21 de maio de 2012

Pódio para João Fonseca na Falperra

                                                                  Foto de Silvia Gonçalves

O piloto da Covilhã encontrou várias adversidades na Rampa Internacional da Falperra, principalmente no primeiro dia de prova, devido à chuva, mas acabou por conseguir um fantástico 3º lugar na sua categoria (2) e um 4º na geral. João Fonseca faz, assim, um balanço «bastante positivo» da sua estreia ao volante do SilverCar S2 da MTC- Racing Team no Campeonato de Portugal de Montanha 2012, que arrancou no passado fim de semana.

Na primeira das três subidas oficiais, o atual vice-campeão em título foi traído pelas condições climatéricas: «Apanhei zonas muito molhadas e, por isso, uma pista lenta, enquanto que os meus adversários mais diretos, que partiam sempre com cerca de 60 carros de diferença relativamente à minha saída já a encontraram seca. Ou seja, eu estava sempre, à partida, em desvantagem». O seu primeiro tempo acabaria por ficar aquém do que é capaz. O piloto conta que «sabia que tinha de fazer duas subidas boas para conseguir chegar aos primeiros lugares». Foi o que fez: conseguiu 2:21.688 na segunda e 2:21.022 na última.

As condições climatéricas acabaram por prejudicar a prestação do piloto também pelo facto de se ter registado alguma instabilidade, já que ora chovia, ora fazia sol. “Mexer” no carro não era, por isso, tarefa fácil. «Mas conseguimos equilibrar o SilverCar», constata.

Apesar de tudo, João Fonseca diz que o resultado da prova «superou as expetativas». «Teoricamente, esta seria a prova mais complicada do calendário para nós, tendo em conta que a Falperra é uma Rampa muito rápida e há carros bem mais potentes do que o que eu conduzo nesta competição», realça João Fonseca, para depois acrescentar que «provou-se que este o SilverCar S2 é realmente competitivo e podemos andar nos lugares da frente».

O resultado obtido nesta que foi a prova inaugural do Campeonato de Portugal de Montanha dá-lhe confiança de que poderá continuar nos lugares da frente
em 2012. De resto, no ano passado João Fonseca foi 4º na sua categoria e 5º na geral na Rampa Internacional da Falperra.

O piloto diz ter consciência de que em 2012 o Campeonato será bem mais competitivo, o que se pôde verificar já em Braga, «dada a quantidade e qualidade de bons pilotos a participar, assim como de carros, mais potentes».

Pedro Salvador foi o vencedor da prova. João Fonseca diz ter noção de que não é concorrência para Pedro Salvador e que também nenhum outro piloto do Campeonato o conseguirá ser: «O Pedro é um grande piloto, muito rápido, que irá realizar como que um Campeonato à parte do nosso». Tendo em conta que esta será uma edição muito competitiva, João Fonseca conclui que «um 4º ou 5º lugar este ano é melhor do que um 1º ou 2º lugar em 2011».

Sem comentários:

Enviar um comentário