18 de abril de 2013

SATA Rali Açores com lista revelada

Foi finalmente dada a conhecer a lista oficial de inscritos para o Sata Rallye Açores, prova pontuável para o Campeonato da Europa de Ralis. Serão 42 as equipas presentes na prova insular, das quais se destacam as presenças de 11 carros da categoria S2000 com os principais nomes do Europeu presentes, a que se juntam o Citroen DS3 RRC de Robert Kubica e a estreia do Fiesta RRC de Bernardo Sousa.

Pedro Meireles e Mario Castro testaram em asfalto

Foto: João Pedro Sousa (RallyMania)


A dupla do Team Vianauto / Galp Fórmula esteve hoje nas estradas de Fafe a preparar já a fase de asfalto do CPR que começará no próximo mês de Maio com o rali de Cidade de Guimarães / Targa Clube.
O Primeiro contacto com o Skoda em asfalto foi muito positivo e mesmo bastante produtivo para que a dupla Minhota se apresente em Guimarães na máxima força.
Realizados cerca de 130km, Pedro Meireles e Mário Castro continuarão a sua adaptação ao Fábia S2000 já no próximo sábado onde marcarão presença no rali de Alfena como carro zero.
Depois na semana que antecede o rali Cidade de Guimarães, realizarão mais uma sessão de testes para afinar o carro a 100% para a prova.

PEDRO FINS ESTÁ CONFIANTE NUM BOM RESULTADO


O Rali de Alfena, terceira prova do Desafio Modelstand, vai para a estrada no próximo sábado dia 20 de Abril, com Pedro Fins e Sérgio Rocha a encararem o desafio confiantes num bom resultado depois dos azares das duas primeiras provas da época.

Como afirma Pedro Fins, esta será para a equipa do Peugeot 206 GTi a primeira de seis finais, visto que já não podem desperdiçar mais nenhuma pontuação, "Vamos encarar esta prova como se fosse a primeira do ano. Para nós esta é a primeira de seis finais que ainda faltam. Estamos conscientes da responsabilidade que temos a partir de agora, mas confiantes num bom resultado."

Para isso, apenas terão de fazer uma boa prova, com andamento rápido, e sem mais azares, "Infelizmente já não podemos deitar fora mais nenhum Rali até ao fim, por isso é preciso amealhar os primeiros pontos, e quantos mais conseguirmos melhor. Neste Rali iremos ter um número bastante mais alto do que em Castelo Branco, e só espero que esse factor não condicione a nossa prova como já aconteceu no passado."

Num formato muito compacto, o Rali de Alfena disputa-se na tarde de sábado, num total de 8 classificativas.

O Peugeot 206 Gti de Pedro Fins e Sérgio Rocha tem a assistência da SFR Motosport e os apoios da Stock-Car Megastore, Solinca, Reebok, Rambaxy Genéricos e NWI Casas.

Mais informações da prova em www.cami.pt e em www.pedrofins.com.

Nuno Coelho: “Aspirações renovadas para Rali de Alfena”


Nuno Coelho e Pedro Alves irão estar à partida de mais uma edição do Rali de Alfena, prova agora pontuável para o Campeonato Open de Ralis e Desafio Modelstand.

Depois da desistência na prova anterior, a dupla do Peugeot 206 Gti renova agora aspirações a mais um bom desempenho na prova a cargo do Clube Aventura do Minho. Esta época já provaram que estão entre as equipas da frente, conseguindo registar constantemente tempos nos três primeiros, nestas duas primeiras provas do ano.

Para Alfena o principal objetivo é terminar dentro do Top 5. Como nos salienta o piloto “Vou com o objectivo de acabar nos cinco primeiros. Fizemos segundos em Fafe, fazíamos em Castelo Branco pelo menos o quarto lugar se não tivéssemos aquele azar, por isso estou confiante e motivado para o rali.

Vou entrar no primeiro troco a tentar perceber o limite dos pneus em seco, porque não fiz nenhum teste antes da prova. Por outro lado como já tenho uma desistência tenho forçosamente de terminar o rali, pois é essencial somar o máximo de pontos nas seis provas que podemos pontuar para o troféu”.

Nuno Coelho ocupa no momento, e mesmo apenas com um resultado, a 5ª posição do Desafio Modelstand, sendo o 8º no Campeonato Open de Ralis.

O Rali de Alfena disputa-se apenas no Sábado de tarde num total de 8 provas especiais de classificação, com os pilotos a fazer uma dupla passagem pelos troços de Alfena, Agrela, Vila da Luz e Maia. No Total serão 115,06 quilómetros de percurso da prova, sendo que 54,24 são em contra relógio.

Pedro Silva com João Aguiar no Troféu Rallycar Basic


O Campeonato Open de Ralis vai prosseguir já este próximo sábado com o Rali de Alfena, prova a cargo do Clube Aventura do Minho que será ainda pontuável para o novo Troféu RallyCar, onde o piloto da cidade berço, Pedro Silva, irá estar presente na prova e fará assim a sua primeira prova a “sério” esta temporada depois do teste no Rali Montelongo, prova extra campeonato.

Pedro Silva volta a apostar no Citroen Saxo, que para a prova em pisos de asfalto conta com mais melhorias, tornando-o assim ainda mais competitivo.

Como nos salienta o Vice-campeão Regional Ralis Nordeste 2012, “Os objectivos passam por andar o mais rápido possível e tentar conseguir um lugar entre os cinco primeiros do Troféu Rallycar Basic. Porém, “à última hora “, tivemos de fazer algumas alterações de fundo no carro e ainda estamos à espera que chegue algum material para montar, por isso vai ser praticamente impossível andarmos com o carro antes do rali.

Assim, estamos conscientes que iremos sentir algumas dificuldades, pois sem testar vamos um pouco às cegas, sem saber o que podemos contar em termos de comportamento do carro, já que vai ser a primeira vez que vamos rodar com os pneus Hankook”.

A grande novidade será o seu navegador, já que João Aguiar irá fazer parte da equipa, alinhando na maioria das provas em pisos de asfalto. “Vou estrear um novo navegador, o João Aguiar, que me deverá acompanhar em toda a fase de asfalto, por isso é natural que tenhamos ainda um pequeno período de adaptação mútua até tudo funcionar a 100%. A avaliar pela forma como correram os reconhecimentos, a adaptação deverá ser fácil e o João mostrou ser um jovem bastante talentoso, restando apenas saber como iremos funcionar em conjunto quando começar a competição "a sério", pois é sempre diferente em termos de pressão relativamente aos reconhecimentos”, concluiu Pedro Silva.

O Rali de Alfena apresenta um programa com 8 provas especiais de classificação, com uma dupla passagem pelos troços de Alfena, Agrela, Vila da Luz e Maia, num total de 155,06 quilómetros, entre os quais 54,24 disputados em contra relógio. O pódio final será em Alfena, às 19h31.

Manuel Pinto aposta no Trofeu RallyCar


Manuel Pinto irá dar inicio à sua época desportiva de 2013 ainda este mês com a realização do Rali de Alfena, prova do Campeonato Open de Ralis.

O piloto adquiriu na época passada um Peugeot 206 Gti na qual estiveram a trabalhar estes últimos meses, de forma a preparar da melhor forma o presente ano, evoluindo um pouco o carro que no momento está bastante mais competitivo que os Peugeot 206 de troféu.

Em termos de Campeonato, o piloto de Gondomar centra os seus objetivos no Campeonato Open de Ralis - duas rodas motrizes, sendo que a principal aposta será o novo Troféu RallyCar que será pontuável em seis provas do Open de Ralis.

Manuel Pinto e Francisco Martins já tiveram um primeiro contacto com o carro, efetuando uma sessão de testes em asfalto, num tipo de condições muito idênticas às do Rali de Alfena.

Como nos refere Manuel Pinto “Este teste serviu essencialmente para conseguir alguns acertos em termos de alinhamos e ter uma primeira noção do comportamento do carro com estes pneus. Além disso é sempre bom fazer quilómetros, pois as principais equipas do Open têm no momento muito ritmo, fruto de muitas provas seguidas, pelo que pretendo trabalhar ao máximo neste sentido para em Alfena e nas próximas provas estar o máximo competitivo.

O balanço foi muito positivo, o carro está muito bom, vamos rever ainda mais alguns pormenores, e tentar ainda antes da prova fazer mais um pequeno teste, mas aí somente para verificar se tudo ficou na perfeição”.

Manuel Pinto e Francisco Martins alinham assim já no Rali de Alfena, a ter palco nos dias 19 e 20 de Abril, contando com o apoio de Eni, A.J.J. Teixeira, Eletro Barbosa, Auto Seixidro – Chapa e Pintura, CarJaime, Decorlixa, Fiscosal e M. Pinto Sport.

Gil Antunes: «Amealhar o máximo de pontos!»




Este próximo sábado em Alfena terá palco mais uma edição do Rali de Alfena, prova a cargo do Clube Aventura do Minho, pontuável para o Campeonato Open de Ralis e Desafio Modelstand.

Para a dupla de Sintra Gil Antunes e Carlos Ramiro a prova em pisos de asfalto é mais uma importante ronda para somar o máximo de pontos para defender a liderança do Campeonato Open de Ralis 2 RM e do Desafio Modelstand, onde a dupla do Peugeot 206 Gti lidera desde a primeira prova.

Como nos refere o piloto de Aruil “Neste rali vamos tentar preparar da melhor forma a prova. Queremos evoluir e tentar andar melhor e corrigir alguns erros de Castelo Branco. O troféu vai ser uma vez mais muito bem disputado, e num rali pequeno como este teremos que entrar logo na primeira especial fortes. A nossa ambição é tentar um lugar entre os três primeiros, sendo que o pleno é claro, vencer. Acima de tudo temos que somar pontos de forma a defender a liderança das duas competições.”

A dupla arranca para o rali com número 5, contando com o apoio técnico da Competisport que assiste e preparar o Peugeot 206 Gti.

O Rali de Alfena vai para a estrada no Sábado de tarde, com as equipas a terem pela frente 8 troços cronometrados, numa dupla passagem pelos troços de Alfena, Agrela, Vila da Luz e Maia. No total perfazem aproximadamente 55 quilómetros em contra relógio, num total de 115 de percurso total no rali.

Competisport na luta pelo pódio


Depois da jornada bem a Sul, a Competisport ruma este fim-de-semana a Norte para mais uma edição do Rali de Alfena, prova a cargo do Clube Aventura do Minho, que será pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato Regional Ralis Norte e Desafio Modelstand.

A estrutura do Cartaxo conta na prova em pisos de asfalto com as duplas Luís Mota e Alexandre Ramos e Gil Antunes e Carlos Ramiro, com ambas as equipas a ocuparem os “papéis principais” na disputa pelos lugares da frente.

Luís Mota e Alexandre Ramos alinham de novo com o Mitsubishi Lancer EVO VII, numa prova que deixa boas recordações para equipa pois venceram em 2012. Os principais objetivos centram-se no Open onde são um sérios candidatos aos lugares do pódio, num rali que promete ser bastante disputado. No regional Norte são os mais sérios candidatos à vitória, eles que venceram a primeira prova do ano. No momento ocupam a terceira posição do Open de Ralis 4 RM, sendo os lideres do Regional Norte 4 RM.

Gil Antunes e Carlos Ramiro são também candidatos a ir ao pódio, eles que lideram o Campeonato Open de Ralis 2 RM e o Desafio Modelstand.

Nesta prova a equipa pretende evoluir ainda mais, apostando num andamento mais eficaz, que lhe permita lutar pelos lugares do pódio ou mesmo pela vitória, num rali novo para a equipa.

A prova arranca sábado de tarde, com as equipas a ter pela frente 115 quilómetros de percurso total, num total de 8 provas especiais numa dupla passagens pelas classificativas de Alfena, Agrela, Vila da Luz e Maia. O pódio final está previsto para as 19h31.

Carlos Cruz procura bom resultado em Alfena


Carlos Cruz e Paulo Santos estarão á partida do Rali de Alfena, próxima prova do Campeonato Open de Ralis, com o objectivo a passar por andar entre os melhores das duas rodas motrizes na prova nortenha.

Depois do quinto posto da geral e terceiro nas duas rodas motrizes no Rali Cidade de Castelo Branco, a dupla de Leiria volta a apostar em novo bom resultado, desta feita no Rali de Alfena, prova que farão pela primeira vez.

Ainda antes de falar sobre a próxima prova, Carlos Cruz aproveitou para “agradecer aos patrocinadores a aposta neste nosso projecto para o Campeonato Open de Ralis”.

Já no que diz respeito ao Rali de Alfena, Carlos Cruz começou por nos dizer em jeito de antevisão á prova que “os objectivos passam por fazer o melhor possível entre os concorrentes das duas rodas motrizes, algo que vai depender muito das características do rali”.

O piloto de Leiria que conta com os apoios de ENI, Pneutec, Grupo Lena e LPM Automóveis referiu-nos ainda que “se for uma prova muito rápida, não será muito bom para nós, pois o nosso carro não tem uma grande velocidade de ponta comparativamente com a nossa concorrência directa, pelo que se tiver um traçado mais sinuoso já não seremos tão penalizados e poderemos então partir para a prova com outras expectativas”.

A dupla que conta realizar a totalidade das provas do Campeonato Open de Ralis 2RM, estará no Rali de Alfena de novo com o Peugeot 206 RC, que como já é habitual, conta com a cuidada preparação e assistência a cargo da RF Competições.

Diogo Gago ganhou experiência no Rally de Portugal


Depois da sua estreia internacional, Diogo Gago e Jorge Carvalho marcaram presença no Rally de Portugal, naquela que foi a estreia do jovem piloto algarvio no maior evento desportivo que tem lugar no nosso país.

Sobre a sua estreia no Rally de Portugal e desta forma no Mundial de Ralis, o jovem piloto apoiado pela Berci, Axa Seguros, QF-lda, Pirelli, Britefil, Pedro Pinto Automóveis, Ray Just Energy Drink e Chaveca & Janeira dizia-nos “que esta foi uma experiência bastante gratificante, pois estar a competir numa prova com os melhores do Mundo é sem dúvida muito bom e é igualmente uma experiência que poucos conseguem ter hoje em dia”.

Tendo sido esta uma prova para ganhar experiência, Diogo Gago reconheceu que, “sendo este um rali tão duro, deu para perceber que a rapidez nem sempre é o nosso melhor aliado. Saber gerir o material é fundamental, ainda para mais quando se trata de uma viatura de duas rodas motrizes”.

Entre reconhecimentos, verificações e prova, o Rally de Portugal dura praticamente uma semana, com o jovem piloto algarvio a referir que “esta foi uma semana bastante cansativa e muito rigorosa. Foi um pouco diferente do que estou habituado, pois esta é uma prova com uma extensão bastante maior e que exige outra preparação”

Apesar de esta prova ter sido encarada com o intuito de ganhar experiência, na primeira etapa Diogo Gago e Jorge Carvalho levaram o pequeno Citroen C2 R2 Max ao quarto posto entre os portugueses, tendo rodado com tempos muito próximos do top-3 da categoria do Júnior WRC, para acabarem por ser infelizes no arranque do segundo dia de competição, vindo a abandonar na primeira especial de sábado.

Factor claramente diferenciador face a outras provas foi a moldura humana presente, com o jovem piloto a reconhecer que “a afluência de público é qualquer coisa de espectacular, não só para nós que estamos a correr diante de tantos espectadores, mas também para os nossos patrocinadores, aquém agradecemos pela confiança que tem demonstrado em nós”

Depois do Rally de Portugal, a dupla prepara já o Sata Rallye Açores, prova pontuável para o Campeonato Europeu de Ralis e Campeonato de Portugal de Ralis.

Paulo Moreira «Balanço é muito positivo!»


Terminou de forma muito positiva, a participação da dupla da Mr Team – Paulo Moreira/Marco Macedo em mais uma edição do Rali de Portugal Open.

A prova do Clube Automóvel de Portugal não foi nada fácil para todas as equipas que alinharam pois a dureza dos troços não ajudou em nada as equipas, que só com uma boa gestão do seu rali, conseguiram lograr o pódio final.

A dupla do Opel Corsa OPC mostrou uma vez mais que neste tipo de piso são já muito competitivos, e que o Corsa OPC lida bem nas condições mais exigentes.

Como nos salienta o piloto “o Rali de Portugal deixou-nos um certo amargo na boca! Começámos o rali com problemas nos travões e com uma toada mais calma para conseguirmos levar o carro até ao final, dada a dureza dos troços.

Ao longo das duas primeiras especiais eram muitas as equipas que iam ficando pelo caminho. Na partida para a segunda secção éramos segundos nas 2 RM a 40 segundos do primeiro lugar. No final da PE três a diferença era apenas de 20 segundos, mas devido ao muito pó na última classificativa não nos permitiu andar mais depressa e tentar chegar a primeiro, terminando o rali a seis segundos da vitória. Valeu pela diversão e pelo muito público ao longo dos troços. Para o ano há mais.”

No final a equipa ascendeu ao 11º lugar da geral, terminando no pódio entre os carros de apenas duas rodas motrizes.

A equipa prossegue já este fim-de-semana com o Rali de Alfena, prova do Campeonato Open de Ralis.

João Silva e a FX Team apresentam equipa para 2013

 Foi num ambiente descontraído e informal, mas com grande profissionalismo, que a FX TEAM apresentou a sua dupla de pilotos, bem como a nova imagem e patrocinadores para o Campeonato da Madeira de Ralis 2013, apresentação essa que decorreu nas novas instalações na Madeira da PROSEGUR, novo parceiro da equipa.

A dupla é constituída por João Silva e Victor Calado, que se juntaram para defender as cores da equipa e dos seus patrocinadores, num projecto que, para além de um projecto desportivo, é também um projecto comercial e empresarial.

A equipa é patrocinada por dez empresas de diferentes áreas de actuação, mas que partilham a mesma ambição e visão empreendedora. Destaque para a FX Hotelaria e para a multinacional Prosegur, bem como para a Construart, a Laborial, a SOFF, o El Bom Bom Sport Bar, o XP Workout, a Promerch, a SFU e a Bitrans.

João Silva salientou na altura da apresentação que: «este momento é muito especial para mim pois representa o meu regresso à Madeira após 2 anos de grandes aventuras pelo Mundo. Conseguimos montar um projecto competitivo e interessante, cativando a entrada de novos patrocinadores para a equipa, o que nos motiva muito neste arranque de campeonato.»
 Por seu lado, o navegador Victor Calado destacou que «este projecto assenta em 3 pilares principais. O empresarial, o comercial e o desportivo. Todos os patrocinadores envolvidos apostaram em nós para levar os seus valores e produtos para junto dos consumidores, que em geral na Madeira são amantes de automobilismo. Isto só por si revela a importância deste projecto na actual conjuntura.»

O Renault Clio R3 Maxi que o FX TEAM irá utilizar esta época foi alvo de uma grande revisão na ARC Sport e está pronto para encarar o Campeonato, tendo-se apresentado com uma nova e belíssima decoração, onde predominam o preto e o amarelo, cores dos principais patrocinadores da equipa.
Equipa está confiante para o Rali de São Vicente

O Rali de São Vicente, prova inaugural do Campeonato da Madeira de Ralis 2013, vai para a estrada na noite da próxima sexta-feira, 19 de Abril, com a disputa da especial espectáculo nocturna na vila de Ponta Delgada, especial essa que junta sempre muitos milhares de espectadores aficionados da modalidade.

Já no sábado serão disputadas 6 especiais, com dupla passagem nos Lameiros, Vila e Boaventura, onde se espera ver também as especiais repletas de público.

João Silva afirma que os objectivos da equipa «passam por dar o melhor em cada prova, elevando a fasquia ao máximo, começando já com um bom resultado em São Vicente. Acredito que vamos ter casa cheia neste fim-de-semana, pelo que é importante para a nossa equipa estar presente ao melhor nível», concluiu optimista o piloto da equipa.

16 de abril de 2013

Nuno Almeida: "Andar o que o carro nos permitir"


Depois da boa prestação no Rallye Serras de Fafe, a prova de abertura do Campeonato Open de Ralis, Nuno Almeida prossegue já este próximo sábado com a realização do Rali de Alfena, prova a cargo do Clube Aventura do Minho.

A prova em pisos de asfalto será assim a terceira ronda do Open, contando ainda para o Campeonato Regional Ralis Norte, neste caso a segunda prova.

O piloto de Ermesinde volta a ter a seu lado Pedro Barbosa, num rali que apesar de ser algo desfavorável ao Fiat Punto HGT, a dupla pretende voltar a impor o mesmo andamento do Serras de Fafe, tentando garantir o melhor resultado possível entre os carros de apenas duas rodas motrizes.

Como nos salienta o piloto “Vamos entrar com a mesma confiança de sempre. Tentar ser fortes ao longo de todo rali e andar aquilo que o carro nos permitir. No asfalto, o Punto não é tão competitivo como nos pisos de terra, mas não vamos baixar os braços e vamos dar o nosso melhor para chegar a um bom resultado sobretudo entre os carros das duas rodas motrizes, quer no Open, quer no Regional e também ser os melhores na nossa classe”.

Com apenas uma prova disputada esta época, a dupla apoiada por Saroni – UOMO, Loureiro & Jacinto, Auto 2002 – Chapa e Pintura e António Amortecedores, ocupa no momento o quarto lugar no Campeonato Regional Ralis Norte 2 RM, enquanto no COR 2 RM são os décimos classificados. O Rali de Alfena disputa-se apenas no sábado, com os concorrentes a efetuar uma dupla passagem pelos troços de Alfena, Agrela, Vila da Luz e Maia, num total de 115,06 quilómetros, entre os quais 54,24 em contra-relógio. O Pódio final está previsto para as 19h31 em Alfena.

Luís Bastos ausente no Rali de Alfena


O líder do Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Luís Bastos já confirmou a sua ausência na próxima prova que terá palco este sábado em Alfena.

O jovem piloto de Celorico de Basto teve um início de época em grande plano, vencendo as duas provas do Campeonato Júnior, destacando-se ainda na geral absoluta do Open de Ralis 4 RM, provando que é sem duvida uma das jovens promessas nesta modalidade.

Contudo e por falta de apoios, Luís Bastos não estará presente na prova em pisos de asfalto, estando no momento a reunir esforços para se manter no ativo e assim manter-se na luta pelo titulo do Júnior que no momento liderada destacadamente.

“No Inicio da época tínhamos apenas confirmado estas provas iniciais. Infelizmente por falta de apoios não vou poder estar presente no Rali de Alfena. Não vou baixar os braços e vou tentar continuar a trabalhar no meu projeto e reunir apoios para estar presente prova a prova e lutar pelo titulo do Campeonato Júnior”, salientou o piloto do Mitsubishi EVO V.



Mais informações e fotos em: facebook.com/LuisBastosRallyPage

SFR Motorsport em Alfena com António Rodrigues e Pedro Fins


A SFR Motorsport prossegue a sua temporada desportiva com mais uma edição do Rali de Alfena, prova do Clube Aventura do Minho, agora pontuável para o Campeonato Open de Ralis.

Na prova em pisos de asfalto, a equipa volta a contar com as duplas António Rodrigues e Jorge Carvalho e Pedro Fins e Sérgio Rocha, ambos em Peugeot 206 Gti.

Depois do regresso às competições no Rali Cidade Castelo Branco, António Rodrigues volta a centrar os seus objetivos no Desafio Modelstand, competição onde garantiu a primeira vitória da época. Como nos salientou o piloto de Murça “A nossa prioridade passa por tentar lutar mais uma vez pela vitória no desafio modelstand, e se possível, fazer um bom resultado à geral, para amealharmos o maior número pontos no campeonato das 2RM.

Depois do excelente resultado que alcançamos no Rali Cidade de Castelo Branco, estamos motivados e confiantes para este rali, contando com a equipa SFR Motorsport, que nós tem entregue sempre um carro competitivo e fiável”. António Rodrigues e Jorge Carvalho ocupam no momento a 3ª posição no Open de Ralis 2 RM, sendo os 4º no troféu.

Pedro Fins e Sérgio Rocha centram os seus objetivos essencialmente em terminar. Depois dos azares nas duas primeiras provas, o piloto quer por fim de vez aos abandonos e voltar aos bons resultados, essencialmente nos pisos de asfalto, onde já provou ser bastante competitivo.

"Vamos encarar esta prova como se fosse a primeira do ano. Para nós esta é a primeira de seis finais que ainda faltam. Estamos conscientes da responsabilidade que temos a partir de agora, mas confiantes num bom resultado. Infelizmente já não podemos deitar fora mais nenhum Rali até ao fim, por isso é preciso amealhar os primeiros pontos, e quantos mais conseguirmos melhor. Neste Rali iremos ter um número bastante mais alto do que habitual, devido ao facto de ainda não termos pontuado esta época, e só espero que esse factor não condicione a nossa prova como já aconteceu no passado”, concluiu o piloto de Viana do Castelo.

O Rali de Alfena vai para a estrada no sábado de tarde, com as equipas a efetuar uma dupla passagem pelos troços de Alfena, Agrela, Vila da Luz e Maia. No total serão 115,6 km, com 54, 24 destes a ser disputados em troços cronometrados. O pódio final está previsto para as 19h31 em Alfena.

Pilotos SFR Motorsport no Rali de Alfena:

Nº 8 António Rodrigues/Jorge Carvalho – Peugeot 206 Gti – COR 2 RM/ Desafio Modelstand

Nº 30 Pedro Fins/Sérgio Rocha – Peugeot 206 Gti COR 2 RM/ Desafio Modelstand

Luis Mota: “Pó condicionou resultado”


Como vem sendo habitual nas últimas edições, o Rali de Portugal Open é um grande desafio para todas as equipas que nele alinham, sobretudo pelos troços extensos e de alguma dureza dos pisos, que obriga os pilotos a gerir bem a sua prova de forma às mecânicas das viaturas aguentarem.

Na presente edição da prova do Automóvel Clube de Portugal, os concorrentes do Open disputaram apenas o dia de sábado, fazendo uma dupla passagem pelos troços de Vascão e Loulé.

Luís Mota e Alexandre Ramos partiram bastante motivados para a prova, conseguindo tirar toda a competitividade do Mitsubishi EVO IV neste tipo de piso, terminando a primeira passagem pelos troços na terceira posição, a apenas algumas décimas do segundo.

Nos dois últimos troços, o objetivo era tentar manter um lugar entre os três primeiros, mas a dupla acabou por ver a sua tarefa dificultar-se quando o concorrente que os antecedia furou e rodou num ritmo lento.

Num troço com mais de vinte quilómetros e com as equipas a partir de minuto a minuto, o piloto do Cartaxo rodou muitos quilómetros no meio do pó, com muito pouca visibilidade, acabando por perder muito tempo.

Com esta situação acabaram por descer a quarto, num rali que acabou por ser muito positivo, já que o principal objetivo da equipa era participar e divertir-se, pois tratou-se de uma prova extra-campeonato.

Luís Mota e Alexandre Ramos prosseguem com o Rali de Alfena, prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis e Campeonato Regional Ralis Norte.

Gil Antunes: "Apesar da desistência, a prova foi espetacular!"


O Automóvel Clube de Portugal levou para a estrada mais uma edição do Rali de Portugal Open, prova esta que se disputou apenas no sábado, com os concorrentes a fazer uma dupla passagem pelos troços de Vascão e Loulé.

A dupla de Sintra Gil Antunes e Diogo Correia acabaram por não terminar da melhor forma o duro rali, já que após a segunda especial foram obrigados a abandonar a prova.

A equipa do Opel Astra Gsi entrou bem na prova, obtendo um bom crono à geral e dominando as duas rodas motrizes, isto apesar de um problema no motor não lhes permitir rodar a 100%.

Como nos salienta Gil Antunes, “Entramos bem na prova, acima de tudo com o intuito de dar espetáculo e desfrutar destes troços. Logo na primeira especial o motor falhava em algumas zonas, inclusive numa passagem pela ribeira de Vascão, desligou-se e perdemos bastante tempo para conseguir voltar a coloca-lo a trabalhar. Apesar de tudo estávamos na frente das duas rodas motrizes, mas na especial seguinte, perdemos todo o óleo da suspensão traseira e para não danificar mais material optamos por terminar mais cedo a nossa prova. No caso de ser uma prova pontuável para um qualquer campeonato, ainda fazíamos o esforço de levar o carro até ao final e terminar o rali, mas aqui a nossa participação era apenas para nos divertir, pelo que não havia necessidade de sacrificar ainda mais a mecânica do carro”.

Gil Antunes prossegue já esta semana com o Rali de Alfena, competição pontuável para o Campeonato Open de Ralis 2 RM e Desafio Modelstand, onde o piloto de Aruil lidera ambas, após as duas primeiras provas.

BRAÇO DE SUSPENSÃO TRAVA MEIRELES

Pedro Meireles e Mário Castro estiveram presentes no rali de Portugal com o intuito de amealhar mais quilómetros ao volante do Skoda Fábia mas infelizmente a dupla do Team Vianauto / Galp Fórmula teve de renunciar ao rali ainda a meio do segundo dia de prova devido á quebra de um braço de suspensão.

Apesar da falta de testes antes da prova Meireles estava “motivado para andar depressa e tentar um bom resultado. Tinha-mos a noção de que sem testes e sem um set-up base, muito dificilmente conseguiríamos ter um carro competitivo no ínicio do rali, mas sendo esta uma prova longa e dura tudo poderia acontecer e poderíamos mesmo sair do Algarve com uma vitória para o CPR”, e acrescenta ainda que “no primeiro dia não conseguimos acompanhar o andamento do Moura nem do Bruno precisamente por a afinação do carro não ser a ideal. Para complicar ainda mais, nesse dia não havia parques de assistência entre as especiais para que pudéssemos fazer as devidas alterações e então restou-nos terminar o dia, tentando perder o menos possível”.

Para o segundo e ultimo dia de prova no que ao CPR dizia respeito, Meireles e Castro esperavam andar bem mais rápido depois de algumas alterações na afinação do Skoda, e “conseguimos fazê-lo. Entramos bem no primeiro troço do dia ainda que o skoda não estivesse com a afinação ideal e beneficiamos do furo do Ricardo Moura para ficarmos na frente dos Portugueses. Tentamos manter o Ricardo atrás de nós mas sem arriscar muito pois queríamos fazê-lo apenas na última secção”.

Já com o Skoda perto de uma afinação ideal, Meireles procurava então impor-se a Ricardo Moura na última secção do dia e repetir a vitória de 2011 e 2012 no CPR, mas a meio da especial de Santana da Serra e numa altura em que os tempos intermédios da cronometragem oficial do rali lhe davam já uma significativa vantagem, “ partiu o braço de suspensão da roda de trás direita e foi impossível continuar até ao fim. Ficamos tristes por esta desistência mas ao mesmo tempo contentes porque sentimos uma grande evolução e adaptação ao carro durante o rali”.

Com a ausência nos Açores, a equipa começará desde já a preparar a fase de asfalto do campeonato onde quer tentar a sua primeira vitória do ano e manter vivas as esperanças da conquista do título absoluto.

Marco Ferreira vence 2RM no Vodafone Rally de Portugal - Open


Depois da estreia em 2012 no Vodafone Rally de Portugal, Marco Ferreira voltou a estar à partida do principal evento motorizado em Portugal, desta feita navegado por Edgar Gonçalves, com a dupla a conquistar a vitória entre os Duas Rodas Motrizes do Open, neste que foi um evento conjunto com o Mundial de Ralis.

Segundo o piloto de Santiago do Cacém, este “foi um resultado extraordinário, mas algo inesperado, pois sabíamos que a concorrência era muito forte, e a prova longa e extremamente dura para o nosso Citroen Saxo”.

Marco Ferreira contou que a dupla fez “uma prova sem pressão, e sem comparar tempos com os nossos adversários. Foi um rali que fizemos com o intuito de nos divertirmos, de evoluir a técnica de condução e de melhorar o comunicação entre piloto e navegador. Aplicámos sempre um bom ritmo mas com bastantes cautelas, pois os troços tinham zonas bastante traiçoeiras."

Sobre a forma como correu o rali, o piloto apoiado pela Tudóptica, Consulnear, JBJF, TransmissãoSado e ENI disse-nos que “o objectivo passava por andar rápido e em segurança. Fizemos os dois primeiros troços sem problemas, mas percebemos logo que a dureza dos troços se iria faze sentir bastante, e na assistência, no estádio do Algarve, foi possível perceber que o Saxo já tinha algumas mazelas, mas que foram prontamente reparadas pelos mecânicos da nossa equipa, a TransmissãoSado Rally Team, a quem deixo um agradecimento pelo excelente trabalho realizado”.

“Depois arrancámos para as segundas passagens confiantes e apostados em continuar no nosso ritmo, mas com o piso cada vez mais degradado pelas passagens dos WRC’s, apresentando muitas zonas rochosas, e com o entardecer, as coisas ficaram mais complicadas. Ao fim de poucos quilómetros começámos a apanhar o pó do concorrente que saía à nossa frente e foi muito difícil andar nessas condições. No último troço voltámos a apanhar muito pó, e com a noite a cair, a visibilidade era muito reduzida, o que nos levou a abrandar o ritmo para manter o carro na estrada. Com estas condições fomos praticamente dois minutos mais lentos por troço, ainda assim, chegámos ao final bastante contentes com o resultado, que curiosamente só soubemos momentos antes da entrega de prémios”, continuou Marco Ferreira.

15 de abril de 2013

Bernardo Sousa de Fiesta RRC nos Açores

Após a excelente vitória de Bernardo Sousa no Rali Serras de fafe ao volante de um Peugeot 207 S2000, Bernardo Sousa surpreendeu agora com a sua presença nos Açores ao volante de um RRC, neste caso um Ford Fiesta.
"Iremos competir no Sata Rally Açores no final deste mês com um Ford Fiesta RRC. Estou bastante animado para este novo desafio. Certamente será um grande desafio", comentou o piloto madeirense no seu facebook.

Sem dúvida uma excelente notícia que irá permitir aumentar a competitividade e o interesse desportivo no Sata Rali dos Açores, prova que estará na estrada no final do mês de abril.
Fonte:Ralisonline

14 de abril de 2013

Sebastian Ogier faz hattrick no Rali de Portugal

Fonte:Ralisonline
O derradeiro dia do Rally de Portugal, ainda trouxe algumas surpresas no top 10 e a confirmação do domínio da Volkswagen, numa etapa em que tinha um troço com mais de 50 quilómetros percorrido por duas vezes.

Sébastien Ogier preveu o pior quando sentiu alguns problemas na embraiagem do Polo durante a manhã mas o francês resolveu tudo na assistência, foi o mais rápido na Power Stage e venceu o Rally de Portugal pela terceira vez.

Jari-Matti Latvala foi terceira na Power Stage mas, perdeu muito tempo com problemas de transmissão durante a manhã, caindo para a terceira posição por troca com Mikko Hirvonen.
Evgeny Novikov e Nasser Al-Attiyah limitaram-se a levar os dois Ford até ao fim, num rally que não correu nada bem à M-Sport.

Andreas Mikkelsen furou um pneu na Power Stage mas, conseguiu manter a sexta posição na sua estreia no Rally de Portugal e no primeiro rally com o Volkswagen.
Martin Prokop beneficiou do abandono de Dennis Kuipers antes da derradeira especial, para subir à sétima posição final, na frente de um "super" Mads Ostberg que recuperou quatro posições no derradeiro dia, vencendo hoje mais 3 troços e ainda a segunda posição na Power Stage.

Khalid Al Qassimi perdeu a oitava posição para Ostberg na Power Stage mas, de qualquer forma, conseguiu terminar nos pontos, na frente de Esapekka Lappi, o grande vencedor do WRC-2.

Bryan Bouffier também venceu com grande vantagem, o WRC-3 e o troféu Citroën, num excelente 13º lugar da geral, ficando ainda na frente do melhor carro da Production Cup que foi Nicolas Fuchs.

Bruno Magalhães conseguiu levar o Peugeot até ao final dos troços mas não até final do rali, perdendo a posição de melhor português já na ligação. Não fosse o problema com um fio do alternador no primeiro dia, Magalhães teria certamente terminado próximo da décima posição. Devido a esta desistência Miguel Barbosa foi mesmo o melhor português no Rali de Portugal, numa prova que lhe recolheu de feição.

LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (Pec 1); Mads Ostberg (Pec 2); Sébastien Ogier (Pec 3 a 15)

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (5); Mads Ostberg (4); Dani Sordo (2); Mikko Hirvonen (1); Jari-Matti Latvala (2)

POWER STAGE
1º Sébastien Ogier; 2º Mads Ostberg; 3º Jari-Matti Latvala

PILOTO DO RALI
Sebastien Ogier

MOMENTOs DO RALI
Desistência do Ostberg e de Sordo

MENOS DO RALI
Mikko Hirvonen

Classificação Final:

JOÃO FERNANDO RAMOS DESISTE COM O FINAL À VISTA

A sorte não esteve do lado da dupla de pilotos João Fernando Ramos e José Janela, que viram a sua participação no Rally de Portugal terminar a meio da penúltima classificativa da prova, quando o seu Mitsubishi Lancer EVO X ficou sem tração.

A equipa ocupava nesse momento o quarto posto entre os concorrentes nacionais e estava bem próximo de cumprir o seu principal objectivo de terminar mais uma vez esta prova, sendo que João Fernando Ramos tem a particularidade de ser o único piloto nacional que esteve presente em todas as edições do Rally de Portugal desde o ano de 2001, bem como o único com um programa já delineadopara este ano no Mundial de Ralis para além da prova nacional.

Depois dos problemas sentidos na primeira etapa, a equipa regressou ao rali no Sábado, conseguindo ultrapassar as dificeis classificativas propostas pelo ACP, que segundo o piloto natural da Lousã “foram das mais duras especiais que já tive de enfrentar, com o piso muito seco, muita pedra solta, extremamente escorregadio, traiçoeiro e demolidor para a mecânica do carro, em que muitas vezes não percebíamos como era possível o mesmo aguentar os abusos que durante todo o rali lhe íamos infligindo.”

“Neste último dia, durante a manhã conseguimos superar o maior desafio, a classificativa de Almodôvar com mais de 52 quilómetros, e depois da última passagem pelo parque de assistência sabíamos que estávamos muito perto de conseguir o objectivo de terminar, mas mais uma vez fica provado que em ralis não há planos perfeitos, e que os problemas podem surgir a qualquer momento, aliás, como aconteceu a todas as equipas Portuguesas, pois nenhuma consegui cumprir o rali sem problemas. Fomos evoluíndo o andamento ao longo da prova e isso deixa-me satisfeito e quanto ao objectivo que mem ove a continuar a fazer ralis, o mesmo foi amplamente cumprido pois mais uma vez a diversão e a boa disposição foram uma constante.”

“Apesar do magnífico trabalho da nossa equipa de assistência, a RMC que mais uma vez nos deu um carro fantástico, a dureza das especiais não facilitou a nossa tarefa, e apesar dos carros serem preparados para enfrentar essas dificuldades, não resistem a tudo e é preciso ter também um pouco de sorte. Agradeço à equipa o trabalho realizado e a dedicação demonstrada e estaremos de volta ao mundial de ralis em Espanha, na Catalunha.”

“Uma palavra final para o ACP com uma enorme felicitação pelo rali que colocaram na estrada, e não tenho dúvidas em afirmar que estará entre os melhores do mundo, e outra palavra para o imenso público que esteva nas classifiactivas em que creio que este ano se bateram recordes, pois esteve bastante mais preenchido que em edições anteriores.”

A equipa conta esta época com o apoio do Banco BIC, MEO, Licor Beirão, Lousã, Tsunami, Delta Cafés, Pneus Kumho, Resul, Blue Bus, Douroazul e Marina de Albufeira.

Fernando Peres o mais forte no Open

 
Fernando Peres não deixou os seus créditos por mãos alheias e levou de vencida a competição reservada ao Open que, tal como sucedeu nos ano anterior, acompanhou o Vodafone/Rally de Portugal, como extra campeonato. 


O campeão nacional do Open começou a prova com alguns problemas, como apanhar o pó do concorrente que seguia à sua frente no primeiro troço, e depois uma falha de gasolina, no segundo. Para a segunda passagem pelos troços de Vascão e Loulé, o piloto do Porto atacou forte e mais foi rápido em ambos, suplanto Carlos Martins que terminou a primeira parte da prova na frente da classificação geral: “Tivemos sempre que penalizar um minuto nos três troços finais porque no primeiro apanhámos muito pó dele. No segundo troço o carro começou a falhar um pouco nas curvas para a direita, pois tenho montando um depósito de gasolina de origem”, começou por explicar Fernando Peres, prosseguindo. “No último troço ainda começamos com dia e depois começou a anoitecer, mas deu para vencer com um carro que se comportou muito bem”. 


Depois de um início forte, pois no final da segunda classificativa estava no comando, Carlos Martins desceu a segundo, posição em que terminou o rali, mas com algumas razões de queixa no final: “Arriscámos muito na parte final, pois andámos sempre no pó de concorrentes que seguiam à nossa frente”, lamentava o piloto que lidera o Campeonato Open de Ralis:

“O piloto que seguia à nossa frente furou e nós fizemos o terceiro troço sempre atrás dele, perdendo cerca de um minuto. Na derradeira especial também ele deve ter tido algum problema pois terminámos quase colados. Tenho muita pena, mas não consegui andar. Acho que mostrámos que temos andamento, mas fica para a próxima”.Vencedor da edição do ano passado, Orlando Bule, teve que se contentar, desta vez, o derradeiro lugar do pódio, mas também trouxe algo que contar: 


“Os troços estavam muito duros, mas perdi a proteção do cárter logo no início e assim tive que andar devagar, mas conseguir terminar”, esclarecia. Luis Mota, que ainda fez alguns tempos de registo, terminou na quarta posição, relativamente perto do pódio, mas com boa margem para o quinto classificado que foi Márcio Marreiros.
Fonte:Autosport