22 de outubro de 2013

Jose Machado: "Sonhava alcançar um título nacional"

No seu ano de estreia nos ralis, José Machado foi o Campeão Nacional Júnior tendo ainda ganho o Troféu Rallycar Basic. Ao volante do Citroen Saxo, o jovem piloto teve algumas boas exibições, mas rapidamente compreendeu que poderia ser campeão, objetivo que veio a conquistar no passado Rali do Baião.


O que representa este título no ano de estreia nos ralis?
Desde que, com 16 anos, comecei a correr no Ralicross, sonhava alcançar um título nacional no desporto automóvel. Desde essa altura, sempre trabalhei para realizar o meu sonho e com 18 anos surgiu a oportunidade de fazer o campeonato Open de Ralis. No início tinha os olhos postos no Troféu Rallycar Basic. Mesmo desconhecendo a concorrência, desde logo passou a ser o meu objectivo vencer esta competição. Apesar da inexperiência e receios iniciais, dada a minha idade, sempre foi minha vontade dar o máximo em cada classificativa.
E foi, por isso, com enorme satisfação que logo na primeira corrida alcancei o primeiro lugar, na classe Júnior, no Rali de Alfena, traçando em definitivo como objectivo o ser campeão nacional júnior de Ralis. Sabia que não iria ser fácil, visto que a conjuntura actual não proporciona grandes apoios financeiros, mas com muito esforço e trabalho consegui fazer toda a temporada e no fim alcancei o sucesso pretendido, consagrar-me campeão.

Dos poucos ralis que fizeste qual aquele que mais te ficou na memória?
Todos os ralis foram especiais porque nunca tinha feito provas com tantos quilómetros e tanto esforço físico, mas o Rali do Vidreiro foi inesquecível. Entrei confiante e muito seguro de mim mesmo. As condições climatéricas adversas, e a espetacularidade das classificativas, proporcionaram-me uma grande adrenalina, mas ao longo do dia fui capaz de ir aumentando o ritmo, acabando por bater a concorrência no Júnior e alcançar um bom lugar nas duas rodas motrizes.

Quem são os principais responsáveis por este título?
Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, aos patrocinadores que sempre me apoiaram ao longo da época: a Real Fórmula Bosch Car Service, Clínica de Medicina Dentária Dr. Rui Monterroso, Bar Plano B, Grumonte, Lúcio Machado, Mondim Extreme, Restaurante e Esplanada Casa do Lago, Infusa Vinho Verde, Artur Leite Automóveis, Auto Alves, New Car, Município de Mondim de Basto, Farmácia Nova Mondim, Mondim Automóveis, Mondim Hotel & Spa, Academia de saúde e de estética Korpus, Basto Bike. Sem eles, todas estas vitórias, seriam impossíveis.
Ao meu pai, que garantiu a fiabilidade ao longo da época com toda a manutenção e atenção prestada à viatura e, claro, a mim e ao Aníbal Pereira, por termos sido capazes de manter todo o campeonato um andamento consistente, rápido e sempre com o carro "direito" em parque fechado.

Quais são os teus projetos para 2014 e para o futuro?
Ainda não temos nada decidido. Estamos a aguardar que saiam os regulamentos das provas do ano que vem, para então decidirmos qual o rumo a dar ao nosso projecto.
Já temos alguns contactos efectuados que nos abrem boas expectativas para a próxima época, mas que aguardam uma melhor definição dos campeonatos em 2014.
Mas espero, mais uma vez, reunir todos os apoios necessários para me manter nos lugares da frente dos ralis.
By:RalisOnline

Sem comentários:

Enviar um comentário