27 de julho de 2013

Rali Vinho Madeira: Lista de Inscritos

Já é conhecida a Lista de Inscritos do Rali Vinho Madeira 2013, numa ediçõa que conta com apenas três pilotos internacionais.

Chris Atkinson na equipa de testes da Hyundai

Depois de Juho Hanninen e Bryan Bouffier, Chris Atkinson é a mais recente contratação da Hyundai, para já ainda e apenas só para a sua equipa de testes. O Campeão em título do Campeonato Ásia Pacífico vai juntar-se ao finlandês e francês no intensivo programa de testes que a marca coreana se está a preparar para levar a cabo com o Hyundai i20 WRC: “É um projecto muito interessante ajudar a desenvolver o i20 WRC. Visitei a fábrica e fiquei muito impressionado pelo que eles têm feito. Tenho muita experiência no WRC, com carros distintos, pelo que posso usar esse conhecimento para ajudar a desenvolver o i20 WRC.", referiu Atkinson.

Confirmado oficialmente o duelo Bruno Magalhães, Giandomenico Basso

Já são conhecidos os inscritos para o Rali da Madeira, e Tal como o AutoSport já tinha avançado na sua edição impressa, a grande luta vai ser entre Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) e Giandomenico Basso (Peugeot 207 S2000). Pedro Meireles leva o seu Skoda Fabia S2000 à Madeira, mas já Ricardo Moura não conseguiu reunir os apoios para estar presente. Tendo em conta o seu conhecimento das estradas da ilha, Miguel Nunes, Filipe Freitas e João Magalhães são outros dos nomes a ter em conta para os primeiros lugares, numa prova que junta ainda Oleksander Saliuk (Skoda Fabia S2000) e Luca Betti (Ford Fiesta S2000).

KOPECKY VENCE NA ROMÉNIA E ISOLA-SE NO EUROPEU

foto FIA ERC
Jan Kopecky, acompanhado por Pavel Dresler a bordo do Skoda Fabia S2000 oficial, venceu o Sibiu Rally na Roménia. O piloto checo alcançou uma confortável vantagem que lhe permite isolar-se no comando do Campeonato da Europa beneficiando do abandono de Bryan Bouffier e da ausência de Craig Breen nesta prova, os seus mais directos opositores nesta competição.

PEUGEOT 208 RALLY CUP: Diogo Gago apostado em fazer boa prova

Diogo Gago e Jorge Carvalho estarão este fim-de-semana á partida do Rallye National Terre de l’Auxerrois, prova do Campeonato Francês de Ralis de Terra e que é pontuável para a competitiva 208 Rally Cup.

Pedro Silva – “Balanço final é excelente”


O Team Baia e o Motor Clube de Guimarães levaram para a estrada a segunda edição do Rali Sprint de Famalicão 2013. A prova em pisos de asfalto contou com a presença da dupla Pedro Silva e Laura Natividade, que alinharam com o habitual Citroën Saxo que o piloto de Guimarães está a utilizar no Campeonato Open de Ralis e Troféu Rallycar.

22 de julho de 2013

Rali de Famalicão: Miguel Barbosa vence, Luis Silva destaca-se

Foi com "casa cheia" que o Motor Clube de Guimarães e o Team Baia colocaram na estrada a edição de 2013 do Ralisprint de Famalicão. 
A prova, pontuável para o Campeonato Inter Municípios Norte, teve este ano algumas novidades ao nível do traçado, com a inclusão de uma Super Especial a abrir o rali na noite de sábado, uma aposta claramente ganha com uma enorme moldura humana que encheu por completo os arruamentos de Fradelos.

Como se previa, dada a enorme tradição e paixão pelos ralis existente no concelho, o Ralisprint de Famalicão contou com uma impressionante lista de mais de uma centena de inscritos, dos quais se destacavam as presenças de Miguel Jorge Barbosa, piloto que habitualmente disputa o CPR, bem como de Luis Silva, a levar até aos ralis o seu competitivo BMW com o qual disputa o Nacional de Montanha.
E foi perante a presença de largas centenas (talvez milhares) de pessoas que Miguel Jorge Barbosa, acompanhado por Alberto Silva num Mitsubishi Lancer Evo, voou na Super Especial com um tempo "canhão" que o deixou no comando da prova.
Bruno Costa e Sandra Costa, também em Mitsubishi colocavam-se na 2ª posição a quase 2 segundos do líder enquanto Tiago Reis e Márcio Moreira, num Renault Clio S2000 completavam o pódio nesta Super Especial.
Luis Silva, acompanhado por Carmo Reis, sofria alguns problemas com a iluminação no seu carro, não indo além do 5º melhor tempo ficando a quase 6 segundos do 1º classificado.
Para o segundo dia, 3 provas especiais de classificação disputadas ao longo dos 7 quilómetros do troço Fradelos / Calendário compunham a parte competitiva do rali, novamente com muito público a assistir à passagem dos concorrentes.
Luis Silva e Carmo Reis partiam desde logo ao ataque aproveitando todo o potencial do BMW para vencerem a primeira das 3 passagens pelo rápido traçado. Miguel Jorge Barbosa ficava com o segundo melhor registo a pouco mais de 2 segundos do piloto do BMW enquanto Bruno Costa e Tiago Reis lutavam à décima de segundo pelo 3º lugar, tendo Tiago Reis levado vantagem nesta pec.
A segunda passagem pelo traçado, disputada sob intenso calor, via novamente Luis Silva vencer, reduzindo a desvantagem para Miguel J. Barbosa em mais 1,747 segundos que seria novamente o segundo classificado. O piloto do BMW procurava alcançar o primeiro lugar e perfilava-se cada vez mais como a figura do rali, ao impor um ritmo diabólico que o colocava já no 2º posto da geral.
Tiago Reis via o azar bater-lhe à porta nesta classificativa devido a uma saída de estrada, deixando Bruno Costa folgadamente no 3º lugar.
Com apenas 2,225 segundos de diferença entre Miguel J. Barbosa (líder na classificação geral) e Luis Silva (2º classificado), tudo se iria decidir na derradeira passagem com Luis Silva a mostrar-se determinado em vencer a prova. No entanto, os seus esforços acabaram por ser insuficientes e nem mesmo uma nova vitória por parte do piloto do BMW foi suficiente para destronar da liderança Miguel J. Barbosa que se defendeu de forma eficaz, ficando com o segundo melhor registo do troço a apenas 13 décimas de segundo do melhor tempo nesta pec, o suficiente para segurar a vitória por apenas 2 segundos de diferença.
Luis Silva terminava assim num honroso 2º lugar final quase com sabor a vitória depois da prova cheia de garra que fez e que, não fossem os problemas sofridos durante a Super Especial, poderia certamente ter ditado outro desfecho na classificação final.
A última posição do pódio ficou na posse de Bruno Costa que, com a desistência de Tiago Reis, ficou com larga margem para segurar o resultado.
Seguiram-se na classificação final Fernando Cabral, autor de uma prova brilhante que, ao volante de um "modesto" Ford fiesta XR2, juntou à vitória entre os Clássicos um fantástico 4º lugar da geral.
As duplas João Ferreira / Luisa Ferreira (Renault Clio 16V) e Casimiro Costa / Mariana Costa (Peugeot 206 GTI) fecharam por esta ordem o lote dos 6 primeiros classificados.
O Campeonato Inter Municípios Norte faz agora uma pausa de verão para voltar à estrada em Setembro com a disputa do Ralisprint de Serafão em Fafe.
Fonte: mscfotorali

WRC: Rali da Finlândia - Lista de Inscritos

A caravana do WRC ruma agora para a Finlândia para o próximo rali do campeonato, uma das provas mais míticas do mundo. Veja a lista de inscritos AQUI.

Hugo Magalhães foi 5º do Líbano

A estreia de Hugo Magalhães no campeonato de ralis do Líbano, ao lado de Eddy Abou-Karam, decorreu de forma muito positiva, tendo o navegador português terminado o Rallye des Cèdres na quinta posição. A dupla cumpriu os objectivos definidos no Mitsubishi Lancer Evo X que foi, aliás, também o carro que acabou por vencer a prova em termos absoluto, pelas mãos do piloto com alguma experiência no WRC, Abdo Feghali.