25 de maio de 2012

Ricardo Marques: “Estamos bastante confiantes”

 Depois do final inglório no Rallye Targa Vieira do Minho, a dupla Ricardo Marques e Paulo Marques estão já prontos e com motivação renovada para a próxima prova, o Rallye Serras de Fafe.

Apesar da desistência nesta primeira prova, a equipa provou no rali que têm andamento para andar nos lugares da frente, aproveitando ao máximo o Citroën C2 R2 Max.
As últimas semanas foram de intensos trabalhos a preparar o C2 que ficou pronto a tempo da equipa conseguir já efetuar um teste em pisos de terra, pois a equipa já não disputa nenhum rali neste tipo de piso desde 2010.

O Teste foi muito produtivo com a equipa a conseguir imprimir um bom ritmo e acima de tudo a encontrar os melhores acertos para o C2, que esteve a 100% e não se refletiu de qualquer problema.

Como nos salienta o piloto de Vieira do Minho “Vamos bastante motivados para este rali. A exemplo do Rali Targa esperamos imprimir um bom ritmo e conseguir andar nos lugares da frente. Sabemos que o C2 não é tão competitivo como a maioria dos carros dos nossos adversários, mas com empenho e tentado explorar bem o carro acredito que seja possível fazer um bom resultado. Importante é também terminar a prova e claro somar o máximo de pontos para nos manter na luta pelos lugares da frente no campeonato”.

O Rallye Serras de Fafe vai para a estrada no sábado, com uma dupla passagem pelos troços de Ruivães e Montin durante a manhã. De tarde os concorrentes fazem uma dupla passagem pelos troços de Lameirinha e Luilhas, o que totaliza 230 quilómetros, dos quais 98 em troços cronometrados.

JOÃO SILVA EM SÉTIMO LUGAR NO RALI DA GRÉCIA – FIA WRC ACADEMY


No Rali da Acrópole, João Silva e Hugo Magalhães ocupam a sétima posição por entre os concorrentes do FIA WRC ACADEMY, após seis classificativas realizadas pontuáveis para esta categoria, faltando apenas realizarem-se mais 4 especiais, durante o dia de amanhã para se chegar ao final desta etapa grega da academia.

O piloto madeirense está claramente mais rápido em comparação com a sua participação no Vodafone Rali de Portugal, onde em média chegou a perder mais de 3 segundos por quilómetro para os homens da frente, mas hoje nas especiais da região central grega que afastou as equipas mais de 200 quilómetros da base do rali, a dupla portuguesa conseguiu reduzir essas diferenças para valores que se cifraram em pouco mais de um segundo por quilómetro de perda, um claro sinal de que o trabalho recentemente efectuado representou um forte acréscimo de competitividade para João Silva e Hugo Magalhães.

Segundo o piloto, “o dia foi muito bom, sabemos que o sétimo posto não é uma posição de grande relevo em termos objectivos, mas temos de perceber que a minha intenção em apostar no projecto do FIA WRC ACADEMy visa evoluir enquanto piloto e melhorar as minhas capacidades, aproveitando da melhor forma tudo o que poderia aprender com esta aposta, e depois do dia de hoje tenho plena consciência de que estamos no bom caminho.”

“Nas primeiras classificativas do dia andei num ritmo muito bom para mim, senti claramente que o trabalho que desenvolvi com o Hugo Magalhães ao nível das notas de andamento e o teste que fizemos em Espanha foram factores importantes para termos alguma evolução e apesar do sétimo posto, sei que melhoramos bastante e num curto período de tempo. Termino o dia feliz por perceber que progredimos muito em conjunto e que acima de tudo percebemos que é possível ainda melhorar mais. A academia é uma verdadeira escola de ralis e o nível de exigência permite evoluir a um nível que em Portugal seria impossível. Esta foi efectivamente a minha aposta e espero poder continuar este projecto.”

“Nas duas últimas especiais do dia a ponte traseira empenou, e com a chuva os pisos ficaram muito macios e escorregadios e levantei um pouco o pé pois já não me senti tão à vontade e era importante terminar. No parque final já vão reparar o carro e vamos tentar pô-lo mais ao meu gosto para amanhã, pois o dia será bem mais difícil pois chegam as verdadeiras classificativas gregas com muitas pedras no caminho. Quero capitalizar cada metro deste rali em mais e mais experiência para o futuro.”

A João Silva e Hugo Magalhães restam agora quatro difíceis classificativas até chegarem ao final da sua participação no Rali da Grécia com o Ford Fiesta R2, sendo que o rali continua até Domingo para os restantes concorrentes do Mundial de Ralis da FIA.

JOÃO FERNANDO RAMOS DE VOLTA AO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS


Depois de ter terminado o Rali de Portugal como 4º melhor piloto português, João Fernando Ramos volta à competição nos troços míticos das Serras de Fafe, já no próximo fim-de-semana. A Equipa estará de novoaos comandos do Mitsubishi Lancer EVO X da RMC e fará um teste de adaptação na manhã de sexta-feira, na zona de São Pedro.

Para este Rali Serras de Fafe, João Fernando Ramos voltará a ter a seu lado o experiente navegador José Janela, com quem já fez dupla no passado.

“Vamos para esta prova com o espírito de sempre, com a determinação de terminar entre os cinco primeiros do CPR. Volto a fazer equipa com o meu amigo Janela e os treinos já revelaram excelentes pisos e um rali muito bem desenhado.”

À partida para este evento, João Fernando Ramos ocupa o quinto lugar no Campeonato de Portugal de Ralis.

Esta prova vai igualmente ser marcada por novas iniciativas de promoção dos ralis, e das marcas que estão associadas a este projeto, nomeadamente pela AIMMP que irá destacar o que de melhor se produz em Portugal com os produtos das florestas nacionais.

Na sexta-feira, durante a sessão de testes, o programa Praça da Alegria da RTP 1 irá realizar uma reportagem com a equipa, integrada na promoção desta prova marcante, integrada no Campeonato de Portugal de Ralis. O Rali Serras de Fafe realiza-se este Sábado, dia 26 deMaio.

Day 1 Highlights - 2012 Acropolis Rally of Greece - Best-of-RallyLive.com

24 de maio de 2012

Carlos Fernandes: “Objetivos centrados nas duas rodas motrizes”

 Depois do muito bom desempenho no Rallye Targa Vieira do Minho, Carlos Fernandes e Daniel Amaral prosseguem a sua evolução com o novo Citroen C2 R2 Max para o Rallye Serras de Fafe, prova pontuável para a Taça de Portugal de Ralis.

Na prova a cargo da Demoporto, a equipa terá o seu primeiro rali com o C2 R2 Max em pisos de terra, pelo que os troços iniciais serão fundamentais para uma boa adaptação ao mesmo.

Como nos salienta o piloto de Sintra “em Fafe será o nosso primeiro rali em terra com o C2. Além de ser um piso onde ainda tenho poucos ralis, vai ser toda uma nova adaptação ao carro. Já fizemos um teste, mas se no asfalto achei o carro muito fácil de conduzir, na terra a primeira impressão não foi ainda a melhor. Só mesmo com mais quilómetros vamos ter uma melhor noção do carro neste tipo de pisos e saber aproveita-lo melhor. Este campeonato tem apenas uma prova em pisos de terra pelo que acima de tudo nesta prova o essencial será pontuar. Temos sempre grandes desvantagens para os 4x4, pelo que a nossa luta tem que se centrar entre os carros de apenas duas rodas motrizes. Logicamente vamos tentar fazer um bom resultado à geral, mas a principal finalidade é um resultado entre os três primeiros nos 2 RM”.

Carlos Fernandes irá alinhar pela primeira vez nos míticos troços de Fafe, contando com o bom conhecimento do seu navegador, Daniel Amaral, que já disputou por diversas vezes este rali.

A prova terá um total de 229,83 km, dos quais 98,10 em contra relógio. O programa desportivo conta com uma dupla passagem pelos troços de Ruivães, Montin, Lameirinha e Luilhas, todos eles disputados apenas no sábado.