O piloto português Diogo Gogo
apresenta-se como uma das mais recentes esperanças nacionais dos ralis,
estando, presentemente, a desenvolver a sua carreira a nível internacional aos
comandos de um 208 R2, beneficiando do estatuto de piloto oficial da PEUGEOT
Rally Academy, no Campeonato Europeu de Ralis (ERC Junior). O primeiro piloto
luso integrado na estrutura oficial da marca francesa, acaba de ser eleito Embaixador
da Marca PEUGEOT em Portugal.
De um início de carreira nos kartings,
à semelhança de tantos outros pilotos, até à actual realidade como piloto
oficial da PEUGEOT Rally Academy no Campeonato Europeu de Ralis, que disputa com
um 208 R2, Diogo Gago acaba de ser empossado
como o mais recente Embaixador da marca PEUGEOT em Portugal.
Algarvio nascido em São Brás de Alportel, há 23 anos, Diogo Gago conta com
um palmarés de 13 anos bastante diversificado em termos de categorias e
viaturas conduzidas, tendo acumulado um conjunto de resultados que chamou a
atenção dos responsáveis da PEUGEOT Sport, que o convidaram a integrar as suas
fileiras, no âmbito da descoberta de novos valores que é apanágio da marca
francesa.
Na base da crescente experiência ao nível dos ralis, nacionais e com
algumas incursões em variados troféus além-fronteiras, o novo Embaixador da
PEUGEOT tem conduzido diferentes viaturas, muitas delas do Grupo PSA. Em 2012,
aos comandos de um PEUGEOT 206 GTi, conquistou o Desafio Modelstand e a
Categoria 1 do Open Portugal de Ralis, sendo o melhor entre os carros de duas
rodas motrizes (2RM).
Em 2013 fez a sua estreia internacional nas fileiras do troféu Peugeot 208
Rally Cup, vulgo «Volant Peugeot», onde
o piloto algarvio deu nas vistas, adaptando-se bem a uma realidade desportiva
muito diferente da que estava habituado em solo nacional e, também, a um carro
competitivo e exigente, como o PEUGEOT 208 R2. Algumas boas exibições ao longo
do ano culminaram com o seu primeiro pódio, no Rali Condroz, a prova de
encerramento da época. Em Portugal, o Peugeot 208 R2 contribuiu também para que
conquistasse o 3º lugar no nacional 2L/2WD (motor até 2.0 litros e duas rodas
motrizes).
2014 foi o seu ano mais internacional e, também, o de maior sucesso fora de
portas. Sagrou-se o vencedor da categoria Júnior do «Volant Peugeot», concluindo a época no 4º lugar na geral do «Volant Peugeot», com dois segundos
lugares como resultados mais expressivos, e sendo considerado, em alguns meios,
a revelação do ano. Uma performance que lhe valeu um prémio adicional, ao ser
nomeado pela PEUGEOT Sport para disputar, em 2015, algumas provas do Europeu de
Ralis (ERC) aos comandos de um 208 R2 oficial. É assim o primeiro piloto
português integrado na estrutura oficial da marca francesa.
A sua primeira prova em 2015 como piloto oficial da PEUGEOT Rally Academy foi
o Rali Liepäja (Letónia), naquela que foi a sua primeira participação num rali em
neve, tendo alcançado o 7º lugar do campeonato ERC Junior e o 10º posto da
categoria ERC3. Duas semanas depois, nova experiência e outra estreia absoluta
no Circuito da Irlanda. Num feudo habitual dos pilotos locais, mas sem se
intimidar num terreno difícil e enlameado, Gago obteve um 4º lugar em ambas as
categorias, Juniores e ERC3.
A próxima prova do Embaixador PEUGEOT será o SATA Rallye Açores, onde, frente
ao público português, Gago pretende conquistar a sua primeira vitória absoluta na
competição.
Acrescente-se que, em 2015, Diogo Gago conta com o apoio da PEUGEOT
Portugal, que tem no dinamismo do desporto e da competição automóvel um pilar
fundamental da sua existência. Doravante, o piloto passa, assim, a integrar o
lote de Embaixadores da Marca, juntamente com os pilotos Bruno Magalhães,
Renato Pita, e o Chef Chakal.
O que é a PEUGEOT Rally
Academy
A PEUGEOT Rally Academy foi criada pela PEUGEOT Sport em França, em 2013,
com a intenção de lançar novos valores na cena internacional dos ralis,
principalmente no quadro do Campeonato da Europa de Ralis (ERC) da FIA.
O ano de 2015 será o terceiro desta competição, que tem igualmente por
objectivo a preparação e o desenvolvimento de novos veículos PEUGEOT,
concebidos a pensar na modalidade. Este ano, a campanha irá realizar-se com os PEUGEOT
208 T16 e 208 R2.
Os pilotos oficiais na categoria maior são o irlandês Craig Breen (25 anos),
que está no projecto desde o seu início, e o francês Charles Martin (26 anos),
que venceu em 2014 a 208 Rally Cup, ambos ao volante dos PEUGEOT 208 T16.
Quanto ao português Diogo Gago (nascido a 7 de Agosto de 1991), ele irá
tentar seguir as pisadas de Stéphane Lefebvre, francês que se sagrou vencedor,
em 2014, do Junior ERC, depois de ter sido 4º no ano anterior e de ter ganho a
208 Rally Cup Junior. Gago conduz um PEUGEOT 208 R2, sendo acompanhado pelo navegador
Jorge Carvalho.
O Piloto
Nome: DIOGO GAGO
Nascimento: 7 de Agosto de 1991 (23
anos)
Local de nascimento: São Brás de
Alportel (Algarve)
Estreia em competição: 2004
(Karting); 2010 (Ralis)
Títulos: Troféu FastBravo (2011);
Desafio Modelstand (2012); Open de Ralis/Categoria 1 (2012); Trophée Peugeot
208 Rally Cup/Junior (2014)
Navegadores: José Ferreira (2010);
Jorge Manuel Carvalho (nascido a 23 de Fevereiro de 1960), (2010 – 2012);
Cristiano Queiroga (2011); Jorge Eduardo Carvalho (nascido a 15 de Julho de
1983) (2012 - 2015)
Palmarés
2010 - Troféu FastBravo (com Jorge Manuel Carvalho, em SEAT
Marbella GL). Melhor resultado: Rali Terras de Basto (16º geral/3º Júnior).
2011 - Troféu FastBravo (com Jorge Manuel Carvalho, em SEAT
Marbella GL). Melhores resultados: Rali Vidreiro/Rali de Oliveira do
Hospital/Rali Cidade de Gondomar-Sistelmar/Rali de Loulé-Casino de Vilamoura
(3º Júnior). Rali de Monção (17º geral/4º Júnior). Vencedor do Troféu
FastBravo. Estreia no Desafio Modelstand (Rali Casinos do Algarve, 15º, Peugeot 206 GTi)
2012 - Vencedor do Desafio Modelstand e da Classe 1 do Portugal
Open de Ralis. Resultados: 10º Rali de Montelongo (2º Júnior, 6º Cat. 1); 5º
Rali de Barcelos (1º Júnior, 2º Cat. 1); 6º Rali Cidade de Castelo Branco (1º
Júnior, 3º Cat. 1); 6º Rali Vidreiro (2º Júnior, 2º Cat. 1); 6º Rali
Targa/Serra da Freita (2º Júnior, 3º Cat. 1); 6º Rali de Oliveira do Hospital (3º
Júnior, 2º Cat. 1); 6º Rali de Loulé – Casino de Vilamoura (3º Júnior, 1º Cat.
1); 4º Rali Cidade de Gondomar – Sistelmar (2º Júnior, 1º Cat. 1); 5º Rali de
Baião (3º Júnior, 2º Cat. 1). Carro: Peugeot
206 GTi; 2º Rali Casinos do Algarve (1º Cat. 1). Carro: Citroën C2 R2 Max
2013 - 5º Volant Peugeot. Resultados: Rallye Terra des Causses
(19º geral/6º Volant Peugeot/6º R2); Rallye Mont-Blanc Morzine (105º geral/9º
Volant Peugeot); Rallye d’Antibes – Côte d’Azur (22º geral/9º Volant Peugeot);
Rally de Condroz – Huy (18º geral/3º Volant Peugeot). Carro: Peugeot 208 VTi R2; 7º Campeonato de
Portugal/3º Campeonato de Portugal 2L/2WD: Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube
(4º geral/2º 2L/2WD); Rali Vidreiro (11º geral/5º 2L/2WD); Rali Casinos do
Algarve (5º geral/1º 2L/2WD). Carros: Citroën C2 R2 Maxi/Peugeot 206 GTi/Peugeot 208 VTi R2
2014 - 39º ERC (14 pontos, 2 vitórias em PEC) 4º Volant
Peugeot/1º Cat. Júnior:
Rallye Terre de Langres (18º geral/3º Volant Peugeot); Rallye Terre de
l’Auxerrois (14º geral/4º Volant Peugeot); Rallye Terre des Cardabelles –
Millau – Aveyron (15º geral/2º Volant Peugeot); Rallye du Var (36º geral/8º
Volant Peugeot. Carro: Peugeot 208
VTi R2) 6º Copa Suzuki Swift: Rallye Sierra Morena (22º geral/8º Copa);
Rallye Internacional Rías Baixas (28º geral/8º Copa); Rallye de Ourense (17º
geral/5º Copa); Rallye de Ferrol (10º geral/3º Copa); Rallye Villa de Llanes
(31º geral/9º Copa); Rally Comunidad de Madrid (36º geral/10º Copa). Carro:
Suzuki Swift Sport; 4º Campeonato Portugal RC4: Rali Cidade de Guimarães/Targa
Clube (10º geral/2º Cat. RC4); SATA Rallye Açores (16º geral/5º ERC 2WD/9º
RC4); Rali Vidreiro/Centro de Portugal (14º geral/2º RC4). Carro: Citroën C2 R2
Maxi
2015 - ERC Junior/ERC3: Rally Liepäja (37º geral/7º ERC
Junior/10º ERC3); Circuit of Ireland (19º geral/4º ERC Junior/4º ERC3). Carro: Peugeot 208 VTi R2
O PEUGEOT 208 R2
Motor: Dianteiro,
transversal, Tipo EP6C (pistões, bielas e AAC específicas); 2 árvores de cames
à cabeça; injecção indirecta Magneti Marelli
Cilindrada
(cc): 1.598
Potência
(cv/rpm): 185/7.800
Diâmetro x
Curso (mm): 77 x 85,8
Potência/litro
(cv/l): 116:1
Transmissão: Tracção
dianteira: Caixa de 5 velocidades sequencial, de comando mecânico
Diferencial:
Autoblocante
Embraiagem:
Comando
hidráulico; monodisco cerâmico-metálico,
Diâmetro:
184 mm
Travões: Frente:
Discos flutuantes ventilados.
Asfalto:
310 x 30 mm de diâmetro/ Terra: 285 x 26 mm.
Pinças
de 4 pistões de fixação radial.
Atrás:
discos maciços 290 x 8 mm
Pinças
de 2 pistões de fixação radial
Suspensão Dianteira:
Pseudo McPherson, triângulos específicos rotulados. Barra estabilizadora específica,
com 3 opções
de
afinação
Traseira:
Eixo em “H” reforçado e modificado. Barra
estabilizadora
específica, com 3 opções de afinação
Amortecedores:
Fr./Tr.: Öhlins
específicos, 3 vias c/ regulação hidráulica
Chassis: Estrutura:
Coque reforçada por arco de segurança multi-
ponto
soldado segundo as normas da FIA. Fundo plano
específico
em aço
Peso
mínimo (kg): 1.030
(vazio); 1.180 (com pilotos)
Repartição
fr./tr. (%): 64/36
Dimensões
(mm): Comprimento/Largura:
3.962/1.739.
Distância
entre eixos: 2.538.
Via
dianteira/traseira: 1.475/1.470
Rodas: Pneus:
Michelin 17/60 16” (asfalto); 16/64 15” (terra);
Jantes:
6,5 x 16” (asfalto); 6 x 15” (terra)
Calendário do Campeonato Europeu de Ralis (ERC) 2015
25/27 Setembro: Cyprus
Rally (Chipre, asfalto/terra)
9/11 Outubro: Rally
of Greece (Grécia, terra)
29/31 Outubro: Rallye
du Valais (Suíça, asfalto)
4/6 Janeiro: Internationale
Jännerrallye (Áustria, neve) (**)
6/8 Fevereiro: Rally Liepāja (Letónia, neve) (*) (**)
2/4 Abril: Circuit of Ireland Rally (Irlanda, asfalto)
(*) (**)
4/6 Junho: Sata Rallye Açores (Portugal, terra) (*)
25/27 Junho: Geko Ypres
Rally (Bélgica, asfalto) (*)
17/19 Julho: auto24
Rally Estonia (Estónia, terra) (*)
28/30 Agosto: Barum Czech Rally Zlín (República Checa, asfalto) (*)
(*) Provas do projecto de Diogo Gago
na competição em 2015
(**) Já disputadas
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