Já se encontra á venda o nosso 1º DVD, nesta compilação de 67 minutos poderá ver algumas imagens como o Vodafone Rally de Portugal, WRC RACC Catalunha, Fafe World Ralisprint, Rali Principe das Astúrias, Rali Montelongo, Rali Cidade Viana do Castelo, Rali de Barcelos, Rali de Baião, Rali Villa de Llanes(Espanha), Rali Solo Escort(Espanha) entre muitos outros ralis e tambem pode ver algumas imagens do Rali TT Serras do Norte.
Este DVD tem um custo de 10€ + os portes de envio.
Os interessados entrem em contacto com: luis.fil.ferreira@live.com.pt
21 de dezembro de 2012
Regulamentos do campeonato de ralis 2013.
Campeonato de Portugal de Ralis - 2013
Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM - 2013
Campeonato Open de Ralis - 2013
Campeonato Junior de Ralis - 2013
Campeonato Regional de Ralis Norte (VSH) - 2013
Campeonato Regional de Ralis Centro (VSH) - 2013
Campeonato Regional de Ralis Sul (VSH) - 2013
Taça de Ouro de Ralis - 2013
Campeonato da Madeira "Coral" de Ralis - 2013
18 de dezembro de 2012
FPAK publica regulamento do CPR 2013
A FPAK publicou o Regulamento do Campeonato de Portugal de Ralis, confirmando tudo o que se foi dizendo nos últimos tempos relativamente a este assunto. Com alterações significativas face ao ano de 2012, a FPAK confirmou a ‘meia fusão’ do CPR com o Open de Ralis, a criação de uma Taça de Ouro de Ralis e a extinção da Taça de Portugal de Ralis. Para além disso, Power Stage e novas pontuações são outras das novidades.
Na prática, quatro dos cinco ralis que vão compor o Campeonato de Portugal de Ralis (Serras de Fafe, Targa, Centro de Portugal e Algarve) vão disputar-se também simultaneamente para o Open de Ralis e com o CPR 2, o que irá permitir concentrar um muito maior número de veículos. No caso do CPR e do Open, esses ralis terão até nomes diferentes. Fora deste esquema ficará o Rali de Mortágua, a quarta prova do CPR, que não incluirá os concorrentes do Open.
Desta forma, a FPAK acedeu ao pedido de muitos concorrentes que há vários anos pediam para redimensionar o Campeonato de Portugal de Ralis à realidade portuguesa, passando agora o CPR a contar com cinco provas, a que se poderá juntar uma sexta pontuação provinda de um dos três ralis da nova Taça de Ouro de Ralis de que fazem parte o Vodafone Rali de Portugal, o SATA/Rali dos Açores e o Rali Vinho Madeira.
Quanto ao CPR 2 (CPR 2 Litros/ 2 Rodas Motrizes), o calendário é mais homogéneo, concentrando apenas a prova de abertura (Serras de Fafe) em pisos de terra e realizando os restantes quatro ralis na superfície de asfalto. Como já é habitual, para efeitos de pontuação no CPR 2013 (Absoluto e Grupos), apenas serão considerados os Condutores que hajam efetuado previamente a sua inscrição oficial no Campeonato de Portugal de Ralis.
Os concorrentes inscritos no CPR 2013 podem obter uma única pontuação extra em qualquer uma das três provas da “Taça de Ouro de Ralis” à sua livre escolha. A qual substituirá (se for superior) a pior pontuação obtida numa das cinco provas “não internacionais”, embora essa pontuação extra só seja atribuível caso os pilotos tenham participado em todas as cinco provas “não internacionais”. No SATA Rallye Açores e Rallye Vinho da Madeira (com exceção das viaturas do Grupo VSH cuja homologação FIA haja caducado entre os anos de 2005 a 2008, que nelas não poderão participar) a pontuação extra a considerar, será a correspondente à melhor classificação geral final de uma dessas provas, extrapolando-se exclusivamente dessa classificação, uma classificação especifica para os concorrentes oficialmente inscritos no CPR 2013, incluindo a classificação das respetivas “Power Stage”.
Nas mesmas condições e no que se refere ao Vodafone Rallye de Portugal (novamente com exceção de todas as viaturas do Grupo VSH, que não podem participar), a classificação a considerar para idêntica extrapolação, será a correspondente à classificação verificada no final da etapa correspondente ao Dia 3 da prova (após a PE 11). A regulamentação do Open de Ralis será publicada em breve.
Campeonato de Portugal Ralis 2L/2RM 2013
Fevereiro 23.24 Rali Serras de Fafe CPR2
Maio 10.11 Rali Targa CPR2
Junho 08.09 Rali Centro de Portugal CPR2
Setembro 20.21 Rali de Mortágua CPR2
Novembro 09.10 Rali do Algarve CPR2
Campeonato Open de Ralis – 2013
Fevereiro 02.03 Prova a Designar OPEN
Fevereiro 23.24 Rali Montelongo (Terra) OPEN
Março 08.09 Rali Cidade Castelo Branco (Asfalto) OPEN
Abril 20.21 Rali do CAMI (Asfalto) OPEN
Maio 10.11 Rali Targa (Asfalto) OPEN
Junho 08.09 Rali Vidreiro (Asfalto) OPEN
Junho 28.29 Rali de Oliveira do Hospital (Terra) OPEN
Setembro 14. Rali Cidade de Gondomar (Terra) OPEN
Outubro 12.13 Prova a designar (Terra) OPEN
Novembro 09.10 Rali de Loulé (Asfalto) OPEN
Calendário conjunto (CPR + CPR 2 L/2 RM + OPEN)
Fevereiro 02.03 Prova a Designar OPEN
Fevereiro 23.24 Rali Serras de Fafe/Montelongo (Terra) CPR CPR2 OPEN
Março 08.09 Rali Cidade Castelo Branco (Asfalto) OPEN
Abril 11.14 Vodafone Rali de Portugal CPR
Abril 20.21 Rali do CAMI (Asfalto) OPEN
Abril 25.27 Sata Rali Açores (*) CPR
Maio 10.11 Rali Targa (Asfalto) CPR CPR2 OPEN
Junho 08.09 Rali Centro de Portugal/Vidreiro (Asfalto) CPR CPR2 OPEN
Junho 28.29 Rali de Oliveira do Hospital (Terra) OPEN
Agosto 01.03 Rali Vinho da Madeira (*) CPR
Setembro 14. Rali Cidade de Gondomar (Terra) OPEN
Setembro 20.21 Rali de Mortágua CPR CPR2
Outubro 12.13 Prova a designar (Terra) OPEN
Novembro 09.10 Rali do Algarve/Rali de Loulé (Asfalto) CPR CPR2 OPEN
Campeonato de Portugal Ralis 2013
Fevereiro 23.24 Rali Serras de Fafe CPR
Abril 11.14 Vodafone Rali de Portugal CPR
Abril 25.27 Sata Rali Açores (*) CPR
Maio 10.11 Rali Targa CPR
Junho 08.09 Rali Centro de Portugal CPR
Agosto 01.03 Rali Vinho da Madeira (*) CPR
Setembro 20.21 Rali de Mortágua CPR
Novembro 09.10 Rali do Algarve CPR
(*) Taça De Ouro de Ralis 2013
Fonte: Autosport
Na prática, quatro dos cinco ralis que vão compor o Campeonato de Portugal de Ralis (Serras de Fafe, Targa, Centro de Portugal e Algarve) vão disputar-se também simultaneamente para o Open de Ralis e com o CPR 2, o que irá permitir concentrar um muito maior número de veículos. No caso do CPR e do Open, esses ralis terão até nomes diferentes. Fora deste esquema ficará o Rali de Mortágua, a quarta prova do CPR, que não incluirá os concorrentes do Open.
Desta forma, a FPAK acedeu ao pedido de muitos concorrentes que há vários anos pediam para redimensionar o Campeonato de Portugal de Ralis à realidade portuguesa, passando agora o CPR a contar com cinco provas, a que se poderá juntar uma sexta pontuação provinda de um dos três ralis da nova Taça de Ouro de Ralis de que fazem parte o Vodafone Rali de Portugal, o SATA/Rali dos Açores e o Rali Vinho Madeira.
Quanto ao CPR 2 (CPR 2 Litros/ 2 Rodas Motrizes), o calendário é mais homogéneo, concentrando apenas a prova de abertura (Serras de Fafe) em pisos de terra e realizando os restantes quatro ralis na superfície de asfalto. Como já é habitual, para efeitos de pontuação no CPR 2013 (Absoluto e Grupos), apenas serão considerados os Condutores que hajam efetuado previamente a sua inscrição oficial no Campeonato de Portugal de Ralis.
Power Stage é novidade.
A exemplo do WRC, nas cinco provas não internacionais do CPR, vai ser designada uma Prova Especial especifica e que seja representativa da generalidade da prova, cuja quilometragem se deverá situar entre os 9 e os 12 km aproximadamente, a qual se designará como “Power Stage”, e que atribuirá pontuações adicionais em termos da classificação absoluta do CPR, de 3, 2 e 1 pontos, respetivamente, aos três primeiros classificados (absoluto) dessa PE.Os concorrentes inscritos no CPR 2013 podem obter uma única pontuação extra em qualquer uma das três provas da “Taça de Ouro de Ralis” à sua livre escolha. A qual substituirá (se for superior) a pior pontuação obtida numa das cinco provas “não internacionais”, embora essa pontuação extra só seja atribuível caso os pilotos tenham participado em todas as cinco provas “não internacionais”. No SATA Rallye Açores e Rallye Vinho da Madeira (com exceção das viaturas do Grupo VSH cuja homologação FIA haja caducado entre os anos de 2005 a 2008, que nelas não poderão participar) a pontuação extra a considerar, será a correspondente à melhor classificação geral final de uma dessas provas, extrapolando-se exclusivamente dessa classificação, uma classificação especifica para os concorrentes oficialmente inscritos no CPR 2013, incluindo a classificação das respetivas “Power Stage”.
Nas mesmas condições e no que se refere ao Vodafone Rallye de Portugal (novamente com exceção de todas as viaturas do Grupo VSH, que não podem participar), a classificação a considerar para idêntica extrapolação, será a correspondente à classificação verificada no final da etapa correspondente ao Dia 3 da prova (após a PE 11). A regulamentação do Open de Ralis será publicada em breve.
Campeonato de Portugal Ralis 2L/2RM 2013
Fevereiro 23.24 Rali Serras de Fafe CPR2
Maio 10.11 Rali Targa CPR2
Junho 08.09 Rali Centro de Portugal CPR2
Setembro 20.21 Rali de Mortágua CPR2
Novembro 09.10 Rali do Algarve CPR2
Campeonato Open de Ralis – 2013
Fevereiro 02.03 Prova a Designar OPEN
Fevereiro 23.24 Rali Montelongo (Terra) OPEN
Março 08.09 Rali Cidade Castelo Branco (Asfalto) OPEN
Abril 20.21 Rali do CAMI (Asfalto) OPEN
Maio 10.11 Rali Targa (Asfalto) OPEN
Junho 08.09 Rali Vidreiro (Asfalto) OPEN
Junho 28.29 Rali de Oliveira do Hospital (Terra) OPEN
Setembro 14. Rali Cidade de Gondomar (Terra) OPEN
Outubro 12.13 Prova a designar (Terra) OPEN
Novembro 09.10 Rali de Loulé (Asfalto) OPEN
Calendário conjunto (CPR + CPR 2 L/2 RM + OPEN)
Fevereiro 02.03 Prova a Designar OPEN
Fevereiro 23.24 Rali Serras de Fafe/Montelongo (Terra) CPR CPR2 OPEN
Março 08.09 Rali Cidade Castelo Branco (Asfalto) OPEN
Abril 11.14 Vodafone Rali de Portugal CPR
Abril 20.21 Rali do CAMI (Asfalto) OPEN
Abril 25.27 Sata Rali Açores (*) CPR
Maio 10.11 Rali Targa (Asfalto) CPR CPR2 OPEN
Junho 08.09 Rali Centro de Portugal/Vidreiro (Asfalto) CPR CPR2 OPEN
Junho 28.29 Rali de Oliveira do Hospital (Terra) OPEN
Agosto 01.03 Rali Vinho da Madeira (*) CPR
Setembro 14. Rali Cidade de Gondomar (Terra) OPEN
Setembro 20.21 Rali de Mortágua CPR CPR2
Outubro 12.13 Prova a designar (Terra) OPEN
Novembro 09.10 Rali do Algarve/Rali de Loulé (Asfalto) CPR CPR2 OPEN
Campeonato de Portugal Ralis 2013
Fevereiro 23.24 Rali Serras de Fafe CPR
Abril 11.14 Vodafone Rali de Portugal CPR
Abril 25.27 Sata Rali Açores (*) CPR
Maio 10.11 Rali Targa CPR
Junho 08.09 Rali Centro de Portugal CPR
Agosto 01.03 Rali Vinho da Madeira (*) CPR
Setembro 20.21 Rali de Mortágua CPR
Novembro 09.10 Rali do Algarve CPR
(*) Taça De Ouro de Ralis 2013
Fonte: Autosport
WRC Junior começa no Rali de Portugal 2013
Foi anunciado o calendário do WRC Júnior de 2013, sucessor da Academia do WRC, com a competição a começar em Portugal, estendendo-se depois aos ralis da Grécia, Finlândia, Alemanha, França e Espanha. As regras ainda não estão finalizadas, mas deverão ser semelhantes às da Academia do WRC. Este será um dos quatro campeonatos independentes baseado no WRC. Os outros são a Rally Class, para Subaru de Grupo N, a Ralliart Italy Cup, para Mitsubishi de Grupo N, e finalmente a Citroen DS3 R3 WRC Cup, que será divulgada dentro de alguns dias, e que será, logicamente, para os utilizadores dos modelos Citroen DS3 R3.
Fonte: Autosport
Fonte: Autosport
Delecour e Blomqvist no Rali Janner 2013
Apesar da lista ainda não estar encerrada, já são conhecidos alguns dos inscritos para a prova de abertura do Europeu de Ralis, o Rali Janner, que inclui o veterano Francois Delecour, Jan Kopecky e o vencedor do Rali de Monte Carlo de 2011, Bryan Bouffier. O Campeão do Mundo de Ralis de 1984, Stig Blomqvist, também marca presença e vai guiar um Mitsubishi de Grupo N.
Fonte:Autosport
Fonte:Autosport
17 de dezembro de 2012
Vallejo faz hat-trick no CAM Rali Festival!
Sergio Vallejo venceu pela 3ª vez consecutiva o CAM Rali Festival, prova que na sua 3ª edição ficou marcada pela enorme afluência de equipas inscritas, mas também pelas chuvas torrenciais que deixaram o traçado bracarense com condições muito dificeis. Vallejo, ao volante do imponente Porsche bateu por cerca de 14 segundos o surpreendente Robert Blach Jr que pilotava aqui um eficaz Skoda Octavia WRC chegando mesmo a vencer uma classificativa.
Manuel Senra, ao volante do Peugeot 306 Maxi, não teve desta vez argumentos para lutar pela vitória, mas nem por isso deixou de andar muito rápido e de forma espetacular.
Manuel Senra, ao volante do Peugeot 306 Maxi, não teve desta vez argumentos para lutar pela vitória, mas nem por isso deixou de andar muito rápido e de forma espetacular.
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