10 de maio de 2013

Pedro Salvador apresentou projecto 2013


Pedro Salvador nasceu no Porto em 1977. Ainda muito jovem desenvolveu uma forte paixão pela velocidade e assim nascia o sonho de um dia correr. Isso aconteceu logo 1994, quando com 16 anos se estreou no Campeonato Nacional de Fórmula Ford.

Os resultados não tardaram em aparecer. Conseguiu o quinto posto final em 1995 e no ano seguinte foi sexto classificado no Campeonato da Europa de Fórmula Ford. 1996 era assim o ano que colocava definitivamente Pedro Salvador como um piloto a bater nas pistas nacionais e não só.

Em 1997 voltou a dar nas vistas, foi 13º entre 140 pilotos inscritos no Campeonato do Mundo de Formula Ford e esteve a lutar pelo campeonato nacional até ao fim, tendo ficado a um escasso ponto de o vencer.

O primeiro título absoluto foi conquistado em 2000, ao vencer a Fórmula Novis By Ford. Nos anos seguintes continua a somar pontos e vitórias. É vice-campeão em 2001 e 2002, mas programas desportivos menos activos em 2003 e 2004 não lhe permitem lutar pelas vitórias absolutas nos campeonatos em que participou. Mesmo assim somou ainda mais dois vice-campeonatos nos fórmulas e um outro na Montanha em 2005.

Dois mil e seis é o ano em que aposta numa época em pleno no Campeonato Nacional de Montanha e sagra-se Campeão ao volante de um protótipo BRC. Este foi o primeiro de uma serie de título consecutivos. A partir de 2007 optou pelo Juno, que lhe deu ainda mais cinco títulos, até 2012.

Em 2010 dedicou-se (já com a época quase a meio) ao Ford Transit Trophy, que discutiu até à última prova, ganhando todas as mangas em que participou. Em 2011 participou esporadicamente em provas do Mini Challenge Spain e no Campeonato de Portugal de Gt´s tendo lutado pelas posições cimeiras e aproveitou ainda para juntar mais um título ao palmarés, ao vencer o Transit Throphy em 2011.

No ano passado regressou à montanha com um novo Juno, marca que lhe permitiu somar quatro títulos e juntou mais campeonato absoluto e na categoria, ao seu palmarés.

Sempre que não está a correr, desenvolve uma intensa actividade no sector automóvel, quer como formador, ministrando cursos de formação, quer como fornecedor de serviços às marcas, no desenvolvimento e apresentação de novos veículos.

Pedro Salvador é actualmente um dos mais notáveis e versáteis pilotos nacionais e que hoje faz profissão de um sonho de criança.

Palmarés
1995 – 5º Lugar no Campeonato Nacional de Formula Ford
1996 – 5º Lugar no Campeonato Nacional de Formula Ford
1996 – 6º Lugar no Europeu de Formula Ford disputado na Bélgica
1997 – Vice Campeão Nacional de Formula Ford
1997 – 13º Lugar no Mundial de Formula Ford entre 140 inscritos
1998 – Vice Campeão Nacional de Formula Ford
2000 – Campeão Nacional de Formula Novis By Ford
2001 – Vice Campeão Nacional de Formula Novis By Ford
2002 – Vice Campeão Nacional de Formula Novis By Ford
2003 – Participação esporádica no CNV
2004 – 3º Classificado no Campeonato Nacional de Montanha
2005 – 3º Classificado no Campeonato Nacional de Montanha
2005 – 2º nos automóveis no Histórico Circuito da Boavista
2006 – Vitória no Rali Rota do Folar.
2006 – Campeão Nacional de Montanha (categoria 5)
2007 – Campeão Nacional de Montanha absoluto
2007 – Vencedor e Recordista do Circuito de Vila Real
2008 – Campeão Nacional de Montanha absoluto
2008 – Campeão Nacional Sport Protótipos
2009 – Campeão Nacional de Montanha absoluto 2009 – Vencedor da Taça de Portugal de Gt´s e Sport Protótipos.
2010 – Ford Transit Trophy - Pole Positions e Vitórias
2011 – Mini Challenge Spain 2011 – 6 Pódiuns no Campeonato de Portugal de Gt´s (GT4) 2011 – Vencedor do Transit Trophy 2012 – Campeão Nacional de Montanha absoluto 2012 – Vencedor do Troféu Ibérico de Montanha


Silver-Car

O Campeão em título vai participar no CPM 2013 com um Silver-Car, um protótipo de montanha que lhe permite encarar o novo campeonato com a vontade de sempre.

Pedro Salvador fechou o acordo com a marca que produz estes protótipos, carros extremamente leves, com uma relação peso/potência de 2,34 Kg por cavalo. Tal é possível graças à utilização de um motor Suzuki GSX-R 1.000, que debita 190 cavalos e de um chassis extremamente leve e eficiente, pesando o conjunto 445 Kg.

Pedro Salvador é um entusiasta deste tipo de automóveis, recordando com saudade o campeonato de 2006, que venceu ao volante de um BRC: “Estes protótipos de montanha, são carros extremamente interessantes, com uma condução muito própria, pois o motor para ser devidamente aproveitado é necessário manter as rotações sempre em níveis muito altos. São motores pontudos, a potencia máxima aparece nas 13.500 RPM e isto aliado a um chassis extraordinário e a uma aerodinâmica muito bem trabalhada, faz deles verdadeiros carros de corrida.”



Porsche 911 GT3R


Pedro Salvador vai dividir a condução do Porsche 911 GT3R com António Nogueira, no Campeonato de Portugal de Circuitos.

A próxima prova é já no Estoril em 25 e 26 de Maio e este campeonato representa um novo desafio, que a equipa pretende levar de vencida.

“Estou muito confiante neste novo projecto, pois o carro é extremamente competitivo e o António Nogueira é um pilotos extraordinário, capaz de se sentar num clássico e discutir a vitória e logo de seguida mudar para o Porsche e andar toda a corrida da discutir as posições da frente. Acho que temos uma equipa equilibrada e vamos lutar pela liderança dos GT3.” Afirma Pedro Salvador.



 Os Campeonatos

O Campeonato de Portugal de Montanha é constituído por oito provas, disputadas em Portugal . A abertura foi na Rampa da Penha, em Guimarães, no passado fim-de-semana de 27 e 28 de Abril, em que Pedro Salvador participou ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO VI, em que venceu a classe, foi segundo na Categoria e quinto à geral. A estreia do Silver-Car é já em Braga, na Falperra, prova pontuável para o Campeonato da Europa de Montanha.
27 e 28 de ABRIL
  RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA  - Braga
10 a 12 de MAIO
  RAMPA DA SERRA DA ESTRELA - Covilhã
1 e 2 de  JUNHO
  RAMPA DE BRAGANÇA - Bragança
15 e 16 de JUNHO
5 e 7  de JULHO
  RAMPA CAPITAL DO MÓVEL  -  Paços de Ferreira
27 e 28 JULHO
  RAMPA DO CARAMULO  -  Caramulo
7 e 8 de SETEMBRO
28 e 29 de SETEMBRO

O Campeonato de Portugal de Circuitos em 2013 é constituído por cinco provas, com corridas de duas horas, que obrigam a duas paragens obrigatórias, que têm que totalizar cinco minutos, sendo o tempo de cada paragem livre. Pedro Salvador e António Nogueira somente vão iniciar o campeonato no Estoril, pois ambos optaram por alinhar na Rampa da Penha.
  CIRCUITO DE ARAGÓN – Alcañiz (Espanha)
27 e 28 de ABRIL
  CIRCUITO DA PRIMAVERA ACDME  - Estoril
25 e 26 de MAIO
  CIRCUITO DA BOAVISTA - Porto
28 a 30 de  JUNHO
  CIRCUITO DO ALGARVE 2 - Portimão
31 AGOSTO  e 1 de SETEMBRO
  CIRCUITO DE BRAGA 2 - Braga
14 e 15 de SETEMBRO

A aposta clara


O Campeonato de Portugal de Montanha está novamente na mira de Pedro Salvador, que hoje apresenta o seu novo projecto.

A primeira palavra do piloto é naturalmente para os “patrocinadores, os cafés Meltino e a transportadora SEUR que mais uma vez acreditaram em mim, no meu projecto e que graças ao seu apoio, posso agora apresentar-me à partida de mais este campeonato com aspirações à vitória. Não poderia também deixar de agradecer o apoio dado pela Solmaia, pela C.A.M., brunopereira.com.pt e pela Completa Mente”.

Apesar de estar apostado no título, o piloto de Chaves não deixa de estar atento à concorrência, “que está cada vez mais forte e este promete ser um grande ano. A montanha reúne um lote excepcional de pilotos, que este ano reforçam os respectivos projectos e os andamentos evidenciados na Penha são disso um claro espelho. Além disso, este parece-me ser o campeonato com mais expressão de sempre em termos de retorno mediático; por tudo isto acredito que vá ser um dos anos mais difíceis e competitivos de sempre, mas também uma boa aposta”, acrescenta Pedro Salvador.

PEDRO FINS NA FALPERRA DE OLHO NO CPM (CAMPEONATO DE PORTUGAL DE MONTANHA)

A Rampa Internacional da Falperra, que decorre já neste fim de semana, conta mais uma vez com a presença de Pedro Fins e do Lotus Elan 26R. Pedro Fins tem com um dos objectivos a conquista do melhor resultado possível nesta prova, "Espero poder divertir-me, lutar pelo melhor lugar possível na categoria 3, e obviamente tentar a vitória na minha classe."
No entanto, o piloto de Viana do Castelo vai à Falperra também com o objectivo de averiguar a possibilidade de fazer as restantes provas do campeonato, “a montanha é um campeonato que gosto bastante, e onde este carro se enquadra perfeitamente. Gostaria ainda este ano de poder participar em mais algumas provas, mas por enquanto só tenho confirmada esta.”

9 de maio de 2013

Inter Municipios prossegue em Fafe

Numa organização conjunta da Demoporto, da Câmara Municipal de Fafe e do Team Baia, realiza-se no próximo dia 26 de Maio aquela que será a 4ª prova pontuável para o Campeonato Inter Municípios Norte.
Utilizando parte do conhecido troço da Queimadela, o Rali Cidade de Fafe irá ser disputado ao longo de 5740 metros da referida classificativa estando prevista a realização de 4 passagens.
A prova terá o seu início pelas 10h30 e desenrola-se segundo o seguinte horário:
As inscrições já se encontram abertas e decorrem até ao dia 22 de Maio. O regulamento, com aprovação da FPAK, poderá ser consultado na ligação indicada. Mais informações em www.teambaia.com ou em www.demoporto.com.

REGULAMENTO
BOLETIM DE INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO ONLINE
VIDEO DO TRAÇADO

7 de maio de 2013

WRC Rally de Acropoles 2013: Lista de Inscritos

A proxima prova do campeonato do mundo de ralis, é na Grécia, que regressou ao calendário do mundial em 2011 depois de ter ficado ausente em 2010. O Rali da Acrópole é um dos mais emblemáticos desta especialidade e é muito prestigioso, com a ausência de Loeb, não irá haver aquela "luta" interessante entre os Seb's, mas continua tudo em aberto.

Consulte a lista de inscritos AQUI.

Tiago Reis quer brilhar na Falperra

É já este fim-de-semana que prossegue o Campeonato Portugal de Montanha, com a realização da mítica Rampa da Falperra, uma prova que conta com Tiago Reis aos comandos do Norma M20 F, assistido pela Miranda Competições.

Após a vitória alcançada na primeira jornada, o jovem responsável pelo Team Transfradelos leva na bagagem de objetivos para esta prova, repetir a vitória no campeonato e alcançar um bom lugar na geral, dado que a Rampa da Falperra para além de pontuar para o nacional de montanha pontua também para o europeu da especialidade.

“O facto de partilharmos a pista com os melhores pilotos da Europa, traz outra motivação à equipa, mas encaro esta prova como todas as outras. Dar o meu melhor e lutar para conseguir mais um resultado de relevo esse é o objetivo. Sou líder do campeonato e quero manter-me neste lugar”, diz Tiago Reis que vê a prova bracarense como, “a Rampa da Falperra é como o troço da Lameirinha nos ralis, é um circuito mítico que acolhe milhares de aficionados, que com os respetivos farnéis fazem uma autêntica romaria ao longo da pista, transmitindo-nos uma grande emoção quando estamos em prova”.

O piloto de Famalicão classifica ainda o traçado, “Quando estamos ao volante apenas temos um objetivo, chegar o mais rápido possível ao alto do Sameiro. Olhando ao carro que levo (Norma M20 F), tudo acontece muito rápido, e por vezes não há tempo para pensar, até porque a Falperra é a pista mais rápida do Campeonato. Na minha opinião, a concentração é o principal segredo”.

Organizada pelo Clube Automóvel do Minho, a prova tem início na sexta-feira com a realização das verificações. Já no sábado os pilotos realizam algumas subidas, sendo divididas pelos treinos assim como por subidas oficiais. Para domingo fica aguardado o dia grande da festa com os pilotos a realizarem duas subidas oficiais.

Nuno Cardoso estreia-se em provas de Rampa

Integrado no programa do novo Trofeo Abarth, mas sem pontuar para a competição, a edição de 2013 da Rampa da Falperra vai receber, no próximo fim-de-semana, os carros da marca do Escorpião que prometem dar maior animação a esta mítica prova de velocidade disputada em Portugal. Líder do trofeu após a excelente actuação na jornada inaugural disputada no Circuito Vasco Sameiro, Nuno Cardoso terá sobre si atenções redobradas e será por isso uma das principais figuras entre os pilotos dos Abarth 500.

A Rampa da Falperra marca contudo a troca das pistas e as corridas em pelotão, por subidas individuais num traçado em que o único adversário é mesmo o cronómetro. Sem nunca ter participado em qualquer Rampa da Falperra, Nuno Cardoso mostra-se entusiasmado com a participação na prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho.

“Esta será a minha estreia numa das provas mais emblemáticas disputadas no nosso país e também a primeira vez que participarei numa rampa de velocidade. Desta vez não precisarei de olhar pelo retrovisor nem de perseguir qualquer adversário e só terei de lutar mesmo com o relógio. Não fazendo parte das contas do trofeu não há qualquer pressão quanto ao resultado e todos nós podemos contribuir ainda mais para o espectáculo. Estou muito motivado para esta nova experiencia”.

A aposta em colocar a Rampa da Falperra no programa do Trofeo Abarth foi sem dúvida uma mais-valia. “A notoriedade desta prova e os milhares de espectadores que se deslocam ao traçado da Falperra são, por si só, motivo mais que suficiente para que a nossa presença seja uma aposta ganha. É um excelente evento para os pilotos, para o público e também para os nossos patrocinadores que terá aqui um grande retorno mediático. Para além disso, vai permitir tirar mais algumas ilações sobre o carro e manter o ritmo competitivo que será bastante útil para a próxima prova a disputar no Estoril já no final deste mês”, afirma Nuno Cardoso.

Edgar Reis prossegue adaptação à montanha!

Utilizando uma vez mais o Renault Clio RS 2000 com que representou o Team Tranfradelos na primeira prova da época, Edgar Reis prossegue no próximo fim de semana na Falperra a sua adaptação ao Campeonato de Portugal de Montanha, na disputa de mais uma edição da mítica rampa.

Sendo esta a estreia do piloto na prova do Clube Automóvel do Minho, as expetativas não serão muito elevadas, traçando Edgar Reis como principal objetivo na prova, “o chegar ao fim sem estragar nada já seria bom, mas quando nos sentamos dentro do carro vamos sempre em busca de um bom resultado. A minha experiencia ainda não é muita e tudo que acontecer a cada desenrolar da prova será novidade”, confessou o piloto.

Edgar Reis está inserido na categoria 1 do Campeonato, sendo esta “muito competitiva, assim como concorrida e com pilotos muito rápidos e com mais experiencia, mas darei o meu melhor”.

A prova tem início na sexta-feira e prolonga-se até domingo, com os pilotos a realizarem várias subidas ao alto do Sameiro, e “onde espero desfrutar de todo o circo que é montado em redor de toda a prova. Embora seja a primeira vez como piloto a estar na Falperra, já não posso dizer o mesmo como adepto, e participar nesta prova é o realizar de um sonho”, concluiu o piloto.

Luís Silva aponta ao pódio na Falperra

É este fim-de-semana que se realiza a Rampa da Falperra, segunda prova Campeonato de Portugal de Montanha, e que pontua ainda para o europeu da especialidade, onde Luís Silva irá marcar presença inserido na categoria 1. Após uma jornada inaugural menos positiva, o piloto do BMW 320 is espera em Braga alcançar um resultado condizente com o seu real valor, e dessa forma começar o ataque aos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Divida em três dias e organizada pelo Clube Automóvel do Minho, Luís Silva sabe que a concorrência é forte e antecipa a jornada, “o traçado da Falperra é sem dúvida o mais rápido de todo o campeonato, e espero tirar o máximo de partido da potência do BMW. Respeito todos os adversários, mas estarei em prova para alcançar um bom resultado”, começa por dizer Luís Silva que prossegue, “dado pontuar para o europeu, esta é a prova mais importante do campeonato, tem sempre muito publico assistir, que me incentivam ao longo das subidas. Espero aliar um andamento forte a um bom espetáculo”.

Olhando a todo o cenário envolvente, a motivação está em alta no seio da equipa de Luís Silva que remata, “sabemos do nosso real valor e vamos prova-lo em prova, no ano passado estive bastante competitivo ao longo de toda a temporada. Conheço bem o carro e os adversários, pelo que estou bastante otimista. O BMW contínua competitivo pelo que julgo termos todos os ingredientes para fazer uma boa prova em Braga”.

Viana Classic Team presente na 34ª Rampa da Falperra

Após a vitória na primeira prova do Campeonato de Portugal de Montanha, que teve lugar na Rampa da Penha em Guimarães, o piloto vianense João Pedro Peixoto vai pela 4ª vez consecutiva disputar a mítica Rampa Internacional da Falperra, em Braga.

Ao volante do habitual Mini Cooper S do Viana Classic Team, o piloto está determinado em repetir o bom resultado obtido na primeira prova: “vamos tentar alcançar a vitória na nossa Categoria (clássicos até 1.300), o que na Falperra nunca é fácil porque é a prova mais disputada de todo o Campeonato e aparecem sempre bons pilotos e bons carros. Obviamente que o objetivo primário da equipa é trazer o carro intacto para Viana, com o melhor resultado possível.”

Sobre o restante programa da Equipa para 2013, o piloto mostra-se um pouco reservado: “Somos uma equipa puramente amadora com resultados muito interessantes, quer a nível de classificações quer a nível de divulgação da Marca Viana, e a minha intenção principal sempre foi promover Viana do Castelo através do desporto de que gosto – daí o nome Viana Classic Team. Na actual conjuntura é sempre complicado obter apoios para o Desporto Automóvel, embora estejamos a falar de um orçamento muito reduzido, mas espero ainda conseguir mais alguns apoios de empresas Vianenses para poder garantir a minha presença em Junho no Circuito da Boavista, e em mais algumas Provas do Campeonato de Montanha com o objectivo de vencer a Taça 1.300”.

Recorde-se que em 2012 o piloto vianense viu fugir o título de Vencedor da Taça 1.300 na última prova, por uma avaria mecânica no Mini Copper S.

O Viana Classic Team conta com os apoios do Viana Motor Clube, Clube Millenniumbcp, All 4 Mini, Axis Hotéis & Golf, Fiori Klub, Medisil Mediação de Seguros, Rentea e C.C. Minho Seguro.

TODOS À FALPERRA!

Não é todos os dias que se pode ver um Fórmula Um a competir na estrada e se outros motivos não houvessem, esta seria, sem dúvida, uma boa razão para passar um fim de semana na estrada que liga Braga ao Sameiro. Mas alem deste, há ainda mais 120 bons motivos para uma deslocação à Falperra. Conheça alguns

No próximo fim-de-semana tem lugar mais uma edição, a 34ª da Rampa Internacional da Falperra, prova que pontua para os Campeonato da Europa de Montanha e para o Campeonato de Portugal de Montanha.

Esta é a mais importante prova do calendário de Montanha nacional. Organizada pelo Clube Automóvel do Minho, é disputada num traçado com 5,2 Km´s, muito rápido e técnico, que faz as delícias do pilotos.

Para o próximo fim-de-semana 121 pilotos inscreveram-se, estando assim prevista a participação dos favoritos ao Campeonato de Europa, a que se juntam os pilotos nacionais.

Pedro Salvador, o Campeão Nacional em título estreia um Silver Car, na prova bracarense, que lhe permitirá intrometer-se na luta pelas posições do Top 10. Em circunstâncias semelhantes partem ainda Tiago Reis, que lidera o Campeonato de Portugal depois da vitória na Penha, ao volante do Norma e Paulo Ramalho em Juno.


Nesta prova, os pilotos nacionais têm uma grande oportunidade de se defrontarem com os congéneres estrangeiros.  Mas se é certo que na classificação geral, uma vitória portuguesa é um feito particularmente complicado, pois em termos mecânicos é um confronto desequilibrado, já o mesmo não acontece entre os Turismos e os GT´s.
António Nogueira é um serio candidato à vitória da Categoria 1, podendo ser também um dos nomes com hipóteses de terminar no grupo dos dez da frente.  Juntam-se a ele, Martine Pereira  e Joaquim Teixeira.
Nos clássico prevê-se uma jornada bem quente, tal como aconteceu na prova inaugural, em Guimarães, na Rampa da Penha. José Pedro Gomes levou a melhor, impondo a lei do Ford Escort MKII, na Categoria 3. Já na Categoria 4 o domínio de José Artur Teixeira foi evidente. A ver como se vão passar as coisas na Falperra

 SUBA A FALPERRA COM:

Tiago Reis, o actual líder do Campeonato de Portugal de Montanha e Sofia Mouta, uma das mulheres que vão participar na Falperra, explicam como fazem.

Com as atenções cada vez mais focadas na Falperra, Tiago Reis, o vencedor da primeira prova e consequentemente líder do Campeonato de Portugal de Montanha 2013, fala-nos da prova bracarense, pontuável para o Campeonato da Europa:

“A Rampa da Falperra é como o troço da Lameirinha nos ralis, é um circuito mítico que acolhe milhares de aficionados, que com os respectivos farnéis fazem uma autêntica romaria ao longo da pista, transmitindo-nos uma grande emoção quando estamos em prova.

Quando estamos ao volante apenas temos um objectivo, chegar o mais rápido possível ao alto do Sameiro. Olhando ao carro que levo (Norma M20 F), tudo acontece muito rápido, e por vezes não há tempo para pensar, até porque a Falperra é a pista mais rápida do Campeonato. Na minha opinião, a concentração é o principal segredo.

Descrevendo o circuito: após o arranque temos uma zona muito rápida, onde aproveitamos o carro ao máximo numa sequência de curvas praticamente feitas a fundo até à curva do restaurante.

Aqui tardamos a travagem para depois sair com a máxima força até à chicane, uma zona que afunila e que aparece muito depressa, e onde temos que ter muita cabeça para não deitarmos tudo a perder.

Ultrapassada a chicane voltamos a explorar o Norma M20 F ao máximo, de forma a tirar partido de toda a sua potência até à curva da morte, um local de dificuldade acrescida pois chegamos lá completamente a fundo e praticamente com o carro a esgotar.

Depois só temos a curva do Papa, uma direita 90 que antecede a tomada de tempos.

O Norma M20 F é um carro com um comportamento espectacular, que me transmite uma confiança extrema e capaz de eu o levar ao limite sem correr qualquer risco”.


A ESCOLHA DE SOFIA

Sofia Mouta é uma das poucas mulheres, com M grande, que de volante na mão se bate de igual para igual com os homens.

Bracarense dos quatro costados, está ja a contar os segundos para por o capacete, colocar as luvas, a apertar o cinto desfrutar da "sua" rampa, no seu BMW 320i.

As palavras que se seguem são inteiramente de Sofia Mouta:

"Vermelho…1ª Velocidade engrenada….Verde, temos cerca de 20 segundos para arrancar e os nervos todos começam agora.

O arranque tem que ser feito a dosear o acelerador para não perder muito tempo e não ficar com o carro parado no mesmo sítio. Arrancamos e vamos ter três esquerdas que se aproveitarmos bem as trajetórias são feitas a fundo, abrimos na última, para uma pequena reta, para logo depois nos chegarmos à esquerda e travarmos forte para a direita do “barroco”. Esta direita é feita com calma mas sem perder muito tempo.

Segue-se uma zona rápida, com umas curvas bastante engraçadas onde temos que aproveitar a estrada toda para sermos os mais rápidos possíveis, seguindo-se de uma direita parecida com a do “barroco” onde travamos forte e não posso deixar o carro escorregarm para não repetir um pequeno encontro com os rails que tive em 2012

Após esta direita só voltamos a travar na direita que antecede a curva do restaurante para depois voltar a travar e a reduzir mesmo antes da curva redonda do restaurante saindo desta bem junto ao muro de pedra do lado direito. Mais uma vez preciso de aproveitar a pista toda para não ter nenhuma surpresa e fazer algum pião.

Entramos agora na zona mais rápida do traçado da rampa, depois da curva do restaurante e de uma pequena reta aparece-nos uma esquerda feita a fundo seguida de duas direitas. Na primeira devemos entrar tarde para conseguir fazer a segunda direita a fundo e ter bastante cuidado com a esquerda do “Zé do Telhado” que parece rápida mas que aperta um pouco. Segue-se uma reta e uma direita feita a fundo antes da travagem forte para a chicane.

A entrada na chicane é fácil mas a saída é um pouco apertada e é preciso ter cuidado para não calcar a pequena “banana” amarela na saída desta.

A partir da chicane seria tudo a fundo até a curva da morte mas só para quem tiver alma, para mim ainda é preciso ter algumas cautelas nos ss’s seguintes à chicane que são apertados e nos podem comprometer todo um fim de semana de corridas.

Após esses ss’s vem mesmo a parte rápida da pista, passando a zona dos castelinhos onde o traçado desce um pouco, lá em baixo encontramos a famosa curva da “Morte”. É preciso travar tarde e forte mas ter todas as cautelas porque a curva é muito lenta.

Seguimos a fundo para a curva do “Fojo”, redonda e muito semelhante à parabólica do Circuito Vasco Sameiro, seguindo-se uma pequena reta, uma direita feita a fundo, uma esquerda e direita encadeadas e rápidas e a reta que antecede a curva do “Papa”.

Na curva do papa devemos travar tarde e entrar tarde de modo a fazer uma trajetória limpa e evitar um toque nos rails na saída da mesma. Mais uma pequena reta e… bandeira de xadrez. Já está feita mais uma subida da rampa daFalperra.

Um traçado técnico mas também muito rápido com uma extensão de 5,2 km e milhares de pessoas para nos acarinharem e verem passar!