15 de dezembro de 2012

Comunicado VW Motorspot

Fonte:Ralisonline

Dois Volkswagen Polo WRC R, duas estreias mundiais: a partir de 2013, a Volkswagen vai alinhar no Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC) com a jornada de estreia agendada para o lendário Rali de Monte Carlo (15-20 de janeiro). A estrutura da equipa, os pilotos, o projeto final do Polo R WRC de 315 Cv e a correspondente versão desportiva de estrada Street foram apresentadas a cerca de 250 convidados e jornalistas em cerimónia realizada no Mónaco. Cinco semanas antes da sua primeira aparição competitiva oficial a ter lugar no mesmo local, o Polo R WRC desenvolvido para o Campeonato Mundo WRC efetuou, entre muitos aplausos, uma partida simbólica numa rampa de acesso montada em frente ao Casino de Monte Carlo. Este foi o início de uma nova era para a Volkswagen na competição automóvel. Poucos minutos antes, a versão de estrada do Polo R WRC – denominada Street - também foi divulgada.

"O lançamento do Polo R WRC marca o início de uma nova era na competição automóvel para a Volkswagen: o Campeonato do Mundo FIA de Ralis oferece à Volkswagen a oportunidade de provar as suas qualidades desportivas nesta vertente" destaca o Dr. Ulrich Hackenberg, Membro do Conselho Diretivo da Volkswagen e responsável pelo Departamento de Desenvolvimento. "Não nos baseamos em nenhum protótipo específico, mas sim no Polo de produção de série. Esta proximidade com o produto e o cliente teve um papel importante na nossa decisão de estarmos novamente presentes no campo da competição."

"A Volkswagen preparou de uma forma intensiva a presença no Campeonato do Mundo de Ralis e cada membro da equipa espera ansiosamente pela estreia na competição do Polo R WRC", acrescentou Jost Capito, Diretor da Volkswagen Motorsport. "O Campeonato do Mundo de Ralis é um novo desafio para nós e estamos bastante confiantes na medida em que temos uma equipa forte. Com Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala, Andreas Mikkelsen e todos os outros membros temos uma equipa de primeira classe. Foram 17 meses de intensivo desenvolvimento, testes e muita inovação até chegarmos à versão definitiva do Polo R WRC. Mas valeu a pena. O Polo também é, em meu entender, um carro de rali bonito e espetacular."

Ogier e Latvala: dois pilotos de topo no Mundial de Ralis com a Volkswagen

Sébastien Ogier / Julien Ingrassia e Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila são as duas equipas oficiais da Volkswagen que vão tripular o Polo R WRC na temporada 2013 do Campeonato do Mundo de Ralis. Ogier / Ingrassia e Latvala / Anttila vão começar a temporada em igualdade de condições. Ambos já venceram sete provas do WRC. "Depois de mais de um ano e meio de preparação, espero ansiosamente pelo início do 'Monte' com o Polo R WRC para ver o nosso desempenho em comparação com a oposição", diz Sébastien Ogier, que assinou pela Volkswagen em novembro de 2011 e para quem o "Monte" representa como "correr em casa" (o francês nasceu na cidade de Gap). O seu companheiro de equipa Jari- Matti Latvala, que terminou em terceiro lugar o Campeonato do Mundo deste ano, é o novo membro da equipa oficial da Volkswagen e acrescenta: "Para mim, a Volkswagen é a melhor opção e vou esforçar-me para alcançar o meu objetivo pessoal: o título no Campeonato Mundial. A equipa tem-me impressionado com a sua determinação e a forma agradável e profissional na vivência do dia-a-dia. Cada membro está absolutamente empenhado em ajudar toda a equipa a ter o maior sucesso. Estou realmente muito motivado para esta edição do Monte."

A partir do Rali de Portugal, a quarta jornada do Mundial, a Volkswagen está a planear inscrever um terceiro carro. Ao volante estará o duplo campeão do IRC (Intercontinental Rally Challenge) e ex-piloto da equipa Volkswagen Junior: o norueguês Andreas Mikkelsen que terá como co-piloto Mikko Markkula.

"A Volkswagen é uma equipa direcionada para atingir grandes objetivos, bastando recordar como desenvolveu o carro para estar presente no Mundial de Ralis", diz Mikkelsen. "A equipa não deixou nada ao acaso durante o projeto Dakar, demonstrando como aborda a competição automóvel. Posso aprender muito nesta equipa e conseguir um futuro promissor."

Para assegurar um resultado de topo, a Volkswagen contratou um conjunto de pilotos com uma larga experiência e ambição: aos 28, 27 e 23 anos de idade, Ogier, Latvala e Mikkelsen são dos pilotos mais rápidos na atual cena dos ralis.

Início de uma nova era para a Volkswagen na competição

Um desafio XXL: o calor escaldante da América Central por um lado, as temperaturas gélidas da Escandinávia, por outro lado; o Campeonato do Mundo FIA de Ralis não só combina condições climatéricas extremas, mas também é realizado uma grande variedade de superfícies diferentes. Aspetos primordiais a ter em consideração quando se desenvolve um carro para o Campeonato Mundial de Ralis. As superfícies variam entre asfalto, lama, gravilha, placas de gelo e neve. À semelhança da Fórmula Um, o Campeonato Mundial de Ralis é considerado como um dos mais importantes a nível mundial. Juntamente com as 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Grande Prémio do Mónaco, o Rali de Monte Carlo é um dos mais famosos eventos mundiais da competição automóvel.

Parceiros: R GmbH, Red Bull, Castrol e Michelin definem a imagem

A Volkswagen R GmbH contribui com o seu nome ao Polo R WRC. A empresa é responsável no seio da Volkswagen pela produção em exclusivo de carros desportivos, com ênfase no desempenho, acessórios e qualidade. A empresa tem demonstrado a sua estreita relação com a vertente da competição desde 2010: a R GmbH foi também a protagonista do desenvolvimento da Volkswagen Scirocco R-Cup. Outro parceiro é a Red Bull: os grandes logótipos da marca decoram o Polo R WRC, não só representando um acordo de patrocínio mas também uma cooperação intensa entre a Volkswagen e o

fabricante desta bebida energética. A Volkswagen e a Red Bull traçam a mesma filosofia quando se trata de marketing e posicionamento do setor desportivo desde há vários anos: o logótipo da Red Bull também decorou o vitorioso Touareg em três edições do Dakar, enquanto os Red Bull juniores "powered by Volkswagen" destacam-se em corridas de Fórmula 3. A Castrol é outro parceiro de longo prazo da Volkswagen na competição: depois de projetos conjuntos, como o Dakar, as 24 Horas de Nurburgring e a Fórmula 3, o reputado fabricante britânico de lubrificantes também está presente neste projeto em conjunto com a Volkswagen. No setor dos pneus, a Volkswagen Motorsport trabalha com a Michelin, o fabricante francês com uma enorme e rica experiência no Campeonato Mundial de Ralis.

14 de dezembro de 2012

Luis Bastos: "Penso que fui uma surpresa agradável"

 
Terminou a época em alta fazendo em Gondomar e no Baião duas excelentes prova para quem tinha tão pouca experiência com um carro de quatro rodas motrizes. Por isso a expetativa é grande quando à prestação de Luís Bastos em 2013.

Qual o balanço de que fazes da tua época de 2012?
O balanço da época acaba por ser positivo pois nos três últimos ralis em que participei. Não alcancei os três pódios por causa de condições que não foram culpa nossa. No que toca a andamento nas provas fui evoluindo e incomodando pilotos da frente. Penso que fui uma surpresa agradável ao aparecer com um andamento parecido com os da frente mesmo sem as mesmas condições que eles ! Em geral, 2012 foi positivo, andei em 4 carros diferentes, experimentei pneus novos duas vezes (em terra), muito consegui eu em andar " lá dentro!".

Quais foram os momentos marcantes de 2012 da tua temporada desportiva?
O momento marcante foi o primeiro pódio à geral no Open no Rali de Gondomar e os tempos conseguidos em Baião!

Indica uma medida para reduzir custos nos ralis em 2013?
Tem se falado em OPEN e CPR juntos, na minha opinião era óptimo mas a Federação não o deve fazer. É a nossa vontade, mas quando se trata da vontade de pilotos eles não fazem nada...

Por último, qual é o teu projeto para 2013?
O meu projeto será caso haja OPEN) lutar pelo titulo... Tenho algumas provas garantidas , falta-me só definir quais!!
Sei que com armas iguais, sou capaz e vou prová-lo. Ainda há mais hipóteses em cima da mesa como correr fora (talvez Espanha). Mais não consigo adiantar...
Gostaria de fazer alguns agradecimentos especiais, nomeadamente ao Fernando Costa Motorsport e Carlos Oliveira (CRN) , Motorbus, Lusatec Prestnett e ao Município de Celorico de Basto.