foto Zoom Motorsport |
O Campeonato de Ralis Norte (CRN) prossegue no próximo fim-de-semana em
Guimarães, uma zona que Nelson e Herlander Trindade conhecem da
experiência do ano passado no campeonato de Montanha. O curto espaço de
tempo entre as duas primeiras provas da época foi um desafio para a
equipa MCO.
Apesar de só este ano terem direcionado definitivamente as suas
carreiras para os ralis, Nelson e Herlander Trindade vão passar por
alguns sítios familiares no Rali de Guimarães, a segunda prova do CRN. “De
facto, este rali atravessa zonas que conhecemos bem do campeonato de
Montanha pois passa na Falperra e na Serra da Penha. Mas as nossas
expectativas continuam as mesmas: tentar o melhor lugar possível no
Grupo X e depois ver onde nos posicionamos em termos de classificação
geral”, refere Nelson Trindade. O piloto do Mitsubishi Lancer, que
terminou no segundo lugar da categoria em Fafe, confessa ter ficado fã
dos ralis de terra mas também admite que é no asfalto que terá maiores
possibilidades de um bom resultado: “Sim, é no asfalto que estou mais
à vontade mas a experiência em terra foi muito gratificante, embora
tenha encontrado troços mais duros do que esperava. Vou ver no Rali de
Penela (ndr, a primeira prova do Campeonato de Ralis Centro, a 22 e 23
de Março) se os ralis de terra são todos assim ou se existem alguns com
melhor piso”.
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Herlander Trindade, que em Fafe chegou a passar pela liderança do Grupo X
antes de partir uma jante do seu Subaru Impreza, também destacou o
trabalho feito pela equipa MCO Racing na conversão dos carros para as
especificações de asfalto: “O mérito acima de tudo é da equipa que
teve apenas 15 dias para passar os carros todos para asfalto. Penso que a
Federação tem de repensar bem o calendário pois provas tão próximas e
em pisos diferentes são um desafio enorme para os mecânicos. Ainda para
mais quando uma prova como o Rali Serras de Fafe desgasta imenso os
carros e se quisermos fazer a prova seguinte com garantias de
fiabilidade temos de substituir vários componentes que têm de ser
encomendados, chegar a tempo e depois serem montados. Isso obrigou a MCO
a fazer um trabalho enorme num timing muito apertado”, destacou o piloto do Subaru.
A prova do CRN terá um sete classificativas divididas entre sexta-feira e
sábado, dias 7 e 8 de Março. O início está marcado para as 21 horas de
sexta-feira, com uma Super Especial noturna no centro da cidade-berço,
para no dia seguinte se disputarem as restantes seis especiais
cronometradas. A organização está a cargo do Targa Clube e da Câmara
Municipal de Guimarães, que farão o pódio da prova no conhecido Largo do
Toural, um dos locais emblemáticos da cidade Património Cultural da
Humanidade.
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