16 de junho de 2011

Baião Rally Team regressa ás corridas


A prova é já daqui a dias e traz na bagagem o saudoso e emblemático trajecto que outrora levou Baião ao delírio, palco de espectáculos como o Tap/Ralli de Portugal. Será na mítica classificativa da Serra da Aboboreira, num piso já conhecido pelas inúmeras acrobacias que consegue permitir que o Baião Rally Team regressa e promete surpreender.
João Bessa, o jovem baionense de 28 anos que tem chamado a atenção no regional das corridas automobilistas está de volta e correrá com o navegador Rui Ribeiro. A junção de zonas rápidas, técnicas e outras bastante encadeadas, num piso que costuma agradar quem visita Baião no dia do Rali trazem os ingredientes perfeitos a este piloto que reaparece mais maduro, mais experiente e com uma boa dose de entusiasmo.
Depois da brilhante prestação no final do último ano no Campeonato Regional de Ralis Douro, João Bessa confessa que o cenário de crise em que vivemos actualmente faz com que este ano não seja possível correr o campeonato completo porque “alguns dos nossos sponsors do ano transacto acabaram, infelizmente, por não cumprir o que tinha sido previamente estabelecido em termos monetários antes do rali o que dificulta a construção de projectos a provas futuras”,  mas mesmo assim admite que não perderia o troço da Aboboreira, porque sente um sabor especial: “é a minha terra, onde corri pela primeira vez e por isso, vou estar mais uma vez a jogar em casa e a mostrar-me aos meus. Além disso o importante é participar e espero, naturalmente, divertir-me, acima de tudo”.
ThumbnailO carro já está escolhido e este ano traz novidades: o Seat Marbella do “Troféu Fastbravo” traz como assistente a equipa da Fastbravo, empresa que presta actualmente assistência ao líder do Troféu Fastbravo do OPEN. Por isso, João Bessa garante estarem “reunidas as condições” para que se faça  “um bom trabalho”. A espectacularidade dos 14,70 km de terra batida junto com uma Super Especial de 1.5 kms no centro hípico do concelho traçam para este jovem a “obrigação de chegar ao fim do troço e, a partir daí, qualquer classificação possível e mais alta” ser  “o melhor”.
A presença do piloto na prova foi garantida este ano por patrocinadores que segundo o baionense “têm confiado sucessivamente” nele e nas suas “capacidades”. Até ao momento conta com Solimenta e Baimóvel, estando ainda à espera de respostas de outros patrocinadores. Os confirmados têm sido fulcrais “ano após ano” num percurso que conta já com 8 grandes e efusivas corridas. “Os sponsors têm-me confirmado nos ralis bem como estendido a disponibilidade de continuar e evoluir, por isso, é para eles, sem excepção, o meu maior agradecimento”, diz João Bessa, reafirmando a importância de quem investe no desporto automóvel.
Thumbnail
Não me posso esquecer também de deixar aqui uma palavra de apreço à autarquia por apostar em iniciativas desta envergadura, contribuindo todos os anos e proporcionando os requisitos logísticos necessários para que as provas tenham sido um sucesso, atraindo turistas e dinamizando o concelho. Isto mostra uma autarquia polidesportiva e pluralista que marca a diferença desmistificando a ideia de que só o futebol é que é desporto.”
Consciente das dificuldades de que este “mundo de 4 rodas” é alvo quando se fala em patrocínios, o jovem deixa ainda um recado aos empresários baioneneses no sentido “das empresas apostarem mais neste tipo de desportos. É bom para o concelho. Todos os anos a restauração tem estado completamente lotada” – refere o piloto.
O Rali de Baiao é no dia 25 de Junho com uma PE integrada numa outra que já se fez em 2009 e promete trazer a mesma  adrenalina genuína que em todos os eventos tem feito vibrar milhares de espectadores. O convite está feito, o resto... é consigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário