3 de setembro de 2012

Rali de Alfena - Impróprio para cardíacos!

 A última classificativa decidiu tudo. Octávio Nogueira e Vítor Hugo levaram a melhor na super-especial de fecho. 2.100 metros deram-lhe a vantagem final de 5,8 sobre Luís Mota e Alexandre Ramos. 

Ivo Nogueira e Nuno Rodrigues da Silva começaram bem, rodaram em 1m58,5s na super-especial disputada ontem à noite nas ruas de Alfena e assim receberam o aplauso do muito público que se acumulou nos principais pontos desta prova.

Rui Salgado e Luis Godinho, em Peugeot 306 Gti foram apenas seis décimos mais lentos e com o segundo melhor tempo da geral, foram os primeiros comandantes do campeonato. A oposição veio de Luis Mota e Alexandre Ramos, em Mitsubishi Lancer EVO IV, com mais 1,3 segundos.

Candidatos à vitória seriam Daniel Nunes e Daniel Amaral, mas no entanto a caixa de velocidades do Citroen Saxo Kit Car hipotecava as hipóteses de lutarem pela posição da frente.

Esta manhã, Luís Mota e Alexandre Ramos passaram para liderança e colocaram o Mitsubishii Lancer EVO IV com uma vantagem de 4,8 sobre Octávio Nogueira e VÍtor Hugo, em Citroen Saxo Kit Car, segundos após a primeira passagem pelas classificativas. Rui Salgado e Luis Godinho perdiam 8,8 segundos para os líderes e com o Peugeot 306 Gti, cavavam um fosso de 19 segundos para os seguintes.

Entre os concorrentes extra-campeonato Ivo Nogueira e Nuno Rodrigues da Silva mantinham a liderança, com uma vantagem confortável sobre Paulo Neto e Paulo Fiuza. Os Citroen DS3 ditavam lei. A primeira secção ficou ainda marcada pela saída de Pedro Couceiro e João Vieira, que não teve mais consequências graves para a equipa, mas deixou o Opel 1904 SR bastante maltratado.

Na segunda secção Luis Mota/Alexandre Ramos dilatavam ligeiramente a vantagem, mas Octávio Nogueira/Vitor Hugo estavam completamente nos calcanhares dos homens do Mitsubuishi. A luta pela vitória prometia!

Lá mais para trás, as coisas estava igualmente muito animadas. José António Fernandez e Ruben Lopez, faziam o “forcing”, que levava o belo Ford Escort à quarta posição. Entretanto António Dias/Rui Raimundo e Celso Moura/Ludgero Leal, que protagonizavam um duelo de Peugeots 205 Gti, eram “atirados” para outros lugares, com problemas mecânicos em ambos os casos.

Na frente da prova estava tudo em aberto na última passagem pelos troços e Octávio Nogueira lançou o ataque logo na PEC 5. A equipa do Saxo Kit Car ia para frente dos homens do Mitsubishi, pela diferença de oito décimas de segundo!

Logo de seguida a reacção de Luís Mota coloca-o de novo na liderança, pela vantagem mínima de 0,1 segundos. A meta estava quase à vista e os cerca de oito quilómetros e meios que os separavam da chegada, pareciam muito longos.

Octávio Araújo reagia de novo e conseguia recuperar a liderança, ganhando 4,8 segundos. Tudo seria decidido nos 2,1 Km´s da super-especial, apinhada de público que atrasava o almoço domingueiro para assistir ao desfecho da prova.

Octávio Araújo e Alexandre Ramos estiveram muito à vontade com o Citroen Saxo Kit Car nas ruas de Alfena e terminaram a prova com 5,8 segundos de vantagem sobre o Mitsubishi Lancer EVO IV, de Luis Mota e Alexandre Ramos.

Rui Salgado e Luís Godinho alheavam-se desta luta e cedo trataram de assegurar o terceiro posto final para o Peugeot 306 Gti. Já o mesmo não se pode dizer do quarto posto, pois após trocas e mais trocas, seriam Jorge Melo e José Henriques, em BMW M3 quem mais lucrava com a saída de estrada da equipa espanhola José António Fernandez e Ruben Lopez, que até à terceira passagem por Santa Cristina, davam espectáculo com o belo Ford Escort.

Na prova extra-campeonato Ivo Nogueira e Nuno Rodrigues da Silva não podiam ter estreado de melhor forma o Citroen DS3 R3T. Venceram, sem sentirem grande pressão por parte dos segundos classificados, Paulo Neto e Paulo Fiuza, em carro idêntico.


Mais informações em www.cami.pt
 
 
1º Lugar: Otávio Nogueira/ Alexandre Ramos
2º Lugar: Luis Mota/ Alexandre Ramos
3º Lugar: Ivo Nogueira/ Nuno Rodrigues da Silva

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