Joaquim Teixeira é desde o passado dia 2 de Fevereiro o Presidente da Associação Portuguesa de Pilotos de Automóvel de Montanha.
Desde
sempre um entusiasta do desporto motorizado, recorda com saudade as
primeiras corridas a que assistiu, em Vila Real. Desde aí os automóveis
foram uma paixão que cresceu e não mais o abandonou.
Actualmente
aposta na Montanha, onde encontra uma competição muito interessante,
que proporciona boas corridas e, sobretudo, tem um óptimo ambiente, que o
cativa ainda mais.
Em 2013 a associação reforça a aposta na promoção e pretende que a visibilidade do Campeonato seja a maior de sempre.
- Joaquim Teixeira, a época passada foi um momento de viragem para a montanha, como nasceu a associação e porquê?
A
APPAM nasceu da vontade de um grupo de pilotos que disputam o CPM, e
que resolveu marcar uma reunião no inicio de 2012 na cidade do Porto. A
adesão foi grande e a partir desse momento iniciou-se todo o processo
administrativo, com a elaboração dos estatutos, a sua publicação e
registo da APPAM onde tenho de ressalvar a importante colaboração do
Presidente da Assembleia Geral o Fernando Diniz, que praticamente foi o
obreiro dos estatutos e tudo o que foi regulamentado. Nesse momento
aconteceu a eleição dos primeiros órgãos sociais, sendo a direcção
presidida pelo Nuno Guimarães, sendo eu e o Francisco Marrão os
vice-presidentes; o João Guimarães e o Paulo Ramalho, respectivamente
tesoureiro e secretário completavam os órgão sociais.
A
Associação nasceu porque os pilotos sentiram a necessidade de se unir e
entenderam que estava na hora de criar uma instituição que lhes desse
força e os pudesse representar com mais peso, junto das organizações das
provas e da FPAK. A rapidez de todo o processo só foi possível devido à
grande união e amizade existente entre todos os pilotos do Campeonato
de Portugal de Montanha (CPM).
-
O balanço de 2012 foi, portanto, claramente positivo. Houve um esforço
na comunicação e houve maior exposição do campeonato. Quais os
principais factores para que assim fosse?
Realmente
uma das primeiras medidas encontradas para dinamizar e divulgar o CPM, e
neste momento achamos que foi uma boa iniciativa com custos razoáveis,
foi a criação do site “ www.campeonatomontanha.pt” dedicado a este
campeonato, o que nos permitiu divulgar e dar a conhecer ao público
quais carros e sobretudo os homens que os conduzem. Assim passamos a
poder dispor de um meio que nos permite comunicar o objectivos de
piloto, os patrocinadores, as equipas, os resultados, calendários e
todos os assuntos relacionados com o CPM 2012.
Tais resultados só foram possíveis devido ao excelente trabalho do nosso parceiro na criação do site de 2012 a GIGARTE.
No
entanto achamos que só essa medida não nos dava o retorno e a
divulgação pretendida. Assim decidimos fazer uma parceria com a SPORTV, a
quem cedemos um espaços em todas os carros dos nossos associados e em
contrapartida este canal de televisão garantiu a transmissão de uma
reportagem com imagens de todas as provas do CPM. Na Sport TV
encontramos um parceiro a quem desde já agradecemos toda a contribuição
que nos deram em 2012 com essa cobertura televisiva, muito profissional e
exemplar.
Em
2012 também iniciamos o contacto directo com os clubes organizadores de
provas, a quem apresentamos as nossas ideias para alterar alguns
aspectos que considerávamos menos correctos, mas sempre com a intenção
de garantir a defesa do CPM, mas principalmente dos nossos associados,
os pilotos.
Em
algumas situações não foi um diálogo fácil, porque tínhamos de negociar
verbas de inscrição e implementação de medidas de segurança, de
conforto e condições de trabalho ao nível de assistências consagradas
nos cadernos de encargos, que nem sempre eram cumpridas pelos clubes.
Mas como estávamos unidos e estávamos mandatados para tomar as posições
que melhor defendessem os interesses dos pilotos e das equipas, em
alguns casos tivemos
de ser intransigentes e impor posições nem sempre fáceis. Um dos
factores que contribuiu para termos um mão peso negocial foi o facto das
inscrições nas provas passaram a ser feitas pela APPAM e não pelos
pilotos individualmente, o que nos deu mais força na hora das
negociações com os clubes, pois estes perceberam que sem os associados
da APPAM as provas de montanha não se realizavam, porque como já disse
em 2012 já tínhamos 34 associados na APPAM.
- 2013 é um ano de mudanças, não é verdade? Há todo um trabalho que vem do ano passado e se concretiza nesta época, é assim?
Realmente
2013 é um ponto de viragem em todo este projecto, começamos por reunir
com o senhor Pinto de Freitas, presidente da FPAK, a quem apresentamos
as nossas ideias sobre o regulamento desportivo e as propostas que
tínhamos para uma melhor promoção do CPM.
Essa
reunião com a FPAK foi muito produtiva, porque pela primeira vez
sentimos da parte da Federação total abertura e uma grande vontade de
dialogar com a APPAM, para se encontrarem as melhores soluções para o
CPM 2013.
Foi
com agrado que no seguimento dessa reunião voltamos a reunir com o Sr.
Castanheira e com o Sr. David Cabral por indicação do presidente da FPAK
e conseguimos todos num diálogo salutar e honesto criar um regulamento
desportivo que na nossa opinião é mais justo e competitivo para todos, e
onde constam a quase totalidade das nossas propostas. Esta união de
esforços entre a APPAM e a FPAK foi bem demonstrativa de que o objectivo
era comum e o principal era a intenção de reformular os regulamentos de
modo a tornar o CPM mais competitivo e mais atractivo para todos os que
pretendam participar.
Também
este ano procuramos desenvolver algumas ideias de promoção, e caso
apareça um patrocinador temos condições para desenvolver um projecto
muito dinâmico e atractivo e com grande retorno para esse patrocinador
principal, para os clubes organizadores, pilotos, equipas, e por
inerência para todos os patrocinadores dos pilotos, em resumo para todo o
CPM.
Sabíamos
que não iria ser fácil e por isso tivemos o cuidado de escolher como
parceiro para este projecto de promoção a empresa COMPLETA MENTE, que
com a sua experiencia, credibilidade e capacidade profissional
demonstrada ao longo da sua existência, é para nós uma garantia de
sucesso e profissionalismo que nos garante a melhor implementação deste
projecto de promoção do CPM 2013. Este projecto, posso dizer que o
podemos considerar revolucionário e inovador, comparado com o que tem
sido o CPM ao longo dos anos.
- O que vai acontecer de novo em 2013?
Este
ano existem grandes alterações e como grande inovação temos a abertura á
participação de pilotos a partir dos 16 anos, e em alguns grupos isso
pode ser feiro com uma licença regional, neste regulamento cabem todo o
tipo de viaturas que existam.
Outra
novidade é desaparecimento do campeão à geral dos clássicos, porque
passa a haver o campeão de viaturas clássicas em função do seu período,
H65; H71; H75; H81; H85; H90, o que se torna mais motivante porque estão
em competição viaturas idênticas e não o David contra o Golias como
acontecia quando só existia o campeão à geral, que normalmente era a
mais potente e os restantes eram meros concorrentes sem qualquer
hipótese de lutar pelo titulo.
Passa
a haver o Troféu Nacional Promoção de Montanha 1300cc, o Troféu
Nacional de Baixa Cilindrada de Clássicos, e o Troféu Nacional de
Clássicos (Montanha). A Categoria 4 passa a ter dois grupos, o Grupo 5 e
o Grupo BM, onde cabem todas as viaturas clássicas alteradas em relação
às originais.
Na
Categoria 1 passa a existir pontuação na classificação do grupo que vai
ajudar a nivelar a classificação da categoria entre viaturas menos e as
mais potentes.
O
número mínimo de participantes na Categoria 3 em todos os seus
períodos, e troféus 1300cc, incluindo o de Promoção, baixou para três em
cada período de cada uma e caso não existam, aplica-se a fórmula da
percentagem existente. Na categoria 4 não é necessário número mínimo de
participantes.
Passa existir atribuição de prémios em todas as categorias, troféus e na absoluta prémios até ao 5º classificado.
Outra
novidade é a estrutura do campeonato, que mantém oito provas mas passam
a contar os melhores seis resultados, o que impede um piloto que nunca
ganhou uma prova mas participou em todas de ser campeão por assiduidade,
e porque os outros sofreram percalços em algumas provas.
Desapareceu e bem a prova em Espanha e passa a existir novamente a Rampa Serra da Estrela.
Por
fim, pela primeira vez, a FPAK aconselha aos clubes a adoptarem uma
taxa máxima de inscrição de 200€, o que nos apraz registar porque tem
sido um dos grandes entraves a uma maior participação e isso tem sido
bem visível nas provas que integram os rali sprint. Estamos perante um
grande número de potenciais participantes que só não integram o CPM
devido a terem inscrições mais baixas; ora, se foram semelhantes
preferem fazer parte do CPM.
- E o que é a classe de promoção?
Troféu
Nacional Promoção de Montanha 1300cc é reservado exclusivamente a
condutores que participem em viaturas da Categoria 1, com uma cilindrada
igual ou inferior a 1300cc3. Estes pilotos podem participar
com uma licença desportiva Regional. Existirá a classificação absoluta
do TNPM independente de todas as outras, com prémios até ao 5º
classificado. Para que as provas deste troféu sejam pontuáveis, é
necessário o número mínimo de 3 concorrentes, caso isso não aconteça
aplica-se o regulamentado para esse tipo de situação (pontuação em
função do numero de inscritos).
- Com este regulamento e principalmente com a nova classe de promoção esperam-se certamente novos pilotos…
Nós
esperamos que apareçam mais pilotos, principalmente jovens pilotos ou
pilotos que nunca competiram e que agora, com custos mais baixos e com
viaturas idênticas, possam animar um troféu e iniciarem-se num desporto
onde poderão depois seguir outros voos com mais experiencia.
Existem
muitas viaturas que podem correr neste troféu como Toyota Starlet, e
Yaris, Ford Fiestas, Citroen AX, Fiat Uno e tantas outras que estão
guardadas em garagens, sem qualquer uso e que poderão com um custo muito
baixo proporcional aos pilotos uma experiencia fantástica e que será
uma grande escola para poderem depois passar para categorias mais altas.
- Para quem acompanha este campeonato: o que vai o público poder ver em 2013?
Penso
que vai ver novos carros que até agora têm estado guardados nas
garagens, porque este regulamento contempla todo o tipo de viaturas; vai
ver mais competitividade, mais participantes e certamente um melhor
espectáculo em pista. Esperamos ainda maior animação antes e durante as
provas, com muita mais abertura dos pilotos e zonas de assistência ao
público, em resumo espero que possa ver um Campeonato de Montanha cada
vez melhor.
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