16 de junho de 2011

Press Bernardo Sousa - S-WRC Grecia


BERNARDO SOUSA A POSTOS PARA O “RALI DOS DEUSES”


Inicia-se amanhã (Sexta-feira), a próxima etapa do Campeonato do Mundo de Ralis com a realização do Rali da Acrópole na Grécia, também denominado como “Rali dos Deuses”.

A dupla portuguesa Bernardo Sousa e António Costa já estão desde o passado fim-de-semana na Grécia a preparar esta prova, onde vão mais uma vez procurar levar o Ford Fiesta S2000 aos pontos e subir na classificação do SWRC, onde ocupam para já o quinto lugar da geral.

Para Bernardo Sousa, “Este é um rali tradicionalmente duro que eu já disputei em anos anteriores, mas este ano está bem pior, pois as classificativas já se encontram num estado muito mau e a chuva que tem caído também não ajuda. Nos reconhecimentos encontra-mos muita pedra solta e zonas já totalmente desfeitas, daí que será preciso estar muito concentrado para procurar evitar ao máximo situações que possam danificar o carro, mas não vai ser fácil, pois o piso está mesmo muito mau e resta apenas como consolação o facto de ser igual para todos (risos).”

Quando questionado sobre se esse facto poderia limitar o seu andamento, o piloto foi peremptório ao afirmar que “…queremos pontuar, e agora com o carro já evoluído ao nível dos restantes concorrentes, não posso dar espaço. Vou dar o meu melhor, tentar não ultrapassar os limites em demasia, e espero garantir um bom resultado no final deste rali.”

“Com a desistência na Sardenha, perdemos pontos preciosos e caímos para o 5º lugar no SWRC. Neste momento já tenho pouco a perder, e mesmo sem entrar em loucuras vou tentar andar com o melhor ritmo possível sempre com a noção que para pontuar é primeiro preciso terminar o rali. Dada a dureza das classificativas, creio que vamos ter de ultrapassar muitas dificuldades e vão surgir desistências a muitas equipas… eu espero passar por eles sempre em prova, com um carro fiável que resista ao piso, e que me permita aspirar a um bom resultado!”.

O Rali começa na manhã desta Sexta-feira e prolonga-se até Domingo, sendo que Bernardo Sousa já teve a oportunidade de testar o seu Fiesta S2000 em solo grego na passada Segunda-feira para encontrar as melhores afinações para o rali, e hoje já cumpriu uma passagem pelo “shakedown”, sem grande preocupação com o cronómetro e apenas para garantir a utilização de mais um jogo extra de pneus para o “Rali dos Deuses”.

Acompanhe BERNARDO SOUSA no Facebook:                             http://www.facebook.com/bernardosousarally

Acompanhe o Rali da Acrópole a partir do site oficial do WRC em :                                      http://www.wrc.com

Baião Rally Team regressa ás corridas


A prova é já daqui a dias e traz na bagagem o saudoso e emblemático trajecto que outrora levou Baião ao delírio, palco de espectáculos como o Tap/Ralli de Portugal. Será na mítica classificativa da Serra da Aboboreira, num piso já conhecido pelas inúmeras acrobacias que consegue permitir que o Baião Rally Team regressa e promete surpreender.
João Bessa, o jovem baionense de 28 anos que tem chamado a atenção no regional das corridas automobilistas está de volta e correrá com o navegador Rui Ribeiro. A junção de zonas rápidas, técnicas e outras bastante encadeadas, num piso que costuma agradar quem visita Baião no dia do Rali trazem os ingredientes perfeitos a este piloto que reaparece mais maduro, mais experiente e com uma boa dose de entusiasmo.
Depois da brilhante prestação no final do último ano no Campeonato Regional de Ralis Douro, João Bessa confessa que o cenário de crise em que vivemos actualmente faz com que este ano não seja possível correr o campeonato completo porque “alguns dos nossos sponsors do ano transacto acabaram, infelizmente, por não cumprir o que tinha sido previamente estabelecido em termos monetários antes do rali o que dificulta a construção de projectos a provas futuras”,  mas mesmo assim admite que não perderia o troço da Aboboreira, porque sente um sabor especial: “é a minha terra, onde corri pela primeira vez e por isso, vou estar mais uma vez a jogar em casa e a mostrar-me aos meus. Além disso o importante é participar e espero, naturalmente, divertir-me, acima de tudo”.
ThumbnailO carro já está escolhido e este ano traz novidades: o Seat Marbella do “Troféu Fastbravo” traz como assistente a equipa da Fastbravo, empresa que presta actualmente assistência ao líder do Troféu Fastbravo do OPEN. Por isso, João Bessa garante estarem “reunidas as condições” para que se faça  “um bom trabalho”. A espectacularidade dos 14,70 km de terra batida junto com uma Super Especial de 1.5 kms no centro hípico do concelho traçam para este jovem a “obrigação de chegar ao fim do troço e, a partir daí, qualquer classificação possível e mais alta” ser  “o melhor”.
A presença do piloto na prova foi garantida este ano por patrocinadores que segundo o baionense “têm confiado sucessivamente” nele e nas suas “capacidades”. Até ao momento conta com Solimenta e Baimóvel, estando ainda à espera de respostas de outros patrocinadores. Os confirmados têm sido fulcrais “ano após ano” num percurso que conta já com 8 grandes e efusivas corridas. “Os sponsors têm-me confirmado nos ralis bem como estendido a disponibilidade de continuar e evoluir, por isso, é para eles, sem excepção, o meu maior agradecimento”, diz João Bessa, reafirmando a importância de quem investe no desporto automóvel.
Thumbnail
Não me posso esquecer também de deixar aqui uma palavra de apreço à autarquia por apostar em iniciativas desta envergadura, contribuindo todos os anos e proporcionando os requisitos logísticos necessários para que as provas tenham sido um sucesso, atraindo turistas e dinamizando o concelho. Isto mostra uma autarquia polidesportiva e pluralista que marca a diferença desmistificando a ideia de que só o futebol é que é desporto.”
Consciente das dificuldades de que este “mundo de 4 rodas” é alvo quando se fala em patrocínios, o jovem deixa ainda um recado aos empresários baioneneses no sentido “das empresas apostarem mais neste tipo de desportos. É bom para o concelho. Todos os anos a restauração tem estado completamente lotada” – refere o piloto.
O Rali de Baiao é no dia 25 de Junho com uma PE integrada numa outra que já se fez em 2009 e promete trazer a mesma  adrenalina genuína que em todos os eventos tem feito vibrar milhares de espectadores. O convite está feito, o resto... é consigo.

15 de junho de 2011

Ken Block vai conduzir um F1


A Pirelli vai criar um evento onde Ken Block irá testar os pneus Pirelli a bordo de um F1 no circuito de Monza.
O evento irá realizar-se no dia 5 de Agosto.

13 de junho de 2011

Press Armindo Araujo - Confiante para o Rali da Grecia


Armindo Araújo terminou hoje, segunda-feira, os dois dias de testes de preparação para o Rali da Grécia, a terceira prova do calendário do piloto português no Campeonato do Mundo de Ralis em 2011.
Depois de Portugal e Sardenha, onde a equipa não teve a possibilidade de realizar a quantidade de quilómetros que pretendia antes da prova, o cenário é, desta vez, bem diferente.
Durante estes dois dias o MINI JCW WRC rodou com vários tipos de afinações e Armindo Araújo saiu muito satisfeito com o trabalho desenvolvido.
Para o piloto de Santo Tirso, “estes dois dias de testes, aqui na Grécia, foram verdadeiramente positivos. Conseguimos finalmente testar o carro como queríamos e nestes muitos quilómetros que rodamos com o MINI fizemos várias alterações para encontrar aquela que melhor serve o meu tipo de condução. Experimentamos vários tipos de suspensões, molas e barras e chegamos a um compromisso que me agrada e me dá maior confiança no carro”, começou por dizer.
A conhecida dureza dos pisos gregos é normalmente uma grande dor de cabeça para todas as equipas. Para o campeão do Mundo do PWRC “o Rali da Grécia é sem duvida uma das provas mais duras do calendário e por isso sabemos à partida que vamos encontrar muitas dificuldades. Estamos preparados para isso e até tivemos a possibilidade de testar para piso molhado, pois a chuva fez questão de nos fazer uma visita na tarde de ontem. Toda a equipa está motivada e com boas expectativas para este rali”, afirma ainda o piloto apoiado pela MINI, TMN, GALP, MCA, LUSITANIA e Turismo de Portugal.
Sabendo de antemão que a maioria dos adeptos e fãs não escondem a vontade de o ver lutar pelas primeiras posições da geral, Armindo Araújo volta a lembrar que “os objectivos traçados para este ano não passam claramente pelos resultados. Percebo que todos gostassem que lutasse pelas primeiras posições, mas nesta altura não podemos pensar nisso. Estamos a iniciar um projecto com muita dedicação e trabalho e os resultados irão aparecer naturalmente. Para este rali posso apenas prometer que estaremos mais competitivos que na Sardenha”, concluiu.
O Rali da Grécia será composto por três etapas, serão dezoito as especiais de classificação, num total de cerca de 350 quilómetros cronometrados. A prova terá inicio na sexta-feira, dia 17 de Junho, quando o relógio em Loutraki, cidade onde está instalada a zona de assistência, marcar as 07H00.