28 de abril de 2014

Rampa da Penha I imprópria para cardíacos!


 César Rodriguez, o vencedor
César Rodriguez veio de Espanha vencer a primeira prova do Campeonato Nacional de Montanha, a Rampa da Penha, numa organização do DEMOPORTO – Clube de Desportos Motorizados do Porto.

Foi uma vitória conquistada somente após a última subida, apanhado de surpresa João Fonseca, que dominou nas duas corridas iniciais.

Treinos
António Nogueira, em Porsche 911 GT2 foi o mais rápido na primeira subida de treinos livres.
A Rampa da Penha, organizada pelo DEMOPORTO, abre a época de Montanha 2014, com uma lista de inscritos verdadeiramente de luxo. 
Neste primeiro recontro da época os andamentos terão certamente sido mais cautelosos, pois há que recordar, em alguns casos e aprender os novos carros, em outros.
Tiago Reis está entre estes, pois estreia um Ford Fiesta RS, aquele que é talvez o carro em redor do qual se criaram mais expectativas durante o defeso. Os números e os 600 cavalos anunciados soa um bom cartão de visita para o projecto do Campeão Nacional.
Outra estreia é a de Carlos Torres, que depois de ter alinhado de Porsche na Rampa do Caramulo, em 2013, estreia um Norma com o qual pretende vir  a ser presença nos pódiuns.  Para já, um toque danificou a frente do Norma e coloca-o com o tempo de 1m 40,9 segundos a quatro segundos exactos do melhor tempo da manhã.
Um minuto, 36, 9 segundos é o crono de António Nogueira, que coloca César Rodriguez, em BRC, a meio segundo. Paulo Ramalho, alinhou com o Juno CM, o carro habitualmente usado pelo seu irmão Rui, que esta época passa para o volante do Juno CN09. Paulo Ramalho é o terceiro mais rápido no final da primeira subida de treinos.
  Tiago Reis estreou o Ford Fiesta RS, mas a quebra da caixa ditou o abandono
Joaquim Teixeira teve igual desempenho na Categoria 5 Joaquim Teixeira teve igual desempenho na Categoria 5
Com tempos a baixarem e as diferenças a diminuírem, disputou-se a segunda subida de treinos.
António Nogueira continua ser o mais rápido, mas agora traz César Rodriguez a menos de duas décimas.  João Barros, em Ford Fiesta RS R5, roda, por sua vez, também colado à traseira do BRC espanhol.
Paulo Ramalho é o segundo mais rápido na Categoria 2 e roda com seis milésimas de segundo de vantagem sobre o seu irmão Rui,  uma espécie de luta familiar, pelos lugares da frente de uma categoria em que Carlos Torres, não sobe pois tinha que repor em rodem algumas peças da carrroçaria do Norma,  Joaquim Rino está de fora e Pedro Castañon a braços com problemas eléctricos na bomba de gasolina, fica impossibilitado de treinar.
Na Categoria 1 já vimos que João Barros é oposição a António Nogueira. Manuel Correia  é terceiro, em Skoda Fabia S2000 e Martine Pereira, que alinha com o Alfa 147, é o quarto mais rápido. Joana Barbosa, traz o Abarth 500 até à Penha e promete manter-se para o resto do Campeonato, tem o quinto melhor tempo da categoria.
Na Categoria 3 Tiago Reis termina a prova rebocado. A caixa de velocidades do Fiesta parte e o Campeão Nacional fica fora da prova. Manuel Pereira alinhou com um Mitsubishi Lancer Evo VII, pois o EVO VI com que era suposto participar teve um problema de motor e não pôde vir à Penha; mesmo assim com 1m40,8 seguntos é o mais rápido. Edgar Reis protagoniza a oposição, roda em mais um segundo e meio, com o Renault Clio RS 2000. Jorge Meira, em Citroen Saxo é o quarto mais rápido.
Joaquim Teixeira é o líder da Categoria 5, no habitual Seat Leon Super Copa. Roda em 1m36,6 e coloca Luis silva a 4,4 segundos.
Nos clássicos assiste-se a uma luta que parece tirada a papel químico do ano passado. José Pedro Gomes é o mais rápido. Aníbal Rolo, roda próximo, com o Renault 5 Turbo a ser 1,9 segundos mais lento do que o Ford Escort MKII.
As subidas de prova prevêem-se bem animadas, avaliando pelos tempos registado após os treinos.
 António Nogueira dominou os treinos e venceu a Categoria 1
Primeira Subida de Prova
Definitivamente João Fonseca apostou nas subidas de prova. Logo na primeira passagem a contar para a classificação levou o Silver Car a fazer o tempo de 1m31,003 segundos, o mais rápido do dia, batendo o espanhol  César Rodriguez, por seis décimas.
Rui Ramalho continua a fazer baixar tempos. Agora, já mais adaptado ao Juno CN 09 no traçado da Penha, obtém a terceira melhor marca. Pedro Castañon, já com os problemas eléctricos no motor do Juno resolvidos, roda muito próximo do Rui Ramalho. Apenas 14 milésimas os separam.
A Categoria 2 destina-se aos protótipos e fórmulas (monolugares) com cilindrada limitada a 2.000 cm3 e ainda a automóveis tipo “silhueta”, com carroçarias semelhantes às do dia-a-dia, mas com base num chassis desenvolvido unicamente para competição.
António Nogueira faz um tempo dois décimos piores do que na última de treinos e passa para a quinta posição geral, mas continua a dominar a Categoria 1, batendo João Barros por quase um segundo. Manuel Correia, é terceiro, à frente de Martine Pereira. Esta categoria abrange as várias classes com homologação FIA destinada a automóveis de produção, alterados para competição, de acordo com os regulamentos da Federação Internacional; nesta categoria incluem-se ainda os GT´s.
Manuel Pereira, lidera com segurança na Categoria 3. A vantagem  sobre Edgar Reis é de 1,9 segundos. Jorge Meira é terceiro. Recorde-se que a Categoria 3 é destinada a automóveis que provêm de troféus nacionais de ralis e cuja preparação já não se encontra de acordo com os regulamentos e homologação da época.
Joaquim Teixeira, continua a liderar a categoria destinada às viaturas que tenham perdido a homologação FIA, ou provenientes de troféus monomarca e que estejam de acordo com os regulamentos da época, ou seja a Categoria 5. A oposição mantém-se na pessoa de Luís Silva.
José Correia é o terceiro mais rápido da categoria.
Os clássicos, lou Categoria 6 mantêm em aberto a luta, José Pedro Gomes/Aníbal Rolo. Helder Silva, em BMW,  é o terceiro mais rápido com uma vantagem de quatro segundos sobre Francisco Marrão.
 João Fonseca liderou nas primeiras subidas de prova, nas contas finais foi terceiro classificado

Segunda subida de prova
Os tempos a baixarem e as diferenças entre os homens da frente a diminuírem são a sílaba tónica da subida intermédia.
Menos de dois segundos separam os mais rápidos da geral. João Fonseca retira mais duas décimas ao tempo anterior e o acumulado é agora de 3m 01,9 segundos e tudo está em aberto para a derradeira subida, pois César Rodriguez está a muito escassos 182 milésimos.
Pedro Castañon, talvez fruto de não ter treinado, retira 1,8 segundos e é terceiro mais rápido no traçado da Penha e por sua vez também ele não se pode distrair, pois Rui Ramalho é cada vez mais um adversário “duro de roer”. Seis décimas é a diferença com que vão partir para a última subida de prova. Paulo Ramalho, Nuno Guimarães  e Carlos Torres completam o grupo.  
Na Categoria 1 as coisas estão semelhantes. António Nogueira está na frente, mas 1,3 segundos de vantagem sobre João Barros não são ainda suficientes , para encerrar as contas.
Nesta Categoria realce para Joana Barbosa, que continua a evoluir, tendo “rapado” mais de dois segundos, entre subidas.
A Categoria 3 mantém-se com a ordem de forças já bastante estabilizada. Manuel Pereira, dilata a vantagem sobre Edgar reis, que está agora a 5,1 segundos.
Na Categoria 5 a história é semelhante. Joaquim Teixeira lidera e tem a primeira posição praticamente garantida com 11,6 segundos sobre Edgar Reis.
Nos clássicos a História é mais ou menos a mesma relativamente à corrida anterior. A grande questão é que tudo está mais do que em aberto. José Pedro Gomes tem uma vantagem de 1,2 segundos sobre Aníbal Rolo, que por sua vez está 1,7 à frente de Hélder Silva.
Nuno Silva é o líder entre os concorrente em carros de Grupo A, com o BMW 325 Ix.
 Manuel Pereira liderou e venceu a Categoria 3
Terceira subida de prova    
João Fonseca debateu-se com problemas na travagem do Silver Car. “Estava a travar muito no fundo e tive que me adaptar a esse facto todo o dia”, comentava o piloto, que na derradeira subida ainda tirava nove décimas, mas não conseguia fazer frente à armada espanhola, que apostava forte na derradeira subida e levavam a melhor.
Pedro Castañon rodava em 1m 29,97s e subia ao segundo posto final, dando a impressão que poderia ser ainda melhor, se tivesse treinado devidamente… César Rodriguez faz um tempo canhão e atinge o crono final de 2m59, 156s que lhe dá a vitória.
Rui Ramalho, sempre a melhorar, estabeleceu o melhor tempo na derradeira subida e fechou a classificação definitiva com o quarto posto. Ainda na Categoria 2, Paulo Ramalho encerrou o “top 5”.
Nuno Guimarães, regressou à actividade com o BRC, que esteve parado toda a época passada. Terminou com a sexta posição entre os concorrentes da Categoria 2. 
António Nogueira manteve-se de pedra e cal na frente da Categoria 1. A derradeira subida não trouxe surpresas…
Manuel Pereira foi  vencedor que já se previa na Categoria 3, com vantagem de 4, 7 segundos sobre Edgar Reis.
Joaquim Teixeira cumpriu a terceira subida em ritmo descontraído e levou a melhor sobre Luís Silva, na Categoria 5.
Surpresa foi o que aconteceu entre os clássicos. Quando tudo parecia arrumado, eis que Hélder Silva roda em 1m41,1 e como contam as duas melhores subidas o tempo combinado foi de 2m41,16, o que lhe deu a vitória pela margem de uma décima de segundo!
José Pedro Gomes fica assim na segunda posição, quer na categoria, quer no Grupo 2.
Aníbal Rolo, termina em terceiro e vence o Grupo 4.
No Grupo 1  a vitória sorriu a Rui Castro e por fim, não por último, a vitória entre os 1300 foi posse de José Figueiredo que levou o Datsun 1200 de Grupo 2 até à vitória na Taça.
Helder Silva venceu nos Clássicos Helder Silva venceu nos Clássicos
A organização coube ao DEMOPORTO que de novo cumpriu a abertura da época . A próxima prova é já a Rampa da Falperra, em 10 e 11 de Maio próximo. 

Pedro Castañon foi segundo classificado Pedro Castañon foi segundo classificado

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