13 de maio de 2013

Diogo Gago desiste na estreia em asfalto


Diogo Gago e Jorge Carvalho fizeram no passado fim-de-semana a primeira prova de asfalto na competitiva 208 Rally Cup, acabando por desistir quando ocupavam o oitavo posto no troféu.

O Rally du Limousin acabou por marcar mais um passo na carreira de Diogo Gago e Jorge Carvalho, pois marcaram presença num dos mais prestigiados ralis de asfalto da Europa e que contava com seis troféus monomarca, cerca de uma centena de inscritos e todo o tipo de viaturas, desde os mais competitivos WRC’s, passando pelos S2000, GT’s, R3, entre outros.

Depois de uma estreia em pisos de terra em que deram muito boa conta de si, a única dupla portuguesa na competição tinha agora uma nova experiência pela frente, a de correr em asfalto com o Peugeot 208 R2, uma viatura que exige muito no aspecto técnico, como nos contou Diogo Gago.

O carro é muito bom, mas requer também muito conhecimento para poder tirar partido de todo o seu potencial. Não tivemos oportunidade de o testar, pois um acidente de outro concorrente no shakedown acabou por inviabilizar essa hipótese e assim senti algumas dificuldades em acertar o carro ao meu estilo. Tivemos que o fazer durante a prova o que para o nível que se anda neste campeonato é imperdoável e faz-se sentir no cronómetro”.

O jovem piloto algarvio apoiado pela QF-Lda, Axa Seguros e Automóvel Clube de Portugal referiu que “a falta de sorte já começa a ser frustrante, mas temos que pensar que esta é uma fase menos boa que todos os pilotos tem que passar, para ganhar ainda mais força e maturidade. Apesar da desistência e dado o que continuamos a aprender, temos que considerar como positivo o que fizemos no Rally du Limousin”.

Num ano em que a aposta internacional está de facto a ser um aspecto fulcral na sua evolução, Diogo Gago diz que “todos temos a certeza que esta competição é o passo certo para a nossa evolução, pois conta com pilotos muito experiente e muito rápidos, que só nos podem levar a ser melhores a cada prova”.

Diogo Gago e Jorge Carvalho realizaram uma prova em crescendo e apesar do desconhecimento do 208 R2 em asfalto, a dupla portuguesa foi sempre melhorando bastante na segunda passagem pelas especiais, acabando no entanto por ficar pelo caminho quando eram oitavos na competição, em virtude de uma ligeira saída de estrada, que apesar de não ter resultado em quaisquer consequências no carro francês, acabou por ocorrer numa zona sem público, não permitindo retirar o carro do local onde se imobilizou.

A dupla estará de novo em acção no próximo fim-de-semana, desta feita no Rally Cidade de Guimarães, prova do Campeonato de Portugal de Ralis.

Sem comentários:

Enviar um comentário