10 de novembro de 2012

Citroën WRC 2012 - RallyRACC Catalunya - Saturday

Leg 2 - 2012 WRC Rally de Espana - Best-of-RallyLive.com

From Gravel To Asphalt - 2012 WRC Rally de Espana - Best-of-RallyLive.com

Nasce a 1º Copa de Ralis de Inverno

Depois das primeiras edições do CAM Rally Festival, o Clube Automóvel do Minho partiu para a organização da 1ª Copa de Ralis de Inverno.

Caracterizada pela junção da 3ª e 4ª edição do CAM Rally Festival, com datas previstas para 16 de Dezembro 2012 e 20 de Janeiro de 2013, contará para o Campeonato Regional de Ralis Norte de 2012 e 2013.

Associada a esta competição regional, vão estar presentes os concorrentes que se inscrevam para o CAM Rali Sprint e CAM Rali de Regularidade.

Pensado em termos económicos e desportivos, esta 1ª Copa Ralis de Inverno procura proporcionar um espectáculo de baixo custo para os participantes e para os espectadores.

Centrado exclusivamente no complexo desportivo do KIB, junta a pista de karting e a pista de velocidade automóvel e proporciona um espectáculo único a nível nacional e mesmo internacional, tal como provado pela adesão maciça dos pilotos espanhóis, que se esperam nestas próximas edições ainda em maior quantidade e qualidade.

Em termos desportivos a participação nesta Copa é simples e fácil. Para poder pontuar é somente necessário inscrever-se e correr na 3ª e 4ª edição do CAM RALI FESTIVAL quer seja no Campeonato Regional, quer seja no Rali Sprint ou então no Rali de Regularidade.

REGULAMENTO

1. INSCRIÇÕES
1.1. Não há taxa de inscrição para a 1ª COPA RALIS INVERNO
1.2. A taxa de inscrição em cada uma das provas Rali CAM FESTIVAL que pontuam para a 1ª COPA RALIS INVERNO é a que consta no respectivo regulamento particular associado ao CAM RALI FESTIVAL – Camp. Regional de Ralis Norte 2013, CAM RALI FESTIVAL – Rali Sprint e CAM RALI FESTIVAL – Rali Regularidade.

2. RECONHECIMENTOS
2.1. No Sábado de véspera dos RALIS, cada piloto tem o direito de proceder a dois reconhecimentos de cada um dos dois percursos que compõem cada uma das provas da 1ª COPA RALIS INVERNO - CAM FESTIVAL.
2.2. O custo destas 4 passagens é de 20,00 Euros
2.3. Para a segunda prova da 1ª COPA RALIS INVERNO- CAM FESTIVAL, o reconhecimento é grátis aos concorrentes que tenham participado na primeira prova desta Copa.
2.4. Serão grátis os reconhecimentos para os pilotos que se inscrevam à partida nas duas provas da 1ª COPA RALIS INVERNO - CAM FESTIVAL

3. CLASSIFICAÇÕES
3.1. Para que a classificação de um Condutor numa prova seja pontuável para a 1ª COPA RALIS DE INVERNO, este tomará o compromisso formal de conduzir ele próprio, exclusivamente, o automóvel inscrito durante a totalidade das duas provas.
3.2. Todo o Condutor, que durante uma competição, não puder, por motivo de força maior, respeitar o compromisso que se refere no presente artigo, deverá comunicar tal facto, por escrito, à Organização da prova, antes da afixação da classificação final da mesma.
3.3. Nesse caso, a classificação do Condutor será considerada para efeitos da prova respectiva, mas não será considerada para efeitos da 1ª COPA RALIS INVERNO.
3.4. Todo o Condutor que faltar ao compromisso que se refere no presente artigo ou que não cumpra o disposto nos parágrafos anteriores, será excluído da 1ª COPA RALIS INVERNO.
3.5. Em cada prova da 1ª COPA RALIS INVERNO serão atribuídos os seguintes pontos por Rali e por Categoria:

Classificação Pontos Classificação Pontos Classificação Pontos
1º 25 7º 12 13º 6
2º 20 8º 11 14º 5
3º 17 9º 10 15º 4
4º 15 10º 9 16º 3
5º 14 11º 8 17º 2
6º 13 12º 7 18º 1
19º e seguintes: 1 ponto

3.6. Só são classificados na 1ª COPA RALIS INVERNO as equipas que pontuarem nas duas provas.
3.7. Serão definidos os vencedores das várias categorias as equipam que totalizarem mais pontos.
3.8. Funciona como factor de desempate o melhor tempo obtido pela equipa em qualquer uma das provas.

4. PRÉMIOS NAS PROVAS
4.1. Conforme especificado em cada um dos regulamentos particulares

5. PREMIOS FINAIS
5.1. Serão atribuídos Troféus que em termos absolutos às Equipas (Condutor e Navegador) se tenham classificado nas três primeiras posições.
5.2. Aos vencedores (Condutor e Navegador) da 1ª COPA RALIS INVERNO para cada Categoria, serão atribuídos Troféus.
5.3. No caso de a categoria ter mais de 6 equipas que tenham pontuado em ambas as provas serão atribuídas taças aos segundos e terceiro classificados (Condutor e Navegador)
5.4. Para os prémios acima referidos, no caso de o Navegador ser diferente nas duas provas o Trofeu será atribuído ao navegador da 2ª prova.
5.5. Serão ainda atribuídas Taças à Equipa Feminina (Condutor e Navegador) melhor classificadas em termos absolutos na 1ª COPA RALIS INVERNO.
Poderão vir a ser definidos mais prémios para além dos aqui especificados

Mais informações e regulamentos em http://www.camminho.com/camsite/pt/provas.html
Fonte: RalisOnline

Leg 1 - 2012 WRC Rally de Espana - Best-of-RallyLive.com

8 de novembro de 2012

Qualifying Stage - 2012 WRC Rally de Espana

Shakedown - 2012 WRC Rally de Espana - Best-of-RallyLive.com

Rali de Portugal 2013 com novidades!

 
A edição 2013 do Rali de Portugal, que irá para a estrada no mês de Abril (e que será apresentada hoje no Rali de Espanha), apresenta diversas novidades face à edição deste ano, segundo notícia avançada pelo Jornal A Bola / Revista Auto Foco.

A primeira etapa do Rali de Portugal vai ter o seu final em Lisboa, com a realização da super-especial pelas 18h30m, no dia 12 de abril, isto depois dos concorrentes fazerem a dupla passagem pelas classificativas de Mu (21 km) – trata-se de nova variante do troço de Felizes – e de Ourique (18 km), com diferente configuração.

No dia 13 de abril, já na 2ª Etapa, os concorrentes vão ter pela frente seis especiais, com duas passagens por Santana da Serra (31 km), Vascão (25,2 km) e Loulé (22,5 km), esta última percorrida em sentido inverso.

O último dia, 14 de abril, terá uma Power Stage com 52 Kms (Almodôvar), numa etapa com dupla passagem também por Silves (21 Kms).

Tavira, Alcaria e S. Brás de Alportel ficam fora da edição de 2013, num rali com 15 especiais (22 este ano) e sem qualquer classificativa noturna.

O Estádio Algarve volta ser o centro nevrálgico do Rali de Portugal.

Fonte Jornal a Bola / Revista Auto Foco

7 de novembro de 2012

Vieira do Minho não apoia Rali Targa

O Município de Vieira do Minho, em reunião de Câmara, no dia de hoje , deliberou não apoiar financeiramente a realização do Rali Targa no ano de 2013.
A deliberação foi tomada por maioria, com a abstenção dos vereadores da oposição do PSD e CDS.

Esta tomada de posição é fundamentada nas restrições financeiras do Município e na Lei dos Compromissos e poderá por em causa a disputa do rali no Concelho de Vieira do Minho.

Fonte Rádio Alto Ave

EXCELENTE PRESTAÇÃO ACABA CEDO DEMAIS

Depois de mais de quatro anos parado sem correr de mota, Pedro Correia decidiu voltar a esta modalidade que tantas alegrias já nos deu.

Tudo começou com a preparação de uma Honda XR600 e a paixão pela mítica Baja Portalegre 500, assim Pedro Correia voltou a juntar a sua equipa técnica preparando a participação nesta prova. “Foi com um enorme orgulho que juntei novamente a minha equipa preparando mais uma participação na mítica Baja Portalegre 500, trabalhar com uma equipa tão unida e sintonizada é bastante motivador, dando-me toda a certeza que nos encontramos preparados e no bom caminho para uma positiva evolução” afirma o piloto Pedro Correia patrocinado pela Associação SouJovem, Freguesia de Sousel, TRS Pinturas, Laboratório Valclinic, Aventuras num Ápice e António Balejo Construções Estremoz.
 Depois de um excelente prólogo no primeiro dia de prova apurando um 1º lugar nas XR600, 2º lugar na categoria ClassicBaja, e 3º lugar no troféu XR foi hora de estudar qual a melhor estratégia para o dia seguinte onde se iria disputar os 167km do SS2. Sendo um dos principais objetivos dignificar os seus patrocinadores dando a maior projeção possível, consideraram que atacar era a única estratégia a assumir, o piloto diz que “senti-me bastante confortável com a mota e com o terreno logo no primeiro dia, os nossos patrocinadores merecem todo o nosso empenho assim decidimos fazer um inicio do SS2 controlando o andamento do piloto mais rápido da nossa grelha de partida (a primeira da ClassicBaja e troféu XR), esperando a melhor altura para atacar. Sabíamos que podíamos marcar a diferença na nossa zona apostando assim em atacar a primeira posição a partir de Figueira e Barros”.

O piloto mais uma vez demonstrou toda a sua categoria cumprindo a risca o plano traçado e fazendo vibrar o público com passagens verdadeiramente dignas de um campeão. Sensivelmente ao KM 45 quando o piloto Pedro Correia ocupava a 1ª posição (clássicas e XR600) e 2ª posição no troféu XR considerou a ser a melhor altura para atacar a 1ª posição da geral e assim o fez até estar a uns escassos cinquenta metros do piloto que seguia na 1ª posição pilotando um XR650 “senti-me bem e considerei que seria a melhor altura para atacar, rolei cada vez mais rápido apanhando o piloto que estava na primeira posição até que numa reta onde rolava completamente a fundo a mota falhou parando-se de imediato. Seguiram-se uns horríveis 4 a 5 minutos dando ao pedal para meter a mota a trabalhar e a mesma continuava sem responder, sendo assim obrigado a ver-me ultrapassado pelo piloto que me seguia. Até que finalmente a mota pegou, ataquei novamente para tentar ir atrás do prejuízo e quando me preparava para passar o piloto que se encontrava na 2ª posição a XR600 voltou a dar parte fraca parando-se novamente e fazendo-me estar uns 15 minutos para a meter a trabalhar. Vi a mesma situação repetir-se por mais sete vezes até que decidi que apenas me restava tentar levar a mota até ao fim, sendo assim obrigado a rolar ao relantin para ela não se parar” afirma o piloto.

A excelente prestação desta equipa acabou cedo de mais, deixando-nos expectantes por mais exibições. Ainda assim com muito esforço conseguiram apurar um 3º lugar entre as Honda XR600, 6º lugar entre as ClassicBaja e um 10º lugar no troféu XR na 26ª Baja Portalegre 500.

Luís Gonçalves, um dos membros da equipa técnica já com alguma experiencia em equipas de competição tanto de Todo o Terreno assim como de Rally´s diz que “foi com um enorme orgulho que recebi esta proposta para voltar a integrar na equipa técnica do Pedro Correia, só um piloto com bastante potencial depois de tantos anos sem competir de mota é capaz de arrancar uma exibição destas. Foi lastimável a XR não ter aguentado o ritmo mas no entanto o problema já se encontra identificado e vamos de imediato trabalhar para o corrigir” Luís ainda diz que “trabalhar com o Pedro Correia é sempre bastante gratificante, existe uma enorme sintonia onde acabamos por elevar muito a fasquia dos objetivos e assim com esforço e dedicação os resultados acabam por aparecer”.


O Piloto terminou as suas declarações dizendo que “queria mais uma vez deixar o meu mais sincero agradecimento pelo voto de confiança dos meus patrocinadores (Associação SouJovem, Freguesia de Sousel, TRS Pinturas, Laboratório Valclinic, Aventuras num Ápice e António Balejo Construções Estremoz) assim como agradecer a minha namorada, pais, amigos e equipa técnica pois todo o vosso carinho, apoio e dedicação é primordial na busca dos resultados pretendidos”.

Pedro Meireles com contrato por mais um ano!

Pedro Meireles encerrou em Mortágua a sua temporada de 2012 no Campeonato de Portugal de Ralis (estando para já em 3º lugar) com a certeza de que em 2013 estará de novo a discutir o título nesta competição.

"Tenho mais um ano de contrato com os meus patrocinadores e por isso o objetivo é estar presente de novo no Campeonato de Portugal de Ralis", começou por dizer Pedro Meireles aos Ralis Online.

Mais uma vez a sorte não esteve do seu lado e, mesmo tendo começado bem a sua temporada em 2012 com uma vitória os azares nas duas provas seguintes deitaram tudo a perder. "As desistências consecutivas tiraram-nos quaisquer hipóteses de lutar pelo título, pelo que a presença no Centro e em Mortágua acabou por ser um pouco cumprir com calendário e honrar os compromissos com os patrocinadores", disse Pedro Meireles.

Sobre o carro a utilizar em 2013 Pedro Meireles ainda não tem qualquer ideia de qual será ou em que estrutura poderá correr, mesmo depois de ter gostado da experiência de conduzir o Subaru Impreza R4 no Rali de Mortágua. "Ainda não há decisão sobre o carro com que vamos correr em 2012. Estão várias hipóteses em aberto" comentou Meireles.
Mais agradado pelo calendário de 2013, o piloto de Guimarães espera "que existam mais projetos" sendo também de opinião que o CPR e Open deviam juntar-se para bem dos ralis em Portugal.

4 de novembro de 2012

Entrevista Pedro Burgo. Focus WRC

FERNANDO ANDRÉ VENCE PROVA NACIONAL



O 2º PILOTO PORTUGUÊS MAIS RÁPIDO EM PORTALEGRE




Foi simplesmente fantástica a prova realizada por Fernando André e Mário Feio ao volante do Renault Mégane Proto preparado nas oficinas da ARC Sport.
A popular dupla do TT nacional foi a segunda mais rápida em Portalegre, entre os portugueses, logo após Rui Sousa e Carlos Silva, e venceram com grande destaque a Prova Nacional, com mais de dez minutos de avanço sobre o segundo classificado.

Se Fernando André tivesse inscrito entre os concorrentes do evento FIA, tinha obtido um brilhante 5º lugar da classificação geral. Um resultado muito positivo, tendo em conta um ano de paragem para o piloto e dois para o navegador.

Foi uma prova bem conseguida e bem gerida do princípio até ao fim. À partida o nosso objectivo era ficar entre os dez primeiros classificados na categoria principal da prova, e contas feitas, teríamos conquistado o quinto lugar na prova FIA. Quero agradecer o empenho da ARC Sport e do meu navegador que teve um trabalho muito importante para esta vitória na categoria nacional.
Como estive um ano parado, estou exausto, mas satisfeito. O carro terminou de forma impecável uma prova muito dura como foi esta Baja de Portalegre”, afirmou Fernando André.

Regressado às lides, Mário Feio voltou a sentar-se ao lado de Fernando André. Para o navegador, foi um prazer ter participado num Portalegre à maneira antiga.

A prova correu bem, com um andamento conforme tinha sido programado. Alguns cuidados na etapa da manhã, mas andámos depressa e fomos consistentes. O piso estava diabólico, mesmo à Portalegre. Mas o carro esteve sempre impecável, e consegui uma boa ligação com o Fernando André. De tarde voltámos a andar rápido e gerimos bem o avanço em relação aos nossos adversários, que estiveram sempre a perder em relação a nós. A assistência da ARC Sport foi fantástica, com gente muito simpática e tecnicamente muito capaz. Depois de ter estado dois anos parado, foi muito gratificante este regresso. Continuo a gostar muito de corridas, mas agora só com amigos”, concluiu Mário Feio.

Mais uma jornada positiva para a ARC Sport. Também no TT a equipa de Aguiar da Beira conseguiu alcançar os seus objectivos.

Foi um regresso fantástico. O Fernando André e o Mário Feio estiveram simplesmente brilhantes, ao longo de um desafio tão difícil como é Portalegre. Toda a equipa está de parabéns, e o Mégane realizou uma prova isenta de problemas. Esta vitória na Prova Nacional é merecida e os tempos obtidos foram fabulosos”, declarou Pedro Patrocínio, responsável pelo Departamento de Todo o Terreno da ARC Sport.