlo de 2013, como "Manufacturer Team" e não como equipa do "WRC Team''.
Ainda não são conhecidos os argumentos que permitiram à M. Wilson
convencer a FIA de que a sua equipa iria ser considerada como
construtor, mesmo sem ter o nome da Ford oficialmente na designação da
formação. Condição que todos nós sabemos ser essencial. Depois,
como já era de esperar, não houve surpresas nos registos das equipas
oficiais, com a Citroën Total Abu Dhabi e a Volkswagem Motorsport a
confirmarem as respectivas equipas.
2013 será diferente!
Em 2012 estivemos em de 48 provas, 8 eventos e 6 testes. Não foi um ano fácil para nós, mas em 2013 muito vai mudar, principalmente o nosso Blogue, mais notícias Nacionais e Internacionais, Sondagens, Entrevistas, divulgação de palmarés de pilotos, entre outras novidades.
Como já repararam o nosso Blogue tem um novo visual, mudou o ano e nós também mudámos, foram adquiridos novos equipamentos e juntaram-se novos membros.
PRF RACING TEAM ENTROU BEM EM 2013
Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro já tomaram o pulso à prova
A equipa de Leiria entrou em 2013 com o pé direito. Mais outra etapa bastante positiva coloca o PRF Racing Team com excelentes perspectivas para o Sonangol África Eco Race. No primeiro dia do ano Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro levaram a Nissan Navara Off Road ao 5º lugar da classificação geral, a menos de dois minutos do pódio. Um dia tranquilo!
“Foi uma etapa marcada pela presença constante de muita pedra na pista. Para não estragar material e evitar problemas mecânicos, pensámos sempre em gerir o nosso andamento. As coisas voltaram a correr bem, acabando por ter um dia tranquilo e sem problemas. Correu todo como estava previsto. Para a etapa de amanhã vamos adoptar um comportamento idêntico, antes da chegada a Daklha para um merecido dia de descanso”, afirmou Paulo Rui Ferreira.
E se tudo se passou com bastante tranquilidade e naturalidade na condução, também a navegação se mostrou bastante acessível.
“Foi tudo fácil e correu tudo certinho. Tivemos apenas de ter alguma atenção devido à existência de muitas pistas paralelas. Neste momento vou preparar com muito cuidado a etapa de amanhã”, afirmou, tranquilamente, Jorge Monteiro.
De Gwirat Larjam até Daklha vão ser quase setecentos quilómetros. A especial começa bem perto do local da partida, para se efectuarem 332 km em competição. Depois, será uma longa ligação de 353 km até que a caravana alcance o controlo de chegada para depois gozar um merecido dia de descanso.
Encaixados entre os camiões de Shibalov e de Elisabete Jacinto, Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro estão no 6º lugar entre os automóveis e na 7ª posição da classificação geral conjunta. Um resultado fabuloso para a equipa de Leiria, que já conseguiu tomar o pulso à prova.
Michel Nandan assume a Hyundai agora em Janeiro.
Hyundai guia seu projeto para um dos mais conhecidos chefes de equipe no
Mundial de Rallys. A marca coreana tem procurado para o seu projeto e a
construção do WRC i20 um chefe de equipe, com isso eles chegaram ao
nome de Michel Nandan para guia-los no campeonato.
A data de 2014 é ainda a meta para os coreanos, com um carro construído de raiz e totalmente competitivo. Este contará com Michel Nandan, experiente engenheiro que trabalhou no Peugeot 206 WRC, no 307 WRC e Suzuki SX4.
Este engenheiro experiente começou sua carreira com 54 anos no mundial com a equipe da Toyota com o modelo Cellica e posteriormente o Corolla. Em seguida, ele foi para a Peugeot, onde ele era um dos chefes do desenvolvimento do competitivo 206 WRC e o não tão bem sucedido 307 WRC. Mais tarde, a Suzuki assinou-o como projetista do SX4 WRC. E agora, a outra marca asiática como a Hyundai fez os seus serviços com o objetivo de tornar o novo i20 WRC em uma arma vencedora. Segundo informações os novo chefe de equipe já tem a aprovação do vice-presidente da Hyundai Motors, Chung Eui dom, cujo contrato pode ser anunciado oficialmente no próximo mês de janeiro.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico, por opção do seu autor.
Cristian Pereira - Autosport Brasil
A data de 2014 é ainda a meta para os coreanos, com um carro construído de raiz e totalmente competitivo. Este contará com Michel Nandan, experiente engenheiro que trabalhou no Peugeot 206 WRC, no 307 WRC e Suzuki SX4.
Este engenheiro experiente começou sua carreira com 54 anos no mundial com a equipe da Toyota com o modelo Cellica e posteriormente o Corolla. Em seguida, ele foi para a Peugeot, onde ele era um dos chefes do desenvolvimento do competitivo 206 WRC e o não tão bem sucedido 307 WRC. Mais tarde, a Suzuki assinou-o como projetista do SX4 WRC. E agora, a outra marca asiática como a Hyundai fez os seus serviços com o objetivo de tornar o novo i20 WRC em uma arma vencedora. Segundo informações os novo chefe de equipe já tem a aprovação do vice-presidente da Hyundai Motors, Chung Eui dom, cujo contrato pode ser anunciado oficialmente no próximo mês de janeiro.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico, por opção do seu autor.
Cristian Pereira - Autosport Brasil
Delecour confirma 10 provas no Europeu
François Delecour aguardava por luz verde para confirmar o seu projecto
para 2013, que irá contemplar pelo menos dez provas no Campeonato
Europeu de Ralis.
Em entrevista ao Autosport, o veterano francês adiantou que espera: " fazer dez provas este ano, é o que está previsto, para além do campeonato romeno, pelo que vai ser definitivamente um ano ocupado."
"Sinto-me muito mais preparado do que na temporada passada, porque tenho competido regularmente e tenho um projecto com um carro devidamente desenvolvido, com a possibilidade de o testar também."
"Isso faz realmente a diferença. É algo parecido com aquilo que encontramos num projecto de uma equipa de fábrica, logo estou muito, muito contente."
O Janner Rallye arranca no próximo final de semana na Áustria, abrindo as hostilidades do Campeonato Europeu. Delecour teve ontem oportunidade de testar com a Kronos, que lhe irá preparar o 207 Super 2000.
Fonte:Rallymania
Em entrevista ao Autosport, o veterano francês adiantou que espera: " fazer dez provas este ano, é o que está previsto, para além do campeonato romeno, pelo que vai ser definitivamente um ano ocupado."
"Sinto-me muito mais preparado do que na temporada passada, porque tenho competido regularmente e tenho um projecto com um carro devidamente desenvolvido, com a possibilidade de o testar também."
"Isso faz realmente a diferença. É algo parecido com aquilo que encontramos num projecto de uma equipa de fábrica, logo estou muito, muito contente."
O Janner Rallye arranca no próximo final de semana na Áustria, abrindo as hostilidades do Campeonato Europeu. Delecour teve ontem oportunidade de testar com a Kronos, que lhe irá preparar o 207 Super 2000.
Fonte:Rallymania
31 de dezembro de 2012
EXCELENTE ETAPA PARA A EQUIPA PORTUGUESA DE LEIRIA.
4º LUGAR PARA PAULO RUI FERREIRA E JORGE MONTEIRO ENTRE OS AUTOMÓVEIS
Apesar de ter sido um dia muito duro e desgastante, o PRF Racing Team obteve um excelente resultado ao longo dos 432 km de hoje, percorridos entre Tagounite e Oued Draa. Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro alcançaram um excelente 4º lugar entre os automóveis e o 5º na classificação conjunta, tendo sido batidos pelo camião do russo Shibalov por escassos minutos. Ficando mesmo à beira do pódio entre os automóveis, a Nissan Navara Off Road dos portugueses apenas foi batida por Schlesser que voltou a ganhar a etapa, e pelos Toyota de Pelichet e Loomans.
Com este fantástico resultado, a dupla de Leiria sobe ao 5º lugar entre os automóveis e à 7ª posição da classificação geral conjunta. Pode afirmar-se que foi um dia em cheio!
“Correu tudo muito bem, apesar de ter sido um dia muito duro e demasiado longo. Depois de termos ultrapassado as dunas e areias do Erg Chegaga, surgiram os maus pisos com valas, buracos e muita pedra solta. O pó foi outro dos grandes problemas do dia, mas lá conseguimos ultrapassar mais este desafio com um resultado que considero positivo.
Vamos fazer a passagem de ano no acampamento com toda a caravana, preparando já a etapa de amanhã que também se prevê bastante desgastante. Eu, o Jorge e a Nissan Navara, estamos em perfeitas condições para fazer frente a mais uma etapa”, afirmou, entusiasmado, Paulo Rui Ferreira.
Apesar do mau piso ter marcado a etapa de hoje, a navegação não causou problemas à formação de Leiria. Jorge Monteiro já está a preparar a etapa de amanhã.
“Até agora a navegação tem sido uma boa surpresa. O road book tem batido sempre certo, e estou a entender-me bem, sem ter qualquer tipo de percalços. Já estou a preparar a próxima etapa, que espero continue a correr tão bem como até aqui”, disse Jorge Monteiro.
Depois de uma passagem de ano no acampamento, na companhia de um céu que se espera estrelado, a caravana irá percorrer no primeiro dia de 2013 mais 451 km, dos quais 343 disputados ao cronómetro. Entre Oued Draa e Gwirad Larjam esperam-se mais surpresas no traçado, confiando que sejam positivas para Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro e para toda a estrutura do PRF Racing Team.
Apesar de ter sido um dia muito duro e desgastante, o PRF Racing Team obteve um excelente resultado ao longo dos 432 km de hoje, percorridos entre Tagounite e Oued Draa. Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro alcançaram um excelente 4º lugar entre os automóveis e o 5º na classificação conjunta, tendo sido batidos pelo camião do russo Shibalov por escassos minutos. Ficando mesmo à beira do pódio entre os automóveis, a Nissan Navara Off Road dos portugueses apenas foi batida por Schlesser que voltou a ganhar a etapa, e pelos Toyota de Pelichet e Loomans.
Com este fantástico resultado, a dupla de Leiria sobe ao 5º lugar entre os automóveis e à 7ª posição da classificação geral conjunta. Pode afirmar-se que foi um dia em cheio!
“Correu tudo muito bem, apesar de ter sido um dia muito duro e demasiado longo. Depois de termos ultrapassado as dunas e areias do Erg Chegaga, surgiram os maus pisos com valas, buracos e muita pedra solta. O pó foi outro dos grandes problemas do dia, mas lá conseguimos ultrapassar mais este desafio com um resultado que considero positivo.
Vamos fazer a passagem de ano no acampamento com toda a caravana, preparando já a etapa de amanhã que também se prevê bastante desgastante. Eu, o Jorge e a Nissan Navara, estamos em perfeitas condições para fazer frente a mais uma etapa”, afirmou, entusiasmado, Paulo Rui Ferreira.
Apesar do mau piso ter marcado a etapa de hoje, a navegação não causou problemas à formação de Leiria. Jorge Monteiro já está a preparar a etapa de amanhã.
“Até agora a navegação tem sido uma boa surpresa. O road book tem batido sempre certo, e estou a entender-me bem, sem ter qualquer tipo de percalços. Já estou a preparar a próxima etapa, que espero continue a correr tão bem como até aqui”, disse Jorge Monteiro.
Depois de uma passagem de ano no acampamento, na companhia de um céu que se espera estrelado, a caravana irá percorrer no primeiro dia de 2013 mais 451 km, dos quais 343 disputados ao cronómetro. Entre Oued Draa e Gwirad Larjam esperam-se mais surpresas no traçado, confiando que sejam positivas para Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro e para toda a estrutura do PRF Racing Team.
Sobre Jari-Matti Latvala.
Latvala começou a dirigir com oito anos, após receber um Ford Escort de seu pai Jari Latvala, também piloto de rali e campeão finlândes do Grupo N em 1994.
Aos dez anos, Latvala começou a praticar com um Opel Ascona em um lago congelado.
O primeiro rali mundial de Latvala foi o Rali da Grã-Bretanha de 2002 aos 17 anos. Ele completou a prova na 17ª colocação com um Mitsubish Lancer Evolution VI.
Em 2003, Latvala competiu em quatro eventos WRC com um Ford Focus WRC, terminando em décimo no Rali da Acrópole, 17º no Rali da Alemanha, 14º no Rali da Finlândia e décimo no Rali da Grã-Bretanha.
Vitórias no WRC
Aos dez anos, Latvala começou a praticar com um Opel Ascona em um lago congelado.
O primeiro rali mundial de Latvala foi o Rali da Grã-Bretanha de 2002 aos 17 anos. Ele completou a prova na 17ª colocação com um Mitsubish Lancer Evolution VI.
Em 2003, Latvala competiu em quatro eventos WRC com um Ford Focus WRC, terminando em décimo no Rali da Acrópole, 17º no Rali da Alemanha, 14º no Rali da Finlândia e décimo no Rali da Grã-Bretanha.
Vitórias no WRC
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