Terminou em clima de grande festa e de homenagem a Pedro Fins a segunda
edição do Rali de Viana do Castelo, numa organização do Clube Automóvel
de Santo Tirso como apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Bruno
Costa / Filipe Martins em Mitsubishi Lancer Evo VI e Ricardo Moura /
António Costa em Skoda Fabia S2000 ficaram no quadro de honra da prova
pelos triunfos no Regional Norte e na prova Extra-Campeonato
respectivamente.
Bruno Costa entrou apostado em recuperar a desvantagem para Luís Mota /
Alexandre Ramos no campeonato Regional de Ralis do Norte, e saiu de
Viana do Castelo com o objectivo cumprido. Liderou a partir da 2ª PE,
primeiro com Ricardo Teodósio / José Teixeira por perto, e depois
perseguido do Eduardo Veiga / Justino Reis, mas manteve sempre a
liderança segura por curta margem. Com este triunfo, e com o mau
resultado de Luís Mota devido a um furo, Costa fica junto ao piloto do
Cartaxo na luta pelo título.
Ainda que sem pontuar para o campeonato, Eduardo Veiga foi autor de uma
prova suprema, colocando o Ford Escort MKII no 2º lugar e batendo com
bastante respeito Ricardo Teodósio no Mitsubishi Lancer Evo IV. Mário
Barbosa / Bruno Gonçalves bem se pode lamentar de uma lâmpada fundida na
lanterna do Citroen Saxo Kit Car, pois à entrada da super-especial
nocturna isso impediu o navegador de ver a hora correcta e penalizaram 1
minuto por avanço. Venceu a super-especial de 6ª feira e com isso levou
o “Troféu João Pedro Castro”, mas o minuto de penalização obrigou-o a
recuperar tempo no dia de hoje, conseguindo subir até ao 4º lugar.
Paulo Silva / Sofia Mouta no BME 325i foram os 5ºs na frente dos
espectaculares Daniel Martinez / José Ribeiro que levaram o Citroen AX
GT ao 6º lugar final. Júlio Bastos / Aníbal Pereira com o 7º lugar final
foram os melhores entre os inscritos no Campeonato Regional de Ralis do
Norte de duas rodas motrizes, reforçando a liderança com este
resultado.
Na prova extra Ricardo Moura dominou de forma natural os acontecimentos,
com uma participação que serviu de teste para o rali do Algarve onde
irá tentar revalidar o título nacional de ralis. De forma surpreendente,
mas apenas para alguns, José Antonio Iglesias / Jacobo Nuñes colocaram o
Peugeot 208 R2 da AR Vidal na 2ª posição batendo o local João Traila
que era navegado por Duarte Costa no Mitsubishi Lancer Evo VIII.
Com uma enchente de publico a assistir, o Rali de Viana do Castelo
esteve a um nível elevado na estrada, terminando uma cerimónia de
entrega de prémios emocionante. Foi criado o “Troféu Pedro Fins” para o
piloto mais rápido na super-especial de encerramento, o qual acabou por
ser arrecadado pela dupla Ricardo Moura / António Costa que receberam o
prémio das mãos do pai do malogrado piloto de Viana.
Uma ultima referência para a estreia do Ford Fiesta R5 de João Barros /
Jorge Henriques que foi um dos grandes atractivos da prova. Impedido de
participar devido à inexistência de regulamento em Portugal para os
carros da nova classe R5, Barros fez, mesmo assim, questão de marcar
presença como carro “0”. Esta opção do piloto de paredes valeu-lhe um
reconhecimento da organização que entregou um prémio de especial à
equipa do carro que contribuiu muito para a promoção da prova.
Os resultados da prova podem ser consultados em http://wwr.stm.pt/viana2013/results
Fonte:MSCFOTORALI
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