24 de janeiro de 2013

WRC Fafe Ralisprint confirmado para 6 de Abril

O desafio era enorme mas a aposta foi totalmente ganha! A primeira edição do WRC Fafe Rally Sprint, realizada no ano passado, conquistou tudo e todos, incluindo equipas, pilotos e responsáveis da FIA, com uma resposta vibrante por parte de todos os adeptos da modalidade, com os espectadores a proporcionarem uma impressionante moldura humana a que ninguém ficou indiferente.
Na verdade, o troço de Fafe/Lameirinha foi cenário de imagens de uma rara beleza, até porque os próprios pilotos, contagiados pelo espírito vivido ao longo daquelas horas, não só se aplicaram em termos desportivos como também contribuíram com momentos únicos de condução que levaram ao rubro as centenas de milhares de pessoas postadas ao longo do percurso. 
Perante tal sucesso, só havia uma única alternativa, como refere Pedro Almeida, director da prova: "Levar por diante uma segunda edição. Os adeptos da modalidade merecem-no em absoluto e, por isso, foi nossa preocupação dominante manter este verdadeiro 'aperitivo' para o rali, na certeza de que o sucesso irá ser igual ou maior. Felizmente que as nossas intenções tiveram um eco positivo na Câmara Municipal de Fafe, cujo apoio é essencial, e nos construtores, que uma vez mais disseram sim ao nosso repto."
Deste modo, é já possível confirmar que as três equipas oficiais presentes no WRC 2013 - a Citroën Total Abu Dhabi WRT, a Qatar M-Sport WRT e a Volkswagen Motorsport - estarão em Fafe a 6 de abril, garantindo desde logo um nível máximo de espetacularidade para esta edição do WRC Fafe Rally Sprint 2013 com os seus Citroën DS3 WRC, Ford Fiesta WRC e VW Polo R WRC, com os respectivos pilotos a lutarem pela sucessão a Petter Solberg, vencedor da primeira edição do evento.   
Para José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, "perante o êxito da primeira edição que, com total mérito desta edilidade, voltou a colocar o nome de Fafe na rota do WRC, demonstrámos que as condições naturais que fizeram de Fafe a 'Catedral dos Rallies' se mantêm inalteradas. Fafe espera de novo por todos com a simpatia e o carinho de sempre!"
O WRC Fafe Rally Sprint 2013 terá lugar no sábado anterior ao início do Vodafone Rally de Portugal - 6 de Abril - no cenário privilegiado do troço de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa. Verdadeiro troço cronometrado, o evento realizar-se-á com base em duas mangas de qualificação e uma final, a que acederão os pilotos mais rápidos.
O paddock do WRC Fafe Rally Sprint voltará a estar situado no Parque da Cidade, junto ao Pavilhão Multiusos.
FONTE: MSCFOTORALI (Miguel Castro)

Rally Liepaja ‐ Ventspils com 41 inscritos

A segunda prova do Europeu de Ralis, conta com 8 carros S2000 e num total de 41 viaturas, mais os pilotos inscritos no campeonato local.


Inscrições a "Low-Cost"!

Ao contrário do que foi publicado ainda no final do ano transacto, sobre a questão do valor das inscrições nas provas do Campeonato da Madeira de Ralis, eis que a FPAK publicou um novo regulamento, onde já consta o “desconto” já anunciado.

Sendo assim, e como está descrito no respectivo regulamento, a Taxa de Inscrição em cada prova do Campeonato não poderá exceder os € 250,00 (duzentos e cinquenta euros), excluindo a prova integrada no Calendário Internacional FIA de Ralis, cuja Taxa de Inscrição será livre. Quanto ao calendário de 2013, este organismo procedeu à alteração da data do Rali Município do Funchal, passando agora a realizar-se a 20 e 21 de Setembro. No que toca à junção do Rali Município de Machico e o Rali Município de Santa Cruz, no mesmo calendário ambas as provas encontram-se sem qualquer alteração, ou seja, ainda não é oficial a junção destas duas provas.
FONTE:MaisRalis.com

João Barros a 99% no CPR2

João Barros foi um dos pilotos sensação da temporada 2012 do Campeonato Open de Ralis. Não só conseguiu duas brilhantes vitórias como provou em muitas outras provas a sua rapidez, que só foi travada por alguns precalços mecânicos, que o impediram de lutar pelo título.

O projeto de 2013, que inicialmente poderia passar pelo Open novamente, tudo indica que deverá passar pelo CPR2, dizendo João Barros que "tenho 99% confirmada a minha presença nesta competição, ao volante do Renault Clio S1600".

Desta forma João Barros será seguramente um dos candidatos à vitória nas provas do CPR2, pois a competitividade do Clio e a sua rapidez serão certamente aliados de peso que podem contrariar o menor desconhecimento das provas.

O Renault Clio S1600 contará de novo com a assistência da P&B Racing, faltando ainda definir quem será o navegador de João Barros, pois António Costa irá manter ao lado de Ricardo Moura. Em aberto está também a presença de João Barros no Rali Vinho Madeira.
FONTE: Ralisonline

Rali Montelongo: Lista de Inscritos


Petter Solberg no Rali da Suécia Históricos

Petter e Pernilla Solberg, marido e mulher, vão participar no Rali da Suécia Histórico, aos comandos de um Ford Escort MK2, carro com que se estrearam este fim de semana no Rali Finnskogsvalsen: “É uma boa sensação poder participar face aos meus adeptos. Vou aproveitar para apresentar os meus planos para 2013, e fá-lo-ei imediatamente antes do Rali da Suécia.”, referiu Petter Solberg. Os históricos percorrem a primeira etapa e a super especial de Vargåsen, em Karlstad. No sábado eles vão percorrer os troços de Sagen, Fredriksberg e Rämmen e a super especial, Hagfors Sprint: “Não podendo participar no WRC, vou ter que encontrar outras maneiras de me manter ocupado. Eu e a Pernilla vamos fazê-lo por diversão e prometemos dar algum show.”, referiu.
Fonte:Autosport

23 de janeiro de 2013

Block em 3 provas do mundial

O piloto americano vai disputar apenas 3 das 13 provas do mundial,  as escolhidas foram o México, a Austrália e ainda a Finlândia.

Armindo Neves com novo projecto em 2013


Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM

Novo campeonato e novo carro para 2013


A equipa AN Rally Sport remodelou todo o seu projecto desportivo para a temporada de 2013, apostando não só num novo carro, mas também noutro campeonato.

Foram dois anos excelentes ao volante do Lancer Evo VII, com um título no Regional Centro em 2011 e um vice-título na Taça de Portugal de Ralis em 2012. Contudo, existia um enorme desejo, partilhado por todos os elementos da equipa, em regressar ao Campeonato de Portugal de Ralis, neste caso ao CPR2, mas também em mudar de viatura, para um modelo mais actual e comercialmente mais atractivo para todos os nossos patrocinadores”, começa por referir Armindo Neves.

Integrando o CPR2, a opção teria que passar obrigatoriamente por um carro de duas rodas motrizes, comentando o piloto que “optámos por um Peugeot 207 R3T, um veículo da nova geração “R” dos ralis, que nos permite desta forma apresentar um projecto diferenciado dentro do CPR2, já que será o único veículo deste modelo a correr em Portugal, possibilitando-nos assim novas formas de trabalhar a comunicação da equipa e a imagem de todos os nossos parceiros. Para além disso, olhando para os projectos que já se deram a conhecer, este é um campeonato que se prevê bastante competitivo, algo que desde logo também nos motiva e entusiasma bastante”.

Também Bernardo Gusmão, o co-piloto da equipa, está muito entusiasmado com este novo projecto, dizendo que “é um veículo que segue as especificações R3, com um Kit específico da Peugeot Sport, que foi totalmente construído de raiz em Portugal pelo Rui Ferreirinho e que na única prova oficial que disputou, no Open, lutou claramente pela vitória á geral. Por isso as expectativas são muito boas”.

Brevemente a equipa AN Rally Sport irá dar a conhecer mais alguns detalhes sobre o seu projecto para 2013, que vai incluir ainda mais algumas novidades importantes que irão permitir um aumento de visibilidade de toda a equipa e muito em especial de todos os seus parceiros.

23 de Janeiro de 2013
rallypress.news@gmail.com

Armindo Neves – 916 161 275 
Visite: http://pt-pt.facebook.com/pages/Armindo-Neves-Rally-Sport/190243440987037?v=info

Nelson Panciatici quase feliz em Monte-Carlo

Ele dominou a categoria R2 da primeira especial no Ardèches, ao volante do seu Renault Twingo RS R2 Evo, preparado à perfeição pela equipe Gliese. Nelson Panciatici estava apenas começando a gerir a sua vantagem de dois minutos quando o gelo negro pegou na última especial da segunda etapa do rali Monte Carlo. Ele ainda manteve a liderança na categoria R2.

Para a terceira etapa, a escolha de pneus acabou por ser vital, mas, bem informado pela sua equipa de batedores, Mathieu Arzeno e Florien Haut Labourdette, Nelson levou no palco Sisteron os pneus corretos. Infelizmente, o gearstick estalou a 10 quilômetros da linha de chegada e desacelerou o Twingo R2 consideravelmente, acabando por perder a liderança na categoria R2 por 48 segundos.

Agora em segundo lugar antes do final, Nelson Panciatici não tinha escolha a não ser atacar, apesar das condições dificeis do Monte-Carlo. Infelizmente Nelson foi apanhado na descida para a Turini, o mesmo que Latvala, Novikov e até mesmo Hanninen que tudo saiu no mesmo lugar. Um desempenho com qualidade para o jovem Panciatici, que nunca tinha guiado com pneus com pregos!

Nelson está definitivamente decepcionado por abandonar tão perto do fim, mas ele quer se concentrar no lado positivo:. "Eu nunca fiz nada tão difícil desde que comecei a correr, mas o que é um prazer de condução na neve. Eu tive um grande momento todo o caminho exceto no Turini onde era questão de sobrevivência! Estava-me a dar bem, mas fiquei estupidamente apanhado mesmo quando diminuiu o ritmo após a passagem e foram apenas 4 ou 5 curvas mais, antes da seção seco! Os meus agradecimentos vão para a minha equipa e os meus parceiros, sem esquecer os espectadores que nos incentivarão de todas as formas, foi comovente! "
René Padovani, o seu co-piloto, estava tão entusiasmado:.. "O Nelson surpreendeu-me na neve. Ele é um homem verdadeiro dos ralis. Fomos fazendo a  gestão do nosso tempo em quando a gearstick partiu, depois que não tinha escolha a não ser atacar, estávamos a subir novamente para a liderança dos R2. Recebemos uma quantidade incrível de felicitações nas redes sociais, acho que deve ter agradado os espectadores. "
Para alcançar estes grandes atuações, certamente necessitava de uma boa equipa como a Gliese, um bom carro como o Twingo RS R2 Evo e também a qualidade da sua equipa de batedores, Mathieu Arzeno e Florian Haut Labourdette. Mathieu, que é uma das grandes esperanças do rali, diz: "Eu conheço o Nelson desde que ele tinha 10 anos de idade, ele é meu melhor amigo e foi um verdadeiro prazer de compartilhar minha experiência com ele, porque eu sei o que é vir do circuito para um rali como o Monte Carlo! Eu não estava surpreso de vê-lo na liderança, porque eu sei o que ele é capaz. Ele consegui um fazer um bom rali, mas caiu em algumas das armadilhas. Sobre a Monte Carlo você tem que ter uma quantidade mínima de sucesso. Isso não aconteceu desta vez, até mesmo a maior parte dos concorrentes cometeu erros. É uma vergonha a abandonar tão perto do fim, mas é positivo porque Nelson teve um desempenho ótimo! "

Nelson PANCIATICI vai agora fazer o seu caminho de volta para os circuitos, com a René PADOVANI!
Press Realese: Nelson Panciatici

22 de janeiro de 2013

Rallycar promove troféu no Open

A Rallycar, empresa espanhola com fortes ligações aos ralis, irá apostar numa nova competição em Portugal integrada no Open de Ralis.

A ideia passa por colocar a correr duas categorias distintas, o Troféu Rallycar Basic, destinando-se a veículos com menos de 1.6 litros, bem como o Troféu Rallycar Maxi onde competirão veículos de 2 ou 4 rodas motrizes com maiores cilindradas. 
 
Haverá prémios monetários em cada rali pontuável para o troféu, distribuidos pelos 5 melhores classificados havendo como obrigatoriedade o uso de pneus de competição Hankook.
 
A proposta da criação do troféu foi já apresentada à FPAK e em breve haverá novidades quanto ao regulamento da competição.

Rally de Portugal 2013 com novidades

 
A edição de 2013 do Vodafone Rali de Portugal, 4ª prova do Campeonato do Mundo de Ralis, apresentará diversas novidades nesta que será a sua 47ª edição.
A prova idealizada pelo ACP, a decorrer entre os dias 11 e 14 de Abril, irá manter o centro operacional no Estádio do Algarve recorrendo às especiais do Baixo Alentejo e Serras Algarvias para a parte competitiva.
Na linha de uma tradição de vários anos, o Vodafone Rally de Portugal continuará em 2013 a sua trajetória de evolução, apresentando um conjunto de importantes alterações relativamente às edições mais recentes.
Com os reconhecimentos a terem lugar nos dias 9 e 10 de Abril, a Qualifying Stage (11 de Abril) mantem o cenário de Vale do Judeu para a decisão da ordem de partida, que será escolhida pelos mais rápidos numa cerimónia a realizar no parque de assistência pelas 13.00h. Mais tarde decorrerá uma partida simbólica no magnífico cenário da Marina de Vilamoura, reeditando assim a excelente experiência das edições de 2005 e 2006.

A abertura competitiva do evento, a 12 de Abril, inclui as duas primeiras secções da prova, com cinco provas especiais de classificação: Mú (20,32km), trata-se de uma variante da classificativa de Felizes, com um final diferente. Já Ourique (18,32km) utiliza estradas que anteriormente estiveram integradas noutros troços, nomeadamente na classificativa de Santa Clara, sendo ambas percorridas numa dupla passagem antes da ligação até Lisboa.
A Super Especial de Lisboa, que se realizará uma vez mais na Praça do Império, tendo como pano de fundo o Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém, beneficiará de um novo horário destinado a permitir uma presença ainda mais ampla dos espectadores da zona da capital. A partida dos primeiros concorrentes (em ordem inversa) terá lugar às 18H15, sendo antecedida pelo reconhecimento do traçado por parte dos pilotos.

O segundo dia competitivo (sábado, 13 de Abril) é também o mais longo em termos de quilometragem de classificativas, com nada menos do que 158,54km, e inclui uma nova combinação de troços cronometrados.
Assim, o dia começa com os 31,12km de Santana da Serra, sem qualquer modificação em relação à última edição, situação que se prolonga na prova de Vascão, com os seus irrepreensíveis 25,37km. Já Loulé, agora com 22,78km, é disputado em sentido contrário ao das últimas edições, com partida na EN2, em Cavalos, e final nas proximidades da povoação de Califórnia, todos eles com dupla passagem.

O último dia de prova - domingo, 14 de Abril - promete emoções fortes: depois dos inalterados 21,52km de Silves, surge talvez a maior novidade da prova, o novo troço de Almodôvar, o qual, com os seus 52,30 km passa a constituir uma das classificativas de terra mais longas das provas europeias pontuáveis para o Mundial de Ralis.
Reunindo o essencial dos troços de Ourique e de Almodôvar, com início no Rio Torto e final nas Fontes Ferrenhas, esta classificativa encerrará o Rally de Portugal 2013, revestindo ainda o aliciante de ser o Power Stage da prova, onde os três melhor classificados recolherão pontos extra para o campeonato.

JUNIOR WRC, CLÁSSICOS E OPEN
O Rali de Portugal 2013 será a primeira prova pontuável para a Junior WRC, uma competição que englobará 6 ralis do Campeonato do Mundo recorrendo aos Ford Fiesta R2. Igualmente em competição na prova portuguesa estarão o Rally Class para carros Subaru de Grupo N, a Ralliart Italy Cup para os Mitsubishi de Grupo N e o Citroen DS3 R3 WRC Cup.
O ACP Motorsport vai ainda incluir no programa da Super Especial de Lisboa, no dia 12 de Abril, uma prova reservada a clássicos desportivos, proporcionando, assim, aos proprietários e condutores destes veículos uma experiência inolvidável a exemplo das edições anteriores. A prova constará de um conjunto de eliminatórias e de uma final, cujo vencedor terá como prémio a inscrição gratuita no Rali de Portugal Histórico 2013.

Por outro lado, a organização da prova decidiu manter no segundo dia do rali uma competição aberta aos habituais participantes no Campeonato Open de ralis, iniciativa que, para além de constituir um aliciante para os praticantes da modalidade, proporciona um espetáculo interessante para os milhares de espectadores que acorrem às classificativas da prova.
Entretanto, a organização disponibilizou já o Rally Guide 1 onde será possivel a todos os interessados consultar os mapas, horários e esquema de classificativas, bem como outras informações de utilidade relevante. Para consultar o Rally Guide 1 basta aceder ao link.
RALLY GUIDE 1
MAPAS DO RALI
ITINERÁRIOS/HORÁRIOS
Por: MSCFOTORALI (Miguel Castro)

21 de janeiro de 2013

WRC Fafe Rally Sprint em negociação

O ACP pretende repetir o WRC Fafe Rally Sprint, mas o evento está ainda a ser negociado com a Câmara Municipal de Fafe e com as equipas já que só se justifica avançar com o evento caso exista interesse declarado das equipas em marcar presença em Fafe, tal como sucedeu o ano passado.

WRC Junior começa em Portugal

Foi recentemente anunciado o calendário do Campeonato do Mundo Junior 2013, baseado nas provas do WRC do próximo ano. A primeira prova é o Vodafone Rally de Portugal, seguindo-se as provas da Grécia, Finlândia, Alemanha, França e Espanha. As decisões quanto a regulamentos, custos e prémios estão a ser finalizadas mas deverão ser semelhantes à Academia deste ano.

Este será um dos quatro campeonatos independentes a disputar em 2013 baseados no calendário do WRC, sendo os restantes o Rally Class para carros Subaru de Grupo N, a Ralliart Italy Cup para os Mitsubishi de Grupo N e o Citroen DS3 R3 WRC Cup, que deverá ser apresentado oportunamente.

Presença garantida

Com a época de 2013 a se aproximar cada vez mais do seu início, já são algumas as equipas que preparam afincadamente os seus projetos.

Duarte Ramos e Luís Ramos, que ao volante do Mitsubishi Lancer EVO IX na época transata abrilhantaram o nosso campeonato, já iniciaram a preparação da viatura japonesa, com o intuito de "...realizar uma época sem problemas mecânicos significativos, pois na época transata tivemos algumas dores de cabeça com a bomba injetora, que tirava rendimento ao carro..." tendo como definido "...realizar por completo o campeonato, mantendo esta viatura, não havendo planos de evolução para outra, só mesmo a título excecional é que poderíamos adquirir outra viatura..." referiu Luis Ramos. Tendo em conta a ainda não existência de novos projetos no mercado automobilístico regional, Duarte Ramos e Luís Ramos são os principais candidatos ao cetro regional.
Fonte: MaisRalis.com

Citroen avança com o DS3 R5

A Citroen Sport já está a desenvolver o seu modelo DS3 para ralis de acordo com a regulamentação R5.

O projeto do Citroen DS3 WRC tem sido muito bem sucedido, como se prova por mais uma grande vitória de Loeb em Monte Carlo, enquanto o projeto RRC, foi desenvolvido acima de tudo para que Kalid Al Qasimi possa lutar pelo título no campeonato do Médio Oriente, tendo a Citroen apenas a intenção de disponibilizar no máximo 3 a 5 viaturas.

Porém, a grande aposta da Citroen será o R5, segundo adiantou o site alemão Rallye Magazin, veículo que deverá iniciar os testes em Abril e que deverá ser estreado oficialmente no Rali de França, a disputar entre 3 e 6 de outubro.

Depois da Ford com o Fiesta R5, que já iniciou o seu plano de desenvolvimento e que terá Mathew Wilson como principal piloto, e da Peugeot com o 208 R5, do qual já foram divulgadas imagens do primeiro teste, é agora a vez da Citroen iniciar o desenvolvimento do DS3 R5.
Fonte: Ralisonline

Moura quer dar o passa seguinte

Em entrevista à primeira edição do programa Flash Interview da TSF – Rádio Açores, Ricardo Moura confessou que gostaria de mudar de carro apesar de lembrar que o EVO IX é um carro competitivo e fiável que lhe tem dado muitas alegrias.
O campeão nacional não escondeu ainda que o passo seguinte na sua carreira seria a internacionalização através da participação em algumas provas do Europeu de Ralis. Para além do SATA Rallye Açores onde poderia lutar pelo pódio caso conseguisse dispor de nova viatura (leia-se S2000), nova presença no Rali das Canárias El Corte Inglês está já em equação. 

Outra possibilidade de internacionalização seria a Taça do Mundo FIA de Grupo N, competição que integra 6 provas e que começa com o Rali de Portugal.

Ricardo Moura deixou ainda ficar alguma interrogação sobre a sua participação no CPR por via da mudança das regras que excluem o SATA Rallye Açores, o Rali de Portugal e o Vinho Madeira, afirmando que há que “reanalizar a estratégia em termos de participações”.

Ouça toda a entrevista acedendo ao link(http://www.acorianooriental.pt/pagina/acores-tsf) e procurando o programa “Flash Interview”.

Francisco Veloso - Fórmula Rali

Open e Classicos de novo no Rali de Portugal

Foto:Miguel Castro

Segundo adiantou o site do Autosport: A edição de 2013 do Vodafone Rally de Portugal voltará a incluir espaços específicos dedicados à participação de clássicos desportivos e de concorrentes do Open, à semelhança do que tem sucedido nas últimas edições.

O ACP Motorsport vai incluir no programa da Super Especial de Lisboa, no dia 12 de Abril, uma prova reservada a clássicos desportivos. A prova constará de um conjunto de eliminatórias e de uma final, cujo vencedor terá como prémio a inscrição gratuita no Rali de Portugal Histórico 2013.

Por outro lado, a organização da prova decidiu manter no segundo dia do rali uma competição aberta aos habituais participantes no Campeonato Open de Ralis, iniciativa que, para além de constituir um aliciante para os praticantes da modalidade, proporciona um espetáculo interessante para os milhares de espectadores que acorrem às classificativas da prova, no sábado, 13 de Abril, em quatro provas de classificação com um total de 96,30 km, correspondentes a uma dupla passagem pelos troços de Vascão (25,37 km) e Loulé (22,78 km).

20 de janeiro de 2013

Peugeot Sport no Europeu de Ralis

Serão três os pilotos da Peugeot que irão participar na presente temporada do Campeonato Europeu de Ralis.

Jérémi Ancian e Stéphane Lefebvre, os dois primeiros classificados do Troféu Volante 207 em 2012, realizado em França, estarão inscritos em seis e quatro provas do ERC, respetivamente, estando o primeiro aos comandos de um Peugeot 207 S2000 e o segundo e último a bordo de um Peugeot 208 R2.

Por outro lado, Craig Breen assinou recentemente um contrato com a Peugeot Sport, que lhe permite ser pela primeira vez piloto oficial na sua carreira, participando este ano em oito ralis do renovado ERC com um Peugeot 207 S2000 e estar presente no desenvolvimento do novo 208 R5.

 "Com a Peugeot Rally Academy, estamos dando mais um passo em frente em termos do apoio que prestamos aos vencedores das nossas fórmulas promocionais. O 208 Rally Cup, em França, tem todos os elementos necessários para ser um grande sucesso desportivo, com o R2 208 que já é um carro principal, um calendário variado e o conceito ímpar de oferecer um teste ao vencedor. Estou confiante de que o Craig vai confirmar todas as coisas boas que foram ditas sobre ele nos últimos anos no ERC, estando igualmente à espera do que podem fazer os restantes pilotos da Peugeot. Não há pressão sobre eles para alcançar resultados. Esta participação é acima de tudo para estes jovens pilotos acumularem experiência pois não estamos na luta pelo campeonato..." revelou Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport.

Todos os carros integrarão a equipa Saintéloc, competindo com as cores da Peugeot Sport, Total, Michelin e Sparco
 Por:MaisRalis.com

WRC Rali Suécia: Lista de inscritos

Já foi publicada a lista de inscritos da segundo prova do Campeonato do Mundo de Ralis, que contará com 20 World Rally Cars, e onde já se juntam á caravana do WRC Khalid Al-Qassimi, Nasser Al-Attiya, Henning Solberg, Jari Ketomaa, Benito Guerra, Pontus Tidemand e Jarkko Nikara.
Consulte a lista AQUI.