15 de dezembro de 2012

Comunicado VW Motorspot

Fonte:Ralisonline

Dois Volkswagen Polo WRC R, duas estreias mundiais: a partir de 2013, a Volkswagen vai alinhar no Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC) com a jornada de estreia agendada para o lendário Rali de Monte Carlo (15-20 de janeiro). A estrutura da equipa, os pilotos, o projeto final do Polo R WRC de 315 Cv e a correspondente versão desportiva de estrada Street foram apresentadas a cerca de 250 convidados e jornalistas em cerimónia realizada no Mónaco. Cinco semanas antes da sua primeira aparição competitiva oficial a ter lugar no mesmo local, o Polo R WRC desenvolvido para o Campeonato Mundo WRC efetuou, entre muitos aplausos, uma partida simbólica numa rampa de acesso montada em frente ao Casino de Monte Carlo. Este foi o início de uma nova era para a Volkswagen na competição automóvel. Poucos minutos antes, a versão de estrada do Polo R WRC – denominada Street - também foi divulgada.

"O lançamento do Polo R WRC marca o início de uma nova era na competição automóvel para a Volkswagen: o Campeonato do Mundo FIA de Ralis oferece à Volkswagen a oportunidade de provar as suas qualidades desportivas nesta vertente" destaca o Dr. Ulrich Hackenberg, Membro do Conselho Diretivo da Volkswagen e responsável pelo Departamento de Desenvolvimento. "Não nos baseamos em nenhum protótipo específico, mas sim no Polo de produção de série. Esta proximidade com o produto e o cliente teve um papel importante na nossa decisão de estarmos novamente presentes no campo da competição."

"A Volkswagen preparou de uma forma intensiva a presença no Campeonato do Mundo de Ralis e cada membro da equipa espera ansiosamente pela estreia na competição do Polo R WRC", acrescentou Jost Capito, Diretor da Volkswagen Motorsport. "O Campeonato do Mundo de Ralis é um novo desafio para nós e estamos bastante confiantes na medida em que temos uma equipa forte. Com Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala, Andreas Mikkelsen e todos os outros membros temos uma equipa de primeira classe. Foram 17 meses de intensivo desenvolvimento, testes e muita inovação até chegarmos à versão definitiva do Polo R WRC. Mas valeu a pena. O Polo também é, em meu entender, um carro de rali bonito e espetacular."

Ogier e Latvala: dois pilotos de topo no Mundial de Ralis com a Volkswagen

Sébastien Ogier / Julien Ingrassia e Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila são as duas equipas oficiais da Volkswagen que vão tripular o Polo R WRC na temporada 2013 do Campeonato do Mundo de Ralis. Ogier / Ingrassia e Latvala / Anttila vão começar a temporada em igualdade de condições. Ambos já venceram sete provas do WRC. "Depois de mais de um ano e meio de preparação, espero ansiosamente pelo início do 'Monte' com o Polo R WRC para ver o nosso desempenho em comparação com a oposição", diz Sébastien Ogier, que assinou pela Volkswagen em novembro de 2011 e para quem o "Monte" representa como "correr em casa" (o francês nasceu na cidade de Gap). O seu companheiro de equipa Jari- Matti Latvala, que terminou em terceiro lugar o Campeonato do Mundo deste ano, é o novo membro da equipa oficial da Volkswagen e acrescenta: "Para mim, a Volkswagen é a melhor opção e vou esforçar-me para alcançar o meu objetivo pessoal: o título no Campeonato Mundial. A equipa tem-me impressionado com a sua determinação e a forma agradável e profissional na vivência do dia-a-dia. Cada membro está absolutamente empenhado em ajudar toda a equipa a ter o maior sucesso. Estou realmente muito motivado para esta edição do Monte."

A partir do Rali de Portugal, a quarta jornada do Mundial, a Volkswagen está a planear inscrever um terceiro carro. Ao volante estará o duplo campeão do IRC (Intercontinental Rally Challenge) e ex-piloto da equipa Volkswagen Junior: o norueguês Andreas Mikkelsen que terá como co-piloto Mikko Markkula.

"A Volkswagen é uma equipa direcionada para atingir grandes objetivos, bastando recordar como desenvolveu o carro para estar presente no Mundial de Ralis", diz Mikkelsen. "A equipa não deixou nada ao acaso durante o projeto Dakar, demonstrando como aborda a competição automóvel. Posso aprender muito nesta equipa e conseguir um futuro promissor."

Para assegurar um resultado de topo, a Volkswagen contratou um conjunto de pilotos com uma larga experiência e ambição: aos 28, 27 e 23 anos de idade, Ogier, Latvala e Mikkelsen são dos pilotos mais rápidos na atual cena dos ralis.

Início de uma nova era para a Volkswagen na competição

Um desafio XXL: o calor escaldante da América Central por um lado, as temperaturas gélidas da Escandinávia, por outro lado; o Campeonato do Mundo FIA de Ralis não só combina condições climatéricas extremas, mas também é realizado uma grande variedade de superfícies diferentes. Aspetos primordiais a ter em consideração quando se desenvolve um carro para o Campeonato Mundial de Ralis. As superfícies variam entre asfalto, lama, gravilha, placas de gelo e neve. À semelhança da Fórmula Um, o Campeonato Mundial de Ralis é considerado como um dos mais importantes a nível mundial. Juntamente com as 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Grande Prémio do Mónaco, o Rali de Monte Carlo é um dos mais famosos eventos mundiais da competição automóvel.

Parceiros: R GmbH, Red Bull, Castrol e Michelin definem a imagem

A Volkswagen R GmbH contribui com o seu nome ao Polo R WRC. A empresa é responsável no seio da Volkswagen pela produção em exclusivo de carros desportivos, com ênfase no desempenho, acessórios e qualidade. A empresa tem demonstrado a sua estreita relação com a vertente da competição desde 2010: a R GmbH foi também a protagonista do desenvolvimento da Volkswagen Scirocco R-Cup. Outro parceiro é a Red Bull: os grandes logótipos da marca decoram o Polo R WRC, não só representando um acordo de patrocínio mas também uma cooperação intensa entre a Volkswagen e o

fabricante desta bebida energética. A Volkswagen e a Red Bull traçam a mesma filosofia quando se trata de marketing e posicionamento do setor desportivo desde há vários anos: o logótipo da Red Bull também decorou o vitorioso Touareg em três edições do Dakar, enquanto os Red Bull juniores "powered by Volkswagen" destacam-se em corridas de Fórmula 3. A Castrol é outro parceiro de longo prazo da Volkswagen na competição: depois de projetos conjuntos, como o Dakar, as 24 Horas de Nurburgring e a Fórmula 3, o reputado fabricante britânico de lubrificantes também está presente neste projeto em conjunto com a Volkswagen. No setor dos pneus, a Volkswagen Motorsport trabalha com a Michelin, o fabricante francês com uma enorme e rica experiência no Campeonato Mundial de Ralis.

Sem comentários:

Enviar um comentário