A edição de 2013 do Vodafone Rali de Portugal, 4ª prova do Campeonato do
Mundo de Ralis, apresentará diversas novidades nesta que será a sua 47ª
edição.
A prova idealizada pelo ACP, a decorrer entre os dias 11 e 14 de Abril,
irá manter o centro operacional no Estádio do Algarve recorrendo às
especiais do Baixo Alentejo e Serras Algarvias para a parte competitiva.
Na linha de uma tradição de vários anos, o Vodafone Rally de Portugal
continuará em 2013 a sua trajetória de evolução, apresentando um
conjunto de importantes alterações relativamente às edições mais
recentes.
Com os reconhecimentos a terem lugar nos dias 9 e 10 de Abril, a
Qualifying Stage (11 de Abril) mantem o cenário de Vale do Judeu para a
decisão da ordem de partida, que será escolhida pelos mais rápidos numa
cerimónia a realizar no parque de assistência pelas 13.00h. Mais tarde
decorrerá uma partida simbólica no magnífico cenário da Marina de
Vilamoura, reeditando assim a excelente experiência das edições de 2005 e
2006.
A abertura competitiva do evento, a 12 de Abril, inclui as duas
primeiras secções da prova, com cinco provas especiais de classificação:
Mú (20,32km), trata-se de uma variante da classificativa de Felizes,
com um final diferente. Já Ourique (18,32km) utiliza estradas que
anteriormente estiveram integradas noutros troços, nomeadamente na
classificativa de Santa Clara, sendo ambas percorridas numa dupla
passagem antes da ligação até Lisboa.
A Super Especial de Lisboa, que se realizará uma vez mais na Praça do
Império, tendo como pano de fundo o Mosteiro dos Jerónimos e o Centro
Cultural de Belém, beneficiará de um novo horário destinado a permitir
uma presença ainda mais ampla dos espectadores da zona da capital. A
partida dos primeiros concorrentes (em ordem inversa) terá lugar às
18H15, sendo antecedida pelo reconhecimento do traçado por parte dos
pilotos.
O segundo dia competitivo (sábado, 13 de Abril) é também o mais longo em
termos de quilometragem de classificativas, com nada menos do que
158,54km, e inclui uma nova combinação de troços cronometrados.
Assim, o dia começa com os 31,12km de Santana da Serra, sem qualquer
modificação em relação à última edição, situação que se prolonga na
prova de Vascão, com os seus irrepreensíveis 25,37km. Já Loulé, agora
com 22,78km, é disputado em sentido contrário ao das últimas edições,
com partida na EN2, em Cavalos, e final nas proximidades da povoação de
Califórnia, todos eles com dupla passagem.
O último dia de prova - domingo, 14 de Abril - promete emoções fortes:
depois dos inalterados 21,52km de Silves, surge talvez a maior novidade
da prova, o novo troço de Almodôvar, o qual, com os seus 52,30 km passa a
constituir uma das classificativas de terra mais longas das provas
europeias pontuáveis para o Mundial de Ralis.
Reunindo o essencial dos troços de Ourique e de Almodôvar, com início no
Rio Torto e final nas Fontes Ferrenhas, esta classificativa encerrará o
Rally de Portugal 2013, revestindo ainda o aliciante de ser o Power
Stage da prova, onde os três melhor classificados recolherão pontos
extra para o campeonato.
JUNIOR WRC, CLÁSSICOS E OPEN
O Rali de Portugal 2013 será a primeira prova pontuável para a Junior
WRC, uma competição que englobará 6 ralis do Campeonato do Mundo
recorrendo aos Ford Fiesta R2. Igualmente em competição na prova
portuguesa estarão o Rally Class para carros Subaru de Grupo N, a
Ralliart Italy Cup para os Mitsubishi de Grupo N e o Citroen DS3 R3 WRC
Cup.
O ACP Motorsport vai ainda incluir no programa da Super Especial de
Lisboa, no dia 12 de Abril, uma prova reservada a clássicos desportivos,
proporcionando, assim, aos proprietários e condutores destes veículos
uma experiência inolvidável a exemplo das edições anteriores. A prova
constará de um conjunto de eliminatórias e de uma final, cujo vencedor
terá como prémio a inscrição gratuita no Rali de Portugal Histórico
2013.
Por outro lado, a organização da prova decidiu manter no segundo dia do
rali uma competição aberta aos habituais participantes no Campeonato
Open de ralis, iniciativa que, para além de constituir um aliciante para
os praticantes da modalidade, proporciona um espetáculo interessante
para os milhares de espectadores que acorrem às classificativas da
prova.
Entretanto, a organização disponibilizou já o Rally Guide 1 onde será
possivel a todos os interessados consultar os mapas, horários e esquema
de classificativas, bem como outras informações de utilidade relevante.
Para consultar o Rally Guide 1 basta aceder ao link.
RALLY GUIDE 1MAPAS DO RALI
ITINERÁRIOS/HORÁRIOS
Por: MSCFOTORALI (Miguel Castro)
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