7 de julho de 2011

Crónica Bernardo Sousa



Crónica da Boavista… em TRANSITo…





“No passado fim-de-semana estive no Porto, mais propriamente no Circuito da Boavista, a convite da Q&F e da FORD Lusitana para participar no FORD TRANSIT TROPHY, uma competição que coloca em pista o modelo mítico do construtor norte-americano que já conta com mais de 45 anos de vida plenos de sucesso comercial.



Até aí tudo bem - pensei eu - a Transit é uma adaptação à competição algo básica, as prestações devem ser niveladas por baixo, portanto, vou aceitar o convite que gentilmente me endereçaram, divirto-me um pouco e aproveito para conhecer o circuito urbano do Porto…



Estava redondamente enganado… pela positiva …



Logo à chegada ao circuito percebi que o espaço do troféu era um dos mais atractivos do paddock! Muitos curiosos à volta das carrinhas de competição e desde logo percebi que estas máquinas tinham sofrido um trabalho extenso de preparação que as transformou num verdadeiro veículo de competição.



Ao entrar em pista a adaptação foi rápida e deu para perceber duas coisas de imediato!!





Primeiro, as Transit são capazes de correr na devida asserção da palavra – Um bom motor, com um excelente binário e potência disponível, e um comportamento dinâmico que apesar de exigir adaptação por parte do piloto, rapidamente permitia descobrir os limites da carrinha e começar a pedir um pouco mais de afinco na busca de bons tempos por volta. Divertidas de pilotar, cedo comecei a ter a confiança necessária para discutir as travagens com os restantes concorrentes, e a abordar com mais ímpeto as difíceis curvas e chicanes do circuito, sempre com a ajuda da Transit que não se escusava a aceder aos meus pedidos no acelerador.



Em segundo lugar, a qualidade das equipas presentes com bastantes pilotos de renome transformaram rapidamente o meu fim-de-semana como convidado numa acção promocional, numa enorme entrega da minha parte em corresponder ao apelo da competição, e em tentar obter um bom resultado tais os níveis de adrenalina e de competitividade que as Transit proporcionam.



Dei o meu melhor, tentei aprender rapidamente o carro e a forma de condução em circuito, muito diferente dos ralis em que habitualmente participo. No final o segundo lugar que obtive atrás dos actuais líderes do Desafio foi um excelente prémio, mas melhor do que o resultado, foi a experiência que me proporcionaram e que desde já agradeço à Q&F e à Ford, bem como ao meu colega de equipa, o João Bica que também na segunda corrida soube estar na luta por uma posição de destaque.



Uma outra palavra para o ambiente do Circuito da Boavista. Não me recordo de alguma vez ter visto tanto público em qualquer evento motorizado em que participei. Bancadas cheias, um paddock movimentadíssimo e acima de tudo muito animado, onde fui interpelado por muitos adeptos que me fizerem o gosto de endereçar algumas palavras de apreço e incentivo para a minha aventura no SWRC deste ano, e ainda o reparo para as muitas bandeiras nacionais e também da Madeira que se fizeram representar. Foi impossível não sentir uma grande emoção ao estar lá e viver aqueles momentos como vivi. É destes momentos que se faz a nossa aventura de ficar atrás de um volante a tentar ser mais rápido que os restantes, e o nosso esforço é também sustentado em todos os que nos apoiam da melhor forma que podem e sabem!  Para vós igualmente, o meu agradecimento!



Para os organizadores do Circuito, a palavra final. Não deixem esmorecer esta força que testemunhei na Boavista. Portugal gosta dos desportos motorizados e não é preciso melhor prova do que aquela que observei no fim-de-semana!! Um circuito urbano lindíssimo, desafiante, num local fantástico e com condições excelentes para todos, desde os praticantes aos adeptos, e uma adesão monumental dos adeptos a envergonharem outras modalidades supostamente mais mediáticas e mais merecedoras da atenção dos meios generalistas de comunicação social.



Uma enorme saudação para todos, e até ao rali da Finlândia já no meu “pequeno” Ford Fiesta S2000… vou ter saudades da Transit!! Espero repetir a experiência! “



FORD TRANSIT TROPHY  na Internet em :                                      http://www.fordtransitrophy.com
Acompanhe BERNARDO SOUSA no Facebook:                             http://www.facebook.com/bernardosousarally

Fotos Circuito da Boavista - Miguel Castro

























5 de julho de 2011

Fotos Rali de Baiao - Miguel Castro
















Press Pedro Fins Racing Team



TAÇA DE PORTUGAL DE CLÁSSICOS – CIRCUITO DA BOAVISTA

PEDRO FINS REVALIDA TÍTULO NA TAÇA



Pedro Fins levou novamente o Lotus Elan 26R ao título na Taça de Portugal de Clássicos, na categoria H71, conseguindo ainda uns excelentes 5º e 9º lugares da geral, nas duas corridas do Circuito da Boavista.



Um fim de semana em cheio para o piloto do Lotus, "O fim de semana acabou por superar todas as minhas expectativas. Sabia que era quase impossivel revalidar este título da Taça de Portugal de Clássicos na Cat. H/71 porque tanto o Lola T 70 como o Ford GT 40 pertencem á mesma categoria do Lotus, mas também sabia que poderia discutir o segundo lugar com o Ford GT 40 o que acabou por acontecer. Como na primeira corrida o Carlos Barbot desistiu, e como também conseguimos terminar as duas corridas na frente do Ford GT 40, acabamos por conseguir revalidar este título. Em termos de classificação geral, acho que não era mesmo possivel fazer melhor. Um quinto lugar na primeira corrida, e um nono lugar na segunda é muito acima daquilo que eu poderia esperar, até porque o meu carro é de todos aqueles que terminaram no "top ten" o que tem a cilindrada mais baixa apenas 1.600cc." 



Mais informações em www.circuitodaboavista.com e no site oficial do piloto em www.pedrofins.com.

Press Pedro Fins Racing Team



FORD TRANSIT TROPHY – CIRCUITO BOAVISTA

FIM DE SEMANA AZARADO PARA A STOCK-CAR



A equipa Stock-Car Megastore não foi muito feliz no fim de semana de corridas no circuito da Boavista, apesar de um excelente segundo lugar na primeira corrida da Ford Transit Trophy.



"O fim de semana não reflectiu o andamento que demonstramos durante os dois dias de prova. Nos treinos só nos foi possivel fazer duas voltas rápidas devido a estes terem sido interrompidos muito mais cedo do que o previsto, e isso fez com que não tivessemos oportunidade de melhorarmos os tempos”, explica Pedro Fins.



Pedro Fins, que fez a corrida de Sábado, levou a Transit ao terceiro lugar da corrida, mas segundo em termos de pontuação para o troféu, “Na corrida de sábado, parti do quarto lugar e embora não tenha feito um bom arranque, consegui mais tarde consolidar a terceira posição logo atrás do Bernardo Sousa. Tinha a indicação por parte da minha equipa que estava mais rápido cerca de um segundo por volta, mas a determinada altura achei que não valia a pena insistir, porque já não era de todo possivel chegar ao Pedro Salvador, e porque o Bernardo, como piloto convidado não me roubaria pontos para o campeonato, portanto para efeitos de pontuação terminar a corrida na terceira posição significaria para mim um segundo lugar."



No Domingo, já com Nuno Santos ao volante, um problema mecânico e um furo fez com que o resultado não fosse o mais desejável "Na corrida de domingo o Nuno partiu da quinta posição. O arranque também não nos correu bem, porque perdemos duas posições, mas mesmo terminando a corrida em sétimo lugar poderiamos ter saído da Boavista com um bom segundo lugar, na soma das duas corridas, o que teria sido para nós uma ótima operação em termos de campeonato mas, mais tarde um problema de travões fez com que o Nuno tivesse que seguir em frente numa das chicanes da Avenida da Boavista acabando por furar um pneu, e terminando assim a corrida no último lugar. Poderiamos ter recuperado alguns pontos aos nossos mais directos adversários, mas as corridas são mesmo assim. Na próxima lá estaremos para voltar a tentar." 



A próxima prova da equipa apoiada pela Stock Megastore e a Konica Minolta será no Circuito do Algarve de 16 a 18 de Setembro.



Mais informações em  www.fordtransitrophy.com e no web site oficial do piloto em www.pedrofins.com.


4 de julho de 2011

Press Fabio Mota



FÁBIO MOTA CONQUISTA TAÇA DE PORTUGAL NA BOAVISTA



O arranque da época de 2011 para Fábio Mota está a correr da melhor maneira, tendo o piloto de Gaia averbado a vitória numa das duas corridas do fim-de-semana, e conquistado a Taça de Portugal de Circuitos da época de Velocidade de 2011 para viaturas de Turismo, a competição homóloga ao WTCC mas em termos nacionais.

De novo em dupla com David Saraiva, souberam estar ao melhor nível competitivo, não permitindo que fosse questionado o domínio do Seat Leon Supercopa na pista, e foi perante cerca de 80 mil espectadores que acabaram por conquistar o primeiro troféu da época com um 1º e um 2º lugar no computo geral.

"Foi um fim-de-semana bastante gratificante. Ganhar na Boavista e vencer, em simultâneo,  a Taça de Portugal de Circuitos, é, sem dúvida, especial. Conseguimos desde cedo chegar a um bom set-up, devido ao excelente trabalho efectuado pela nossa equipa de assistência, a Fabela Sport, o que nos permitiu concentrarmo-nos apenas na condução.”

“Tanto eu como o David conseguimos melhorar os nossos tempos sempre que entrávamos em pista. Os nossos adversários estiverem, igualmente, fortes, com destaque para o Gonçalo Manahu, que nos deu bastante trabalho na parte final da segunda corrida.”

“Estamos muito satisfeitos com esta vitória, que consideramos justa pelo andamento demonstrado durante o fim-de-semana. Por fim, gostava de agradecer o apoio emocional dado pelos patrocinadores, família e amigos durante esta prova."


 Mais info em www.fabiomota.net

Press José Monroy



Segundo lugar para a Parkalgar Portimão Racing Team na Taça de Portugal de Circuitos



A Parkalgar Portimão Racing Team conquistou o segundo lugar na categoria GT4 na Taça de Portugal de Circuitos. José Monroy e Francisco Guedes estiveram bastante bem na segunda corrida do fim-de-semana ao conquistarem o segundo lugar entre os GT4, oitavos da geral.



O fim-de-semana foi bastante complicado com a equipa a ter de fazer uma gestão dificil face à utilização de pneus diferentes dos restantes adversários, porém na corrida de hoje, e graças a uma alteração de ‘set-up’ no Ferrari 360 Challenge permitiu à dupla Monroy/Guedes ser mais eficaz em corrida: “Foi uma prova muito dificil e de ansiedade. Conseguimos adaptar o carro para o tipo de pneus que estavamos a utilizar e isso reflectiu-se no resultado de hoje. Estamos mais satisfeitos com o desfecho mas lamentamos não termos tido a oportunidade de lutar de igual para igual durante todo o fim-de-semana”, disse José Monroy.



No final ficou o sentimento: “De dever cumprido. Fizemos tudo o que podíamos e apesar de todas as adversidades ficámos com o segundo lugar na Taça. Vamos agora concentrar as nossas atenções no Campeonato, onde o objectivo é vencer à classe”, concluiu Fracisco Guedes.



A próxima ronda do Campeonato decorre de 16 a 18 de Setembro no Autódromo Internacional do Algarve.



Resultados da Segunda Corrida entre os GT4:

1º Ferreira/Carvalho – Aston Martin

2º Monroy/Guedes – Ferrari

3º Salvador/Marreiros – Porsche Cayman





Para mais informações:

Rute Vieira

91 22 02 800
media@autodromodoalgarve.com