O piloto algarvio Ricardo Teodósio vai regressar este ano ao escalão
máximo dos ralis nacionais. Habitual presença em provas do extinto Open
de Ralis e do Regional Sul, o piloto aposta agora num Mitsubishi Lancer
Evo IX para participar no Campeonato Nacional de Ralis com o objectivo
bem definido: tentar chegar ao título no Grupo N.
Teodósio deverá apresentar-se à partida do Rali Serras de Fafe, já no
dia 22 pretendendo evoluir o carro ao longo do ano passando para a
versão R4 do Mitsubishi.
Por seu lado, a EVO CUP, um troféu idealizado por Teodósio para
acompanhar 6 ralis do Nacional irá ficar parado. Esta competição, que
pretendia fazer correr os Mitsubishi Lancer Evo VI no Nacional de Ralis,
encontrou diversos entraves sendo que a falta de um patrocinador
principal, bem como a falta de entendimento com a entidade federativa
foram os principais aspectos contra, mas a pouca adesão de pilotos a
esta competição, provocada pela difícil conjuntura económica que o país
atravessa foram determinantes para a decisão da anulação do troféu.
Também a caminho do Nacional de Ralis está Ricardo Marques. Depois de
várias temporadas ao volante do Citroen C2 R2 Max, o piloto de Vieira do
Minho irá este ano disputar 7 provas do campeonato (excluíndo o Rali de
Portugal) a bordo de um novo Peugeot 208 R2. Ricardo Marques vai em
breve efectuar um teste com a nova máquina em pisos de terra, depois de
já o ter experimentado ainda na sua configuração para asfalto,
mostrando-se bastante agradado com o seu desempenho.
VITOR PASCOAL REGRESSA A TEMPO INTEIRO
Após uma temporada marcada por apenas algumas participações esporádicas
em ralis, Vitor Pascoal prepara-se este ano para regressar a tempo
inteiro à modalidade.
O piloto de Amarante irá disputar a totalidade do Campeonato Norte de Ralis tendo como principal objectivo a luta pelo título.
Para tal, Pascoal vai dispor de um Mitsubishi Lancer Evo VII que surgirá
já na primeira prova em Fafe, embora não dispondo das ultimas
evoluções.
Para Pascoal, faz mais sentido concentrar-se num campeonato de menores
dimensões com menores custos e efectuar a totalidade das provas, do que
investir no Nacional de Ralis com um carro mais competitivo, conseguindo
reunir orçamento apenas para dois ou três ralis.
O piloto poderá ainda participar numa prova do Nacional lá mais para o
fim da época com outro carro, algo que ainda está a ser estudado.
CITROEN ESTREIA R5 EM PORTUGAL
A Citroen Sport anunciou que a estreia competitiva do seu novo DS3 R5
será no Rali de Portugal deste ano. Aos comandos da nova máquina estará o
jovem piloto francês Sebastien Chardonnet que inicia assim o seu
programa desportivo na WRC 2.
Após a apresentação mundial da nova arma para os ralis em Portugal na
época passada, a Citroen volta a escolher o nosso país para acolher a
estreia daquele que será o terceiro carro da categoria R5 em competição.
Recorde-se que o novo Peugeot 208 T16 R5 será estreado por Craig Breen
no Rali da Acrópole, uma semana antes do Rali de Portugal.
NACIONAL DE RALIS ACOMPANHA WRC
A terceira prova do Campeonato Nacional de Ralis terá os troços
algarvios do Rali de Portugal como cenário. A prova será composta por um
total de 149,31 quilómetros cronometrados divididos pelas
classificativas da primeira etapa.
Assim, os concorrentes do Nacional irão disputar a super Especial de
Lisboa, na tarde do dia 3 de Abril, percorrendo no dia seguinte as
duplas passagens pelos troços de Silves, Ourique e Almodôvar, dando por
terminada a sua prova após o final dessa etapa.
DA MONTANHA PARA O RALLICROSS
Depois de se sagrar em 2013 Campeão de Portugal de Montanha, Tiago Reis
revelou que não irá defender o título na modalidade. Em vez disso, o
piloto de Famalicão pretende Mudar de ares passando para o Rallicross.
Nos planos de Tiago Reis está a disputa das provas de Off-Road no
sentido de evoluir a sua condução para no futuro passar para os ralis
levando já consigo alguma experiencia nesse estilo de pilotagem.
Por revelar ficou o seu programa desportivo, bem como o carro que o piloto da Transfradelos irá utilizar.
O canadiano Jacques Villeneuve foi oficialmente confirmado no novo
Campeonato do Mundo de Rallicross. O ex-piloto de Fórmula 1, Campeão do
Mundo em 1997, irá disputar esta competição aos comandos de um Peugeot
208 com cerca de 600 cavalos de potência da equipa britânica Albatec.
Depois de ter efectuado já os primeiros testes com o novo carro,
Vileneuve mostrou-se entusiasmado com a modalidade revelando estar
ansioso pelo início da competição.
O Mundial de Rallicross inicia-se a 3 e 4 de Maio no circuito de Montalegre.
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