9 de março de 2013

João Barros vence o Rali de Castelo Branco

Acompanhado por Jorge Henriques, o piloto do Renault Clio S1600 foi o grande dominador do Rali Cidade de Castelo Branco instalando-se no comando a partir da segunda classificativa, posição que segurou até ao final do rali. A esta vitória, João Barros junta também o ceptro entre os carros de 2 rodas motrizes.

Em Citroen Saxo Kit-Car, Mário Barbosa iniciava o rali ao ataque vencendo a primeira classificativa, mas seria incapaz de aguentar o ritmo imposto por João Barros descendo ao segundo posto, posição onde se manteve até à pec 4 na qual uma saída de estrada punha termo à sua prova.
Para o seu lugar entrava Carlos Martins. Após a vitória em Fafe, o piloto de Serpa apostava num bom resultado em Castelo Branco e com o 2º lugar obtido fica cumprido em parte o seu objectivo. No entanto, Martins não teve vida fácil pois encontrou em Diogo Salvi um adversário inspirado que não deu tréguas durante toda a prova ficando a somente 14,5 segundos e averbando um positivo 3º lugar.
Na 4ª posição surge o regressado António Rodrigues. O piloto de Murça fez um rali ao nível que todos conhecem e levou o seu pequeno Peugeot 206 a um excelente resultado na classificação geral, obtendo também o 2º lugar entre as 2 rodas motrizes e uma conclusiva vitória no Desfio Modelstand.
O Top 5 encerrou com outro Peugeot, o 206 RC de Carlos Cruz, autor também ele de um grande rali com tempos constantemente entre os primeiros lugares. Infelizmente, a prova de Carlos Cruz ficaria marcada por um despiste que acabaria por colher um operador de imagem que seria evacuado para o hospital obrigando à neutralização da primeira classificativa. Além deste, também Marco Cid sofria um despiste violento sendo necessária a intervenção dos meios de socorro.
Quanto às competições monomarca, António Rodrigues foi, como o aqui referido, o vencedor entre os concorrentes do Desafio Modelstand com Gil Antunes e João Ruivo a completarem por esta ordem o pódio final.
No Troféu Fastbravo, Rafael Cardeira venceu tendo dominado todo o rali a partir do momento em que Fábio Paço foi forçado ao abandono. Nuno Silva terminou na 2ª e ultima posição do Troféu.
Fonte: MSCFOTORALI

Sebastian Ogier na liderança do Rali do Mexico

Foi bastante disputada a primeira etapa do Rali do México. Sebastien Ogier liderava a classificação após as 2 super especiais de abertura mas Mads Ostberg partiu determinado a obter um bom resultado e logo nas primeiras classificativas do dia impunha-se a Ogier chegando à liderança. No entanto, Ostberg não aguentava a posição devido quer a alguns problemas no seu Fiesta WRC, quer a um ritmo impressionante e à prova de erros por parte do piloto da Volkswagen. Desta forma, o dia termina com Ogier na liderança com 3 segundos de vantagem para Mads Ostberg.

Mikko Hirvonen ocupa a 3ª posição e, embora a diferença para o lider seja já de 42 segundos, o piloto Finlandês da Citroen nunca baixou os braços e está a manter o seu DS3 próximo dos 2 primeiros. Atrás de si segue Thierry Neuville. O jovem Belga da M-Sport tem feito um rali de grande nível obtendo tempos regulamente entre os primeiros. Para Neuville, apesar do atraso de quase 2 minutos para o líder, a 4ª posição está perfeitamente ao seu alcance sendo a diferença para Hirvonen de cerca de 25 segundos.


Dani Sordo fecha o top 5 com o espanhol da Citroen a mostrar-se incapaz de acompanhar os homens da frente.

Os grandes azarados do dia foram Egeny Novikov, que sentiu muitos problemas no seu Fiesta atrasando-se bastante na classificação, e também Jari-Matti Latvala, forçado ao abandono na 3ª pec devido a danos sofridos no Polo R WRC após um toque numa pedra. Apesar disso, o Finlandês deverá voltar ao rali amanhã.
O Rali do México prossegue amanhã com a 2ª etapa, na qual estão previstas 7 classificativas.
TEMPOS ONLINE
Fonte:mscfotorali

WRC Fafe Ralisprint primeiras informações by MSCFOTORALI

 O Automóvel Clue de Portugal já disponibilizou o regulamento para a edição de 2013 do WRC Fafe Rallysprint. Para este ano a organização não irá apresentar alterações no esquema da prova mantendo o mesmo troço de cerca de 6 quilómetros na mítica especial da Lameirinha na qual os pilotos efectuarão os reconhecimentos na manhã do dia 6 de Abril estando a parte competitiva reservada para o inicio da tarde
Em prova voltarão a estar 3 categorias distintas: a categoria C, destinada aos Clássicos; a categoria B, destinada aos veículos pilotados apenas por um piloto (reservada para os pilotos privados do WRC e para os pilotos prioritários nacionais) e a categoria A, onde competirão as equipas oficiais do WRC.
O inicio da competição está agendado para as 14 horas e seguirá o seguinte esquema:


HORÁRIOS
Fafe, 6 Abril 2013

Partida: Parque da Cidade - 14h00
Pec 1: Fafe - 6.34Km - 14h20
P. Assistência Parque da Cidade - 14h50

Partida: Parque da Cidade - 15h25
Pec 2: Fafe - 6.34Km - 15h45
P. Assistência: Parque da Cidade - 16h15

Partida: Parque da Cidade - 16h50
Pec 3: Fafe -  6.34Km - 17h10
Chegada: Parque da Cidade - 17h40

Estão assim reunidas as condições para mais um dia histórico, a exemplo do sucedido em 2012, mas é essencial que o publico se mostre, tal como na passada edição, a um nível exemplar para que mais uma vez o WRC Fafe Rallysprint seja um motivo de orgulho para os ralis nacionais. O Regulamento completo pode ser consultado aqui.

7 de março de 2013

Mikko Hirvonen o mais rapido na Qualify Stage

 
Mikko Hirvonen deu a primeira alegria à equipa oficial da Citroën ao vencer a troço da Qualificação. Atacando forte para triunfar neste importante troço, o finlandês será agora o primeiro a escolher a ordem de partida para a primeira etapa da prova mexicana que se inicia na madrugada de hoje às 02h09 (hora portuguesa).

Em bom plano estiveram também os Ford Fiesta da M-Sport, tendo Evgeny Novikov sido o segundo mais rápido (a apenas 0,2s de Hirvonen) e Mads Ostberg o terceiro (a 3,2s do melhor tempo). Exatamente o mesmo tempo que Ostberg fez Thierry Neuville, enquanto o melhor VW foi Sébastien Ogier, no Polo R WRC, que distou 3,9s da melhor marca.

Classificação da Qualificação

1º M. Hirvonen/J. Lehtinen (Citroën DS3 WRC) 3m57,2s
2º E. Novikov/I. Minor (Ford Fiesta WRC) 3m57,9s
3ºs M. Ostberg/J. Andersson (Ford Fiesta WRC) 4m00,4s
T. Neuville/N. Gilsoul (Ford Fiesta WRC) 4m00,4s
5º S. Ogier/J. Ingrassia (VW Polo R WRC) 4m01,1s
6º D. Sordo/C. del Barrio (Citroën DS3 WRC) 4m01,2s
7º J.M. Latvala/M. Anttila (VW Polo R WRC) 4m01,5s
8ºs N. Al-Attiyah/G. Bernacchini (Ford Fiesta WRC) 4m01,6s
C. Atkinson/S. Prevot (Citroën DS3 WRC) 4m01,6s
10º Ken Block (Ford Fiesta WRC), 4m06,6s
11º B. Guerra/B.Rozada (Citroën DS3 WRC) 4m09,4s
12º M. Prokop/M. Ernst (Ford Fiesta WRC) 4m12,2s
13º M. Kosciuszko/M. Szczepaniak /MINI JCW WRC) 4m14,2s
Fonte:Autosport

Paulo Moreira «Será essencial pontuar!»


No Sábado vai ter palco na Cidade de Castelo Branco mais uma edição do rali com o nome desta bonita cidade, numa prova ainda e como sempre da responsabilidade da Escuderia Castelo Branco.

A MR Team irá marcar presença e Paulo Moreira e Marco Macedo partem com renovadas aspirações a um bom resultado.

Para a equipa esta será a primeira vez que irão rodar com o Opel Corsa OPC neste tipo de piso e já com as ultimas evoluções que utilizaram nas provas em pisos de terra.

Como nos salientou o piloto “no Rali Cidade Castelo Branco vamos sobretudo para terminar.

Queremos “medir” o nosso andamento no asfalto pois é a primeira vez que vamos andar com o Opel neste tipo de piso sem problemas e com as evoluções actuais. Terminar no top cinco das duas rodas motrizes era gratificante, mas acima de tudo precisamos de pontuar para o campeonato”.

Paulo Moreira e Marco Macedo provaram já reunir as condições para lutar pelos lugares da frente, sendo mais uma das duplas candidatas aos lugares do pódio no campeonato destinado às duas rodas motrizes, competição esta que nesta ronda prevê-se desde já ser muito bem disputada, face ao bom lote de equipas presentes.

O Rali arranca no sábado, com as equipas a percorrer uma dupla passagem pelos troços de Rapoula, Sobraínho da Ribeira, Amieirinha e Azenha. O nono e último troço será a Super Especial em Castelo Branco, seguindo-se depois o pódio final às 17h08. No total serão aproximadamente 250 quilómetros, dos quais, 92 em troços cronometrados.

Sérgio Vaz - ”Terminar e pontuar!”


A Escuderia Castelo Branco vai levar para a estrada mais uma edição do Rali Cidade de Castelo Branco, a segunda ronda do Campeonato Open de Ralis e Desafio Modelstand.

Na prova em pisos de asfalto o principal objetivo da dupla Sérgio Vaz e Bino Santos é mesmo terminar. Depois da desistência na prova anterior, onde lutavam pela segunda posição no troféu, em Castelo Branco é fundamental à equipa terminar e amealhar os primeiros pontos da época.

Como nos refere o piloto de Torres Vedras, “já há algum que não fazemos um rali em pisos de asfalto “limpo”, sem problemas mecânicos, pelo que nesta prova vamos entrar com muitas cautelas.

É um rali que o ano anterior não deixou boas recordações e como tal não vamos arriscar. Sabemos que não é fácil rodar dentro dos cinco primeiros e além disso a nossa principal meta é mesmo terminar o rali e pontuar, pois é essencial para as contas do troféu.

Na última prova gostei muito do carro, foi pena o azar que tivemos mas apesar de tudo temos que estar motivados e dar o nosso melhor”.

O Rali Cidade de Castelo Branco vai para a estrada no Sábado, dia 9, com os pilotos a ter pela frente nove especiais de classificação, numa dupla passagem pelos troços de Rapoula, Sobraínho da Ribeira, Amieirinha e Azenha. A prova termina no centro de Castelo Branco, com a realização da Super Especial.

Nuno Coelho vai apostar no Top 5


Em Castelo Branco irá decorrer neste próximo sábado a segunda ronda do Campeonato Open de Ralis e Desafio Modelstand, com a Escuderia Castelo Branco a levar para a estrada mais uma edição do Rali Cidade Castelo Branco.

Nuno Coelho e Pedro Alves também estarão à partida da prova em piso de asfalto e contam em repetir o bom andamento da prova anterior.

Como nos salienta Nuno Coelho “Neste rali vamos tentar um lugar entre o top 5, tendo em conta que vieram mais dois pilotos muito rápidos e com muita experiência! Como começamos bem, com um segundo no Serras de Fafe, se ficarmos dentro dos cinco primeiros, é bom resultado para a classificação do troféu.

Estou muito mais à vontade em asfalto do que em terra e neste tipo de piso tenho já um maior conhecimento do carro, pelo que vou andar o melhor que puder”.

A dupla do Peugeot 206 Gti será assim um dos nomes a ter atenção no Desafio Modelstand, eles que ocupam no momento a segunda posição, assim como no Campeonato Open de Ralis destinado às duas rodas motrizes, onde no momento ocupam o quinto lugar. O rali conta com nove especiais de classificação, começando com uma dupla passagem pelos troços de Rapoula, Sobraínho da Ribeira, Amieirinha e Azenha, terminando com a Super Especial em Castelo Branco. O pódio final está previsto para as 17h08.

Luís Mota em Castelo Branco com o EVO VII

Vai ter palco neste próximo sábado a segunda ronda do Campeonato Open de Ralis, com a realização do Rali Cidade de Castelo Branco, prova a cargo da Escuderia Castelo Branco.

Na prova em pisos de asfalto a dupla da Competisport Luís Mota e Alexandre Ramos volta ao activo com o seu competitivo Mitsubishi EVO VII. O carro que em 2012 venceu o último rali do campeonato, o de Baião, foi alvo de uma profunda revisão e algumas melhorias que permitem assim à equipa do Cartaxo estar novamente entre os candidatos ao triunfo no campeonato destinado aos 4x4, competição onde ocupam no momento a terceira posição.

Além do Open de Ralis Luís Mota e Alexandre Ramos serão também uns sérios candidatos ao triunfo no Campeonato Regional Ralis Centro, que em Castelo Branco terá a primeira das quatro provas pontuáveis para a competição.

Gil Antunes e Carlos Ramiro reúnem também aspirações de levar a equipa Competisport à vitória.

Depois do duplo triunfo no Serras de Fafe, Open 2 Rodas Motrizes e Modelstand, a dupla do Peugeot 206 Gti pretende manter a toada da prova anterior e impor um ritmo que lhe permita andar nos lugares da frente.

Nesta prova a equipa conta com fortes adversários, mas isso não os fará baixar os braços, pelo que há que contar com eles na luta pela vitória.

O Rali arranca no sábado, com as equipas a percorrer uma dupla passagem pelos troços de Rapoula, Sobraínho da Ribeira, Amieirinha e Azenha. O nono e último troço será a Super Especial em Castelo Branco, seguindo-se depois o pódio final às 17h08. No total serão aproximadamente 250 quilómetros, dos quais, 92 em troços cronometrados.

6 de março de 2013

Luis Bastos com objetivos centrados no Júnior

Depois da brilhante prestação no Rallye Serras de Fafe, o jovem de Celorico de Basto, Luís Bastos prossegue a sua temporada desportiva com o Rali Cidade Castelo Branco.

Para o piloto esta será uma prova onde os seus objetivos estarão essencialmente centrados no Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, competição que venceu na prova anterior e que no momento lidera.

Como nos refere Luís Bastos, “Agora com o asfalto, os objetivos passam única e exclusivamente em terminar em primeiro do Júnior e se possível rodar nos cinco primeiros da geral. É um rali muito rápido, logo poderei tirar proveito da potência do Mitsubishi mas não podemos esquecer da concorrência que nesta prova vai estar forte. Se em alguma parte do rali estiver com o primeiro lugar do Júnior "assegurado
", não irei arriscar nada para subir a outras posições da geral, pois é no Júnior que centramos os nossos objetivos para 2013”.

Apesar do bom lote de equipas candidatos ao triunfo no Open de Ralis, Luís Bastos poderá também ser uma das surpresas da prova, tendo como um bom exemplo o Rallye Serras de Fafe, onde demonstrou um grande à vontade com o seu Mitsubishi EVO V, aliado a um ritmo forte que o levou à segunda posição da geral no rali.

Em Castelo Branco a grande novidade será o seu navegador, já que o piloto apoiado por Nutrystore, PrestNett, CRN, Clínica Médica Dentária Dr. Rui Monterroso Lda, Câmara Municipal de Celorico de Basto e Fernando Costa Motorsport, volta a ter a seu lado Paulo Marques.

O Rali Cidade de Castelo Branco vai para a estrada no Sábado, dia 9, com os pilotos a ter pela frente nove especiais de classificação, numa dupla passagem pelos troços de Rapoula, Sobraínho da Ribeira, Amieirinha e Azenha. A prova termina no centro de Castelo Branco, com a realização da Super Especial.

Pedro Fins quer lutar pela vitória em Castelo Branco


A segunda prova do Open de Ralis e do Desafio Modelstand vai para a estrada já no sábado dia 09 de Março, e depois do deslize na primeira prova, Pedro Fins e Sérgio Rocha apresentam-se em Castelo Branco dispostos a lutar pela vitória entre os Peugeot 206 Gti.

Queremos lutar pela vitória. Este é um Rali que gostamos, num tipo de piso em que estamos mais à vontade, por isso vamos estar concentrados em fazer um bom resultado. Deixamos escapar por entre os dedos um excelente segundo lugar na primeira prova do ano, mas ainda temos muitas provas pela frente”, afirma Pedro Fins.

Nunca baixando os braços, a concentração e a boa preparação da prova são fundamentais para um bom resultado final, “Procuramos sempre fazer as coisas de uma forma séria e profissional, e neste Rali não vai ser diferente”.

Como habitualmente, o Peugeot 206 Gti terá a assistência da SFR Motosport e os apoios da Stock-Car Megastore, Solinca, Reebok, Rambaxy Genéricos e NWI Casas.

Mais informações acerca do Rali em www.escuderiacastelobranco.pt e no web site oficial do piloto em www.pedrofins.com.

5 de março de 2013

Lista de Inscritos Rali Cidade de Castelo Branco 2013

É já no proximo fim de semana a segunda prova do Campeonato Open de Ralis, o Rali Cidade de Castelo Branco. Veja a lista de inscritos do Open aqui e do Ralisprint aqui.

Rescaldo - Paulo Figueiredo / Sérgio Aguiar - Rali Serras de Fafe 2013

Paulo Figueiredo e Sérgio Aguiar repetiram o feito do ano passado levando o seu pequeno Seat Marbella até ao final do Rali, terminando no vigésimo quarto lugar à geral entre os concorrentes do Campeonato Open de Ralis sendo décimos sétimos entre as viaturas de duas rodas motrizes.
Paulo Figueiredo refere que "Começamos motivados e com o intuito de andar bem, as condições meteorológicas estavam favoráveis tal como pretendíamos e mais uma vez corríamos sem pressões apenas com o objectivo de nos divertir ao máximo.
No entanto as coisas não foram assim tão fáceis, pois logo na chegada ao primeiro troço deparámos-nos com problemas no ventilador do radiador, no entanto conseguimos realizar a primeira etapa e chegar até à assistência, onde resolvemos os problemas e partimos de novo já mais tranquilos para o resto do rali.

Já a meio da segunda secção um furo durante a ligação Luilhas - Lameirinha, voltou-nos a causar stress, no entanto conseguimos mudar o pneu e chegar atempadamente ao troço seguinte. No entanto este último troço viria a ser neutralizado a meio por causa de um acidente com outro concorrente, terminando assim as classificativas do rali. 
O grande inconveniente durante o rali foram os pisos bastante degradados devido às fortes chuvas que caíram nos dias anteriores, deixando o terreno bastante mole, ficando trilhos bastante fundos devido à passagem dos concorrentes da frente, dificultando assim o nosso andamento.

Outro aspecto que nos permitiu evoluir neste rali foi a oportunidade de ter o pelotão Fastbravo como concorrentes seguintes e assim foi possível verificar o nosso andamento face a estes. Como resultado desta companhia dos bravos verificamos que estamos sem ritmo competitivo e que a mecânica do nosso pequeno Marbella voador, fica muito a desejar face a estes, mas a realidade é que sem grandes apoios será difícil introduzir novas características na viatura de forma a torná-la mais competitiva durante a época de 2013.
Para as próximas provas será necessário primeiramente, garantir verbas para realizar os ralis que nos propusemos para este ano e de seguida continuar a tentar introduzir melhorias na viatura, ou até mesmo começar um novo e mais aliciante projecto. 
No entanto esta prova serviu principalmente para nos livrar dos acontecimentos do Rali de Gondomar e mostrar que se estivermos concentrados, podemos vir a evoluir bastante".
Sérgio Aguiar seu navegador acrescenta ainda que "o importante foi ganhar ritmo não só para a evolução como piloto do Paulo, mas também para a ligação como equipa. Aproveitamos o dia para nos divertir e terminar o rali, objectivo que era primordial para nós, ficando marcado como ponto alto do dia as passagens pelos espectaculares e grandes saltos das serras de Fafe que proporcionaram verdadeiros momentos únicos".
A próxima prova prevista será o Rali Cidade de Gondomar, também ela disputada em pisos de terra.
Até lá seguem-se alguns trabalhos necessários na viatura, bem como a angariação de mais patrocinadores que ajudem a suportar todo este projecto.
Esperamos também ter contribuído para um grande retorno de todos os nossos patrocinadores e amigos que muito tem ajudado neste projecto, junto do muito publico que compareceu nas serras de Fafe, principalmente no famoso troço da Lameirinha. 
Sendo eles:
Vale & Quintão, Amob Racing, Jorge Amortecedores, Mobilub, Auto Rampinha, Recauchutagem Famalicense, Full Attack Report, Oliribes, Sites Simples e Baratos, Auto Jota, Kamané, Ribeiros Racing Team, EM-SI, Team Baia, Ivo Sampaio Designer, Insóniarte e todos os amigos que tem ajudado a colorir o nosso tejadilho.
A todos vocês o nosso muito Obrigado!