23 de junho de 2012

Rescaldo do Rali de Monção 2012


Vitória de João Barros e António Costa, em Citroen Saxo Kit Car, na
última prova de asfalto do Open, que reuniu o aplauso dos participantes.

A segunda classificativa do Rali de Monção, Luzio 1, teve ser
interrompida, devido a um toque Paulo Moreira e Marco Machado em Opel
Corsa. O sucedido não teve quaisquer consequências físicas para a
equipa, mas o Corsa OPC ficou imobilizado, provocando a paragem dos
concorrentes que o seguiam.

A prova foi neutralizada no início de Merufe 1, provocando essa
neutralização que os horários fossem revistos com um acréscimo de 27
minutos.

Na chegada da primeira passagem pelos troços, João Barross e António
Costa, em Citroen Saxo Kit Car, terminavam na frente e resumiam desta
forma prestação
Os troços são complicados, com zonas muito enroladas e à tarde vamos
adoptar um andamento mais cauteloso. O tipo de classificativas que aqui
encontramos é vantajoso para o nosso carro, que é mais ágil dos que os
de tracção integral, que são mais pesados.


A lutas pela segunda posição prometia e Daniel Nunes e Daniel Amaral
levavam a melhor, por apenas três segundos sobre Carlos e Aníbal
Martins. Esta foi também uma guerra pela liderança dos 4X4, com o
Mitsubishi EVO VI a levar a melhor sobre o EVO VIII.

Gil Antunes e Carlos Ramiro, comandam o troféu Modelstand. Diogo Gago e
Jorge Carvalho começaram na frente, mas um problema mecânico na ligação
entre a segunda e terceira classificativa ditou o abandono.
Todos gostamos muito de andar na frente, mas não gostamos de o fazer
graças ao azar dos outros. Estava uma “guerra” bonita, com a liderança a
ser discutida ao segundo, mas o problema do Diogo Gago, deixou tudo mais
fácil.
Para a tarde vamos adoptar um andamento mais tranquilo, mas que nos
permita manter concentrados. A pressão é sempre boa, para que não
percamos a concentração.



Pedro Fins e Sérgio Rocha furaram na última classificativa da manhã e
ficaram fora do grupo da frente. Realçam o belo traçado das
classificativas escolhidas pelo CAMI – Clube Aventura do Minho.
As classificativas são muito bonitas e diria mesmo que são das
melhores que até agora encontramos em asfalto.



 O troféu Fastbravo era comandado por Herculano Antas e Luis Silva.

À tarde João Barros e António Costa optavam por uma toada mais calma,
que lhes permitia levar o Citroen Saxo Kit Car à vitória e assim cumprir
os objectivos traçados para a prova.
Correu muito bem, é um bom rali com troços muito bonitos e quando se
ganha, termina-se bem. A partir da segunda classificativa a nossa
principal preocupação foi gerir, mas sem perder o ritmo.


Durante a tarde ainda assinamos um melhor tempo, pois entramos a
atacar, para nos últimos troços gerirmos a vantagem e assim atingirmos
os objectivos a que nos propusemos: antes de mais terminar e depois
ganhar.


Na segunda secção se se pode dizer que houve protagonismo, este foi
para Dogo Salvi e Filipe Carvalho, que adoptaram um ritmo de “full
atack
” que os levou a apanharem um susto no final da terceira
classificativa, após um toque de trazeira que, no entanto não lhes
retirava o segundo posto, mas pela margem mínima de 8 décimas!

Daniel Nunes e Daniel Amaral foram assim os terceiros, segundos na luta
dos 4 rodas motrizes, que é como quem diz dos Mitsubishi EVO.

Gil Antunes e Carlos Ramiro confirmaram o resultado da manhã e venceram
entre os Peugeot 206 e a vitória entre os Marbellas do Troféu Fastbravo
foi para Herculano Antas e Luis Silva.

O Balanço final da prova organizada pelo CAMI – Clube Aventura do Minho
é francamente positivo, tal como espelham as palavras de José Emídio,
Presidente do Município de Monção:
Cumprimos os objectivos desportivos e entendemos que o rali foi um
sucesso. Os troço são do agrado geral e entendemos que valeu a pena.
Alem disso o tempo ajudou, o piso seco contribuiu para que não houvessem
praticamente problemas.


O facto de termos estas condições e de chamarmos para Monção um
público muito interessante, com a vinda de equipas de todo o pais e
espanholas, faz com que o rali seja um meio fantástico de promover o
concelho.


Além disso, este novo formato, em que recuperamos os pisos de
asfalto, nesta época do ano, em que o rali pontua para o Open, subindo
de categoria, faz com todo o evento seja ainda mais interessante e como
tal será de reflectir sobre o que se pretende para 2013, de forma a que
seja possível dotar o Rali de Monção de mais e melhores condições

encerrou o autarca.

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