12 de setembro de 2011

Mais de 30.000 pessoas no Caramulo - Sucesso em todas as frentes



Foi em 2006 que o Targa Clube encetou a parceria que veio a retomar a tradição automobilística na Rampa do Caramulo e em boa hora o fez. O balanço da edição de 2011 pode agora ser feito com base nos números finais do evento que juntou uma multiplicidade de acções para todos os gostos e onde nem o clima algo instável afastou o público que acorreu em massa.

Mais de 30.000 pessoas assistiram durante todo o fim-de-semana às subidas do Campeonato de Portugal de Montanha e da Rampa Histórica do Caramulo, os pratos principais de uma “ementa” motorizada com qualidade, diversificada e abrangente que reuniu para cima de 700 veículos entre carros e motos (e até bicicletas) que fizeram as delícias de todos aqueles que acorreram à chamada dos motores em acção.

O saldo é assim francamente positivo e o Targa Clube sente-se honrado por fazer parte da equipa que mais uma vez colaborou para criar este evento.

Mas este ano de 2011 ficou ainda marcado por mais uma iniciativa inédita que visava fazer convergir ainda mais gente ligada aos automóveis no sentido do Caramulo. O clube nortenho organizou um passeio destinado a sócios do clube mas também aberto a todos os simpatizantes do automobilismo de competição e de lazer.

Tratou-se de uma concentração automóvel dividida por dois dias, com início no Sábado em Amarante - um almoço na Casa da Calçada e logo no início da tarde a caravana arrancou por estradas carregadas de estórias ligadas a provas míticas em Portugal desde os anos 50 do século passado, traçados utilizados em Voltas a Portugal, Ralis TAP e VINHO do PORTO entre outras.



A juntar ao prazer de percorrer tais ”troços” houve a possibilidade de serem apreciadas paisagens de muita beleza no Marão, Douro Norte e Sul, Serra d´Aire e Viseu, bem como fazer uma pausa nas Caldas de Aregos, local que a todos deixou saudades.



No Domingo que acordou solarengo,  o percurso entre Viseu e o Caramulo proporcionou a passagem por Tondela, Campo de Besteiros e a Serra do Caramulo, igualmente com paisagens muito bonitas e mais um “ troço” mítico.



À chegada ao Caramulo  teve lugar o almoço nos Claustros do Museu que proporcionou mais um excelente momento de convívio, para finalizar os então vividos no dia anterior, tanto na estrada como à mesa, reavivando memórias de outros tempos em que estas incursões organizadas por estrada se repetiam frequentemente, e hoje em dia são infelizmente cada vez mais raras.



O Targa Clube sentiu-se muito honrado e agradecido com a participação de todos (Portugueses e Espanhóis) registando com muito apreço as viaturas que nos trouxeram, relíquias de um passado, outras mais recentes, mas principalmente se regista a  forma como todos aceitaram o programa do passeio e nele participaram com o espírito que desde o início o Targa Clube teve como objectivo na sua criação.



Pelos comentários feitos no final, pensamos que foi uma excelente iniciativa que desejamos se possa repetir com o mesmo entusiasmo e sucesso noutras ocasiões da vida do Clube.



Existiu igualmente uma componente competitiva para todos aqueles que a quiseram cumprir dessa forma, mas essa acabou no final por ser a parte menos relevante - contudo, fica a classificação final:



1º ALFREDO BARCENA / MARIA BESCANSA REY               - BMW Z3 Roadster 2.8

2º HELDER VALENTE / JÚLIA ROCHA                             - PORSCHE 911  Carrera                                

3º BERNARDO BATISTA / Mª ANA BATISTA                      - VW 1500 Sedan

Sem comentários:

Enviar um comentário