Tendo como base a nova regulamentação da FIA, a Citroën lança o seu novo porta-estandarte da sua gama de competição cliente no Campeonato do Mundo de Ralis. O Citroën DS3 R5 partilha os genes e as características do seu «irmão» mais velho, o DS3 WRC: motor 1.6 turbo com injecção directa, quatro rodas motrizes, caixa de velocidades sequencial e suspensões McPherson. Destina-se a levar os jovens condutores ao mais alto nível dos ralis.
Homologado a 1 de Abril último, o Citroën DS3 R5 fez a sua estreia em competição no Rali Sanremo. Agora, cabe a Sébastien Chardonnet ter o privilégio de o estrear no Campeonato do Mundo de Ralis. Para Marek Nawarecki, Responsável da Competição Cliente da Citroën Racing, a chegada desse novo modelo marca o retorno da Marca a um promissor mercado: «Era importante poder oferecer um produto desse tipo, com quatro rodas motrizes, na nossa gama. O espírito de descoberta de talentos está, agora, bem enraizado com os modelos DS3 R1, DS3 R3 e DS3 R5 face ao DS3 WRC. O DS3 R5 é um modelo que se presta perfeitamente à formação de pilotos em ascensão. Ele permite-lhes brilhar nos campeonatos nacionais, no Campeonato da Europa e ganhar experiência no Campeonato do Mundo.»
E que outro piloto senão Sébastien Chardonnet poderia surgir ao volante do Citroën DS3 R5 nesta estreia no Campeonato do Mundo, demonstrando a essência do espírito «filière» instituído pela Citroën Racing?
«O Sébastien Chardonnet encarna perfeitamente a ideia de colocar em prática um programa de ajuda a jovens pilotos de talento. Ele estreou-se no Citroën Racing Trophy, ganhando depois experiência com um DS3 R3. Está pronto a eclodir no WRC2, sendo um grande desafio para ele. Esperamos que possa adquirir o máximo de experiência em Itália para poder progredir ao longo da temporada.»
Vice-Campeão de França de Ralis Júnior em 2011, hoje organizado em parceria com a Citroën Racing, Chardonnet somou os seus primeiros pontos no Campeonato do Mundo no Rali de França/Alsácia de 2012 ao volante de um Citroën DS3 WRC. Em 2013, tornou-se Campeão da categoria WRC3 e ganhou o Citroën Top Driver com cinco pódios e duas vitórias, aos comandos de um Citroën DS3 R3. Estes êxitos deram-lhe, nesta temporada, a oportunidade de continuar a sua progressão ao volante de um Citroën DS3 R5 em seis provas do Campeonato WRC2.
«É uma evolução importante para mim,» reconheceu Chardonnet. «Tive a oportunidade de participar no desenvolvimento do DS3 R5 ao longo do Inverno para começar a ganhar quilómetros ao volante de um carro de tracção às quatro rodas. Mesmo se preciso necessariamente de um tempo de adaptação, reencontrei-me com a minha experiência dos meus anos em corridas de circuitos. E tenho um enorme prazer ao volante.»
Em Itália, o piloto dá, assim, início à sua temporada no WRC2: «O meu objectivo é afinar a minha pilotagem e ganhar experiência com o carro e no Campeonato do Mundo. Sou um verdadeiro concorrente, com a vitória como objectivo final. Mas ainda é necessário passar por um período de aprendizagem que não deve ser menosprezado. Sei que os quilómetros acumulados serão particularmente importantes para mim mas também para a Citroën Racing. Estou a preparar este primeiro rali com humildade e com um grande desejo de trabalhar apontando ao futuro!»
Fonte:Supermotores
Sem comentários:
Enviar um comentário