27 de novembro de 2012

Rali de Baião marcou regresso de João Bessa!

Depois de um ano paragem o jovem piloto de Baião João Bessa voltou às competições alinhando na última ronda do Campeonato Open de Ralis, o Rali de Baião.

A correr em casa, o piloto recorreu novamente aos serviços da SFR Motorsport, alinhando na prova com um Peugeot 206 Gti, tendo a seu lado Daniela Rodrigues, numa experiência nova para ambos e que já estava prometido desde a última edição da prova.

Num rali onde as condições meteorológicas não ajudaram em nada os pilotos, a dupla partiu para a prova essencialmente centrados em terminar, ganhar ritmo de prova e claro divertir-se.

Como nos refere João Bessa “Com o tempo que estava sabíamos que íamos encontrar os troços muito escorregadios e optamos por entrar com cautelas, até porque seria a primeira vez que íamos estar em contacto com este carro, depois de um ano de paragem e não queríamos cometer erros logo no inicio. Fizemos os dois troços iniciais sem abusar, onde tudo acabou por correr bem”.

Depois da ida à assistência, e com os troços bem mais secos, a equipa partiu assim bem mais motivada e confiante, apostando num ritmo que lhes permitisse subir mais algumas posições. Com os atrasos do rali, devido a duas neutralizações acabaram por partir para os dois últimos troços já de noite, contando ainda com muito nevoeiro que lhes obrigou a rodar num ritmo bastante cauteloso.

Arrancamos para as segundas passagens já de noite e aquando da nossa passagem deparamo-nos com nevoeiro mesmo cerrado, onde tivemos que ter muitas cautelas e pouco depois parte de algum nevoeiro tinha já levantado, daí termos feito um péssimo tempo nesta especial, mas os ralis são mesmo assim. No ultimo troço, voltamos a sentir a falta da calandra e da pouca luz que o carro tinha, onde não foi possível mesmo efectuar melhor tempo que na primeira passagem. Num gancho acabei mesmo por não evitar um pião que nos fez perder ainda mais tempo, mas prosseguimos em prova e terminamos o rali, que era esse o nosso principal objetivo”, salientou o piloto do Peugeot 206 Gti.
Após as quatro especiais realizadas, o piloto apoiado por Casa das Hortas, From Ibiza Club, i + publicidade, Solimenta, Face, Jorge Amortecedores, Farmácia Barbosa, Restaurante Fonte-Nova, Pensão Borges, Be Chic, Canastra Doce, Dj Carlos Maia, Jorge Pinheiro acabou por concluir a prova na 17ª posição da geral, 11º na classe.

Por fim o piloto adianta ainda que “gostei de fazer o rali à noite, mas teria que o fazer com as condições mínimas, o que não se veio a verificar pois a falta de calandra e uns faróis com pouca luz, não deram grande segurança.

Foi um rali que soube a pouco, pois entramos "demasiado" à cautela e isso não era necessário pois os troços estavam muito bons para a prática do rali. Acabei por ficar um bocado desiludido com a minha participação pois sei que sou capaz de fazer melhor. Esperamos que para o ano o rali volte a ser realizado e que voltarei a fazer os possíveis para participar novamente. Penso que deveria ser feito numa data mais cedo, com bom tempo, e que a ideia dos troços nocturnos como antigamente, não é má de todo, pois segundo alguns pilotos, foi sensacional fazer os troços de noite”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário