13 de junho de 2013

Pedro Silva ascende a segundo no Troféu Rallycar com novo pódio


A região do centro do país recebeu a caravana do Campeonato Open de Ralis, para mais uma edição do Rallye Vidreiro, prova a cargo do CAMG.

Para a dupla Pedro Silva e João Aguiar a prova em pisos de asfalto não correu como o esperado, mas o resultado final acabou por ser até bastante positivo, com a regularidade a premiar o piloto com mais um pódio.

Como nos salienta o piloto de Guimarães “infelizmente começámos o rali muito mal, pois além de termos feito novamente uma má escolha de pneus, apanhamos alguns sustos logo no início, o que me fez andar completamente sem confiança.

Depois de perdermos muito tempo logo no primeiro troço, restou-nos seguir num ritmo seguro à espreita de qualquer oportunidade para subir algum lugar na geral do Troféu Rallycar Basic, procurando sempre que possível proporcionar algum espectáculo ao muito público presente”.

Com os pisos bastante sujos, a dupla foi ultrapassando todas as adversidades da prova, conseguindo subir uma vez mais ao segundo lugar no Troféu Rallycar Basic, ocupando agora também a segunda posição do troféu, após três provas. “Na PEC Farol 1, o Manuel Pinto e o Hugo Pinheiro tiveram uma infelicidade que os forçou a abandonar, acabando o 2º lugar por nos "cair do céu", permitindo-nos do mesmo modo ascender ao 2º lugar da Competição.

Na super especial já conseguimos rodar rápido e com bastante mais confiança, conseguindo, a exemplo do Rali de Guimarães, fechar as contas averbando o melhor tempo entre os concorrentes ao Troféu.

Segue-se agora a fase de terra, em que não me sinto tão à vontade, mas em que procuraremos defender "com unhas e dentes" o segundo lugar no troféu, não deixando contudo de espreitar qualquer oportunidade em subir mais na classificação”.

A dupla do Citroën Saxo terminou assim a prova com um grande desempenho na super especial ascendendo ao Top 10 do Open de Ralis e conseguindo novo triunfo no troféu. Após as cinco especiais de classificação, foram os 11º no Campeonato Open de Ralis 2 Rodas Motrizes, segundo como referido no Troféu Rallycar Basic. O Campeonato Open de Ralis e o Troféu Rallycar prosseguem em Oliveira do Hospital, nos próximos dias 28 e 29 de Junho.

Competisport com duplo pódio no Rallye Vidreiro!

O CAMG levou para a estrada mais uma edição do Rallye Vidreiro, prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Desafio Modelstand e Campeonato Regional Ralis Centro.
A Competisport alinhou com duas duplas candidatas aos lugares cimeiros, com Luís Mota e Alexandre Ramos a alinhar no Mitsubishi EVO VII e Gil Antunes e Carlos Ramiro no Peugeot 206 Gti.
Luís Mota não começou da melhor forma a prova, já que a escolha de pneus para as duas primeiras especiais não foi a melhor e acabou por perder demasiados segundos para o seu mais direto adversário.
Já com uma diferença nada fácil de recuperar para garantir a vitória, a dupla do competitivo Mitsubishi EVO VII centrou-se em assegurar o segundo lugar final, somando assim mais um importante resultado para o campeonato. 
Num rali onde se disputaram cerca de cinco especiais de classificação, a dupla do Cartaxo veio a terminar a prova na segunda posição do Open de Ralis, garantindo também a segunda posição final no Regional Centro. No que diz respeito ao Troféu Rallye Car Maxi, conseguiram garantir nova vitória na categoria Maxi.
Por outro lado, desta feita a sorte não esteve com a dupla Gil Antunes e Carlos Ramiro já que foram obrigados a desistir muito cedo.
A equipa entrou da melhor forma na prova, já que um ritmo forte aliado à escolha certa dos pneus permitiu à equipa registar um grande crono na primeira especial, somando uma boa vantagem para os seus mais diretos adversários do Open de Ralis 2 RM e Desafio Modelstand. Contundo na segunda especial, a cedência de uma manga de eixo, acabou por ditar o prematuro abandono da equipa, que estava num bom caminho para garantir mais uma vitória no troféu.
O Open de Ralis prossegue a 29 de Junho, com a realização do Rally Oliveira do Hospital.

SFR Motorsport e António Rodrigues lideram Desafio Modelstand


Apesar de não ter sido um rali fácil, a SFR Motorsport conseguiu passar para a liderança do Desafio Modelstand após o Rallye Vidreiro, nesta que foi a quarta prova pontuável para a competição.
António Rodrigues e Jorge Carvalho até começaram bem a prova com um 3º melhor crono na terceira especial, mas logo na PE seguinte, uma saída levou-os a perder muito tempo e consequentemente perder a luta pela vitória na prova, descendo à sexta posição da competição monomarca.
Com apenas três especiais pela frente, a dupla do Peugeot 206 Gti fez valer todo o seu potencial e apostou num andamento forte, que lhe permitiu vencer todas as especiais e fazer uma boa recuperação até à terceira posição final. 
Como nos refere o piloto de Murça “Na incerteza de chover ou não, decidimos, não arriscar e optamos por arrancar com pneus de chuva, o que se mostrou a pior opção pois encontramos os troços praticamente secos. Melhor escolha fez um dos nossos principais adversários, o Gil Antunes que com pneus para seco, ganhou-nos onze segundos na primeira Especial.

No troço seguinte, tentamos recuperar o tempo perdido, atacando forte, só que numa zona muito rápida que chegávamos em sexta velocidade, na travagem, o carro bloqueou as rodas e tive que recorrer ao travão de mão para “evitar danos maiores”. Tivemos muita sorte, porque acabamos por sair de estrada de traseira, causando como maior dano o escape partido, retirando algum rendimento ao carro. Perdemos cerca de um minuto, para conseguirmos regressar à estrada, com a ajuda do público, que estava no local.

Apostamos tudo em recuperar o tempo perdido e com apenas três troços fizemos os possíveis para ir mais além, mas a terceira posição acabou por ser o possível, sendo que perdemos a segunda posição por apenas 1,2s!

Apesar disso, temos motivos para estarmos satisfeitos, pois com este resultado, conseguimos conquistar a liderança do Troféu Peugeot Modelstand e ainda o quarto lugar no Campeonato, a sete pontos do primeiro, o que nos dá boas perspetivas para o inicio da nova fase dos ralis que vão passar para pisos de terra, já daqui a 15 dias, com o Rali de Oliveira do Hospital.

Sergio Vaz foi 5º no Modelstand

Teve palco na Marinha Grande mais uma edição do Rallye Vidreiro, prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis e Desafio Modelstand a cargo do CAMG.
A prova em pisos de asfalto, contou com a dupla Sérgio Vaz e Bino Santos que regressaram ao Desafio após a ausência no Rali de Alfena.
A dupla do Peugeot 206 Gti começou muito bem a prova, já que fizeram a escolha certa nos pneus para a primeira secção e souberam tirar muito bom proveito dos mesmos, já que após as duas primeiras especiais ocupavam a segunda posição do troféu.
Com a vinda à assistência a dupla apostou em pneus de chuva para os troços do Farol, com a aposta desta vez a não ser a melhor já que os mesmos estavam secos. Com isto a dupla foi perdendo algum tempo não evitando inclusive uma ligeira saída de estrada que lhes custou alguns segundos. 
Com isto vieram a descer para a 5ª posição final do troféu, 8º no Campeonato Open de Ralis 2 RM.
O Rali começou bem, fizemos a escolha certa nos pneus e entramos muito confiantes com um bom andamento que nos permitiu ir a segundo na primeira parte. Na segunda secção foi o inverso. Erramos na escolha de pneus e acabamos por perder algum tempo para os nossos adversários. Apesar de tudo, terminamos o rali, somamos pontos para o troféu que era o nosso principal objetivo”, conluiu Sérgio Vaz.
Quanto ao rali em si, Bino Santos adianta ainda que “Gostei muito das especiais que CAMG escolheu, tornando a prova muito interessante. O horário é que não faz qualquer sentido, sobretudo para o Open de Ralis porque pura e simplesmente quando íamos para os troços estes estavam desertos! Num futuro o ideal seria passar logo nas primeiras especiais a seguir ao CPR”.
A dupla prossegue com o Rali Oliveira do Hospital, nos dias 27 e 28 de Junho.

Paulo Moreira deixa boas indicações, mas resultado final não traduz andamento

O Campeonato Open de Ralis prosseguiu no passado sábado com a quinta ronda da época, em mais uma edição do Rallye Vidreiro, prova esta a cargo do CAMG.
Paulo Moreira e Marco Macedo partiram centrados em continuar a toada da prova anterior, onde tinham já deixado boas indicações com o Opel Corsa OPC.
Na Marinha grande, não começaram da melhor forma o rali e isso acabou por comprometer o resultado final. 
Tínhamos boas expectativas para este rali, no entanto a lotaria dos pneus não ajudou. Na PEC 1, um peão e uma saída de frente num cruzamento fizeram nos perder 40 segundos condicionando o resultado final. 

A partir daí fomos sempre a melhorar o andamento e rodamos sempre nos Top 5 das 2 RM. O resultado final acabou por saber a pouco. Vamos ver como nos comportamos na terra, já em Oliveira do Hospital”.
Apesar do tempo perdido, a dupla do Opel Corsa OPC deixou boas indicações para as próximas provas, já que registaram tempos nos três primeiros do COR 2 RM, num rali que contou com a presença de muitos e bons candidatos aos lugares da frente.
Após as cinco especiais de classificação foram 6º no COR 2 RM, alcançando novo pódio no Troféu Rallycar Maxi.
A dupla prossegue com o Rallye Oliveira do Hospital, nos dias 27 e 28 de Junho.
Mais info e fotos em: facebook.com/mrteamrallye

Marco Ferreira mais confiante para Monchique

Depois da espectacular vitória em Beja, Marco Ferreira e Edgar Gonçalves esperam continuar a boa senda de resultados no Campeonato Regional de Ralis Sul – Duas Rodas Motrizes, agora em Monchique.
“Este é o primeiro rali de asfalto da temporada e como sempre vamos tentar fazer o melhor possível com o nosso Citroen Saxo neste tipo de piso”, começou por lançar Marco Ferreira.
Vice-Campeão Regional Sul em 2012, o piloto de Santiago do Cacém não foi muito feliz nesta prova no ano passado, pois um problema na super especial acabou por hipotecar um bom resultado final. Marco Ferreira diz agora que “é um rali que à partida será idêntico ao que fiz no ano passado e onde, apesar de tudo, nos mostrámos competitivos. O troço em si não é particularmente entusiasmante, pois é estreito, algo lento e com muitas mudanças de piso, portanto considero que é uma prova que não se encaixa bem nas características do Saxo. Espero ter uma prova sem os problemas que tivemos em Beja nas duas primeiras especiais, para podermos dar sempre o máximo e lutar pelos primeiros lugares na classe”.
Sobre o modelo de prova escolhido pelo Clube Automóvel de Portimão, o piloto de Santiago do Cacém que conta com os os apoios de Tudóptica, Consulnear, JBJF, TransmissãoSado, Hora D’Impacto, Jorge Amortecedores e Eni, diz que “sendo quatro passagens pela mesma especial, acaba por tornar a prova um pouco monótona, mas ao mesmo tempo permite outro tipo de evolução de passagem para passagem. Como costumamos entrar sempre mais cautelosos, vamos ter margem para melhorar.”
O Rali de Monchique tem lugar no próximo domingo, sendo composto por quatro passagens por uma prova especial de classificação com cerca de treze quilómetros.

Rafael Lobato optimista para o Ralicross de Sever do Vouga

Rafael Lobato regressa à competição no próximo fim-de-semana para a 2ª ronda do Campeonato de Portugal de Offroad, que se disputa no circuito de Sever de Vouga.
O piloto de Vila Real está mais confiante num bom resultado: "Os problemas que tivemos com a caixa de velocidades na prova anterior estão resolvidos. Espero agora ter o carro mais competitivo e conseguir rodar sem problemas pois isso é fundamental para ganhar confiança e adaptar-me à sua condução. Preciso de todo o tempo que puder ao seu volante para aprender o mais possível e rapidamente alcançar um ritmo competitivo".
Os planos para esta prova passam por: "Andar o mais rápido possível desde o início. A Categoria Super 2000 está muito competitiva, quer em quantidade como em qualidade. O mínimo erro paga-se caro e pode resultar no afastamento da Final, como sucedeu em Lousada. Estamos todos muito empenhados em colmatar estas falhas iniciais e entrar na disputa dos lugares cimeiros, que é o objectivo para esta época de estreia".
A equipa aproveita para convidar todos os leitores a marcarem presença em Sever do Vouga, com as provas a acontecerem durante a tarde de sábado e todo o dia de domingo.
Entretanto já estão disponíveis os vídeos das corridas de Rafael Lobato em Lousada, que poderá ver nas seguintes ligações ou na sua página do Facebook www.facebook.com/Rafael.Lobato.Fan.Page

A. Maia Sport no Rally Vidreiro: “Objetivos cumpridos, mas resultado soube a pouco”

A Marinha Grande foi palco neste passado sábado de mais uma ronda dos mais importantes campeonatos Nacionais no que diz respeito aos ralis, com a realização da edição de 2013 do Rally Vidreiro.
A prova em pisos de asfalto foi pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato Open de Ralis, Desafio Modelstand e ainda Troféu Rallycar.
Depois da ausência no Rali Cidade de Guimarães, a A.MaiaSport prosseguiu o seu programa desportivo de 2013, alinhando na prova com a dupla Júlio Maia e Alexandre Rodrigues com o “ostentoso” Peugeot 206 S1600.
A dupla da Póvoa de Varzim arrancou para a prova centrados em fazer uma prova de evolução, com o principal objetivo de terminar e voltar a ganhar ritmo e confiança com o carro, após a desistência do Rally Santo Thyrso.
Com condições meteorológicas muitos instáveis e com os pisos ora seco, ora com zonas molhadas, a dupla optou por não entrar em loucuras e foram fazendo a sua prova, evoluindo PEC a PEC e indo subindo muitas posições ao longo do rali, fazendo uma prova sem erros e tendo aqui o verdadeiro teste após a reparação do 206.
“Entramos muito cautelosos na prova, vínhamos de uma “saída” em Santo Tirso e primeiro apostamos em voltar a ganhar confiança com o carro, evoluindo o nosso ritmo de prova em cada especial. Os troços estavam muito sujos, pelo que era fácil cometer erros. Da nossa parte o objetivo de terminar a prova foi cumprido mas sabemos que andamos muito aquém das nossas capacidades, motivado em muito pelo acidente sofrido em Santo Tirso , contudo o carro esteve excelente e o resultado acaba por ser positivo, mas “soube a pouco” pois temos a noção que poderíamos ter ido mais além”, salientou Júlio Maia.
A dupla apoiada por Liqui Moly, Crédito Agrícola, A.Maia Lda, PóvoaCar, Gruzim, SBL, NorteShopping, Alameda Con`Vida , Vietauto, Auto Pinheiro, Magenta e Cião e Blucare, terminou o Rallye na 4ª posição do Troféu Rallye Car, sendo os 10º no COR 2 RM.
Logo após o Rally de Vidreiro, no dia 9 de Junho a equipa esteve presente em Vila do Conde no evento de apresentação do novo Peugeot 208 GTI, a convite da Gamobar – Concessionário Peugeot com duas das suas viaturas, num evento que dignificou em muito a imagem da equipa e de todos os parceiro que nos apoiam, visitado por milhares de espetadores.

Mais uma prova azarada para a equipa AMAzing Team no Rali Vidreiro

A equipa AMAzing Team apresentou-se à partida de mais uma prova do Campeonato Portugal de Ralis, no Rali Vidreiro de 2013, 3ª prova pontuável para o campeonato. Os objetivos para este rali eram bem definidos e passavam em acabar a prova com a melhor classificação possível, ganhar mais experiência, mas acima de tudo, divulgar mais uma vez o objetivo principal que consiste na angariação de fundos para a construção de um edifício multi-funcional para a AMA – Associação Amigos do Autismo.
A preparação do rali correu muito bem, com testes efetuados na zona da mata de Leiria, e onde tudo indicava para um rali sem problemas. Ainda no dia sexta, a equipa efetuou um co-drive com alguns jovens com autismo da APPDA-Leiria junto ao parque de assistência, permitindo que estes jovens sentissem a adrenalina de andar num carro de rali. Chegado o dia do rali, o sentimento de que tudo iria correr bem, facto que não se verificou logo após o início da 2ª especial cronometrada. “A 1ª especial foi realizada com calma. Ainda íamos a sentir o carro e como estava o seu comportamento, mas nada de anormal se fazia notar.  No entanto, logo no início da 2ª especial, sem que nada o fizesse prever, o carro desligou-se e nunca mais pegou. Depois de em Guimarães termos desistido por avaria mecânica, pois o motor cedeu, desta feita um problema com o sensor da cambota esteve na origem da nossa desistência. Foi uma pena mais uma vez abandonarmos e de novo no inicio do rali, mas realço a experiência que proporcionamos aos jovens com autismo da APPDA-Leiria durante o dia de sexta”, refere o piloto Marco Reis.
Para o navegador, Rui Raimundo Jr, a maré de azar não quer largar a equipa, “depois de em Guimarães termos desistido, para o Rali Vidreiro o carro sofreu uma profunda revisão. E nada nos fazia prever que o azar bateria à porta de novo. Ao que tudo indica, um problema eléctrico fez-nos mais uma vez desistir. Não podemos baixar os braços, e apesar de algo desanimados temos de pensar que o nosso objetivo de campeonato tem de continuar a ser divulgado nas restantes provas.”
A equipa apoiada pela Optimus, Cepsa, AMAzing – Publicidade e Comunicação, YZYCAR, Auto-Rabal, Raifama Automóveis, Overstep, Heads Motorsport e Monteiro’s Competições continuará a sua missão neste Campeonato Portugal de Ralis, estando presentes na próxima ronda, no Rali de Mortágua.

11 de junho de 2013

Fernando Martins e Luis Ferreira com objetivos cumpridos em Cabeceiras


A quinta prova do Campeonato Inter-Municípios Norte teve como palco Cabeceiras de Basto, que recebeu a 2º edição do Rally Sprint Abadim/Cabeceiras de Basto, prova organizada pelo Team Baia e pelo Clube Automóvel de Guimarães.

A dupla do Jaguar, Fernando Martins e Luís Ferreira partiam para este rali em 2º lugar da classe VII a 7 pontos do 1º classificado e com o objetivo de vencer e ainda ficar nos 10 primeiros da geral.

Fernando Martins a correr em casa estava confiante para fazer um bom resultado: “Tendo um bom conhecimento do troço e agora que o Jaguar evoluiu a nível de suspensão e pneus o nosso objetivo era ganhar a classe VII e ainda ficar nos 10 primeiros, conseguimos beneficiar com as condições climatéricas e entramos logo ao ataque na SS1. Decidimos não baixar o ritmo e conseguimos obter o 1º lugar da classe VII e um muito bom 5º lugar da geral.
Luís Ferreira: “ Os objetivos do Fernando eram claros, e confesso que não estava confiante até ao final da primeira especial. Com as condições do tempo tive zonas que mal via a estrada e estava com medo de me enganar nas notas mas acabou por correr tudo bem e conseguimos cumprir os objetivos”

O Team Roady Carvalhos, parte agora para a próxima prova o Rali de Famalicão, tentando novamente um bom resultado.

Deixamos um especial agradecimento a Auto Roady Carvalhos, Stand 222, Rupeças, Serralharia AJ Oliveira, Jorge Amortecedores, José Silva, Pessoal e Intransmissível Lda., Plural Cores e ao nosso órgão de comunicação social +Rally –Futebol. Agradecemos também todo o apoio dos nossos amigos e da Inkipe bem como do publico presente.
Fotos: Manuel Castro e Nuno Pimenta

Diogo Gago soma pontos no Vidreiro


Diogo Gago e Jorge Carvalho conquistaram o quinto posto no Rali Vidreiro, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis de Duas Rodas Motrizes e na qual se viram obrigados a participar com um Peugeot 206 Gti, ao invés do habitual Citroen C2 R2 Max.

“Não foi um rali propriamente fácil para nós e tínhamos essa noção antes de arrancar, pois não contávamos com uma viatura que nos pudesse levar a fazer jogo igual com a concorrência”, começou por dizer Diogo Gago.

O jovem piloto algarvio ainda assim destacou que “nem por isso deixámos de demonstrar o nosso valor e desde início que estivemos na luta pelos primeiros lugares. O estado do tempo apesar de instável até nos ajudou na fase inicial da prova, pois conseguíamos minimizar o facto de contarmos com um carro menos competitivo”.

Mas se com as condições climatéricas mais difíceis ainda foi possível minimizar as perdas, já com os troços a secar ao final do dia, o piloto que conta com os apoios de Berci, Axa Seguros, QF-Lda, Britefil, Pedro Pinto Automóveis, Ray Just Energy Drink, Chaveca & Janeira e Mariscos Galvão acabou por cair até ao quinto posto entre os Duas Rodas Motrizes.

“Dentro do Pinhal as coisas complicaram-se para nós, pois os pisos começaram a secar e tornavam o troço mais rápido e apesar de termos dado tudo, era impossível acompanhar o ritmo da concorrência, pois perdíamos muito em velocidade de ponta”, destacou Diogo Gago, que rodou sempre no pódio até ás últimas especiais.

Numa prova em que teve que optar por um Peugeot 206 Gti ‘á última da hora’, Diogo Gago não deixou de “agradecer o enorme esforço da equipa técnica da Monteiro Competições, pois em tempo record conseguiram colocar-nos nas mãos um carro fiável e que nos permitir somar importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Ralis – Duas Rodas Motrizes”.

A próxima prova da dupla Diogo Gago/Jorge Carvalho no Campeonato de Portugal de Ralis, será o Rali de Mortágua.

“Novo pódio do Team Grupo ACA garante liderança do Campeonato ”


O Team Grupo ACA – Ricardo Marques e Paulo Marques esteve, este passado fim-de-semana, na Marinha Grande a disputar a terceira ronda do Campeonato de Portugal de Ralis 2 L / 2 RM, o Rallye Vidreiro.

A prova em pisos de asfalto voltou a não ser nada fácil para todos, já que a instabilidade meteorológica dificultou e muito na escolha certa dos pneumáticos a utilizar.

A dupla do Citroën C2 R2 Max apostou na opção certa para a maioria das especiais, mas na primeira, com algumas zonas ainda molhadas, a dupla entrou algo cautelosa, averbando o 9º melhor tempo.

Nas seguintes, entraram bastante mais confiantes e, com um andamento forte, começaram uma notável recuperação que os levou, após a quarta especial, à segunda posição.

Na segunda secção mantiveram a toada forte, apesar de não estarem com um C2 Max a 100%, mas que acima de tudo lhes permitia rodar sempre nos três primeiros lugares da geral.

Como nos salienta o piloto de Vieira do Minho, “ No geral acabou por ser um bom rali. Vínhamos apostados em garantir a defesa do campeonato, tentando garantir um lugar no pódio.

A primeira especial não correu bem e acabamos por perder demasiado tempo para os nossos mais diretos adversários. A partir dali foi tentar sempre recuperar o tempo perdido e no geral acho que fizemos um bom rali. Conseguimos cumprir o que tínhamos delineado, continuamos a ser muito constantes, garantimos mais um pódio e a liderança do CPR que era a nossa grande ambição.

Um resultado que seria de todo impossível sem o apoio dos nossos patrocinadores. Por isso mesmo, o nosso muito obrigado por acreditarem e apostarem em nós!”

Ricardo Marques e Paulo Marques terminaram assim o Rallye Vidreiro no terceiro lugar do Campeonato de Portugal de Ralis 2 L/2RM, nono em termos absolutos.

O Team Grupo ACA - Ricardo Marques e Paulo Marques regressa à competição no próximo Rallye de Mortágua, a acontecer em Setembro.