2 de março de 2013

Luis Cambão testou Citroen C2 R2 Max

 Com o objectivo de preparar a sua participação no Rali Cidade de Castelo Branco, o piloto de Viana do Castelo Luis Cambão esteve ao volante do seu Citroen C2 para realizar alguns quilómetros de testes.

Segundo o piloto, este teste serviu sobretudo para "testar um novo motor que foi montado neste Citroen, depois de termos sentido muitos problemas ao nível da mecânica nas provas realizadas na época passada".
Utilizando parte do conhecido troço do Cerquido, Luis Cambão foi rodando em bom ritmo mostrando-se "satisfeito com o comportamento do carro, e apesar de sentir que este motor ainda não se encontra no ponto que desejava, noto que o carro está bastante melhor, com mais andamento e melhor resposta."
 
Relativamente à próxima prova, o Rali Cidade de Castelo Branco, o piloto vianense afirma que "parto para este rali apenas centrado em fazer uma boa prova, chegar ao fim e, apesar de não ter um objectivo desportivo concreto, espero dar o meu melhor e obter um resultado positivo. Mediante o resultado de Castelo Branco, irei decidir depois o que fazer para a restante época, mas para já os planos são apenas pensar rali a rali."
Durante esta sessão de testes, Luis Cambão contou com os serviços de Valter Cardoso como co-piloto mas para o Rali Cidade de Castelo Branco, o lugar de navegador será ocupado por Vitor Hugo.
O Rali Cidade de Castelo Branco realiza-se no próximo sábado, dia 9 de Março percorrendo cerca de 247 quilómetros, dos quais 91,270 serão repartidos por 9 classificativas disputadas ao cronómetro.
Veja a galeria de fotos completa AQUI.

28 de fevereiro de 2013

Robert Kubica no ERC

O piloto Polaco está confirmado no ERC, com estreia marcada para o proximo Rali das Canárias, ao volante de um Citreon DS3 RRC.
Segundo adiantou o Autosport Inglês, Yves Matton, o diretor da Citroen Racing, ainda não confirmou o acordo, avançado "ainda estamos em discussões que deverão ficar concluidas na proxima semana, mas os planos é para o Robert começar nas Canárias".
O Citroën DS3 RRC que Kubica guiará será adaptado para a sua condição física, tendo patilhas no volante para que o seu esforço na mão direita (que está ainda em recuperação) seja menor, mas o carro deverá ainda ser inspecionado pela FIA por forma a que haja garantia que o piloto não retire do sistema qualquer vantagem competitiva face aos carros concorrentes onde as patilhas no volante estão interditas. - See more at: http://autosport.sapo.pt/robert-kubica-garantido-no-erc=f110826#sthash.LoRwWd2B.dpuf
O Citroën DS3 RRC que Kubica guiará será adaptado para a sua condição física, tendo patilhas no volante para que o seu esforço na mão direita (que está ainda em recuperação) seja menor, mas o carro deverá ainda ser inspecionado pela FIA por forma a que haja garantia que o piloto não retire do sistema qualquer vantagem competitiva face aos carros concorrentes onde as patilhas no volante estão interditas. - See more at: http://autosport.sapo.pt/robert-kubica-garantido-no-erc=f110826#sthash.LoRwWd2B.dpuf

Segundo o AutoSport inglês, Yves Matton, o diretor da Citroën Racing, ainda não confirmou o acordo, avançando que “ainda estamos em discussões que deverão ficar concluídas na próxima semana, mas os planos serão sempre que o Robert comece nas Canárias”. - See more at: http://autosport.sapo.pt/robert-kubica-garantido-no-erc=f110826#sthash.Mm2bIVPE.dpuf

José Vieira: “Apesar da desistência, balanço é positivo”


Não terminou da forma esperada a prova da dupla de Vieira do Minho José Vieira e Hugo Rodrigues, que foram obrigado a desistir em mais uma edição do Rallye Serras de Fafe

A prova da Demoporto foi a primeira ronda da época do Campeonato de Portugal de Ralis, onde a dupla alinhou com um VW Golf TDI.

Num tipo de piso onde o piloto se enquadra bem, cedo a equipa encontrou um bom ritmo e depois de um 6º melhor tempo na primeira especial, conseguiam já na segunda obter o 2º melhor crono, primeiro entre os carros de motorização diesel no CPR 2, o que prova bem o seu andamento.

Nos troços seguintes mantiveram a mesma toada o que lhes levava a garantir após a quinta especial o terceiro lugar do CPR 2L/2RM e estar na frente dos diesel.

Contudo a sexta PEC veio a ser madrasta para a equipa que viu o cárter partir-se e desta forma serem obrigados a terminar o seu rali.

Como nos salienta o piloto “ O Rali estava a correr muito bem, estávamos com um bom ritmo e os resultados estavam a ser excelente, essencialmente na nossa luta direta que era ser o melhor Diesel. Infelizmente tivemos azar e fomos obrigados a desistir com o cárter partido. Teria sido muito bom alcançar o pódio final, mas vamos manter a motivação e na próxima prova tentar andar no mesmo nível”.

O Campeonato de Portugal de Ralis prossegue em Maio, nos dias 17 e 18 com a realização do Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube.

27 de fevereiro de 2013

Pilotos SFR Motorsport com sortes distintas


Arrancou na cidade de Fafe a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis e do Campeonato Open de Ralis, em mais uma edição do Rallye Serras de Fafe, prova a cargo da Demoporto.

Para as equipas assistidas pela SFR Motorsport, o rali teve desfechos diferentes, mas uma vez mais e no global, a equipa teve os seus pilotos na luta pelo pódio.

No Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, destaque para a dupla Armindo Neves e Bernardo Gusmão que levaram o Peugeot 206 Gti sempre aos lugares do pódio. Contudo, a apenas três troços do final do Rali, foram obrigados a desistir. Um pivô do eixo traseiro partiu-se, devido a um defeito de fabrico da peça, deixando dessa forma o Peugeot 206 GTi que a equipa utilizou nesta prova, em apenas três rodas. Mesmo tendo chegado à assistência, recusando-se a desistir e a nunca baixar os braços, as atuais regras dos ralis não permitem que o carro circule com menos uma roda, pelo que o abandono foi a única alternativa possível para esta dupla.

Como salienta Armindo Neves "No momento em que ficámos sem uma roda no nosso Peugeot 206 GTi, estávamos bastante acima dos objectivos para esta prova. Tudo aconteceu numa zona muito rápida, de quinta velocidade, quando o carro entrou subitamente em pião, tendo visto a roda a passar por nós. A resolução do problema na assistência era simples e fizemos tudo para continuar em prova, mas os regulamentos são para cumprir e assim sendo não podíamos ir contra as regras. São coisas que acontecem nos ralis. A equipa SRF fez um excelente trabalho e ao longo da prova o carro não teve qualquer problema, funcionando sempre de forma impecável, tal como os pneus Hankook que são excelentes. Como curiosidade, refira-se que é a terceira vez na minha carreira que não consigo passar do troço da Lameirinha".

Pedro Fins e Sérgio Rocha também não tiveram a sorte do seu lado, eles que alinharam no Desafio Modelstand no Open de Ralis. Sabendo das dificuldades que iria encontrar, Pedro Fins entrou na prova determinado a dar réplica aos seus adversários, mas logo na primeira secção do rali, problemas com o Peugeot 206 Gti não permitiam fazer melhor. "Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar neste rali. Também sabíamos que o Gil Antunes é muito forte na terra, mas a verdade é que logo na primeira PEC o carro começou a falhar muito e a trabalhar em 3 cilindros, e por isso nem sequer pudemos tentar". Resolvidos os problemas na assistência, com a troca da centralina, Pedro Fins partia para a segunda secção do rali a defender o segundo lugar em que estava. "Na segunda secção estávamos a fazer o que se pedia, mas já era impossível atacar o primeiro lugar. Penso que o segundo lugar seria naturalmente nosso, mas em Luilhas, sem que nada o fizesse prever, numa zona bastante lenta, o carro escorregou ligeiramente e ficamos presos na berma".

A dupla foi assim obrigada a terminar por ali a sua prova, mas nada está perdido e voltam a apostar forte no Rali Castelo Branco.

No Campeonato Open de Ralis alinhou também André Ribeiro e Alberto Silva, também eles em Peugeot 206 Gti. A fazer o seu primeiro rali de terra, a equipa conseguiu ultrapassar a dureza da prova e lograram terminar o rali na 16ª posição da geral, 10º em termos de Open – duas rodas Motrizes. “O rali correu bem. Foi o meu primeiro de terra e por isso entrei com muita cautela. Troço a troço fui evoluindo, o carro estava impecável e desde já agradeço ao José Figueiredo por todas as dicas que me foi transmitindo ao longo do rali. A olhar agora para o rali sei que posso ser muito melhor, mas este foi o primeiro passo na terra. Toda a equipa está de parabéns, foi um rali muito bom”, conluiu André Ribeiro.

Paulo Moreira obrigado a desistir

Decorreu no passado sábado a primeira jornada do Campeonato Open de Ralis, em mais uma edição do Rallye Serras de Fafe, prova em pisos de terra que foi ainda pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis.

A prova a cargo da Demoporto foi marcada pelo grande afluência de público, num dia repleto de sol o que tornou o ambiente para a prática da modalidade ainda mais agradável.

Paulo Moreira e Marco Macedo acabaram por não ser felizes neste arranque de temporada.

Sendo um dos candidatos à vitória no Campeonato Open de Ralis 2 Rodas Motrizes a dupla acabou por desistir ainda no decorrer da primeira especial com uma transmissão do Opel Corsa OPC partida.

Como nos salienta o piloto “Estávamos bastante motivados para esta prova, mostramos ao longo da época anterior uma evolução nos pisos de terra e tínhamos o motor do Opel Corsa OPC com uma boa performance. Entramos com o objetivo de medir o nosso andamento no primeiro troco em relação à concorrência, mas o azar bateu nos à porta e na descida dos ganchos de Luilhas uma transmissão partiu e não nos deixando continuar.

Agora vamos continuar o trabalho sem desanimar e pensar já para Castelo Branco. Por fim, um agradecimento aos nossos patrocinadores que acreditam no nosso projecto, Epoca – Home & Hotel Concept ; Credibom; Cartrack; NSA; Biodouro e Sópneus.”

Paulo Moreira e Marco Macedo prosseguem a 8 e 9 de Março com a realização do Rali de Castelo Branco, a primeira prova em pisos de asfalto.

On-Board - Bernardo Sousa/Hugo Magalhães - Serras de Fafe 2013 - PEC4 [HD]

Estreia azarada para Carlos Fernandes

Acabou por ser uma prova bastante curta, a da dupla de Sintra Carlos Fernandes e Fábio Vicente no Rallye Serras de Fafe.

Esta primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis marcou o regresso do piloto aos 4x4, apostando num novo Mitsubishi EVO VI, sendo a sua primeira aparição com um carro desta categoria em pisos de terra.

A primeira especial acabou por ser um bom começo para Carlos Fernandes, que apesar de ir centrado em conhecer o carro, registou um bom crono, 9º da geral e primeiro VSH, o que revela mais uma vez a sua competitividade.


Como nos adiantou o piloto “Na primeira PEC e devido a não termos tido qualquer teste antes da prova fomos concentrados em conhecer o carro, tanto mais que rodamos inclusive com o ALS desligado. Apesar de tudo, o resultado foi satisfatório e partimos para o troço seguinte com o mesmo intuito de continuar a fazer uma prova sem pressões quanto a resultados. Infelizmente partiu-se um parafuso do amortecedor e acabamos mesmo por partir uma transmissão e tivemos que parar por ali a nossa prova. São situações normais, não podemos desanimar e agora vamos já começar a preparar da melhor forma a próxima prova”.

Carlos Fernandes e Fábio Vicente ainda não têm definido qual será a sua próxima prova, pois no momento há a possibilidade de redirecionar o seu projeto para o Open de Ralis.

26 de fevereiro de 2013

Nuno Coelho garante o 2º lugar no Modelstand

Depois de um primeiro ano de experiência no Desafio Modelstand, Nuno Coelho e Pedro Alves começaram a nova época da melhor forma, garantindo no Rallye Serras de Fafe um brilhante 2º lugar nesta competição bastante disputada.

Não fazendo um rali de terra desde 2007, a primeira especial serviu essencialmente para o piloto ter uma primeira noção da sua competitividade neste tipo de piso, até porque na semana anterior a equipa fez um pequeno teste de apenas 15 quilómetros, num troço algo enlameado, bem diferente do encontrado na prova da Demoporto.

Nas passagens seguintes continuaram com um bom ritmo lutando sempre pelos três primeiros lugares do troféu. Como nos salienta o piloto apoiado por nunopereiracoelho.com, Two S Car - Comércio Automóvel, DSPT - Oficina auto e Pneus Abreu, “a prova correu muito bem. O 206 esteve perfeito do inicio ao fim da prova e a Matos Competições voltou a fazer um excelente trabalho.

Estávamos na expectativa do que podíamos fazer no 1º troço, já que eu não fazia um rali de terra desde 2007. Após as duas primeiras especiais estávamos em segundo, o que nos levou a entrar mais motivados para as segundas passagens.

O Pedro Fins atacou forte nesta 2ª secção, descemos para terceiro e entramos em Luilhas com o intuito de ir buscar de novo o segundo lugar.

No momento que passamos por ele desistido, sensivelmente a meio do penúltimo troço, resolvemos gerir a vantagem que tínhamos sobre o 3º classificado e fizemos um excelente lugar no troféu, o que nos motiva para o resto do campeonato.”

Nuno Coelho e Pedro Alves terminaram assim o Rallye Serras de Fafe em segundo no Desafio Modelstand destacando-se ainda com o 5º lugar no Campeonato Open de Ralis Absoluto - Duas Roas Motrizes.

A dupla prossegue com o Rali de Castelo Branco, nos dias 8 e 9 de Março.

Nuno Almeida em evidência no Serras de Fafe


O Campeonato Open de Ralis e Campeonato Regional Ralis Norte tiveram a sua primeira ronda este passado fim se semana com a realização do Rallye Serras de Fafe, prova a cargo da Demoporto que ficou marcada pela grande “rumaria” de adeptos que encheram as especiais de classificação no sábado.

Nuno Almeida e Pedro Barbosa conseguiram mais uma vez destacar-se no Open ao registarem muito bons cronos com o Fiat Punto HGT.

Como nos salienta o piloto de Ermesinde “Foi uma prova muito positiva. Conseguimos impor sempre um ritmo bom, não tivemos qualquer percalço, tudo correu sempre na perfeição e ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos.


Sabemos que no momento é difícil ir mais além com este carro mas tentamos sempre aproveitar o máximo dele, apostamos sempre num ritmo forte e os resultados acabam por surgir. O carro estava excelente, onde mais uma vez realço o bom trabalho da minha equipa técnica, o navegador esteve em pleno durante todo o rali, e resta me agradecer aos nossos patrocinadores, Saroni – UOMO, Loureiro & Jacinto e Auto 2002 Chapa e Pintura.

Nuno Almeida e Pedro Barbosa levaram o Fiat Punto HGT ao 5º lugar da geral no Regional Norte, terceiro entre os concorrentes das duas rodas motrizes. No bem disputado Open de ralis conseguiram ser 12º da geral, 6º entre os concorrentes das duas rodas motrizes e garantir um merecido triunfo entre os concorrentes da classe 3.

25 de fevereiro de 2013

Pedro Fins com desfecho pouco feliz em Fafe


O Rali Serras de Fafe não teve o desfecho esperado para a dupla Pedro Fins e Sérgio Rocha, que não terminaram esta primeira prova da época, desistindo numa altura em que estavam no segundo lugar do Desafio Modelstand.

Sabendo das dificuldades que iria encontrar, Pedro Fins entrou na prova determinado a dar réplica aos seus adversários, mas logo na primeira secção do rali, problemas com o Peugeot 206 Gti não permitiam fazer melhor.

Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar neste rali. Também sabíamos que o Gil Antunes é muito forte na terra, mas a verdade é que logo na primeira PEC o carro começou a falhar muito e a trabalhar em 3 cilindros, e por isso nem sequer podémos tentar”.

Resolvidos os problemas na assistência, com a troca da centralina, Pedro Fins partia para a segunda secção do rali a defender o segundo lugar em que estava.

Na segunda secção estávamos a fazer o que se pedia, mas já era impossivel atacar o primeiro lugar. Penso que o segundo lugar seria naturalmente nosso, mas em Luilhas, sem que nada o fizesse prever, numa zona bastante lenta, o carro escorregou ligeiramente e ficamos presos na berma”.

Sem espectadores para ajudarem a tirar o carro daquela posição, a desistência foi inevitável, “Seria um excelente resultado, tendo em conta este ser ainda o primeiro rali da época, mas vamos levantar a cabeça, seguir em frente e preparar muito bem a próxima prova.”

A 08 e 09 de Março, Pedro Fins e Sérgio Rocha regressam para o Rali de Castelo Branco. O Peugeot 206 Gti tem a assistência da SFR Motosport e os apoios da Stock-Car Megastore, Solinca, Reebok, Rambaxy Genéricos e NWI Casas.

Mais informações acerca do Rali em www.demoporto.com, www.escuderiacastelobranco.pt e no web site oficial do piloto em www.pedrofins.com.

Luís Bastos destaca-se no Rali Serras de Fafe

A cidade de Fafe foi palco da primeira prova do Campeonato Open de Ralis e Campeonato de Portugal Júnior de Ralis em mais uma edição do Rallye Serras de Fafe, numa prova que esteve a cargo da Demoporto.

Para Luís Bastos esta prova foi mais um novo desafio onde o jovem piloto mostrou mais uma vez ser um dos pilotos a ter atenção no Campeonato Open de Ralis 2013. Com um ritmo forte, o piloto navegado por Estefânio Pinto conseguiu sempre lutar pelos lugares do pódio, arrecadando após as cinco especiais de classificação um merecido segundo lugar da geral no Open.

Apesar de tudo, o piloto de Celorico de Basto ainda apanhou um susto no decorrer da 5ª prova especial onde o seu Mitsubishi EVO V se desligou por várias vezes, que o fez perder alguns segundos mas ainda assim a garantir o lugar intermédio do pódio.


No que se refere ao Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Luís Bastos esteve imbatível, dominando por completo a prova, amealhando assim a primeira vitória da época e rumando agora num bom caminho para alcançar o título.

Como nos salientou Luís Bastos “Foi uma prova perfeita, até ao penúltimo troço onde o carro se desligava sozinho de vez em quando e que por pouco íamos perdendo o segundo lugar. Tirando isso tudo correu bem, acho que fizemos um grande rali e cumprimos os objetivos que tínhamos. Vencemos o Campeonato Júnior e segundo da geral é sem dúvida bastante motivador para o resto da temporada. Deixo um agradecimento a todos os meus patrocinadores, Nutrystore, PrestNett, CRN, Clínica Médica Dentária Dr. Rui Monterroso Lda, Câmara Municipal de Celorico de Basto e em especial ao Carlos Oliveira e Fernando Costa”.

Luís Bastos prossegue já no dia 9 de Março com a realização do Rali de Castelo Branco, a segunda ronda do Open e Júnior.