13 de maio de 2015

Diogo Gago à conquista da Europa



O piloto português Diogo Gogo apresenta-se como uma das mais recentes esperanças nacionais dos ralis, estando, presentemente, a desenvolver a sua carreira a nível internacional aos comandos de um 208 R2, beneficiando do estatuto de piloto oficial da PEUGEOT Rally Academy, no Campeonato Europeu de Ralis (ERC Junior). O primeiro piloto luso integrado na estrutura oficial da marca francesa, acaba de ser eleito Embaixador da Marca PEUGEOT em Portugal.



De um início de carreira nos kartings, à semelhança de tantos outros pilotos, até à actual realidade como piloto oficial da PEUGEOT Rally Academy no Campeonato Europeu de Ralis, que disputa com um 208 R2, Diogo Gago acaba de ser empossado como o mais recente Embaixador da marca PEUGEOT em Portugal.

Algarvio nascido em São Brás de Alportel, há 23 anos, Diogo Gago conta com um palmarés de 13 anos bastante diversificado em termos de categorias e viaturas conduzidas, tendo acumulado um conjunto de resultados que chamou a atenção dos responsáveis da PEUGEOT Sport, que o convidaram a integrar as suas fileiras, no âmbito da descoberta de novos valores que é apanágio da marca francesa.

Na base da crescente experiência ao nível dos ralis, nacionais e com algumas incursões em variados troféus além-fronteiras, o novo Embaixador da PEUGEOT tem conduzido diferentes viaturas, muitas delas do Grupo PSA. Em 2012, aos comandos de um PEUGEOT 206 GTi, conquistou o Desafio Modelstand e a Categoria 1 do Open Portugal de Ralis, sendo o melhor entre os carros de duas rodas motrizes (2RM).

Em 2013 fez a sua estreia internacional nas fileiras do troféu Peugeot 208 Rally Cup, vulgo «Volant Peugeot», onde o piloto algarvio deu nas vistas, adaptando-se bem a uma realidade desportiva muito diferente da que estava habituado em solo nacional e, também, a um carro competitivo e exigente, como o PEUGEOT 208 R2. Algumas boas exibições ao longo do ano culminaram com o seu primeiro pódio, no Rali Condroz, a prova de encerramento da época. Em Portugal, o Peugeot 208 R2 contribuiu também para que conquistasse o 3º lugar no nacional 2L/2WD (motor até 2.0 litros e duas rodas motrizes).
2014 foi o seu ano mais internacional e, também, o de maior sucesso fora de portas. Sagrou-se o vencedor da categoria Júnior do «Volant Peugeot», concluindo a época no 4º lugar na geral do «Volant Peugeot», com dois segundos lugares como resultados mais expressivos, e sendo considerado, em alguns meios, a revelação do ano. Uma performance que lhe valeu um prémio adicional, ao ser nomeado pela PEUGEOT Sport para disputar, em 2015, algumas provas do Europeu de Ralis (ERC) aos comandos de um 208 R2 oficial. É assim o primeiro piloto português integrado na estrutura oficial da marca francesa.

A sua primeira prova em 2015 como piloto oficial da PEUGEOT Rally Academy foi o Rali Liepäja (Letónia), naquela que foi a sua primeira participação num rali em neve, tendo alcançado o 7º lugar do campeonato ERC Junior e o 10º posto da categoria ERC3. Duas semanas depois, nova experiência e outra estreia absoluta no Circuito da Irlanda. Num feudo habitual dos pilotos locais, mas sem se intimidar num terreno difícil e enlameado, Gago obteve um 4º lugar em ambas as categorias, Juniores e ERC3.

A próxima prova do Embaixador PEUGEOT será o SATA Rallye Açores, onde, frente ao público português, Gago pretende conquistar a sua primeira vitória absoluta na competição.

Acrescente-se que, em 2015, Diogo Gago conta com o apoio da PEUGEOT Portugal, que tem no dinamismo do desporto e da competição automóvel um pilar fundamental da sua existência. Doravante, o piloto passa, assim, a integrar o lote de Embaixadores da Marca, juntamente com os pilotos Bruno Magalhães, Renato Pita, e o Chef Chakal.


O que é a PEUGEOT Rally Academy

A PEUGEOT Rally Academy foi criada pela PEUGEOT Sport em França, em 2013, com a intenção de lançar novos valores na cena internacional dos ralis, principalmente no quadro do Campeonato da Europa de Ralis (ERC) da FIA.

O ano de 2015 será o terceiro desta competição, que tem igualmente por objectivo a preparação e o desenvolvimento de novos veículos PEUGEOT, concebidos a pensar na modalidade. Este ano, a campanha irá realizar-se com os PEUGEOT 208 T16 e 208 R2.
Os pilotos oficiais na categoria maior são o irlandês Craig Breen (25 anos), que está no projecto desde o seu início, e o francês Charles Martin (26 anos), que venceu em 2014 a 208 Rally Cup, ambos ao volante dos PEUGEOT 208 T16.

Quanto ao português Diogo Gago (nascido a 7 de Agosto de 1991), ele irá tentar seguir as pisadas de Stéphane Lefebvre, francês que se sagrou vencedor, em 2014, do Junior ERC, depois de ter sido 4º no ano anterior e de ter ganho a 208 Rally Cup Junior. Gago conduz um PEUGEOT 208 R2, sendo acompanhado pelo navegador Jorge Carvalho.


O Piloto

Nome: DIOGO GAGO

Nascimento: 7 de Agosto de 1991 (23 anos)

Local de nascimento: São Brás de Alportel (Algarve)

Estreia em competição: 2004 (Karting); 2010 (Ralis)

Títulos: Troféu FastBravo (2011); Desafio Modelstand (2012); Open de Ralis/Categoria 1 (2012); Trophée Peugeot 208 Rally Cup/Junior (2014)

Navegadores: José Ferreira (2010); Jorge Manuel Carvalho (nascido a 23 de Fevereiro de 1960), (2010 – 2012); Cristiano Queiroga (2011); Jorge Eduardo Carvalho (nascido a 15 de Julho de 1983) (2012 - 2015)


Palmarés

2010 - Troféu FastBravo (com Jorge Manuel Carvalho, em SEAT Marbella GL). Melhor resultado: Rali Terras de Basto (16º geral/3º Júnior).

2011 - Troféu FastBravo (com Jorge Manuel Carvalho, em SEAT Marbella GL). Melhores resultados: Rali Vidreiro/Rali de Oliveira do Hospital/Rali Cidade de Gondomar-Sistelmar/Rali de Loulé-Casino de Vilamoura (3º Júnior). Rali de Monção (17º geral/4º Júnior). Vencedor do Troféu FastBravo. Estreia no Desafio Modelstand (Rali Casinos do Algarve, 15º, Peugeot 206 GTi)

2012 - Vencedor do Desafio Modelstand e da Classe 1 do Portugal Open de Ralis. Resultados: 10º Rali de Montelongo (2º Júnior, 6º Cat. 1); 5º Rali de Barcelos (1º Júnior, 2º Cat. 1); 6º Rali Cidade de Castelo Branco (1º Júnior, 3º Cat. 1); 6º Rali Vidreiro (2º Júnior, 2º Cat. 1); 6º Rali Targa/Serra da Freita (2º Júnior, 3º Cat. 1); 6º Rali de Oliveira do Hospital (3º Júnior, 2º Cat. 1); 6º Rali de Loulé – Casino de Vilamoura (3º Júnior, 1º Cat. 1); 4º Rali Cidade de Gondomar – Sistelmar (2º Júnior, 1º Cat. 1); 5º Rali de Baião (3º Júnior, 2º Cat. 1). Carro: Peugeot 206 GTi; 2º Rali Casinos do Algarve (1º Cat. 1). Carro: Citroën C2 R2 Max

2013 - 5º Volant Peugeot. Resultados: Rallye Terra des Causses (19º geral/6º Volant Peugeot/6º R2); Rallye Mont-Blanc Morzine (105º geral/9º Volant Peugeot); Rallye d’Antibes – Côte d’Azur (22º geral/9º Volant Peugeot); Rally de Condroz – Huy (18º geral/3º Volant Peugeot). Carro: Peugeot 208 VTi R2; 7º Campeonato de Portugal/3º Campeonato de Portugal 2L/2WD: Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube (4º geral/2º 2L/2WD); Rali Vidreiro (11º geral/5º 2L/2WD); Rali Casinos do Algarve (5º geral/1º 2L/2WD). Carros: Citroën C2 R2 Maxi/Peugeot 206 GTi/Peugeot 208 VTi R2

2014 - 39º ERC (14 pontos, 2 vitórias em PEC) 4º Volant Peugeot/1º Cat. Júnior: Rallye Terre de Langres (18º geral/3º Volant Peugeot); Rallye Terre de l’Auxerrois (14º geral/4º Volant Peugeot); Rallye Terre des Cardabelles – Millau – Aveyron (15º geral/2º Volant Peugeot); Rallye du Var (36º geral/8º Volant Peugeot. Carro: Peugeot 208 VTi R2) 6º Copa Suzuki Swift: Rallye Sierra Morena (22º geral/8º Copa); Rallye Internacional Rías Baixas (28º geral/8º Copa); Rallye de Ourense (17º geral/5º Copa); Rallye de Ferrol (10º geral/3º Copa); Rallye Villa de Llanes (31º geral/9º Copa); Rally Comunidad de Madrid (36º geral/10º Copa). Carro: Suzuki Swift Sport; 4º Campeonato Portugal RC4: Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube (10º geral/2º Cat. RC4); SATA Rallye Açores (16º geral/5º ERC 2WD/9º RC4); Rali Vidreiro/Centro de Portugal (14º geral/2º RC4). Carro: Citroën C2 R2 Maxi

2015 - ERC Junior/ERC3: Rally Liepäja (37º geral/7º ERC Junior/10º ERC3); Circuit of Ireland (19º geral/4º ERC Junior/4º ERC3). Carro: Peugeot 208 VTi R2




O PEUGEOT 208 R2

Motor:                                              Dianteiro, transversal, Tipo EP6C (pistões, bielas e AAC específicas); 2 árvores de cames à cabeça; injecção indirecta Magneti Marelli

Cilindrada (cc):                            1.598

Potência (cv/rpm):                     185/7.800

Diâmetro x Curso (mm):          77 x 85,8

Potência/litro (cv/l):                  116:1

Transmissão:                                 Tracção dianteira: Caixa de 5 velocidades sequencial, de comando mecânico

Diferencial:                                   Autoblocante 

Embraiagem:                                Comando hidráulico; monodisco cerâmico-metálico,
                                                            Diâmetro: 184 mm

Travões:                                          Frente: Discos flutuantes ventilados.
                                                            Asfalto: 310 x 30 mm de diâmetro/ Terra: 285 x 26 mm.
                                                            Pinças de 4 pistões de fixação radial.
                                                            Atrás: discos maciços 290 x 8 mm
                                                            Pinças de 2 pistões de fixação radial

Suspensão                                      Dianteira: Pseudo McPherson, triângulos específicos rotulados. Barra estabilizadora específica, com 3 opções
                                                            de afinação
                                                            Traseira: Eixo em “H” reforçado e modificado. Barra
                                                            estabilizadora específica, com 3 opções de afinação

Amortecedores:                          Fr./Tr.: Öhlins específicos, 3 vias c/ regulação hidráulica

Chassis:                                           Estrutura: Coque reforçada por arco de segurança multi-
                                                            ponto soldado segundo as normas da FIA. Fundo plano
                                                            específico em aço

Peso mínimo (kg):                      1.030 (vazio); 1.180 (com pilotos)
                                                            Repartição fr./tr. (%): 64/36

Dimensões (mm):                       Comprimento/Largura: 3.962/1.739.
                                                            Distância entre eixos: 2.538.
                                                            Via dianteira/traseira: 1.475/1.470

Rodas:                                              Pneus: Michelin 17/60 16” (asfalto); 16/64 15” (terra);
                                                            Jantes: 6,5 x 16” (asfalto); 6 x 15” (terra)

Calendário do Campeonato Europeu de Ralis (ERC) 2015

25/27 Setembro:              Cyprus Rally (Chipre, asfalto/terra)

9/11 Outubro:                   Rally of Greece (Grécia, terra)

29/31 Outubro:                 Rallye du Valais (Suíça, asfalto)

4/6 Janeiro:                        Internationale Jännerrallye (Áustria, neve) (**)

6/8 Fevereiro:   Rally Liepāja (Letónia, neve) (*) (**)

2/4 Abril:                           Circuit of Ireland Rally (Irlanda, asfalto) (*) (**)

4/6 Junho:                         Sata Rallye Açores (Portugal, terra) (*)

25/27 Junho:                    Geko Ypres Rally (Bélgica, asfalto) (*)

17/19 Julho:                      auto24 Rally Estonia (Estónia, terra) (*)

28/30 Agosto: Barum Czech Rally Zlín (República Checa, asfalto) (*)


(*) Provas do projecto de Diogo Gago na competição em 2015
(**) Já disputadas

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