Com uma estrutura base semelhante à de anos anteriores, o Vodafone Rally
de Portugal, 4ª jornada do calendário do WRC, regressa à estrada de 3 a
6 de Abril para aquela que será a 10ª edição consecutiva na região Sul
do País. Um marco na história da prova, pois foi nos troços do Algarve e
Baixo Alentejo que em 2007 o Rally voltou a fazer parte do calendário
do Campeonato do Mundo – a meta inicialmente traçada em 2004 aquando da
primeira eleição da actual Direcção do ACP era assim atingida três anos
depois.
Para Pedro Almeida, Director de Prova, “o
objectivo da equipa do Automóvel Club de Portugal responsável pelo
Rally tem sido o de inovar sem revolucionar, ou seja, manter a base de
uma estrutura do agrado das autoridades desportivas, equipas e pilotos,
mas introduzindo, sempre que possível, alguma alteração, quer no Rally
em si, quer nas actividades de promoção do mesmo.
A Super Especial de Lisboa, o WRC Fafe Rally Sprint (introduzido em
2012), a pontual inversão do sentido de prova ou a supressão de uma
especial num ano para posterior inclusão noutro, são disso exemplo.”
O responsável máximo do evento considera ainda que todos estes esforços
têm sido validados de várias formas, nomeadamente no que respeita ao
retorno económico gerado: “O Vodafone Rally de Portugal tem sido
desde 2007 e de forma consolidada, o acontecimento desportivo com maior
retorno económico para o nosso país depois do Euro 2004.
O impacto positivo directo na economia da região onde a prova se
desenrola, em particular o Baixo Alentejo e o Algarve, foi superior a 54
milhões de euros, um número muitíssimo significativo por se registar
numa época baixa do turismo naquela zona e, sobretudo, se tivermos em
conta que mais de 51% corresponde a exportação de serviços. A estes
valores junta-se ainda a exposição nas diversas cadeias de televisão a
nível mundial que permitiu elevar para perto de 102 milhões de euros o
impacto económico total do Vodafone Rally de Portugal 2013.
Além disso, este ano Portugal foi o país escolhido para a realização,
no primeiro dia do Rally, de uma reunião de trabalho sob a égide da FIA
e do promotor do WRC com a presença de todos os organizadores do
campeonato do mundo. A promoção de um evento com esta relevância entre
nós, e nesta data, surge naturalmente na sequência da recente nomeação
de Carlos Barbosa para Presidente da Comissão FIA do Campeonato do Mundo
de Ralis.”
Pedro Almeida conclui com as novidades previstas no Vodafone Rally de Portugal deste ano: “Nesta
edição, o Rally volta a ter a primeira Especial em Lisboa e, antes
disso, a Partida Oficial nos Jardins do Casino Estoril, isto além de um
domingo um pouco mais condensado e do qual fazem parte o regresso de São
Brás de Alportel e o troço Loulé, cuja segunda passagem será disputada
em formato de Power Stage.”
PARTIDA OFICIAL REGRESSA AO ESTORIL
O
Estoril é, desde longa data, um local incontornável dos eventos do
Automóvel Club de Portugal e este ano volta a ser parte integrante do
Vodafone Rally de Portugal. Trinta e nove anos depois, os Jardins do
Casino Estoril tornam a ser o quilómetro zero da prova e a receber a
Partida Oficial do Rally de Portugal pelas 15h00 de quinta-feira 3 de
Abril. Segue-se depois uma fantástica ligação de quase 20 km pela Av.
Marginal até à Praça do Império, palco dos primeiros momentos de
competição.
Antes disso, e fruto do apoio da Câmara Municipal de Cascais, os carros
participantes vão estar em exposição nos magníficos Jardins do Casino a
partir das 13 horas, sendo que entre as 14h30 e as 14h45 o público
poderá desfrutar de um contacto mais directo com as estrelas do WRC numa
sessão de autógrafos.
LISBOA ABRE AS HOSTILIDADES
À semelhança do que aconteceu em 2011 e 2012, a Capital portuguesa, mais
concretamente a zona do Mosteiro dos Jerónimos, será palco dos
primeiros 3,27 quilómetros competitivos, mas também aqui haverá muitos
motivos de interesse antes das principais estrelas entrarem em cena.
A começar a acção competitiva na quinta-feira, os Clássicos Desportivos
disputarão as mangas de qualificação até pouco depois das 15 horas, já
que as máquinas do Mundial começarão a chegar à Praça do Império pelas
15h37, altura a partir da qual poderão efectuar duas voltas de
reconhecimento ao percurso.
Terminados os reconhecimentos, os Clássicos Desportivos mais rápidos nas
eliminatórias voltam a subir ao palco para disputar a Final.
Concluído o “aperitivo”, pilotos e carros do Campeonato do Mundo assumem
o protagonismo a partir das 18 horas para darem início ao Rally. Os 20
primeiros competem em duplas e em ordem inversa à da lista de inscritos,
enquanto os restantes são agrupados em trios e em ordem crescente dos
respectivos números.
O resto do evento, em termos globais, será em tudo muito idêntico ao das
últimas edições pontuáveis para o Mundial, com mais três dias de
competição ao mais alto nível pelos 15 troços de terra do Algarve e
Baixo Alentejo (cerca de 336 km), numa promessa de luta intensa até ao
último metro de prova.
SEXTA-FEIRA COM NOVIDADES
O segundo dia de prova do Vodafone Rally de Portugal – 4 de Abril – será
composto por duas passagens pelos troços de Silves, Ourique e
Almodôvar, este último a apresentar um figurino mais curto que no ano
passado.
· Silves – 21,50 km (SS 2 – 10h06 / SS 5 – 14h51)
· Ourique – 25,40 km (SS 3 – 11h06 / SS 6 – 15h51)
· Almodôvar – 26,48 km (SS 4 – 11h49 / SS 7 – 16h34)
SÁBADO COM A ESPECIAL MAIS LONGA
Tal como no segundo dia, a etapa de sábado será composta por dupla
passagem em mais três troços, a saber: Santa Clara, Santana da Serra e
Malhão.
Um dia particular, não fosse este o mais longo em termos de distâncias
percorridas em especiais. Nada mais, nada menos que 146,28 km, dos quais
quase 64 km correspondem às duas passagens pela especial de Santana da
Serra, a mais longa de toda a prova, desta feita a ser percorrida em
sentido contrário ao dos anos anteriores.
· Santa Clara – 19,09 km (SS 8 – 9h55 / SS 11 – 15h00)
· Santana da Serra – 31,90 km (SS 9 – 10h50 / SS 12 – 15h55)
· Malhão – 22,15 km (SS 10 – 12h00 / SS 13 – 17h05)
ÚLTIMO DIA COM NOVO FORMATO
O novo formato eleito pelo promotor do Campeonato para as provas
europeias do WRC impõe que a derradeira classificativa, ou Power Stage,
tenha uma extensão compreendida entre os 10 e os 15 km, ao que se junta o
início às 12h00 CET, ou seja, 11 horas de Portugal.
Assim, foi necessário abdicar do bem sucedido formato do Power Stage do
ano passado levado a cabo na segunda passagem pelos 52 km de Almodôvar.
Uma das mais longas especiais das rondas europeias do Campeonato do
Mundo e que, em boa verdade, acabou por levar a decisão do Rally até ao
final.
Em alternativa, e para responder às novas exigências, adoptou-se, no
domingo, uma dupla passagem por uma versão mais curta do troço de Loulé,
a última delas a corresponder ao Power Stage. Entre ambas, assistiremos
a uma única incursão por São Brás de Alportel, que apresenta um
percurso semelhante ao de 2012.
· Loulé – 13,81 km (SS 14 – 8h50 / SS 16 – 11h05)
· São Brás de Alportel – 16,21 km (SS 15 – 9h45)
FAFE VOLTA A SER PRÓLOGO DE PROGRAMA FANTÁSTICO
Introduzido com grande sucesso em 2012, e repetido em 2013, o WRC Fafe Rally Sprint faz jus ao ditado: “Não há duas sem três!”
Uma vez mais a disputar-se no sábado que antecede o Vodafone Rally de
Portugal (29 de Março), esta iniciativa única no Campeonato do Mundo de
Ralis tem-se revelado uma data incontornável para pilotos e equipas que
fazem sempre os possíveis para não perderem a espectacular passagem
pelos últimos seis quilómetros do afamado troço Fafe / Lameirinha que,
como nas duas edições já realizadas, em 2014 deverá voltar a contar com
uma verdadeira enchente de público.
Composto por três passagens, duas de qualificação e uma final, este
magnífico evento de demonstração só é possível graças ao empenho e apoio
da Câmara Municipal de Fafe.
AMPLA COBERTURA TELEVISIVA
Em 2014 a RTP volta a associar-se ao Vodafone Rally de Portugal,
garantindo uma vasta cobertura em directo de toda a prova, a começar
logo pelo espectáculo de Fafe.
Durante o Rally propriamente dito, o canal público irá transmitir em
directo cinco classificativas. Após a transmissão da Super Especial de
Lisboa a RTP entrará em directo durante as duas passagens por Malhão, no
sábado, e por Loulé, no domingo.
VÁRIOS CAMPEONATOS EM DISPUTA
O Vodafone Rally de Portugal deste ano vê a sua lista de inscritos ficar
muito perto do limite máximo estabelecido de 90 formações. Com mais de
80 carros, entre eles 15 WRC, esta edição do Rally de Portugal, a 48ª,
promete ser uma das mais competitivas de sempre. Ainda para mais dado o
número de campeonatos para o qual é pontuável.
Além da cabeça de cartaz que é o Campeonato do Mundo de Ralis com as
formações oficiais da Volkswagen, Citroën, Ford e a regressada Hyundai, a
prova do ACP contará também com a participação de mais de 20 equipas do
muito disputado WRC 2, categoria que no ano passado, por exemplo, deu a
conhecer à modalidade um antigo piloto de Fórmula 1, o polaco Robert
Kubica, que este ano subiu de escalão.
Ao mesmo tempo, Portugal será também o ponto de partida para o que
prometem ser mais duas emocionantes lutas ao longo da temporada. O
Júnior WRC, composto por máquinas da classe WRC 3, e o Drive DMACK
Fiesta Trophy, cada um deles com mais de uma dezena de participantes,
serão mais dois motivos de interesse, aos quais se junta ainda o
Campeonato Nacional de Ralis.
Pontuável igualmente para o Nacional da especialidade, o Vodafone Rally
de Portugal contará com a presença dos principais pilotos portugueses da
actualidade, entre os quais avultam os nomes de Bernardo Sousa, Pedro
Meireles, Rui Madeira e Ricardo Moura.
Estão assim lançados os dados para mais uma competitiva edição do
Vodafone Rally de Portugal que se espera venha a constituir igualmente
um novo sucesso do ponto de vista organizativo.
Comunicado ACP - 10 de Março de 2014
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