20 de junho de 2011

João Bessa de Peugeot 206 da SFR Motorsport no Rali de Baião


João Bessa, o jovem baionense de 28 anos que tem chamado a atenção no regional das corridas automobilístas está de volta e correrá com o navegador Rui Ribeiro. A junção de zonas rápidas, técnicas e outras bastante encadeadas, num piso que costuma agradar quem visita Baião no dia do Rali trazem os ingredientes perfeitos a este piloto que reaparece mais maduro, mais experiente e com uma boa dose de entusiasmo.

Depois da brilhante prestação no final do último ano no Campeonato Regional de Ralis Douro, João Bessa confessa que o cenário de crise em que vivemos actualmente faz com que este ano não seja possível correr o campeonato completo porque “alguns dos nossos sponsors do ano transacto acabaram, infelizmente, por não cumprir o que tinha sido previamente estabelecido em termos monetários antes do rali o que dificulta a construção de projectos a provas futuras”, mas mesmo assim admite que não perderia o troço da Aboboreira, porque sente um sabor especial: “é a minha terra, onde corri pela primeira vez e por isso, vou estar mais uma vez a jogar em casa e a mostrar-me aos meus. Além disso o importante é participar e espero, naturalmente, divertir-me, acima de tudo”.

ThumbnailQuando tudo indicava que João Bessa iria utilizar o Seat Marbella do Troféu fastbravo, surgiu a oportunidade de utilizar o Peugeot 206 GTI, viatura utilizada pelo actual líder do OPEN António Rodrigues, no Rali de Oliveira de Hospital (dias 17 e 18 de Junho) onde se qualificou no 3º lugar da geral, “Quando tudo parecia acertado para fazer o Rali de Baião de Seat Marbella, um sponsor propôs-me “voltar” a participar com um Peugeot 206 no Rali de Baião, no qual aceitei de imediato o desafio. Mantenho o desejo de num futuro próximo fazer um rali de Seat Marbella, mas nesta situação foi-me impossível negar tal desafio”.

O Peugeot 206, traz como assistente a equipa da SFR Motorsport, empresa que presta actualmente assistência ao líder do OPEN e ao líder do Desafio Modelstand. Por isso, João Bessa garante estarem “reunidas as condições” para que se faça “um bom trabalho”. A espectularidade dos 14,70 km de terra batida junto com uma Super Especial de 1.5 klms no centro hípico do concelho traçam para este jovem a “obrigação de chegar ao fim do troço e, a partir daí, qualquer classificação possível e mais alta” ser “o melhor”.

A presença do piloto na prova foi garantida este ano por patrocinadores que segundo o baionense “têm confiado sucessivamente” nele e nas suas “capacidades”. Até ao momento conta com Solimenta, Baimóvel, “O Alpendre”, estando ainda à espera de respostas de outros patrocinadores. Os confirmados têm sido fulcrais “ano após ano” num percurso que conta já com 8 grandes e efusivas corridas. “Os sponsors têm-me confirmado nos ralis bem como estendido a disponibilidade de continuar e evoluir, por isso, é para eles, sem exepção, o meu maior agradecimento”, diz João Bessa, reafirmando a importância de quem investe no desporto automóvel.

Não me posso esquecer também de deixar aqui uma palavra de apreço à autarquia por apostar em iniciativas desta envergadura, contribuindo todos os anos e proporcionando os requisitos logísticos necessários para que as provas tenham sido um sucesso, atraindo turistas e dinamizando o concelho. Isto mostra uma autarquia polidesportiva e pluralista que marca a diferença desmistificando a ideia de que só o futebol é que é desporto.” Consciente das dificuldades de que este “mundo de 4 rodas” é alvo quando se fala em patrocínios, o jovem deixa ainda um recado aos empresários baioneneses no sentido “das empresas apostarem mais neste tipo de desportos. É bom para o concelho. Todos os anos a restauração tem estado completamente lotada” – refere o piloto.

O Rali de Baião é no dia 25 de Junho com uma PE intregada numa outra que já se fez em 2009 e promete trazer a mesma adrenalidade genuína que em todos os eventos tem feito vibrar milhares de espectadores. O convite está feito, o resto... é consigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário