Pedro Salvador nasceu no Porto em 1977. Ainda muito jovem desenvolveu uma forte paixão pela velocidade e assim nascia o sonho de um dia correr. Isso aconteceu logo 1994, quando com 16 anos se estreou no Campeonato Nacional de Fórmula Ford.
Os resultados não tardaram em aparecer. Conseguiu o quinto posto final em 1995 e no ano seguinte foi sexto classificado no Campeonato da Europa de Fórmula Ford. 1996 era assim o ano que colocava definitivamente Pedro Salvador como um piloto a bater nas pistas nacionais e não só.
Em 1997 voltou a dar nas vistas, foi 13º entre 140 pilotos inscritos no Campeonato do Mundo de Formula Ford e esteve a lutar pelo campeonato nacional até ao fim, tendo ficado a um escasso ponto de o vencer.
O primeiro título absoluto foi conquistado em 2000, ao vencer a Fórmula Novis By Ford. Nos anos seguintes continua a somar pontos e vitórias. É vice-campeão em 2001 e 2002, mas programas desportivos menos activos em 2003 e 2004 não lhe permitem lutar pelas vitórias absolutas nos campeonatos em que participou. Mesmo assim somou ainda mais dois vice-campeonatos nos fórmulas e um outro na Montanha em 2005.
Dois mil e seis é o ano em que aposta numa época em pleno no Campeonato Nacional de Montanha e sagra-se Campeão ao volante de um protótipo BRC. Este foi o primeiro de uma serie de título consecutivos. A partir de 2007 optou pelo Juno, que lhe deu ainda mais cinco títulos, até 2012.
Em 2010 dedicou-se (já com a época quase a meio) ao Ford Transit Trophy, que discutiu até à última prova, ganhando todas as mangas em que participou. Em 2011 participou esporadicamente em provas do Mini Challenge Spain e no Campeonato de Portugal de Gt´s tendo lutado pelas posições cimeiras e aproveitou ainda para juntar mais um título ao palmarés, ao vencer o Transit Throphy em 2011.
No ano passado regressou à montanha com um novo Juno, marca que lhe permitiu somar quatro títulos e juntou mais campeonato absoluto e na categoria, ao seu palmarés.
Sempre que não está a correr, desenvolve uma intensa actividade no sector automóvel, quer como formador, ministrando cursos de formação, quer como fornecedor de serviços às marcas, no desenvolvimento e apresentação de novos veículos.
Pedro Salvador é actualmente um dos mais notáveis e versáteis pilotos nacionais e que hoje faz profissão de um sonho de criança.
Palmarés
1995 – 5º Lugar no Campeonato Nacional de Formula Ford1996 – 5º Lugar no Campeonato Nacional de Formula Ford
1996 – 6º Lugar no Europeu de Formula Ford disputado na Bélgica
1997 – Vice Campeão Nacional de Formula Ford
1997 – 13º Lugar no Mundial de Formula Ford entre 140 inscritos
1998 – Vice Campeão Nacional de Formula Ford
2000 – Campeão Nacional de Formula Novis By Ford
2001 – Vice Campeão Nacional de Formula Novis By Ford
2002 – Vice Campeão Nacional de Formula Novis By Ford
2003 – Participação esporádica no CNV
2004 – 3º Classificado no Campeonato Nacional de Montanha
2005 – 3º Classificado no Campeonato Nacional de Montanha
2005 – 2º nos automóveis no Histórico Circuito da Boavista
2006 – Vitória no Rali Rota do Folar.
2006 – Campeão Nacional de Montanha (categoria 5)
2007 – Campeão Nacional de Montanha absoluto
2007 – Vencedor e Recordista do Circuito de Vila Real
2008 – Campeão Nacional de Montanha absoluto
2008 – Campeão Nacional Sport Protótipos
2009 – Campeão Nacional de Montanha absoluto 2009 – Vencedor da Taça de Portugal de Gt´s e Sport Protótipos.
2010 – Ford Transit Trophy - Pole Positions e Vitórias
2011 – Mini Challenge Spain 2011 – 6 Pódiuns no Campeonato de Portugal de Gt´s (GT4) 2011 – Vencedor do Transit Trophy 2012 – Campeão Nacional de Montanha absoluto 2012 – Vencedor do Troféu Ibérico de Montanha
Silver-Car
O Campeão em título vai participar no CPM 2013 com um Silver-Car, um protótipo de montanha que lhe permite encarar o novo campeonato com a vontade de sempre.
Pedro Salvador fechou o acordo com a marca que produz estes protótipos, carros extremamente leves, com uma relação peso/potência de 2,34 Kg por cavalo. Tal é possível graças à utilização de um motor Suzuki GSX-R 1.000, que debita 190 cavalos e de um chassis extremamente leve e eficiente, pesando o conjunto 445 Kg.
Pedro Salvador é um entusiasta deste tipo de automóveis, recordando com saudade o campeonato de 2006, que venceu ao volante de um BRC: “Estes protótipos de montanha, são carros extremamente interessantes, com uma condução muito própria, pois o motor para ser devidamente aproveitado é necessário manter as rotações sempre em níveis muito altos. São motores pontudos, a potencia máxima aparece nas 13.500 RPM e isto aliado a um chassis extraordinário e a uma aerodinâmica muito bem trabalhada, faz deles verdadeiros carros de corrida.”
Porsche 911 GT3R
Pedro Salvador vai dividir a condução do Porsche 911 GT3R com António Nogueira, no Campeonato de Portugal de Circuitos.
A próxima prova é já no Estoril em 25 e 26 de Maio e este campeonato representa um novo desafio, que a equipa pretende levar de vencida.
“Estou muito confiante neste novo projecto, pois o carro é extremamente competitivo e o António Nogueira é um pilotos extraordinário, capaz de se sentar num clássico e discutir a vitória e logo de seguida mudar para o Porsche e andar toda a corrida da discutir as posições da frente. Acho que temos uma equipa equilibrada e vamos lutar pela liderança dos GT3.” Afirma Pedro Salvador.
Os Campeonatos
O Campeonato de Portugal de Montanha é constituído por oito provas, disputadas em Portugal . A abertura foi na Rampa da Penha, em Guimarães, no passado fim-de-semana de 27 e 28 de Abril, em que Pedro Salvador participou ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO VI, em que venceu a classe, foi segundo na Categoria e quinto à geral. A estreia do Silver-Car é já em Braga, na Falperra, prova pontuável para o Campeonato da Europa de Montanha.
27 e 28 de ABRIL
|
|
RAMPA INTERNACIONAL DA
FALPERRA - Braga
|
10 a 12 de MAIO
|
RAMPA DA SERRA DA ESTRELA -
Covilhã
|
1 e 2 de JUNHO
|
RAMPA DE BRAGANÇA - Bragança
|
15 e 16 de JUNHO
|
5 e 7 de JULHO
|
|
RAMPA CAPITAL DO MÓVEL
- Paços de Ferreira
|
27 e 28 JULHO
|
RAMPA DO CARAMULO - Caramulo
|
7 e 8 de SETEMBRO
|
28 e 29 de
SETEMBRO
|
O Campeonato de Portugal de Circuitos em 2013 é constituído por cinco provas, com corridas de duas horas, que obrigam a duas paragens obrigatórias, que têm que totalizar cinco minutos, sendo o tempo de cada paragem livre. Pedro Salvador e António Nogueira somente vão iniciar o campeonato no Estoril, pois ambos optaram por alinhar na Rampa da Penha.
CIRCUITO DE ARAGÓN – Alcañiz (Espanha)
|
27 e 28 de ABRIL
|
CIRCUITO DA PRIMAVERA
ACDME - Estoril
|
25 e 26 de MAIO
|
CIRCUITO DA BOAVISTA - Porto
|
28 a 30 de JUNHO
|
CIRCUITO DO ALGARVE 2 - Portimão
|
31 AGOSTO e 1 de SETEMBRO
|
CIRCUITO DE BRAGA 2 - Braga
|
14 e 15 de SETEMBRO
|
A aposta clara
O Campeonato de Portugal de Montanha está novamente na mira de Pedro Salvador, que hoje apresenta o seu novo projecto.
A primeira palavra do piloto é naturalmente para os “patrocinadores, os cafés Meltino e a transportadora SEUR que mais uma vez acreditaram em mim, no meu projecto e que graças ao seu apoio, posso agora apresentar-me à partida de mais este campeonato com aspirações à vitória. Não poderia também deixar de agradecer o apoio dado pela Solmaia, pela C.A.M., brunopereira.com.pt e pela Completa Mente”.
Apesar de estar apostado no título, o piloto de Chaves não deixa de estar atento à concorrência, “que está cada vez mais forte e este promete ser um grande ano. A montanha reúne um lote excepcional de pilotos, que este ano reforçam os respectivos projectos e os andamentos evidenciados na Penha são disso um claro espelho. Além disso, este parece-me ser o campeonato com mais expressão de sempre em termos de retorno mediático; por tudo isto acredito que vá ser um dos anos mais difíceis e competitivos de sempre, mas também uma boa aposta”, acrescenta Pedro Salvador.