20 de outubro de 2012

Day 3 - 2012 WRC Rally d'Italia - Best-of-RallyLive.com

Sebastien Ogier, fastest on SS5 - 2012 WRC Rally d'Italia - Best-of-Rall...

Mikko Hirvonen com dia calmo!

No penúltimo dia do Rally Sardegna, os lugares do pódio mantiveram-se mas, um pouco mais atrás, houve andamentos interessantes, ficando apenas dois troços para se disputar amanhã, sendo um deles a Power Stage. Mikko Hirvonen está a um passo de obter a primeira vitória com a Citroën pois, esteve todo o dia a gerir a sua boa vantagem que até acabou por ficar mais folgada ainda.
Evgeny Novikov voltou a vencer mais um troço (o segundo do dia) mas, o jovem russo preferiu levantar o pé e assegurar uma excelente segunda posição que o coloca a cerca de minuto e meio de distância para Hirvonen e com pouco mais de 50 segundos de vantagem para Tänak, que tal como o russo, não quer arriscar perder o primeiro pódio no WRC.
O piloto do dia foi sem dúvida o norueguês Mads Østberg pois, resolvidos os problemas sentidos ontem no eixo posterior do Ford, limitou-se hoje a vencer troços e conseguiu recuperar a quarta posição.
Ogier e Atkinson travaram grande luta ao longo do dia, ficando o francês com ligeira vantagem, depois de ter recuperado o lugar ao australiano, no bem mais potente Mini WRC. No entanto, não se sabe o que poderá acontecer amanhã pois, a diferença entre ambos é de apenas 3,9s.
Mikkelsen segue calmamente na sétima posição pois, Martin Prokop teve alguns azares no dia de hoje e voltou a perder mais tempo para o norueguês.
Os dois Ford oficiais regressaram em super-rally mas, esperava-se mais de tanto Latvala como de Solberg pois, ambos limitaram-se a guiar os carros sem preocupações nem objetivos.
Apesar de um furo no derradeiro troço, Nicolas Fuchs perdeu algumas posições mas, manteve a liderança no PWRC.
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Loeb (SS1 e 2); Mikko Hirvonen (SS3 a 14)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Loeb (1); Mkko Hirvonen (4); Sébastien Ogier (1); Evgeny Novikov (3); Mads Østberg (4); Jari-Matti Latvala (1)

By: RalisOnline

Ricardo Moura vence em Mortagua

Num rali interessante do ponto de vista competitivo e até desportivo, em que houve também algum espetáculo nos troços, Ricardo Moura confirmou toda a sua superioridade nesta fase da sua carreira.
Os números dizem tudo face à superioridade de Moura nesta prova, que mesmo nas segundas passagens se mostrou muito competitivo não dando quaisquer hipóteses à concorrência, fechando a sua temporada no continente com mais uma vitória.
Miguel Barbosa deu mais um passo na sua evolução, mostrando-se muito à vontade com o Evo e praticando uma condução espetacular que lhe garantiu um excelente segundo lugar confirmando ainda o vice-título em 2012.
Dava a entender que Barbosa e Pedro Meireles poderiam ter lutado pelo 2º lugar, mas o Impreza "viu" o motor parar demorar quase 5 minutos para voltar a pegar, atirando o piloto para o final da classificação.
Ivo Nogueira teve em João Silva um excelente adversário, mas no final saboreou o título no CPR2. O piloto da Citroen comandou sempre nas duas rodas motrizes, terminando o rali com 5s de vantagem para o piloto madeirense, mas os problemas de travões matinais acabaram por condicionar o resultado. Depois João Silva foi-se mostrando de troço para troço cada vez mais rápido, mas faltaram-lhe mais troços para poder vencer nas duas rodas motrizes.
Paulo Neto terminou com o azar e arrecadou um 5º lugar da geral e terceiro no CPR2 (o suficiente para dar o título a Ivo Nogueira já nesta prova), mesmo tendo perdido 2m30s para os seus adversários. Mesmo assim vez uma prova muito consistente e rápida demonstrando muito mais à vontade aos comandos do DS3.
Nesta prova houve diversos campeões e outros vencedores. Em primeiro lugar Vitor Pascoal, que venceu a Taça de Portugal depois de ficar em 3º lugar nesta competição em Mortágua, num rali em que teve problemas de travões e de um susto final em que ficou sem tracção traseira. Um resultado que lhe garante o primeiro e merecido título nacional, depois de uma carreira recheada de vice-campeonatos.
Daniel Nunes sai triplamente satisfeito de Mortágua. É campeão no Regional Centro, venceu o rali neste campeonato, vence também entre os concorrentes da Taça de Portugal e, mais uma vez, deu um grande espetáculo. É pilotos destes que precisamos nos ralis.
Uma nota de destaque para Raul Aguiar, que ficou em segundo nas contas da Taça de Portugal, também ele um piloto muito espetacular mas que teve um Mitsubishi muito pouco colaborante ao nível da caixa de velocidades e dos travões.
No Troféu Nacional de Clássicos, o único concorrente, Carlos Neves venceu.
LÍDERES DO RALI:
Ricardo Moura (Pec 1 a 7)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (7)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
classificnacio12mort
PILOTO DE RALI
Ricardo Moura
MOMENTO DO RALI
Moura sem oposição desde a Super Especial
MENOS DO RALI
Ausência de luta pela vitória

By: RalisOnline

Day 2 (Loeb and Neuville crashes) - 2012 WRC Rally d'Italia - Best-of-Ra...

Jumps - 2012 WRC Rally d'Italia - Best-of-RallyLive.com

19 de outubro de 2012

Loeb desiste na Italia


Sébastien Loeb, que começou o dia com uma vantagem de 1,1 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa da Citroën, Mikko Hirvonen, despistou-se logo na primeira especial deste segundo dia do Rali da Sardenha.

No troço de Monte Lerno, com 29,69 quilómetros, Loeb partiu ao ataque, chegando mesmo a ser o mais rápido no primeiro ponto de cronometragem, mas acabou por se despistar devido ao piso muito escorregadio. O campeão do mundo está fora do rali, mas deverá regressar amanhã.

Com tudo isto, Hirvonen assume a liderança da prova, com 15 segundos de avanço para
Petter Solberg (Ford), enquanto Mads Ostberg (Ford) é o terceiro, a 36,5 segundos da frente. Jari-Matti Latvala (Ford) está em quarto, a 44,6 segundos da frente.

Neste primeiro troço, também Thierry Neuville, da Citroën, saiu de estrada, perdendo mais de seis minutos ao capotar. Ao colocar o seu DS3 WRC de novo no plano correto, o piloto belga lesionou também uma mão, embora não deva ser nada de grave.



By: Autosport

JOÃO SILVA QUER VENCER DE NOVO EM MORTÁGUA

O Rali de Mortágua, sétima etapa do Campeonato de Portugal de Ralis, realiza-se esta Sexta-feira e Sábado, com organização do Clube Automóvel do Centro que propõe uma prova com 92 quilómetros de especiais cronometradas, com João Silva e Hugo Magalhães a marcarem presença depois do percalço de há um mês na Marinha Grande onde terminaram fora de estrada.

A dupla da FX Team está bastante motivada para este rali, até porque se trata de uma prova que conhecem bem e onde João Silva já demonstrou estar bastante à vontade.

“Vamos marcar novamente presença no Rali de Mortágua, prova que é do meu agrado, e onde venci no ano passado a categoria de duas rodas motrizes (CPR2). Trata-se de um rali muito rápido, o que se pode revelar prejudicial para o Clio R3 – em algumas zonas é muito sujo e técnico, pelo que acredito ser possível equilibrar o favoritismo inicial das viaturas com motores turbo.”

“Do ponto de vista desportivo, ao não participarmos nas primeiras duas provas do calendário, e com a desistência no Rali do Centro, perdemos quaisquer aspirações a um bom resultado no final do campeonato, pelo que agora só nos resta pensar prova à prova. O nosso objectivo é vencer o CPR2 neste rali, mantendo o ritmo competitivo e praticando os reconhecimentos limitados, salvaguardando a necessária aprendizagem para outros voos.”

“O nosso carro está novamente operacional, após um excelente trabalho da ARC Sport, e hoje (quinta-feira) já o encontrei a 100% nos testes que realizamos em Aguiar da Beira e espero que assim se mantenha durante todo o rali. A sensação de participar numa prova sem estar a lutar por algo maior, não é a melhor, mas vamos tentar abstrair-nos disso e dar o nosso melhor como sempre.”

João Silva não tem por hábito esconder que por detrás do atleta, está um fervoroso adepto da modalidade e voltou a apelar à participação do público em torno de mais esta organização – “Os ralis em Portugal precisam de toda a gente, pelo que peço a todos os adeptos que aproveitem o facto deste rali estar a meio caminho de todo o lado, para comparecerem em massa, alimentando a festa que devia ser uma realidade em todos os ralis do campeonato nacional.”

O Rali de Mortágua arranca esta Sexta-feira à noite com a realização de uma super-especial nocturna, e no Sábado propõe mais seis provas especiais de classificação, terminando em Mortágua por volta das quatro da tarde de Sábado.

SFR Motorsport na luta pelo pódio do CPR 2RM

A SFR Motorsport irá estar presente em mais uma edição do Rallye de Mortágua, prova pontuável para o Campeonato de Portugal Ralis 2L/2RM, com a participação da dupla Pedro Leal e Redwan Cassamo no competitivo Citroën Saxo S1600.

O Piloto do Porto estreou na prova anterior a nova máquina e mesmo sem qualquer teste rapidamente conseguiu explorar todo o potencial deste, lutando pela vitória no campeonato, sobretudo nos troços que eram mais favoráveis ao S1600. Em Mortágua a ambição é andar novamente nos lugares da frente, mas a tarefa não é de todo fácil, sobretudo na luta direta com os mais recentes e superiores Ds3 e Clio, mas nada que desanime a motivação da equipa.

“Vamos novamente tentar aproveitar tudo aquilo que o carro nos permitir andar, para tentar superar os nossos adversários. Vou tentar aproveitar a natureza do traçado (mais encadeado) e a nossa maior experiência para ser mais competitivos. No rallye do centro já conseguimos adquirir alguma experiência com o carro, mas falta-nos ainda algumas evoluções e testes que nos permitam ter ainda mais aspirações à vitória”, salientou o piloto.

Pedro Leal ocupa no momento a 3ª posição do campeonato, 1º entre a Taça dos 1600cc, numa altura onde decorreram já três das cinco provas do campeonato.

A prova tem um total de 208,75 km, dos quais 91,64 em troços cronometrados, divididos entre a super especial que terá palco na sexta-feira, mais uma dupla passagem pelos troços de Mortágua, Sobrosa e Vila Pouca durante o dia de sábado.

Pilotos SFR Motorsport Rallye de Mortágua 2012:
Pedro Leal/Redwan Cassamo – Citroën Saxo S1600

Ricardo Marques: “Manter o andamento da prova anterior”

O Clube Automóvel do Centro vai levar para a estrada mais uma edição do Rallye de Mortágua, prova em pisos de asfalto pontuável para o Campeonato de Portugal Ralis e 2L/2RM e também para o Citroën Racing Trophy.

A dupla do Team Global Stadium, Ricardo Marques e Paulo Marques estão uma vez mais confiantes e partem para a prova com o mesmo lema da prova anterior, lutar por um lugar do pódio entre os concorrentes do campeonato das duas rodas motrizes.

Como nos salienta o piloto de Vieira do Minho “vamos tentar impor o mesmo ritmo que rodamos na prova anterior. À partida sabemos sempre que os nossos adversários dispõe de carros bem superiores, mas a exemplo da prova anterior provamos que conseguimos ser competitivos e que temos também argumentos para lutar com eles pelos lugares da frente. Vamos apostar numa prova isenta de erros, contar com um C2 R2 Max bem preparado e esperar que tudo corra pelo melhor e que consigamos subir novamente ao pódio!”

A dupla do Citroën c2 R2 Max ocupa no momento a 5ª posição do campeonato, primeiro entre os 1600cc, numa altura onde faltam disputar duas provas e onde tudo está ainda longe de ficar definido.

O Rallye de Mortágua disputa-se sexta-feira e sábado, começando com a super especial noturna no primeiro dia, seguindo-se no dia seguinte mais seis troços cronometrados, Mortágua, Sobrosa e Vila Pouca. No total as equipas percorrem 208,75 km, dos quais 91,64 em contra relógio.

Luis Mota: “Em Mortágua para vencer o campeonato”

Este próximo fim-de-semana terá palco em Mortágua a última ronda do Campeonato Regional Ralis Centro e penúltima da Taça de Portugal de Ralis.

A equipa Competisport irá marca presença com a dupla Luís Mota e Alexandre Ramos aos comandos do Mitsubishi EVO IV, eles que são os atuais líderes do Regional Centro.

Para a equipa do Cartaxo o principal objetivo é mesmo vencer, pois é o resultado que permite à equipa pensar lutar pelo título, pois para efeitos de pontuação são apurados apenas os quatro melhores resultados.

A exemplo do Rallye do Centro a dupla deu-se bem com os pisos de asfalto lutando sempre pela vitória até um toque lhes comprometer a prova. No momento a equipa soma já duas vitórias e três segundos lugares sendo que para alcançar o titulo têm que vencer a prova, pois há ainda mais duas equipas com possibilidades de vencer.

Na Taça de Portugal a equipa é também uma das favoritas aos lugares da frente, até porque ocupam no momento a 3ª posição após três provas realizadas.

O Rali arranca na sexta-feira onde terá palco a super especial noturna. No sábado as equipas fazem uma dupla passagem pelos troços de Mortágua, Sobrosa e Vila Pouca, perfazendo um total de 91,64 km de troços cronometrados e 208,75 de percurso total de prova.

18 de outubro de 2012

Hirvonen quer segurar o segundo lugar no mundial!

Mikko Hirvonen não só quer segurar o segundo lugar no Mundial de Ralis, como tambem quer fazer a sua primeira vitória da época na Italia.

Hirvonen diz tambem: "Apesar de que terceira posição seria o suficiente para garantir o segundo lugar no campeonato do mundo, eu prefiro vencer", disse o finlandês. "Temos trabalhado duro com a equipa para adaptar o meu estilo de condução ao DS3 WRC."

Hirvonen que lutar pela vitória em Italia não só contra Loeb, mas tambem contra os pilotos da Ford. 

Latvala o mais rapida na Qualify Stage

Jari Matti Latvala foi o mais rapido na Qualify Stage, isto significa que o finlandês do Ford Fiesta RS WRC, tem nas mãos dele para decidir onde quer partir para a primeira especial de classificação.

Carlos Fernandes: "Centrado em terminar!"

Depois dos azares nas duas últimas provas da Taça de Portugal de Ralis, Carlos Fernandos alinha no Rallye de Mortágua centrado em terminar o rali e amealhar o máximo de pontos.

A prova em pisos de asfalto está inserida na sétima ronda do Campeonato de Portugal de Ralis que será ainda pontuável para o Campeonato Regional Ralis Centro.

O piloto de Sintra foi obrigado a desistir nas duas últimas provas, o que veio a comprometer um pouco o seu campeonato. Como tal na prova do CAC é fundamental pontuar para no final da época terminar num lugar entre os da frente. Carlos Fernandes já provou todo o seu valor e certamente não deixara os seus créditos por mãos alheias e apesar de não ser esse o seu objetivo principal é sempre um dos candidatos ao top cinco e à vitória entre os carros de duas rodas motrizes.

Como nos salienta o mesmo “estas duas últimas provas desanimaram um pouco a equipa pelo que em Mortágua temos mesmo que nos centrar em terminar o rali. Vamos fazer um rali muito concentrados, indo gradualmente ganhando confiança troço a troço e dar sempre o nosso melhor. Sabemos que temos um bom carro para vencer entre os duas rodas motrizes e vamos fazer os possíveis para tal, mas o mais importante é mesmo recolher pontos e recuperar alguns lugares”.

Em Mortágua o vencedor do Desafio Modelstand 2011 irá ter a seu lado Fábio Vicente, navegador que o acompanhou nos seus primeiros ralis com um Mitsubishi EVO VI.

Carlos Fernandes ocupa no momento e após três provas realizadas a 5ª posição da Taça, segundo entre os carros de apenas duas rodas motrizes.

A prova tem um total de 208,75 km, dos quais 91,64 em troços cronometrados, divididos entre a super especial que terá palco na sexta-feira, mais ma dupla passagem pelos troços de Mortágua, Sobrosa e Vila Pouca durante o dia de sábado.