Após as duas ultimas especiais (SS17 e SS18), terem sido canceladas devido ao agravamento das condições climatéricas, nomeadamente o excesso de neve, tornou-as muito perigosas.
Sebastian Loeb é assim o vencedor da 81º edição do Rali Monte-Carlo ele que já é a 7º vez consecutiva a vencer o Rali Monte-Carlo.
Sebastian Ogier leva o VW Polo R WRC ao segundo lugar do pódio e fica atrás do seu compatriota por 1:39.9 uma grande estreia para Ogier ao volante do Polo, que ainda venceu 2 das 16 especiais.
Daniel Sordo é o terceiro classificado da geral subindo assim ao lugar mais baixo do pódio ficando atrás de Ogier por 2:09.1 e atrás do seu colega de equipa por 3:49.0. Sordo que está de volta á Citroen e mostrou-se muito confortável com o DS3 WRC, chegando a vencer uma especial e travando uma interessante "luta" com Evgeny Novikov que foi uma das "vitimas" do Turini.
Mikko Hirvonen não teve um rali fácil pois o piloto numero 2 da Citroen não andou muito pelos lugares da frente sentindo algumas dificuldades durante o rali, também travando uma "luta com o seu compatriota Jari-Matti Latvala mais uma das "vitimas" do Turini.
Bryan Bouffier foi quinto classificado, mostrando-se muito a vontade ao volante do DS3 WRC.
Mads Ostberg teve uma estreia atribulada em Monte-Carlo, o piloto Norueguês foi a primeira vez que fez a prova monegasca e com uma penalização e devido as condições do piso Ostberg foi o sexto classificado da geral.
Classificação geral:
19 de janeiro de 2013
Turini "faz vitimas"
O ultimo dia do Rali Monte-Carlo conta com e passagem pela especial Moulinet - La Bollene Vesubie o Col de Turini, uma das mais famosas de Monte-Carlo.
Evgeny Novikov foi a primeira "vitima" arrancando a roda traseira esquerda do seu Fiesta WRC.
Jari-Matti Latvala foi a segunda "vitima" "Havia mais gelo na estrada do que eu esperava, o carro não virou e bateu bem forte numa parede.... a equipa ficou decepcionada".
Juho Hanninen foi outra "vitima", danificando a roda do lado esquerdo do seu Fiesta a 5 km do final.
Evgeny Novikov foi a primeira "vitima" arrancando a roda traseira esquerda do seu Fiesta WRC.
Jari-Matti Latvala foi a segunda "vitima" "Havia mais gelo na estrada do que eu esperava, o carro não virou e bateu bem forte numa parede.... a equipa ficou decepcionada".
Juho Hanninen foi outra "vitima", danificando a roda do lado esquerdo do seu Fiesta a 5 km do final.
18 de janeiro de 2013
Lista de inscritos provisória para o Rali da Letónia.
A segundo prova do Europeu de Ralis tem lugar na Letónia, tem 42 equipas inscritas, 8 delas são S2000. O destaque vai para a presença de Breen, Ketomaa e Francois Delecour, Kopecky vai ser a ausência.
Para consultar a lista provisória clique AQUI.
Para consultar a lista provisória clique AQUI.
Loeb continua a dominar
Foto: Rally-Mania.cz (Honza Fronek)
A grande surpresa do dia foi Mads Ostberg que venceu a especial numero 12 St Nazaire le Désert - La Motte Chalançon deixando para trás com 2 segundos Evgeny Novikov e no terceiro lugar Mikko Hirvonen a 3 segundos.
Jari-Matti Latvala subiu hoje á 5º posição da geral, "Agora estou a começar a confiar no carro" palavras de Latvala na sua pagina do facebook.
Evgeny Novikov subiu hoje ao 3º lugar da geral deixando o novo piloto da Citroen, Dani Sordo a 1,7 segundos.
Mikko Hirvonen com algumas dificuldades no dia de hoje perde o 5º da geral para Latvala.
Classificação do 3º Dia.
17 de janeiro de 2013
Sílvia Gonçalves: o outro lado da aventura
Sílvia Gonçalves, uma das mentoras do rallygirlspt.blogspot.pt, e
fervorosa adepta dos automóveis, teve recentemente a oportunidade de
realizar um sonho. Por ocasião do 4º CAM Rali Festival, foi
proporcionada a Sílvia Gonçalves a possibilidade de fazer o primeiro
rali da sua vida. Quisemos saber como foi a experiência:
MSCFOTORALI - Sílvia, quando e como nasce a tua paixão pelos automóveis e pelos ralis em particular?
Silvia
Gonçalves -Este tipo de paixão já nasce connosco. Desde muito pequena
que tudo o que tinha som de motor chamava-me atenção! Entretanto fui
crescendo e o meu pai levava-me Ao Rali TAP Portugal no Confurco,
levava-me ao motocross em Vila Pouca de Aguiar e mais tarde, já crescida
levou-me ao Europeu de Rallycross em Lousada. Todas estas provas
levaram a que a minha paixão ficasse cada vez mais sólida. Entretanto,
em 2011, através destas modernices da Internet, conheci o Orlando Brito,
mas conhecido por "Homem do Megafone", que por sua vez me foi
apresentando a alguns amigos e desde aí ver ralis tem outro sabor, não
só pela partilha da paixão por este desporto, mas pelo convívio e
amizade sincera que temos todos.
MSCFOTORALI - Podemos supor que ao longo
destes anos que tens acompanhado "in loco" as competições automóveis, a
vontade de participar foi sempre uma crescente constante?
Silvia Gonçalves - Nem sempre. Tinha vontade de experimentar, mas
também tinha a sensação de falta de "kit de unhas" e aquele receio de
fazer má figura.
MSCFOTORALI - E como surge então a oportunidade para te estreares ao volante de um carro de ralis?
Silvia Gonçalves - Surgiu uma semana antes do 4º CAM Rali Festival.
Saí à noite para um bar onde encontrei o Hélder Miranda, dono do carro.
Com "barulho das Luzes" passou-me pela cabeça a ideia de pedir-lhe o
carro emprestado, e em tom de brincadeira perguntei-lhe mesmo. A
resposta foi positiva para meu espanto. Ainda incrédula voltei a
perguntar-lhe antes de regressar a casa, como a resposta continuou a ser
positiva fui para casa já a pensar em tudo o que precisava para que se
realizasse esse sonho.
MSCFOTORALI- Certamente que não foi uma tarefa fácil conseguires realizar este sonho. Quais as dificuldades que encontraste?
Silvia Gonçalves - A dificuldade maior foi não conseguir dormir de
noite de tanto pensar. As restantes dificuldades eram acima de tudo
monetárias, uma vez que estou desempregada e todo o dinheiro que gasto
em sonhos, pode fazer-me falta para bem essenciais. Esta dificuldade foi
também superada e mais rápido do que eu pensei. Depressa tive ofertas
de ajuda, muitas vindas de pessoas que mal conhecia o que me deixou
muito feliz.
MSCFOTORALI - Conseguida a primeira parte
do desafio, chegou o grande dia para concretizares essa estreia. Como
foi entrares no carro no primeiro momento? Como correram os primeiros
quilómetros?
Silvia Gonçalves - Quando entrei no carro o meu maior medo era deixar
o carro ir a baixo mal arrancasse... mas correu bem essa parte! O medo
seguinte era o piso estar tão molhado. Os pneus que tinha não eram os
mais adequados, mas com a ajuda do meu navegador, o Nicolas, consegui
manter a calma e apesar de ter saído de pista uma vez e ter ficado
atravessada no percurso virada em sentido contrário uma outra vez, a
calma manteve-se e a cada km a confiança aumentava tornando a parte do
nervosismo minoritária e a parte do divertimento enorme.
MSCFOTORALI - Que balanço podes fazer desta participação?
Silvia Gonçalves - Foi uma experiência que correu muito bem, apesar
de não ser muito rápida, a diversão esteve ao rubro e esse era o meu
objectivo principal. Esta participação fez-me perceber que as coisas
vistas por fora não tem mesmo nada a ver com o estar lá dentro. Aprendi
muito mas tenho ainda muito mais a aprender.
MSCFOTORALI - E o futuro? Poderemos ver
novamente a Silvia Gonçalves a competir, ou vais dedicar-te ao que
sempre tens feito que é a divulgação da modalidade?
Sílvia
Gonçalves - O futuro na minha vida foi sempre algo incerto. Vivo um dia
de cada vez. Se entretanto as minhas condições de vida pessoais
melhorarem, o meu projecto seria fazer o campeonato CIN, é um campeonato
onde vejo os participantes como uma família para além da competição.
Enquanto os sonhos não passarem de sonhos irei dedicar-me à divulgação
deste desporto e também á captação de imagens para mais tarde
recordar...
MSCFOTORALI - Para finalizar, queres deixar algum agradecimento, alguma palavra em especial?
Silvia Gonçalves - Tenho a agradecer muito ao Hélder Miranda por ter
emprestado o carro, pela confiança que depositou em mim. Sem carro nunca
teria sido possível Ao Miguel Teixeira que se disponibilizou a
transportar o carro e a apoiar no que fosse preciso. A todos os amigos
que me ajudaram a nível monetário, pois foi uma ajuda essencial para
tornar tudo muito mais leve e fácil para mim. Ao Tiago Silva que me
ajudou na decoração do carro á ultima da hora. Ao Nicolas Cernadas, que
me navegou e transmitiu uma calma enorme, foi graças a ele que não andei
constantemente a "cortar relva". E por fim a todos os que me apoiaram e
me deram palavras de ânimo e confiança mesmo não estando presentes. A
todos um grande obrigada.
Fica assim descrito na primeira pessoa o realizar de um sonho que
comprova ser possível mesmo quando não há meios, mesmo quando não se tem
grandes recursos. As fotos do 4º CAM Rali Festival podem ser vistas aqui.
Loeb continua a mandar em Monte-Carlo.
Fotografias: eWRC.cz
Concluido o segundo dia do Rali Monte-Carlo, e continua mais do mesmo,
Sebastian Loeb ganhou a especial 8 e 10, e deixa assim o segundo
classificado Sebastian Ogier a 1minutos 35segundos e Daniel Sordo a
2minutos 38segundos.
Evgeny Novikov, venceu a especial 6 e 7, andando todo o dia ao ataque subindo assim duas posições da geral ocupando agora o 4º lugar da geral com 2minutos 53segundos de atraso para Loeb.
Mikko Hirvonen não teve um dia facil e acabou por perder o 3º Lugar da geral ficando agora a 3minutos e 22segundos do seu colega de equipa Loeb.
Mikko Hirvonen não teve um dia facil e acabou por perder o 3º Lugar da geral ficando agora a 3minutos e 22segundos do seu colega de equipa Loeb.
Já Jari-Matti Latvala voltou a não ter um dia facil, "SS10: Um dia melhor, com menos problemas, mas ainda não estou contente com os tempos de estágio, podemos fazer algumas alterações de configuração amanhã, eu tenho uma idéia e espero que ele funciona!" palavras de Latvala após a ultima especial do dia.
Classificação Geral 2º Dia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)