27 de abril de 2012

Testes de Preparação para o Rali Targa/ Vieira do Minho













Sérgio Aguiar no Campeonato da Galicia de Montanha



Depois do 4º Rali de Barcelos, Sérgio Aguiar irá rumar agora até a província de PonteVedra (Espanha), para a sua estreia internacional em rampas, na 5º Subida de Oia que se vai realizar nos dias 5 e 6 de Maio.

Na prova a cargo da Escuderia Baixo Miño, estará Sérgio Aguiar a representar a AMOB Racing, que novamente vai tripolar o BMW 325 ix.

Sendo a prova em pisos de asfalto, o piloto de Famalicão estará mais à-vontade, pois é um tipo de piso em que está mais habituado e que tirará melhor partido. O piloto que vai pela primeira vez estrear-se a correr no Campeonato da Galicia de Montanha reconhece que “vai ser uma nova experiencia e um desafio ainda mais acrescido quando o conhecimento do traçado é nulo”.

Sérgio Aguiar aproveita para agradecer o apoio de AMOB, Carfoto, PlacoIbérica, Pedro Oculista, Mobilub e L3W. O piloto também aproveita para convidar a todos os Portugueses a darem um pulo até ao país vizinho e apoiar para que este se cinta em casa.

Ricardo Marques: "Tentar um bom resultado"


O Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM terá inicio este próximo fim-de-semana, com a realização do Rallye Targa Vieira do Minho, prova esta também pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis.

A prova em pisos de asfalto contará com a dupla Ricardo Marques e Paulo Marques que em 2012 voltam a apostar no Citroën Racing Trophy, contando com o competitivo C2 R2 Max.

A correr em “casa” o piloto de Vieira do Minho, pretende sobretudo fazer uma prova bastante concentrado de forma a garantir o melhor resultado possível, quer para o CPR 2Rodas, quer para a competição monomarca da Citroën.
 
Como nos refere o piloto “vamos como sempre dar o nosso melhor. O facto de correr na minha Cidade, dá-nos ainda mais motivação no nosso andamento, mas quero acima de tudo fazer uma prova concentrado, sem pressões para que tudo corra em pleno e consigamos sair desta prova já com um bom resultado para o Campeonato”.

Entre os Citroën a época vai ser ainda mais competitiva, pois deixou de haver a classificação distinta para os DS3 R3 e os C2 R2 Max, passando agora a haver apenas uma classificação final.

O Rally Targa Vieira do Minho arranca no sábado à noite com a especial citadina em Vieira do Minho, estando reservado para Domingo mais oito troços cronometrados. Os concorrentes fazem uma dupla passagem pelo troço de Serradela, sendo que pelos troços de Pepim/Guilhofrei e S. Pedro/Pinheiro, irão efetuar uma tripla passagem. O Pódio final da prova em pisos de asfalto está previsto para as 15h15 em Vieira do Minho.

Solberg isola-se na frente

Fonte *Autosport


Petter Solberg está mais isolado na frente do Rali da Argentina após a terceira especial da prova (Ascochinga/Agua De Oro 1), tendo ganho esta classificativa a beneficiado de piões de Sébastien Loeb para estar agora mais à vontade na frente da classificação.

Loeb já havia tido um pião no troço anterior, o qual conseguiu vencer, mas este foi um problema que reviveu por duas vezes na classificativa de 51,88 quilómetros, perdendo 26,5 segundos para Solberg e queixando-se de dificuldades com o comportamento do seu Citroën DS3 WRC.

Com tudo isto, Solberg dispõe agora de 20,1 segundos de vantagem sobre Mikko Hirvonen, que foi o segundo melhor no troço, perdendo 3,5 segundos, ao passo que Dani Sordo foi o terceiro melhor, a 10,1 segundos e ocupando igual posição na Geral, a 24,6 segundos do comandante. Thierry Neuville fez o quarto melhor tempo, na frente de Loeb, Mads Ostberg, Nasser Al-Attiyah e Martin Prokop.

Armindo Araújo, abordando a prova de forma cautelosa, perdeu 1m37,2s nesta especial, fazendo o nono registo (provisório), mostrando-se satisfeito com o facto de não ter sofrido qualquer problema até aqui: “: Tentei não perder muito tempo e não cometer erros. Há muitas pedras na estrada e estou a ser mais cauteloso. Estou satisfeito com o carro”, referiu Araújo à World Rally Radio.

Problemas foi algo que tiveram Ott Tanak e Evgeniy Novikov, ambos a danificarem a roda traseira direita dos seus carros, com o primeiro a parar por muito tempo para trocar um braço da suspensão do seu Ford e a prosseguir em prova, ao contrário do russo. Também Paulo Nobre teve problemas com o seu MINI.
GERAL:

1. P. SOLBERG 1:06:00.0
2. M. HIRVONEN +20.1
3. D. SORDO +24.6
4. S. LOEB +34.8
5. T. NEUVILLE +38.0
6. M. ØSTBERG +51.1
7. S. OGIER +2:55.2
8. A. MIKKELSEN +2:55.5
9. A. ARAÚJO +3:04.0
10. N. AL-ATTIYAH +3:59.4

Galeria de Fotos: Testes Pedro Matos Chaves 1999















26 de abril de 2012

Antevisão: Rali Targa - Vieira do Minho


Loeb impoe-se e sai na frente


Como era previsível que sucedesse, em virtude das más condições meteorológicas que se anteveem para o primeiro dia do Rali da Argentina, Sébastien Loeb, o mais rápido na qualificação optou por sair na frente, com a ordem de partida a espelhar na íntegra, com uma única exceção, a ordem da qualificação. E a exceção é precisamente Dani Sordo, que obteve um crono melhor que Petter Solberg, mas via sair atrás deste nas especiais de amanhã. Armindo Araújo sai na 11ª posição.

Essencialmente amealhar o máximo de pontos!




Depois da estreia no Rallye Vidreiro com Paulo Moreira, a MR Team prossegue a evolução do Opel Corsa OPC já neste próximo fim-de-semana com o Rallye do Targa – Vieira do Minho, onde a dupla Daniel Ribeiro/Jorge Carvalho estará a disputar a Taça de Portugal de Ralis.

O piloto de Fafe já teve um pequeno teste com o carro nos pisos de asfalto, onde o balanço é extremamente positivo. Como nos refere o mesmo “este primeiro contato foi muito produtivo. Consegui rodar em piso seco e húmido e deu para fazer umas grandes melhorias no carro em termos de setup. O carro já teve mais alguns melhoramentos desde o Rallye Vidreiro, mas para este Rallye vai ainda com a maioria das especificações como Gr. N.”
 
Apesar disso a equipa está bastante otimista e conta em fazer uma boa prova na prova do Targa Club. “Apesar de ainda irmos um pouco limitados, estamos confiantes com o carro. Para esta primeira prova o essencial será somar o máximo de pontos para o campeonato, apostando numa prova regular para ter a melhor aprendizagem do carro. Ao longo da época consoante a evolução do carro e da nossa adaptação com o mesmo, estamos confiantes que iremos ser bastantes competitivos, pois o Corsa OPC tem bastante potencial, más não nos podemos esquecer que é um carro totalmente novo, onde não há muitas referências, e onde todo o trabalho está a ser feito pela nossa equipa, sendo que há ainda muito a fazer nas próximas provas”, concluiu Daniel Ribeiro.

Daniel Ribeiro, como já referido, terá o experiente navegador Jorge Carvalho que assim além da presença no Open de Ralis, estará a disputar também a Taça de Portugal de Ralis.

A MR Team conta neste projeto com o apoio da Caetano Technik, BCA Portugal, ENI, Sópneus, Biodouro, Credibom, Leatronic, Irmscher, Tintauto, NSA Portugal, Grafite Serviços publicitários, Bompiso, Intermarché Fafe, Grupo Andromeda, DM higiene industrial, Moveis Carlos Alfredo, Wewood, Bompiso, Padaria Verinha e Hankook.

Pedro Silva defende liderança do Regional Nordeste





O Campeonato Regional Ralis Nordeste terá este fim-de-semana a sua quarta jornada, com a realização do Rallye do Targa – Vieira do Minho, prova em pisos de asfalto que será igualmente pontuável para o Campeonato Portugal de Ralis, Campeonato Portugal de Ralis 2l/2RM e ainda para a Taça de Portugal de Ralis.

Pedro Silva e Rui Ribeiro também estarão presentes pois esta é mais uma jornada importante do campeonato, já que a dupla lidera a competição, decorridas que estão já duas provas.

Assim sendo a prova do Targa Clube terá como principal objetivo para a equipa de Guimarães, a de amealhar o máximo de pontos, de forma a defender a liderança da competição, onde reúnem já 15 pontos de vantagem sobre os segundo classificado.
 


Como nos refere o piloto vimaranense “o objectivo é rodar entre os primeiros lugares entre os 2 rodas motrizes e entre os 3 primeiros da geral do CRRND, de maneira a mantermos a liderança do campeonato e, de preferência, mantendo a diferença pontual para o segundo classificado.

O último rali não nos correu da melhor maneira, mas estamos apostados em dar a volta por cima e conseguir um bom resultado em Vieira do Minho”.

Pedro Silva e Rui Ribeiro irão estar aos comandos do Citroën Saxo Gr. A que se tem mostrado muito competitivo e fiável, sobretudo com as ultimas evoluções introduzidas no inicio do presente ano.

O Rali do Targa arranca sábado à noite, com a super especial em Vieira do Minho. No Domingo disputa-se a dupla passagem pelo troço de Serradela, sendo que pelos troços de Pepim/Guilhofrei e S. Pedro/Pinheiro, os concorrentes irão efetuar uma tripla passagem. O Pódio final da prova em pisos de asfalto está previsto para as 15h15 em Vieira do Minho.

Paulo Moreira: “Estreia foi muito positiva!”


Foi no Rallye Vidreiro, a quarta ronda do Campeonato de Open de Ralis que a MR Team estreou uma das novidades da época nos ralis, o Opel Corsa OPC, carro este que irá estar a disputar o Campeonato Open de Ralis e a Taça de Portugal de Ralis em 2012

A viatura foi conduzida pela equipa Paulo Moreira e João Vieira e acabou por ficar pronta só na véspera do Rali, levando a que a equipa partisse para a prova em pisos de asfalto com pouco mais de meia dúzia de quilómetros rodados em estrada, mas mesmo assim, um pequeno teste que permitiu melhorar o acerto da suspensão, além de uma pequena adaptação ao novo carro.



Paulo Moreira terminou o rali muito satisfeito com o carro, onde como nos salienta “o objetivo inicial foi o de rodar com o carro, verificar possíveis falhas na preparação e ir melhorando o andamento.  Sem pretensões a lugares cimeiros na tabela, propúnhamos terminar nos primeiros 20. O tempo inconstante levou nos a optar por pneus de chuva que vieram a mostrar-se eficazes nos pisos escorregadios do pinhal. A falta de autoblocante na viatura e os poucos quilómetros efetuados não nos davam confiança para andamentos mais ousados, optando por uma toada mais cautelosa à medida que íamos descobrindo o potencial do carro. O andamento ia ficando mais consistente o que permitiu-nos melhorar tempos. Pelo caminho ficou um pião na 4ª PEC e uma saída de frente na 5ª PEC, permitindo nos no final alcançar o 20º lugar à Geral.

O Carro mostrou que tem já bastante potencial e com as evoluções que terá ao longo dos próximos ralis, acho que vai ser um carro muito competitivo. De parabéns, está a Monteiros Racing, que em contra relógio conseguiu terminar o carro a tempo e sem nenhum problema técnico ao longo do rali. Queremos agradecer ainda aos nossos patrocinadores, Caetano Technik, ENI, BCA, Leatronic, Sopneus, NSA, Credibom, Biodouro, Irmsher, Tintauto, Hotel dos Navegadores, Grafite Publicidade, QF Lda e Monteiros Racing Team., assim como um especial agradecimento ao Paulo Antunes, Rui Porelo, Daniel Ribeiro, Jorge Carvalho, Nuno Neto e Mário Ribeiro.

Paulo Moreira prossegue a sua época no Rali Targa/Serra da Freita, prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis.