16 de outubro de 2013

O Campeonato de Portugal de Montanha 2013 na primeira pessoa!

 Tiago Reis – Campeão Absoluto

Natural de Famalicão, e com 26 anos de idade, Tiago Reis foi o verdadeiro príncipe da montanha, esta temporada. Com uma época muito inteligente, o piloto do Team Tranfradelos cedo começou a construir a vitória no Campeonato, mostrando grande maturidade na forma como foi abordando todas as provas.

Com um aliado de peso, o Norma M20 F, que se mostrou sempre fiável assim como competitivo, Tiago conquistou quatro vitórias e três segundos lugares, pontuação suficiente para a conquista do primeiro título da sua carreira.

“Este não foi um campeonato fácil, até porque tive adversários fortes, e com melhor conhecimento do que eu em algumas rampas. Contudo fomos preparando cada corrida ao pormenor, e aproveitando toda a potência do meu carro, realizei um campeonato isento de erros e de forma controlada”, refere Tiago Reis.

Assistido pela A. Miranda Competições, o jovem de Famalicão ainda teve uma participação esporádica nos Sports Protótipos, aquando da sua passagem pelo Circuito da Boavista, uma participação coroada com êxito, pois Tiago Reis a fazer equipa com Carlos Vieira venceram uma das corridas.

Se no passado Reis foi a revelação, 2013 é sem dúvida uma certeza, assim como uma mais-valia para o desporto motorizado, e em especial para a modalidade.

“Foi sem dúvida uma época excelente, agradeço o apoio de todos os meus patrocinadores, familiares e amigos, mas deixo um agradecimento muito especial ao meu mecânico, pois foi incansável na forma como tratou sempre o meu carro”, acrescentou o piloto.

Aproveitando agora a época do defeso, o piloto do Team Transfradelos começa já a preparar a nova temporada comentando, “temos vários cenários em cima da mesa, no qual ainda é muito prematuro falar sobre qualquer um deles, contudo a nossa prioridade será estar novamente no Campeonato de Portugal de Montanha”.

Em fecho de ano, Tiago Reis irá acompanhar o seu pai Avelino Reis e o seu irmão Edgar Reis nas 24 horas TT Vila de Fronteira.

Fonte: Tiago Reis
 Pedro Salvador – Campeão Categoria 2

“Na pré-época defini como objectivos vencer novamente o título e para tal procurei o carro que me desse melhores garantias de o conseguir. Tudo indicava que iria arrancar na Falperra, com um Wolf, pois questões de ordem profissional impediam-me de preparar devidamente a participação na primeira prova, a Rampa da Penha.”

“Graças a um convite que me foi dirigido pela CAM, acabei por participar na prova de abertura, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo VI, com o qual consegui ser quinto da geral e segundo da Categoria Um.”

“O momento fulcral para o meu campeonato aconteceu a cerca de uma semana da Rampa da Falperra, pois uma imprevista falta de seriedade e profissionalismo da CRM impediu-me de fechar o acordo que me permitiria tripular o Wolf nas restantes sete provas e como tal, tive que avançar com um plano de contingência que passou por um Silver Car, carro que gosto muito de conduzir, mas que logo na Falperra se mostrou insuficiente para bater o Tiago Reis e o Norma.”

“Na Serra da Estrela, apesar de termos rodado na frente, confirmamos que o Silver Car não chegaria para conseguirmos os objectivos a que nos tínhamos proposto, tanto mais que a prova seguinte seria a Rampa de Bragança, traçado rápido em que o Silver Car não está claramente à vontade.”

“Assim, foi necessário conseguir uma nova opção, que me permitisse ser competitivo nas restantes provas, de forma a manter intactos os meus objectivos para 2013. Essa possibilidade aconteceu em Bragança, pois foi possível trazer um pouco mais cedo o Juno CN 11, que iria utilizar na Boavista com o Gonçalo Gomes.”

“O carro mostrou-se competitivo, tanto mais que me permitiu vencer a prova do Nordeste Automóvel Club, mas evidenciou alguns problemas, que quase comprometiam o resultado. Na Boavista, provei ser rápido, bati o record, mas o motor partiu. Em Cerveira a questão do título fica praticamente posta de parte. Motor partido e vitória do Tiago Reis obrigam-me a ganhar todas as restantes provas, mas também obrigam o Tiago a ser pior do que segundo, para que eu possa ainda vir a vencer o Campeonato.”

“Em Paços de Ferreira o Tiago termina com o segundo posto e isso chega-lhe em termos de Campeonato. O Juno, mais uma vez apresentou alguns problemas de ordem mecânica que me dificultaram a condução. Mesmo assim consegui fazer voltar a baixar o record da Rampa e vencer.”

“A partir da Rampa Capital do Móvel, os meus objectivos passaram por vencer as restantes provas, ser o mais rápido possível e lutar pelo título da Categoria Dois, metas que atingi a partir do momento que tive os problemas mecânicos resolvidos. Neste capítulo quero realçar o esforço desenvolvido pelos homens da Comval, que tiveram trabalho redobrado para colocar o carro no nível que ele deveria ter logo de início.”

“Quero ainda agradecer aos meus patrocinadores SEUR e Meltino, Cácio, VC Power e Ventilações Moura bem como aos parceiros CAM, Forever Print, Manchete, Bruno Pereira e à Completa Mente. Uma palavra de apreço para todos aqueles que nas mais variadas formas manifestaram o seu apoio, fantástico nas vitórias mas essencial nos momentos mais difíceis. “

Fonte: Pedro Salvador
Abel Marques – Vencedor do TNBCM

Ao volante do Autobianchi A112 Abarth venceu o Troféu Nacional de Baixa Cilindrada de Montanha.

“Depois de uma pequena passagem pelo Campeonato de Montanha 2012 eis que surge a oportunidade de participar em pleno no Campeonato Nacional de Montanha 2013 formando uma equipa com o apoio da Auto Arantes Competição, empresa conhecida e com provas dadas no nosso desporto Automóvel.”

“Encontrei um campeonato onde impera um bom ambiente desde a competição à amizade entre ambas as equipas e gostaria de realçar ainda o bom trabalho desenvolvido, começando pela APPAM e pelo Promotor (Completa Mente) pela divulgação das provas e resultados .”

“Falando da minha época, que se inicia e termina na Rampa da Penha, rampa essa em que obtenho os meus melhores resultados no Campeonato de Montanha 2013, perante o meu adversário e amigo Domingos Fernandes também ele num carro idêntico ao meu Autobianchi A 112, partilhamos a assistência da Auto Arantes Competição e foi em grande parte graças a eles, que consegui os resultados que me dão a vitória no final da época.”

“Mas o Campeonato não é só Penha. Falando das restantes provas em que participo, lembro-me por exemplo a Rampa da Falperra, que é como se corresse em casa pois conheço-a de fio a pavio a pé, de bicicleta ou de carro, foi a prova que desde a primeira subida de treinos até à ultima subida de prova tive problemas. Não desanimei até os resolver, pois haviam mais provas em que ia marcar presença, tal como a Rampa da Covilhã que para mim era desconhecida… excepto para ver Neve.”

“A Covilhã não correu da melhor forma, com altos e baixos, motor encharcado quando ia arrancar para a prova e uma ligeira saída a danificar as jantes do lado direito, na última subida. Seguimos para Bragança, traçado que também desconhecia e logo na primeira subida o Domingos queima a junta da colaça. Graças ao bom trabalho equipa, que acontece fruto do fantástico ambiente que aqui se vive, ainda conseguiu fazer as duas últimas subidas e venceu-me por uma décima de segundo… o desporto é mesmo assim. “

“Seguiu-se Paços de Ferreira onde participo pela segunda vez, depois de uma má experiência em 2012. Este ano tivemos um fim de semana com uma meteorologia diversa e sem a presença do amigo Domingos houve que tentar efectuar o melhor resultado possível; fui segundo, contra um adversário novo o José Artur, num Datsun1200 com uma mecânica muito bem preparada pela Auto Arantes Competição. O mais importante era pontuar e assim foi.”

“O Caramulo Motor Festval é um dos momentos altos da época. Além disso é uma rampa onde já tinha estado presente nos anos 80 com um Fiat Tipo 16v, mas os tempos passam-se como os conhecimentos e está visto que o Domingos Fernandes não esquece, pois já por lá anda nestes últimos anos, é conhecedor da rampa e é esse conhecimento que me leva a melhor.”

“Surge a derradeira prova, a Rampa da Penha II, onde tenho que obter um bom resultado para assim conseguir vencer o Troféu das Baixas Cilindradas dos Clássicos de Montanha.”

“Um dia chuvoso de principio a fim e há que ter a concentração ao máximo e por os conhecimentos do Karting em prática com uma condução suave e sem risco para evitar o pior. Foi na derradeira subida, que tudo se resolveu. Tiro ao cronometro dois segundos e consigo bater o meu adversário e amigo Domingos no seu Autobianchi A 112 Abarth bem como o José Artur no Datsun 1200. Foi assim que consegui ganhar o Troféu Nacional de Baixa Cilindrada de Montanha.”

“Terminado o Campeonato Nacional de Montanha 2013, só me resta agradecer o apoio e assistência dada pela Auto Arantes Competição (José Arantes , Miguel, Jaques) pelo bom trabalho efectuado e não esquecendo os patrocinadores : Herdmar , Carlos Marques Mediação e Seguros, Litel , Novumdux artigos para Hotelaria, Sibal meias e peúgas , Pit Lane combustíveis e Jomotex, pois sem eles não era possível a minha presença no Campeonato Nacional de Montanha 2013… e para o ano, cá estamos de novo!”

Fonte: Abel Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário