foto FIA ERC |
Vaclav Pech Jr. foi o vencedor da edição de 2014 do Rali Barum,
disputado ao redor da cidade de Zlin, na República Checa. O piloto da
casa, ao volante de um Mini JCW RRC foi quem melhor soube aproveitar os
muitos deslizes entre os homens da frente para segurar o primeiro lugar
da classificação geral.
foto FIAERC |
A edição deste ano não teve grande história já que praticamente tudo
ficou decidido logo na fase inicial do rali. O primeiro líder seria o
holandês Kevin Abbring, piloto que viria a abandonar na pec 3 com
problemas mecânicos no seu Peugeot 208 T16 oficial. Sorte identica teve o
seu companheiro de equipa Craig Breen, que depois de sair de estrada,
acabou por abandonar quando era 3º.
Do lado da Skoda, Essapeka Lappi também não foi além da 3ª
classificativa quando protagonizou um toque que o impediu de continuar
em prova.
Com todos estes azares, a liderança ficava na posse de Roman Kresta mas
por pouco tempo já que na classificativa 5, o checo sentia dificuldades
com o seu Skoda Fabia S2000 acabando por abandonar devido a falha
mecânica. Desta forma seria Vaclav Pech Jr. a assumir o comando,
deixando toda a oposição a uma confortável distância, o que permitiu a
Pech controlar o seu andamento ao longo de todo o restante rali até à
vitória.
foto FIA ERC |
Na segunda posição terminaria o alemão Sepp Wiegand, o melhor
representante da Skoda, também ele sem grande trabalho para segurar o
lugar, após a saída de estrada de Jaromir Tarabus. Wiegand terminaria
com quase 1 minuto de vantagem sobre o 3º classificado, o checo Tomáš
Kostka, ao volante de um Ford Fiesta R5.
foto @world - Andre Lavadinho |
Do lado das cores nacionais, o Rali Barum não deixará grandes saudades.
Bruno Magalhães, navegado por Carlos Magalhães, terminou o rali no 10º
posto. O piloto lisboeta nunca se sentiu totalmente à vontade ao volante
do Peugeot 208 T16 que não se mostrava devidamente eficaz nos difíceis
troços de Zlin, Magalhães ainda teve uma saída de estrada durante a
primeira etapa, mas as maiores dificuldades foram mesmo encontrar o
set-up ideal do carro.
foto FIA ERC |
Por seu lado, Renato Pita e Hugo Magalhães acabaram por abandonar na
segunda etapa devido à quebra do motor do seu Peugeot 208 R2. A dupla
apoiada pela BP já vinha a sentir dificuldades com o "coração" do
Peugeot desde o início da prova, embora viessem a efectuar alguns
registos interessantes demonstrando evolução ao longo dos troços.
O Europeu de Ralis ruma agora até ao Mediterrâneo para a disputa do Rali de Chipre, de 19 a 21 de Setembro.FONTE:MSCFOTORALI
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