foto FIA ERC |
O Europeu de Ralis teve em Ypres, na Bélgica, a sua 6ª prova do ano. Com
uma excelente lista de inscritos à partida, não era tarefa fácil
avançar com prognósticos quanto ao vencedor.
O holandês Kevin Abbring, ao volante de um Peugeot 208 16 oficial
impunha-se logo no início da prova e com um andamento muito forte vencia
6 das 7 classificativas que compunham a primeira etapa.
Freddy Loix, a tripular um Skoda Fabia S2000 seguia na segunda posição,
tendo vencido um troço na etapa e controlando o andamento do seu mais
directo presseguidor, o finlandês Esapekka Lappi, também ao volante de
um Skoda.
foto FIA ERC |
A segunda e mais longa etapa (com 13 classificativas para disputar)
ficava marcada pelos abandonos. Kevin Abbring, líder incontestado até
então, desistia na pec 13 com problemas mecânicos no seu Peugeot, tendo o
seu colega de equipa Craig Breen sofrido o mesmo destino quando seguia
um pouco mais atrasado na classificação, depois de ter furado no
primeiro dia. Também fora de prova ficava Esapekka Lappi ao não evitar
uma aparatosa saída de estrada.
foto FIA ERC |
Com todas estas incidências, foi Freddy Loix a passar para a liderança
do rali seguido pelo seu compatriota Cedric Cherain, a efectuar uma
prova de excelente nível com o seu Ford Fiesta R5. O terceiro
classificado era agora o alemão Sepp Wiegand, o melhor representante da
Skoda, sendo estas as poições que se iriam manter no top 3 até ao final
da prova, dando a vitória ao piloto da casa que vence o Rali de Ypres
pela 9ª vez na sua carreira.
A prova belga contou também com as participações lusas de Bruno
Magalhães e Renato Pita, embora as equipas terminassem o rali com sortes
distintas. Bruno Magalhães, navegado por Carlos Magalhães, foi o grande
azarado do rali. Durante o shakedown foi detectado um grave problema no
motor do seu Peugeot 207 S2000 deixando o ex-campeão nacional de ralis
fora da prova mesmo antes desta ter início.
foto Facebook Renato Pita Motorsport & Eventos |
Por seu lado Renato Pita e Hugo Magalhães levaram o seu Peugeot 208 R2
ao final, numa prova que serviu sobretudo para evoluir, como comprovam
as melhorias nos tempos conseguidos. Pita e Magalhães terminaram na 33ª
posição da geral, sendo os 16ºs entre os carros de duas rodas motrizes.
O Europeu de Ralis regressa ao activo no próximo mês com o Rali da Estónia, que se realiza de 17 a 19 de Julho.
Fonte:MSCFOTORALI
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