9 de fevereiro de 2013
Testes Miguel Barbosa em Fafe
Miguel Barbosa tambem testou este fim de semana o seu Mitsubishi Lancer Evo IX em Fafe.
Veja a galeria de fotos aqui.
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Sessão de testes A.Maia Sport em Lavra
A equipa da Povoa do Varzim esteve este sábado em Lavra localidade do concelho de Matosinhos, para uma sessão de testes em terra, para a preparação do Open de Ralis que se inicia já no Rali Serras de Fafe. Julio Maia fez um balanço positivo dos testes.
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Ogier aguenta Loeb e mantem liderança
Está ao rubro a edição deste ano do Rali da Suécia. Depois de uma
primeira etapa dominada por Sebastien Ogier, o dia de hoje animou
bastante o rali com Sebastien Loeb ao ataque, recuperando preciosos
segundos ao piloto da Volkswagen, sendo a diferença entre os dois de
26,9 segundos.
Bem disputada também está a luta pelo 3º posto. Mads Ostberg está a
fazer um excelente rali conseguindo ser consistentemente rápido, o
suficiente para relegar Jari-Matti Latvala para a 4ª posição. Latvala
revelou que não se sente ainda muito à vontade com o Polo WRC e isso
retira-lhe confiança.
Seguem-se na classificação Evgeny Novikov e Thierry Neuville com este
a beneficiar de um erro cometido por Juho Hanninen na ultima especial do
dia que o fez perder muito tempo e consequentemente, uma posição, sendo
agora o 7º da geral.
Na WRC 2, a luta tem sido igualmente acesa com Anders Grondal a levar para já a melhor sobre Yazeed Al-Rajhi.
Outro dos destaques do dia vai para a vitória de Petter Solberg no Rali
da Suécia - Clássicos. O piloto norueguês participou ao volante de um
Ford Escort MKII sendo navegado pela sua esposa e não desperdicou a
oportunidade de juntar mais um troféu à sua colecção, tendo ao longo de
toda a prova dado muito espetáculo com o Escort de tracção traseira.
O Rali da Suécia terá o seu final amanha após a disputa das ultimas 6
classificativas. Poderá acompanhar o desenrolar do ultimo dia seguindo
os tempos online aqui.
Fonte:MSCFOTORALI
8 de fevereiro de 2013
Rally Cidade de Guimarães/Targa Clube apresentado
O Multiusos de Guimarães foi hoje, 8 de Fevereiro, palco para a
apresentação daquele que será o primeiro rali realizado na cidade Berço a
contar para o Campeonato Português de Ralis.
A prova é organizada pelo Targa Clube, e insere-se na programação de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013. Este rali é também pontuável para o Open de Ralis e o Regional Norte.
O local central será no Multiusos de Guimarães, sendo este o local do parque fechado e das verificações. A prova conta com um total de 10 etapas com um total de 86 km, são elas: Mesão Frio 1; Serra da Penha 1; Mesão frio 2; Serra da Penha 2; Parque da Cidade - Monchique (especial em centro Urbano); Citânia de Briteiros 1; Rota das Cutelarias 1; Citânia de Briteiros 2; Rota das Cutelarias 2; Santuário da Penha (power stage).
Na organização estão também envolvidas varias entidades de Guimarães, Braga e Fafe bem como os Clubes Automóveis de Santo Tirso e do Minho, a Associação Desporto Automóvel de Vila do Conde, o Clube Aventura do Minho,e a Escuderia Rias Baixas.
A prova é organizada pelo Targa Clube, e insere-se na programação de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013. Este rali é também pontuável para o Open de Ralis e o Regional Norte.
O local central será no Multiusos de Guimarães, sendo este o local do parque fechado e das verificações. A prova conta com um total de 10 etapas com um total de 86 km, são elas: Mesão Frio 1; Serra da Penha 1; Mesão frio 2; Serra da Penha 2; Parque da Cidade - Monchique (especial em centro Urbano); Citânia de Briteiros 1; Rota das Cutelarias 1; Citânia de Briteiros 2; Rota das Cutelarias 2; Santuário da Penha (power stage).
Na organização estão também envolvidas varias entidades de Guimarães, Braga e Fafe bem como os Clubes Automóveis de Santo Tirso e do Minho, a Associação Desporto Automóvel de Vila do Conde, o Clube Aventura do Minho,e a Escuderia Rias Baixas.
Ogier dominador no 2º dia na Suécia
Foto:Best-Of-RallyLive.com by Michelin
O segundo dia do Rali da Suécia foi dominado do inicio ao fim pelo Francês Sebastian Ogier. O segundo classificado do dia foi o seu compatriota Sebastian Loeb, em terceiro ficou outro piloto da VW Motorsport, Jari-Matti Latvala.
Mads Ostberg, o primeiro dos Fiestas da M-Sport, encontra-se em quarto da geral tendo sofrido uma penalização de 20 segundos por ter chegado atrasado 2 minutos à Especial 3. O seu colega de equipa Evgeny Novikov é quinto.
O segundo piloto da equipa da Citroen, Mikko Hirvonen, teve uma saida de estrada no primeiro dia e está na 30º posição da geral ele que na Especial 3 por 5 minutos de atraso sofreu uma penalização de 50 segundos.
Primeiras informações Rali de Guimarães
RALLY CIDADE DE GUIMARÃES /TARGA CLUBE
Datas importantes:
Início das Inscrições | 1 de abril de 2013
Fecho das Inscrições | 10 de maio de 2013
Entrega Caderno Itinerário | 9, 10 e 16 de maio de 2013
Publicação Lista de Inscritos | 13 de maio de 2013
Reconhecimentos | 11, 12 e 17 de maio de 2013
Provas especiais:
PE Mesão Frio (1ª e 3ª PE)
Início: Mesão Frio de Guimarães, Arões Sta. Cristina
Final: Cepães - Fafe
PE Serra da Penha (2ª e 4ª PE)
Início: Serzedo; Gémeos; Calvos, Abação, Infantas
Final: Costa
PE Guimarães 2013 – Parque da Cidade/Monchique (5ª PE)
Início: Costa
Final: Mesão Frio
PE Citânia de Briteiros (6ª e 8ª PE)
Início: Sameiro –Espinho (Braga); Briteiros Stª. Leocádia; Briteiros S. Salvador
Final: Sobreposta (Braga)
PE Rota das Cutelarias (7ª e 9ª PE)
Início: Stº. Estevão de Briteiros; Souto S. Salvador; Gominhães
Final: Prazins Stº. Tirso
PE Santuário da penha (10ª PE)
Início: Costa, Irmandade da Penha
Final: Mesão Frio
1ª Secção
(prova, distância, piso, horário)
1ª Prova Especial – MESÃO FRIO 1 – 6,00 – asfalto – 10h15
2ª Prova Especial – SERRA DA PENA 1 – 14,30 – asfalto – 10h45
3ª Prova Especial – MESÃO FRIO 2 – 6,00 – asfalto – 11h45
4ª Prova Especial – SERRA DA PENHA 2 – 14,30 – asfalto – 12h15
2ª Secção
(prova, distância, piso, horário)
5ª Prova Especial – PARQUE DA CIDADE - MONCHIQUE – 3,50 – asfalto – 14h30
6ª Prova Especial – CITÂNIA DE BRITEIROS 1 – 10,00 – asfalto – 15h15
7ª Prova Especial – ROTA DAS CUTELARIAS 1 – 8,00 – asfalto – 15h50
8ª Prova Especial – CITÂNIA DE BRITEIROS 2 – 10,00 – asfalto – 16h45
9ª Prova Especial – ROTA DAS CUTELARIAS 2 – 8,00 – asfalto – 17h20
10ª Prova (Powerstage) – SANTUÁRIO DA PENHA – 6,00 – asfalto – 18h05
Fonte:Ralisonline
Datas importantes:
Início das Inscrições | 1 de abril de 2013
Fecho das Inscrições | 10 de maio de 2013
Entrega Caderno Itinerário | 9, 10 e 16 de maio de 2013
Publicação Lista de Inscritos | 13 de maio de 2013
Reconhecimentos | 11, 12 e 17 de maio de 2013
Provas especiais:
PE Mesão Frio (1ª e 3ª PE)
Início: Mesão Frio de Guimarães, Arões Sta. Cristina
Final: Cepães - Fafe
PE Serra da Penha (2ª e 4ª PE)
Início: Serzedo; Gémeos; Calvos, Abação, Infantas
Final: Costa
PE Guimarães 2013 – Parque da Cidade/Monchique (5ª PE)
Início: Costa
Final: Mesão Frio
PE Citânia de Briteiros (6ª e 8ª PE)
Início: Sameiro –Espinho (Braga); Briteiros Stª. Leocádia; Briteiros S. Salvador
Final: Sobreposta (Braga)
PE Rota das Cutelarias (7ª e 9ª PE)
Início: Stº. Estevão de Briteiros; Souto S. Salvador; Gominhães
Final: Prazins Stº. Tirso
PE Santuário da penha (10ª PE)
Início: Costa, Irmandade da Penha
Final: Mesão Frio
1ª Secção
(prova, distância, piso, horário)
1ª Prova Especial – MESÃO FRIO 1 – 6,00 – asfalto – 10h15
2ª Prova Especial – SERRA DA PENA 1 – 14,30 – asfalto – 10h45
3ª Prova Especial – MESÃO FRIO 2 – 6,00 – asfalto – 11h45
4ª Prova Especial – SERRA DA PENHA 2 – 14,30 – asfalto – 12h15
2ª Secção
(prova, distância, piso, horário)
5ª Prova Especial – PARQUE DA CIDADE - MONCHIQUE – 3,50 – asfalto – 14h30
6ª Prova Especial – CITÂNIA DE BRITEIROS 1 – 10,00 – asfalto – 15h15
7ª Prova Especial – ROTA DAS CUTELARIAS 1 – 8,00 – asfalto – 15h50
8ª Prova Especial – CITÂNIA DE BRITEIROS 2 – 10,00 – asfalto – 16h45
9ª Prova Especial – ROTA DAS CUTELARIAS 2 – 8,00 – asfalto – 17h20
10ª Prova (Powerstage) – SANTUÁRIO DA PENHA – 6,00 – asfalto – 18h05
Fonte:Ralisonline
7 de fevereiro de 2013
Loeb ganha SS1 e é o lider
Sebastien Loeb é o primeiro líder do Rali da Suécia após a disputa da
Super Especial de abertura. Loeb cumpriu os 1900 metros da especial em 1
minuto e 34,5 segundos à média de 72,4 km/h.
Jari-Matti Latvala e Evgeny Novikov efectuaram o mesmo tempo nesta
especial encontrando-se empatados na segunda posição a apenas meio
segundo da liderança.
Seguem-se nas posições seguintes Mads Ostberg e Mikko Hirvonen, também
eles a efectuarem o mesmo tempo encontrando-se com 0,7 segundos de
atraso para Loeb.
A competitividade foi a nota dominante nesta curta super especial com os
5 primeiros separados por menos de 1 segundo sendo que a diferença
entre o líder e o 10º classificado é de uns escassos 2,6 segundos.
Nota de destaque também para as prestações de Dani Sordo, algo cauteloso
a obter o 7º tempo e para Sebastien Ogier que havia conseguido o melhor
tempo na Qualifying Stage, deu um pequeno toque numa barreira,
quedando-se pela 9ª posição.
Na WRC 2, o primeiro líder é Yazeed Al-Rajhi, em Ford Fiesta RRC,
seguido do Subaru de Yuriy Protasov e de Andres Grondal, tambem em
Subaru.
O Rali da Suécia sai para a estrada pelas 7h39 de amanha (hora
portuguesa) e terá um total de 8 especiais disputadas ao cronometro. Os
tempos online podem ser acompanhados aqui.Fonte:MSCFOTORALI
Seis provas do Open para André Portugal
Depois de algumas presenças no Open de Ralis de 2012 ao volante de um
Mitsubishi Lancer Evo III, André Portugal vai em 2013 apostar num novo
carro, pelo menos para as provas de asfalto.
O piloto de Arouca adquiriu um Renault Clio RS 2000 Cup (é um VSH com motor de 2.0 litros do Clio Cup de Troféu com cerca 225cv e caixa de velocidades Sadev sequencial) com o qual pretende estar presente em Castelo Branco, Guimarães, Vidreiro e a prova organizada pelo Cami, regressando ao Evo III em Oliveira do Hospital e Gondomar.
O objectivo do piloto é disputar o Open, nomeadamente o Nacional Júnior, contando para isso com Pedro Colaço a seu lado, tal como em 2012.
A equipa que irá preparar e assistir os dois carros da equipa é a P3 Motorsport, já com presença no facebook, estando previsto para breve um primeiro teste ao Renault Clio.
Fonte:Ralisonline
O piloto de Arouca adquiriu um Renault Clio RS 2000 Cup (é um VSH com motor de 2.0 litros do Clio Cup de Troféu com cerca 225cv e caixa de velocidades Sadev sequencial) com o qual pretende estar presente em Castelo Branco, Guimarães, Vidreiro e a prova organizada pelo Cami, regressando ao Evo III em Oliveira do Hospital e Gondomar.
O objectivo do piloto é disputar o Open, nomeadamente o Nacional Júnior, contando para isso com Pedro Colaço a seu lado, tal como em 2012.
A equipa que irá preparar e assistir os dois carros da equipa é a P3 Motorsport, já com presença no facebook, estando previsto para breve um primeiro teste ao Renault Clio.
Fonte:Ralisonline
Principais nomes do CPR e do Open 2013
O nosso parceiro Ralisonline adiantou uma noticia do interesse de muitos adeptos dos ralis. "As próximas semanas poderão ainda vir a revelar mais alguns novos
projetos para o Campeonato de portugal de Ralis e para o Campeonato Open
de Ralis.
Entre muitas certezas e algumas dúvidas, o lote de pilotos que irá estar presente na primeira prova é já de muito bom nível, assim como as máquinas que irão tripular, o que deixa atever um Rali Serras de Fafe de muito bom nível.
O Ralis Online deixa-lhe aqui uma lista dos pirncipais projectos já confirmados ou em vias de serem confirmados para a primeira prova do CPR / Open de Ralis de 2013."
Entre muitas certezas e algumas dúvidas, o lote de pilotos que irá estar presente na primeira prova é já de muito bom nível, assim como as máquinas que irão tripular, o que deixa atever um Rali Serras de Fafe de muito bom nível.
O Ralis Online deixa-lhe aqui uma lista dos pirncipais projectos já confirmados ou em vias de serem confirmados para a primeira prova do CPR / Open de Ralis de 2013."
CPR | |
Ricardo Moura | Mitsubishi Lancer Evo IX |
Pedro Meireles | Skoda Fabia S2000 |
Miguel Barbosa | Mitsubishi Lancer Evo IX / Skoda Fabia S2000 |
José Pedro Fontes | Subaru Impreza N15 |
Carlos Oliveira | Subaru Impreza N14 |
Ivo Nogueira | Subaru Impreza N15 |
Bernardo Sousa | Peugeot 207 S2000 (?) |
Francisco Teixeira | Mitsubishi Lancer Evo X |
Miguel Campos | Peugeot 207 S2000 (?) |
Miguel Nunes | Mitsubishi Lancer Evo X |
António Nunes | Mitsubishi Lancer Evo X |
CPR2 | |
João Barros | Renault Clio S1600 |
Paulo Neto | Citroen DS3 R3 |
Joaquim Bernardes | Renault Clio R3 |
João Silva | Renault Clio R3 (?) |
José Vieira | VW Golf TDI |
Armindo Neves | Peugeot 207 R3 |
André Marques | Peugeot 206 S1600 (?) |
Diogo Gago | Citroen C2 R2 Max (?) |
Ricardo Marques | Citroen C2 R2 Max (?) |
Renato Pita | Peugeto 208 R2 (provas de asfalto) |
CPR-VSH | |
João Correia | Mitsubishi Lancer Evo VI |
Carlos Fernandes | Mitsubishi Lancer Evo VI |
Pedro Leone | Ford Escort Cosworth |
José Pedro Miranda | Subaru Impreza N11 |
Vitor Calisto | Citroen Xsara VTS |
OPEN | |
Daniel Nunes | Mitsubishi Lancer Evo VI (?) |
Diogo Salvi | Mitsubishi Lancer Evo VII |
Carlos Martins | Mitsubishi Lancer Evo VII |
Fernando Peres | Mitsubishi Lancer Evo VII |
Luís Bastos | Mitsubishi Lancer Evo VI |
Luís Mota | Mitsubishi Lancer Evo VII |
André Mota | Mitsubishi Lancer Evo VI |
Nuno Cardoso | Mitsubishi Lancer Evo VII |
12 a 14 pilotos | Peugeot 206 Gti (Modelstand) |
Ogier o mais rápido na Qualify Stage
Surpreendentemente ou não foi Sébastien Ogier o mais rápido na Qualificação com o piloto francês a colocar o VW Polo R WRC 0,900s à frente do Ford Fiesta RS WRC de Mads Ostberg.
No troço de 3,84 km, com neve, Ogier referiu que “não foi um mau começo e conseguimos manter as trajetórias ideais”. Na terceira posição, atrás de Ostberg, ficou Mikko Hirvonen (a 1,564s de Ogier), enquanto a maior surpresa foi a prestação de Pontus Tideman que, na primeira vez que guiou um Fiesta World Rally Car no WRC, perdeu apenas 2,448s para o piloto da VW.
Igualmente muito positiva foi a performance de Jari-Matti Latvala que, mesmo deixando o motor do Polo ‘calar-se’ na partida só perdeu 2,705s para o seu companheiro de equipa.
Em pior forma, parece estar Sébastien Loeb uma vez que o líder do campeonato não foi além da oitava posição, perdendo precisamente um segundo por quilómetro para o mais rápido. Agora os pilotos escolherão a posição de partida que mais lhes convier, estando arranque oficial do rali previsto para as 19h04 com a Superespecial de Karlstad, com a extensão de 1,90 km.
Classificação
Cl. Piloto Carro Tempo/Dif.
1º Sebastien Ogier VW Polo R WRC 1m51.357s
2º Mads Ostberg Ford Fiesta WRC + 0.900s
3º Mikko Hirvonen Citroen DS3 WRC + 1.564s
4º Pontus Tidemand Ford Fiesta WRC + 2.448s
5º Juho Hanninen Ford Fiesta WRC + 2.561s
6º Jari-Matti Latvala VW Polo R WRC + 2.705s
7º Thierry Neuville Ford Fiesta WRC + 3.037s
8º Sebastien Loeb Citroen DS3 WRC + 3.468s
9º Evgeny Novikov Ford Fiesta WRC + 4.163s
10º Dani Sordo Citroen DS3 WRC+ 4.787s
Fonte:Autosport
6 de fevereiro de 2013
Troféu Abarth 500 avança
A velocidade nacional terá em 2013 uma nova competição. Trata-se do
Troféu Abarth 500 Portugal, uma competição monomarca que recorrerá aos
pequenos Abarth 500 Assetto Corse.
O Troféu Abarth 500 Portugal será composto por 6 provas divididas entre
os circuitos de Braga, Estoril, Boavista e Portimão, a que se junta uma
ronda extra campeonato integrada na Rampa da Falperra e que será
opcional.
Cada jornada será composta por 25 minutos de treinos livres seguindo-se
20 minutos de qualificação para cada uma das 2 corridas previstas por
jornada.
O Troféu estará acessível a todos os pilotos com idade mínima de 16
anos, portadores de licença desportiva e será proposto no sistema "chave
na mão" a todos os interessados por 22500€ mais IVA. Desta forma, os
potenciais interessados terão incluidos neste valor todos os custos com a
sua participação, desde a viatura ao combustível, incluindo também a
assistência, os pneus, peças e até o equipamento do piloto (fato
homologado e vestuário desportivo Abarth).
Existe também a possibilidade de competir em apenas um fim de semana (2
provas), tendo a taxa de inscrição, nesse caso, o valor de 5.000€ + IVA,
incluindo toda a assistência técnica, manutenção do veículo e um fato
de competição.
Em termos de prémios, a organização irá atribuir prémios monetários por
corrida bem como prémios finais aos primeiros classificados no troféu.
Será permitida a criação de equipas admitindo por isso a organização que
hajam 2 pilotos por carro. As inscrições já se encontram abertas e os
interessados deverão contactar o promotor do troféu, o piloto Jorge
Rodrigues, através do e-mail jrodriguesabarth500@gmail.com.
• 23 e 24 de Março – Braga
• 10 e 12 de Maio – Rampa da Falperra (opcional extracampeonato)
• 25 e 26 de Maio – Estoril
• 28 e 30 de Junho – Boavista, Porto
• 31 de Agosto e 1 de Setembro – Portimão
• 12 e 13 de Outubro – Estoril
PRÉMIOS
Classificação Geral por corrida
1º Classificado - 1000€
2º Classificado - 700€
3º Classificado - 350€
Classificação especial para pilotos com idades inferiores a 25 anos
1º Classificado - 700€
2º Classificado - 500€
3º Classificado - 300€
PRÉMIOS FINAIS
1º Classificado - 7500€ na inscrição numa prova do Troféu Abarth 500 Europa 2013
2º Classificado - 5000€ na inscrição no Troféu Abarth 500 Portugal 2014
3º Classificado - 3000€ na inscrição no Troféu Abarth 500 Portugal 2014
O CARRO: ABARTH 500 ASSETTO CORSE
Motor
• 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, 1368 cm3
• Potência: 190 cv (140 kW) a 6500 r.p.m.
• Binário máximo: 300 Nm a 3000 r.p.m.
• Turbocompressor Garrett GT 1446 de geometria fixa
• Tubos da água e do ar específicos reforçados
Transmissão
• Caixa de 6 velocidades M32
Suspensões
• Anterior: McPherson, amortecedores específicos de competição, molas coaxiais com aro de regulação da altura do veículo
• Posterior: braços interligados, amortecedores específicos de
competição, molas com aro de regulação da altura do veículo e regulação
do câmber
Direcção
• Com assistência elétrica regulada para competição
Travões
• Pinças anteriores radiais Brembo de quatro pistões M4X40
• Discos anteriores perfurados e auto ventilados ø 305 mm x 28 mm
• Pinças posteriores com pistões ø 36 mm
• Discos posteriores ø 240 mm x 11 mm
• Pastilhas Racing de altas prestações
Carroçaria
• Spoiler posterior e defletor no para choques anterior
Chassis
• Estrutura em gaiola de reforço soldada e integrada na carroçaria
• Interiores mais leves, equipamento de segurança Sabelt Racing
• Posto de condução otimizado e deslocado em direção ao centro da viatura
Rodas
• Jantes em alumínio fundido pintadas 7” x 17”.
• Pneus 205/50 ZR17.
Peso
• 970 Kg.
Fonte:MSCFOTORALI5 de fevereiro de 2013
JLG Motorsport inicia temporada no Serra da Groba
Nos próximos dias 16 e 17 de Fevereiro tem início a temporada de 2013 do
Campeonato Galego de Ralis com a disputa do II Rallye Serra da Groba,
prova disputada ao redor de Baiona, na Galiza.
A equipa JLG Motorsport, formada pelo piloto José Luis Garcia e pelo
navegador Elias Reguera irá alinhar nesta prova com o seu habitual
Renault Clio Williams, inserida na Copa Kumho com o objectivo
de alcançar a melhor classificação que consiga.
"Começaremos a temporada no Serra da Groba e tentaremos disputar o
campeonato consoante o orçamento que a equipa dispor. Iremos disputar a
Copa Kumho com o objectivo de alcançar um resultado de destaque embora
saibamos que não é fácil, embora, após alguns melhoramentos no nosso
Clio, pensamos ser possivel lutar pelos lugares cimeiros. Para este ano
voltarei a contar com a ajuda do Elias Reguera a navegador, penso que
haverá bom entendimento entre nós" refere o piloto.
Por seu lado Elias Reguera refere que "volto a fazer parte da equipa
JLG Motorsport e irei acompanhar o José Luis pelo 3º ano com o objectivo
de lutarmos pelas melhores posições na Copa, embora tenhamos noção das
dificuldades em realizar a totalidade do campeonato devido ao orçamento
ser limitado. Porém, estamos todos muito motivados dentro da equipa e
com muita vontade de fazermos o nosso melhor"
O Rali Serra da Groba será disputado ao longo de 9 classificativas a
decorrer entre sábado dia 16 e domingo, dia 17 de Fevereiro.
Fonte:MSCFOTORALI
Opal nos ralis
A Opel irá apresentar no próximo Salão de Genebra o seu novo projecto
para os ralis. Trata-se do protótipo Adam R2, um modelo equipado com
motor 1.6 a debitar 185 cv de potência.
Para esta versão, a Opel recorre a uma caixa sequencial de 5 velocidades Sadev com diferencial mecanico.
O desenvolvimento deste R2 bem como a sua homologação estão previstos
ainda para o decorrer de 2013, não tendo a Opel divulgado para já
nenhuma data concreta. Para o futuro, o construtor alemão poderá também
apresentar uma versão R5, aquela que será a aposta forte da marca para
os ralis.
Especificações: Opel Adam R2 Rally
Motor: 1.6 litros ECOTEC 16V, árvore de cames de ajuste variável, a Bosch Motorsport ECU
Alimentação: 185 cv a 7.750rpm,. torque: 190 Nm às 6.200rpm.
Transmissão: caixa de cinco velocidades sequencial Sadev, diferencial de deslizamento limitado
Suspensão: Reiger Suspension Racing, triplo ajustável, McPherson, especificação de asfalto e gravilha
Direção: eletro-hidráulico da direcção assistida
Jantes: EVO Corse rodas de alumínio, 6,5 x 16 polegadas (asfalto), 15 (gravilha)
Travões: Sistema de travagem hidráulico com travão de mão
"fly-off", sistema de controle de pressão para o eixo traseiro, discos
Brembo de 4 pistões (frente) 310mm ventilados (à frente de asfalto),
278mm ventilado (frente gravilha), 264 mm (traseiro);
Dimensões: comprimento 3.698 milímetros, largura de 1.720
milímetros, (ajustável) Altura 1.442 milímetros (asfalto), distância
entre eixos de 2310 milímetros
Peso: 1030 kg
Fonte:MSCFOTORALI
José Vieira no CPR 2L/2RM
Depois da participação na Taça de Portugal de Ralis em 2012, a dupla de Vieira do Minho José Vieira e Hugo Rodrigues irão marcar presença no Campeonato de Portugal Ralis 2L/2RM, aos comandos de um VW Golf de motorização Diesel.
Para a dupla este será o regresso ao carro que utilizaram também no Nacional de Ralis em 2010, sendo que para o presente ano irão centrar os seus objetivos no título entre os 1600/2000cc Diesel do CPR 2 L/2 RM.
Como nos refere o piloto “Vamos tentar prova a prova fazer um bom rali. Ainda não sabemos se vamos ter adversários na nossa classe, mas apesar disso queremos tentar andar nos lugares da frente. Este é um carro que já conhecemos pelo que partimos para as provas ainda com mais motivação”.
José Vieira e Hugo Rodrigues deverão estar à partida das cinco provas que completam o calendário, estando já à partida do Rallye Serras de Fafe, prova a disputar em pisos de terra.
Carlos Oliveira alinha no CPR
O piloto de Guimarães Carlos Oliveira tem já assegurado a sua presença no Campeonato de Portugal de Ralis do presente ano, alinhando já na primeira prova com um Subaru Impreza N14.
Este carro será o mesmo que o piloto utilizou e se sagrou vencedor da Copa Subaru, estando mais uma vez a componente técnica entregue à Subaru Motorsport Espanha, que irá assim trazer até Portugal a sua habitual estrutura de assistência. Para o piloto esta será uma época sem pressões quanto a resultados, pelo que o mais importante é mesmo participar, divertir-se e prova a prova ir fazendo o seu melhor. Além disso com a recente confirmação do Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube no Nacional de Ralis, o piloto ficou ainda mais entusiasmado com o seu projeto, pois será um grande orgulho disputar um rali “em casa”.
O piloto que irá ter a seu lado o experiente navegador José Janela, pretende após o Rallye Serras de Fafe evoluir para um novo carro, mais competitivo no asfalto, mas no momento estão ainda a ser analisadas algumas possibilidades, pelo que só depois da prova da Demoporto deverá confirmar qual o carro que irá utilizar nas restantes 4 provas do Campeonato.
Mais uma boa noticia para o Campeonato de Portugal de Ralis, que para 2013 se prevê que seja uma das melhores épocas de sempre.
Este carro será o mesmo que o piloto utilizou e se sagrou vencedor da Copa Subaru, estando mais uma vez a componente técnica entregue à Subaru Motorsport Espanha, que irá assim trazer até Portugal a sua habitual estrutura de assistência. Para o piloto esta será uma época sem pressões quanto a resultados, pelo que o mais importante é mesmo participar, divertir-se e prova a prova ir fazendo o seu melhor. Além disso com a recente confirmação do Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube no Nacional de Ralis, o piloto ficou ainda mais entusiasmado com o seu projeto, pois será um grande orgulho disputar um rali “em casa”.
O piloto que irá ter a seu lado o experiente navegador José Janela, pretende após o Rallye Serras de Fafe evoluir para um novo carro, mais competitivo no asfalto, mas no momento estão ainda a ser analisadas algumas possibilidades, pelo que só depois da prova da Demoporto deverá confirmar qual o carro que irá utilizar nas restantes 4 provas do Campeonato.
Mais uma boa noticia para o Campeonato de Portugal de Ralis, que para 2013 se prevê que seja uma das melhores épocas de sempre.
Sistema de cronometragem do WRC pode mudar outra vez
Jarmo Mahonen, Presidente da Comissão de Ralis da FIA, revelou que irão ser tiradas conclusões depois do Rally da Suécia relativamente ao serviço de cronometragem e GPS da SIT (Sistemas Integrales de Telecomunicaciones), empresa espanhola que substituiu a Stage One Technology, e teve graves problemas logo na primeira prova.
Recorde-se que o primeiro dia do Rally de Monte Carlo foi problemático ao nível da cronometragem oficial com a nova empresa a não conseguir dar resposta às necessidades de uma prova do WRC. Ogier terminou a etapa já em segundo lugar, mas durante duas horas, apareceu no quadro oficial da prova em quarto! A discrepância entre os resultados reais e os oficiosos também atiravam Latvala para a oitava posição quando devia ser quinto. Entre os problemas detetados, um deles foi a o facto do tempo de Hirvonen na PE 3 ter sido atribuído a Loeb.
Por isso, o Rally da Suécia vai ser decisivo, e caso a SIT não forneça “um serviço perfeito”, Jarmo Mahonen já deixou no ar a possibilidade de tomar uma atitude caso algo semelhante se volte a repetir: “Espero que tenham feito o trabalho de casa. Houve problemas com as comunicações, mas o tracking é absolutamente vital já que diz respeito à segurança e isso está acima de tudo”. Entretanto, fonte da Stage One Technology referiu que têm em mão outros projetos, mas se existir a oportunidade de regressar ao WRC seria um caso a ver.
Recorde-se que o primeiro dia do Rally de Monte Carlo foi problemático ao nível da cronometragem oficial com a nova empresa a não conseguir dar resposta às necessidades de uma prova do WRC. Ogier terminou a etapa já em segundo lugar, mas durante duas horas, apareceu no quadro oficial da prova em quarto! A discrepância entre os resultados reais e os oficiosos também atiravam Latvala para a oitava posição quando devia ser quinto. Entre os problemas detetados, um deles foi a o facto do tempo de Hirvonen na PE 3 ter sido atribuído a Loeb.
Por isso, o Rally da Suécia vai ser decisivo, e caso a SIT não forneça “um serviço perfeito”, Jarmo Mahonen já deixou no ar a possibilidade de tomar uma atitude caso algo semelhante se volte a repetir: “Espero que tenham feito o trabalho de casa. Houve problemas com as comunicações, mas o tracking é absolutamente vital já que diz respeito à segurança e isso está acima de tudo”. Entretanto, fonte da Stage One Technology referiu que têm em mão outros projetos, mas se existir a oportunidade de regressar ao WRC seria um caso a ver.
4 de fevereiro de 2013
Al-Kuwari em Fiesta RRC no WRC2
O piloto que foi segundo o ano passado no Campeonato do Médio-Oriente e que terá ao seu lado Killian Duffy já testou o Fiesta RRC, num curto teste de 65 km, em Inglaterra, revelando depois disso que “pela experiência que tem, a M-Sport só podia ser a escolha óbvia e certa. Ainda não testámos muito o Fiesta RRC, mas pelos quilómetros que já cumprimos, percebemos que o carro é muito fácil de guiar, fácil de controlar, tem um grande binário e uma suspensão espantosa”.
Em relação ao WRC2, “penso que terminar nos cinco primeiros do campeonato seria um bom resultado na nossa primeira temporada a tempo inteiro e com o Fiesta RRC”.
Fonte:Autosport
Diogo Gago confirmado na 208 Rally Cup
O jovem Diogo Gago acaba de ver confirmado o seu programa internacional nos ralis, tendo presença assegurada na 208 Rally Cup, troféu monomarca reservado aos Peugeot 208 R2 e que terá provas em França, Espanha e Bélgica.
Apesar de ainda ter uma curta carreira nos ralis, o percurso de Diogo Gago tem tido uma evolução gradual, com o jovem piloto algarvio a somar títulos nos troféus monomarca ano após ano, com a sua visível evolução a levá-lo a ser considerado como uma das grandes esperanças do desporto motorizado em Portugal, acabando esta aposta na 208 Rally Cup por ser mais um passo natural na carreira do piloto, como o próprio reconhece.
“A minha carreira embora curta, tem sido proveitosa; os dois anos no Troféu Fastbravo foram o meu berço nas corridas e estou consciente que esta foi a melhor decisão que o meu pai tomou para o meu início de carreira e que resultou na vitória no Troféu no segundo ano de participação. O ingresso no Desafio Modelstand com o Peugeot 206 foi o passo certo para dar continuidade à aprendizagem após dois anos no troféu Fastbravo e a vitória no Modelstand foi também o fruto de uma época bem preparada e de um bom começo de carreira que encarei sempre com muita determinação. Neste trajecto, é importante referir o desempenho e determinação do meu navegador Jorge Carvalho, que foi um dos pontos fortes destes três anos de ralis”, começou por dizer Diogo Gago, em jeito de retrospectiva dos seus primeiros três anos de competição nos troféus monomarca, que tem sido verdadeiras escolas de Campeões em todo o Mundo e que tem servido de rampa de lançamento para muitos pilotos de topo com carreiras internacionais.
Para a sua quarta temporada nos ralis, a carreira de Diogo Gago marca a sua estreia em provas internacionais e no competitivo Peugeot 208 Rally Cup, competição que contará com concorrentes de vários países, todos aos comandos do competitivo Peugeot 208 R2, carro em que o piloto já andou.
“Embora não tenha guiado o carro, tive oportunidade de participar num co-drive ao lado do Bryan Bouffier e que foi uma experiência bastante interessante, pois este teste permitiu-me sentir como se comporta o carro perto do limite das suas capacidades e assim ficar já com uma ideia das suas potencialidades”, contou Diogo Gago.
Sobre a 208 Rally Cup, Diogo Gago diz que “a expectativa é grande, mas primeiro temos que saber onde nos enquadramos face à concorrência. Para além de pilotos franceses, espera-se que pilotos de outros países venham a participar na competição. O objectivo é dar continuidade ao processo de aprendizagem e evoluir cada vez mais como piloto e para isso nada melhor do que a participação num troféu que se espera muito competitivo”.
O Peugeot 208 R2 de Diogo Gago será entregue hoje mesmo pela Peugeot Sport em França, com a preparação da viatura a iniciar-se desde já, cabendo à Pit Stop a preparação e assistência da mesma.
A primeira prova da dupla Diogo Gago/Jorge Carvalho na Peugeot 208 Rally Cup, será o Rallye Terre des Causses, prova que terá lugar entre os dias 5 de 7 de Abril na região de Capdenac-Gare.
Apesar de ainda ter uma curta carreira nos ralis, o percurso de Diogo Gago tem tido uma evolução gradual, com o jovem piloto algarvio a somar títulos nos troféus monomarca ano após ano, com a sua visível evolução a levá-lo a ser considerado como uma das grandes esperanças do desporto motorizado em Portugal, acabando esta aposta na 208 Rally Cup por ser mais um passo natural na carreira do piloto, como o próprio reconhece.
“A minha carreira embora curta, tem sido proveitosa; os dois anos no Troféu Fastbravo foram o meu berço nas corridas e estou consciente que esta foi a melhor decisão que o meu pai tomou para o meu início de carreira e que resultou na vitória no Troféu no segundo ano de participação. O ingresso no Desafio Modelstand com o Peugeot 206 foi o passo certo para dar continuidade à aprendizagem após dois anos no troféu Fastbravo e a vitória no Modelstand foi também o fruto de uma época bem preparada e de um bom começo de carreira que encarei sempre com muita determinação. Neste trajecto, é importante referir o desempenho e determinação do meu navegador Jorge Carvalho, que foi um dos pontos fortes destes três anos de ralis”, começou por dizer Diogo Gago, em jeito de retrospectiva dos seus primeiros três anos de competição nos troféus monomarca, que tem sido verdadeiras escolas de Campeões em todo o Mundo e que tem servido de rampa de lançamento para muitos pilotos de topo com carreiras internacionais.
Para a sua quarta temporada nos ralis, a carreira de Diogo Gago marca a sua estreia em provas internacionais e no competitivo Peugeot 208 Rally Cup, competição que contará com concorrentes de vários países, todos aos comandos do competitivo Peugeot 208 R2, carro em que o piloto já andou.
“Embora não tenha guiado o carro, tive oportunidade de participar num co-drive ao lado do Bryan Bouffier e que foi uma experiência bastante interessante, pois este teste permitiu-me sentir como se comporta o carro perto do limite das suas capacidades e assim ficar já com uma ideia das suas potencialidades”, contou Diogo Gago.
Sobre a 208 Rally Cup, Diogo Gago diz que “a expectativa é grande, mas primeiro temos que saber onde nos enquadramos face à concorrência. Para além de pilotos franceses, espera-se que pilotos de outros países venham a participar na competição. O objectivo é dar continuidade ao processo de aprendizagem e evoluir cada vez mais como piloto e para isso nada melhor do que a participação num troféu que se espera muito competitivo”.
O Peugeot 208 R2 de Diogo Gago será entregue hoje mesmo pela Peugeot Sport em França, com a preparação da viatura a iniciar-se desde já, cabendo à Pit Stop a preparação e assistência da mesma.
A primeira prova da dupla Diogo Gago/Jorge Carvalho na Peugeot 208 Rally Cup, será o Rallye Terre des Causses, prova que terá lugar entre os dias 5 de 7 de Abril na região de Capdenac-Gare.
Calendário da
Peugeot 208 Rally Cup:
5 a 7 de Abril – Rallye Terre des Causses
17 a 19 de Maio – Rallye Lloret – Terre de Catalunya
(Espanha)
28 a 30 de Junho – Rallye Terre de Langres
26 a 28 de Julho – Rallye Terre Auxrrre
6 a 8 de Setembro – Rally du Mont Blanc – Morzine
11 a 13 de Outubro – Rally d’Antibes Côte d’Azur
1 a 3 de Novembro – Rallye du Condroz (Bélgica)
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