O pinhal interior sul, foi o cenário para a prova de abertura do
Campeonato Nacional de Ralis de Regularidade Histórica, que teve como
sede a graciosa Vila da Sertã. Meia centena de veículos alinharam à
partida, para um percurso de cerca de trezentos quilómetros com mais de
70% em secções competitivas, e onde se estreava como organizador o
Lusitânia Automóvel Clube.
A primeira secção trouxe para a liderança a experiente dupla portista,
João Paulo Martinho/Tiago Caio que colocavam o Escort XR3 na liderança,
seguida de duas duplas espanholas Alberto Conde/Adolfo-Almuiña e Jesus
Reales/Jose Barriga. Faltava no entanto uma secção, a mais longa, onde a
precisão das equipas seria posta à prova.
À partida para a segunda secção, em Cernache do Bonjardim, a
meteorologia perfilava-se como elemento de dificuldade adicional para o
pelotão de carros clássicos, que iria de novo serpentear por entre a
floresta desta região de Portugal. Foi nesta segunda secção que
aconteceu o “ataque” das equipas espanholas ao mais alto lugar do
podium, situação facilitada pelo problema mecânico que afetou João Paulo
Martinho/Tiago Caio e permitiu que a vitória final fosse, com todo o
mérito, para os estremenhos Jesus Reales/Jose Barriga, que depois de
algumas participações em provas lusas, conseguem aqui o seu primeiro
grande triunfo. A classificação teve outras reviravoltas e algumas
recuperações fantásticas, a começar pelo segundo lugar de Miguel
Jerónimo/Rui “Martini”, uma equipa que já merecia podium, e a notável
recuperação dos cantábrios Manuel Macho/Manuel Macho (pai e filho), que
vieram de trás para a frente, conseguido um excelente 3º lugar. Uma nota
final para o quarto posto de David Matos/Pedro Meixedo e o quinto lugar
para Paulo Marques/João Martins, com desempenhos de assinalar.
Fechado que está o V Rali Histórico Vila da Sertã, todos os holofotes
estão agora virados para o segundo evento do campeonato o I Rali Torres
Novas Histórico, a disputar no próximo dia 8 de Abril e organizado pelo
Automóvel Clube de Tomar.
Sem comentários:
Enviar um comentário