19 de março de 2014

Rui Madeira apresentou projeto 2014

Rui Madeira assinala este ano os 25 anos de carreira na competição automóvel, e para o comemorar realiza este ano várias provas do Campeonato Nacional de Ralis, entre elas o Rali de Portugal, aos comandos de um Ford Fiesta R5.

A presença do primeiro piloto português Campeão do Mundo FIA de Produção (1995) e Bi-Campeão Nacional do Grupo N (1993 e 1994) será acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva que, naquelas épocas douradas também navegou o piloto de Almada. A prova rainha dos ralis em Portugal traz, aliás, boas recordações à equipa, prova que vencerem em termos absolutos em 1996, tendo ainda Rui Madeira conquistado o tão almejado lugar de “Melhor Português” em cinco edições.

Na cerimónia de apresentação da equipa – que decorreu hoje ao final da tarde nas instalações da Expofor, em Lisboa, perante dezenas de convidados – Rui Madeira destacou que “estou muito orgulhoso e espero que neste meu regresso esporádico consiga retribuir a todas as empresas, amigos e fãs que me apoiarem, e conseguir assegurar um bom resultado.”

A primeira indicação positiva foi dada no passado mês de Fevereiro no Rali Serras de Fafe, prova em que Rui Madeira (acompanhado por Paulo Fiúza) levou o Ford Fiesta R5 a um excelente terceiro lugar absoluto. Agora segue-se o “aperitivo” WRC Fafe Rally Sprint (29 de março), antes da partida (3 de abril) para o Vodafone Rali de Portugal. Sobre o Ford Fiesta R5, assistido neste conjunto de provas pelos portugueses da P&B, Rui Madeira destacou que “o carro tem um excelente comportamento nas zonas de curvas encadeadas e também me surpreendeu bastante ao nível das suspensões; depois do bom resultado conseguido no Rali Serras de Fafe estou bastante motivado e confiante para este meu regresso ao Rali de Portugal. Ainda em Fafe cumpri o máximo de quilómetros possível nesta minha adaptação à condução do Ford Fiesta R5, o que foi bastante proveitoso. Ainda antes da partida para o Rali de Portugal vamos realizar teste na zona de Almodôvar com vista a acertar as afinações do carro com os pneus da Pirelli utilizados no Mundial, os quais são diferentes dos que montei no Fiesta R5 em Fafe.”

Por sua vez, o Eng. Luís Mira Amaral, Presidente Executivo do Banco BIC, e principal patrocinador desta presença do piloto de Almada no Vodafone Rali de Portugal, referiu que “o Rui Madeira foi uma referência para todos nós e ajudou também a projetar o automobilismo nacional a nível mundial quando se torna campeão do mundo; e ao ser por cinco vezes o “Melhor Português” no Rali de Portugal voltou a confirmar a sua elevada performance como piloto”.

Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Clube de Portugal, embora não tenha estado presente nesta apresentação por razões de ordem profissional, salientou que “foi importantíssimo o título conquistado em 1995, pois naquela altura estávamos a renascer das cinzas e a voltar aos palcos mundiais. Ter um português a ganhar o Grupo N naquele ano foi extraordinário e não poderia ter sido melhor. Não se pode fazer comparações entre pilotos de diferentes gerações, mas o Rui está ao nível dos melhores pilotos nacionais. Nunca teve a oportunidade de estar presente a tempo inteiro no WRC mas não tenho dúvidas que se tal tivesse acontecido teria estado ao nível dos melhores”.

A escolha por esta equipa não é alheia ao passado da carreira de Rui Madeira que foi Campeão Nacional (Produção) ao volante de um Ford Sierra 4x4, além de ter sido piloto do Team Ford/Galpenergia no Ford Focus WRC durante dois anos a par da relação de amizade e profissional que o piloto tem com o
proprietário da M-Sport, Malcolm Wilson.Pedro Paula Pinto, da Ford Lusitana, destacou que “a ligação com a Ford já vem de longa data, inclusivamente quando foi Campeão Nacional de Grupo N com o Ford Sierra Cosworth . Espero que, agora, volte a assegurar um bom resultado com o Fiesta R5.”

Sem comentários:

Enviar um comentário