O Rali da Austrália foi a prova que faltava para a Volkswagen se sagrar
campeã do mundo de ralis - construtores. A prova revelou-se bem
disputada principalmente nas 2ª e 3ª etapas com Jari-Matti Latvala e
Sebastien Ogier envolvidos numa empolgante luta pela vitória na qual
Andreas Mikkelsen foi um "espectador privilegiado" ao cotar-se como o 3º
mais rápido em prova.
O Rali começou com um ritmo impressionante de Kris Meeke que colocava o
seu Citroen oficial na dianteira durante grande parte do primeiro dia
mas nos dois últimos troços do primeiro dia o piloto britânico optava
por abrandar o ritmo e não correr riscos e assim acabaria por cair para o
4º lugar. Para a frente da prova passava então a tripla da Volkswagen
com Ogier no comando, seguido bem de perto por Jari-Matti Latvala,
enquanto Andreas Mikkelsen segurava o ultimo degrau do pódio.
A segunda etapa assistiu a um ataque lançado por Latvala que assumia a
liderança da prova durante 2 troços, mas Ogier respondia ao seu colega
de equipa recuperando a posição que não viria mais a largar até chegar à
vitória.
Latvala bem tentou atacar e a sua desvantagem para Ogier nunca foi
superior a 12 segundos, desvantagem essa que o finlandês foi conseguindo
diluir até terminar o rali a 6,8 segundos do vencedor.
Mikkelsen terminou no 3º posto final de forma tranquila, na frente de
Kris Meeke, este a recuperar o 4º lugar após uma penalização o ter
atirado para a 5ª posição. Meeke superou o melhor representante da
M-Sport Mikko Hirvonen enquanto Hayden Paddon foi o melhor Hyundai a
terminar no 6º lugar.
Destaque pela negativa para a prestação desapontante de Mads Ostberg,
que nunca conseguiu acompanhar os homens da frente, sendo depois
prejudicado por um problema de suspensão que o atirou para o 16º lugar
final.
Na WRC 2 o vencedor foi Nasser Al-Attiyah, depois de Yazeed Al Rajhi ter abandonado com problemas mecânicos.
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